Estados Unidos e República Dominicana decidem final da Copa Pan-Americana 2017

Os dois maiores campeões da Copa Pan-Americana, Estados Unidos e República Dominicana, se encontram hoje (25) em mais uma final do torneio. Os dois países tem quatro medalhas de ouro cada, empatadas com Cuba. Já se encontraram quatro vezes em uma final e o número é favorável aos EUA, com 3 vitórias contra 1 das adversárias. Quem vencer essa final, torna-se o maior campeão da história do torneio com cinco ouros.

O torneio

A 16ª edição da Copa acontece desde o último dia 17 em Lima, no Peru e conta com doze times. No Grupo A, os Estados Unidos saíram invictos, perdendo apenas um ponto no duelo contra Porto Rico e garantindo classificação direta às semifinais. Porto Rico, por sua vez, terminou em segundo lugar no grupo, com a Argentina vindo em terceiro. Essas duas seleções se classificaram às quartas de final. Colômbia, Venezuela e México vieram na sequência, eliminados da disputa do pódio. 

O Grupo B teve a República Dominicana batendo todo mundo por 3x0 e garantindo-se nas semifinais com pontuação máxima. Peru e Cuba vieram na sequência, firmando-se nos confrontos das quartas. Canadá, Trinidad e Tobago e Chile foram eliminados.

República Dominicana não perdeu nenhum set na competição (Foto: NORCECA)


Quartas de final

Porto Rico (2A) não teve dó de Cuba (3B) e bateu a seleção tricampeã olímpica por 3 sets a 0, com brilho absoluto de Daly Santana. O outro confronto da etapa não teve nada de fácil e o Peru bateu com extremo equilíbrio seu principal rival continental, a Argentina por 3 sets a 2. Angela Leyva, claro, brilhou e foi o destaque do jogo. 

Semifinais

Mesmo com uma seleção totalmente renovada, os Estados Unidos não tiveram dificuldade de jogo e bateram a seleção do Peru por 3 sets a 0. Se o Peru tem Leyva grandiosa, o grande público está conhecendo Liz McMahon, a oposta de 1m99 dos EUA. As duas tiveram a mesma pontuação, 16, mas os EUA foram absolutos no embate. O caminho acabou também para Porto Rico, isso porque a República Dominicana as venceu por 3 sets a 0 e garantiu vaga na final. Eis o retorno efetivo da talentosa Bethania De La Cruz, junto à central Jineiry Martinez, foram as maiores pontuadoras da RD, assim como Santana por PR com 12.

O confronto final

Será a primeira final internacional de várias jovens promissoras dos EUA contra a experiente República Dominicana. Cai às "Rainhas do Caribe" a obrigação de vitória, já que esse time dos EUA nem de perto é o titular e as caribenhas sim, jogam com o que tem de melhor. Mas para isso, a RD precisa de um bom passe, do talento de Bethania e de uma boa atuação de suas opostas - posição com a qual segue sofrendo. Os EUA, com essa formação, não. É justamente a oposta a força ofensiva do time e McMahon, destaque do último alemão, pode ser a jogadora com que Kiraly sonhava em sua seleção principal. Esse confronto, o primeiro do ciclo, acontece nesse domingo.

Seleção de jovens dos Estados Unidos é grande barreira para trunfo das caribenhas (Foto: NORCECA)

Comentários

  1. EUA 🇺🇸 com um time C, praticamente SUB 23, passa o RODO nas seleções principais de ARGENTINA 🇦🇷, PERU e REPÚBLICA DOMINICANA 🇩🇴!!! Incrível!!! Jogadoras DESCONHECIDAS DO PÚBLICO, seleção TOTALMENTE RENOVADA e com 100% de aproveitamento contra jogadoras com muita experiência internacional!!! Impressionante!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por outro lado, LUIZOMAR já começou dando VEXAME com o PERU jogando em CASA, sequer consegue chegar ao podium: OURO EUA, PRATA REPÚBLICA DOMINICANA, BRONZE PORTO RICO!!!

      Excluir
    2. A coisa tá pra lá de FEIA pro voleibol PERUANO. Nem sediando um torneio SEM A PRESENÇA DO BRASIL 🇧🇷, pois o ZE deu prioridade à MONTREUX VOLLEY MASTERS e ao GP e abriu mão de disputar a COPA PAN-AMERICANA, e com EUA levando uma SELEÇÃO AMADORA com jogadoras UNIVERSITÁRIAS, mesmo assim, jogando em ICA-PERU, as peruanas não conseguem um BRONZE ao menos. Imagina se BRASIL e EUA vão com força pra esse torneio... Vale ressaltar que o PERU estava com o time completo, sem desfalques, mas... com o LUIZOMAR no comando... Isso pode explicar alguma coisa? Talvez... Vale ressaltar que o Peru também não conta com as jogadoras do nível do NESTLE/OSASCO.

      Excluir
  2. Chocada que a Rep. Dom. Conseguiu perder pro time Z dos EUA.. fica difícil defender

    ResponderExcluir
  3. Angela Leiva tem o biotipo da "canhota de ouro" do volei peruano Cecilia Tait. Só que Tait além de uma excelente atacante era tb uma exímia passadora, fundamento que Leiva peca pra vale.Assistir a semi Peru x EUA pelo youtube e as americanas detonaram a principal estrela peruana com saque forçados e flutuantes, anulando as jogadas de meio e obrigando as ponteiras a encaram o fortíssimo bloqueio yankees.

    ResponderExcluir
  4. O PERU foi o TIMAÇO que foi nas décadas de 1970 a inicio de 1990 porque TREINAVAM EXAUSTIVAMENTE os fundamentos, principalmente o PASSE e a DEFESA. O PERU tinha um dos melhores FUNDOS DE QUADRA do mundo, se não fosse o melhor... No ataque também havia pouquíssimos erros, as jogadoras eram mais TÉCNICAS, dominavam os fundamentos. Hoje se vê um ENORME DÉFICIT TÉCNICO na seleção peruana, parece que há um erro nos treinamentos, não há um polimento nos fundamentos. A melhor jogadora deles, ANGELA LEYVA, só quer saber de ATACAR, deixando muito a desejar nos demais fundamentos, caçada no passe, não segura a pressão, muito diferente de suas antecessoras das décadas de ELITE do vôlei peruano.

    ResponderExcluir
  5. o que é incrivel o brasil ter uma levantadora que deve fofão e fernanda como professoras e não saber levanta uma bola é o mesmo jogador de futebol ter como professores pelé e Garrincha e não saber fazer gol

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)