Champions League e o Final Four: VAKIFBANK, o dono da Europa!

Aconteceu nesse final de semana (22 e 23) o Final Four da CEV Champions League, em Treviso, na Itália, sediado pelo Imoco Volley Conegliano.

SEMIFINAIS 

Na primeira semifinal, os gigantes turcos Vakifbank e Eczacibasi duelaram pela tão sonhada final da Champions, mais uma vez com apenas um representante do país que mais investe no torneio. A sensação após o jogo foi a de "queremos mais", num confronto decepcionante onde o Vakifbank venceu por 3x0. Para não perder o costume, o Eczacibasi tomou uma virada no segundo set, onde chegou a estar vencendo por 16-6 e perdeu o set por 24-26. Barbolini trouxe de volta à quadra um antigo inimigo de seu time: o passe de Kosheleva - nós já sabemos, não funciona. Aliás, eis aqui uma excelente ponteira que pode esquecer dessa temporada. Inexplicavelmente com Demir no banco e com Boskovic inefetiva, o Eczacibasi assistiu a um show de voleibol da sensacional chinesa Zhu! Ting fez nada menos do que 24 pontos em um jogo de três sets. 10 desses pontos, na virada do segundo set. Todo o time do Vakifbank fez uma grande partida! Até Rasic, que veio para a partida no sacrifício, atuou bem. Nem de perto com a grandiosidade que conhecemos, mas melhor do que provavelmente suas reservas fariam. O Eczacibasi sofreu no passe e teve seu poderio de ataque sufocado. Sem chances, o Vakif eliminou o Vitra.

MP: Zhu (24), Sloetjes (14) | Adams (10), Kosheleva (9)

Jogadoras do Vakifbank comemoram vitória sobre Eczacbasi. Akyol ao centro (Foto: CEV)


O segundo confronto teve Conegliano e Moscou. Caía sobre o Moscou o favoritismo de ter a melhor oposta da atualidade, mas olhando do outro lado, havia um timaço. Goncharova desapareceu nos primeiros sets, a oposta foi pouco efetiva e muito bloqueada. Convenhamos, a levantadora não ajudu também. Do outro lado, Skorupa fazia uma boa partida e abusava do que tinha de melhor: seu trio de extremas. Ortolani, Fawcett e Robinson, juntas, jogaram muita bola! Há de se exaltar o poder de definição de Kelsey Robinson, sendo a única jogadora das extremas que recepciona. A americana foi sensacional! O jogo só ficou bom quando Goncharova veio quente a partir do terceiro set e incomodou as italianas. Vale ressaltar a grande partida de Shcherban, quem ficou devendo foi De La Cruz. E claro, destaque para o confronto das duas melhores líberos da Europa, De Gennaro e Malova. O último set foi bonito, um dos poucos bons e emocionantes do Final Four. Mas não deu para o Moscou, o Conegliano foi muito mais time!

MP: Ortolani (20), Robinson (19) | Goncharova, Shcherban (19)

Conegliano de Raphaela Folie parou o Moscou na semifinal (Foto: CEV)


Disputa do Bronze

Na disputa do bronze, Barbolini trouxe uma escalação completamente diferente - e não é que deu jogo? Demir, que nunca deveria ter ficado no banco, comandou a partida contra o Moscou que teve Goncharova brilhando, mas não o suficiente para a vitória. É bom enfatizarmos o Fnal Four excelente da central Adams, com 17 pontos. O Mosocu resistiu, mas o Vitra venceu por 3x1.

MP: Demir (19), Adams, Baladin (17) | Goncharova (20), De La Cruz (16)

Turcas do Vitra ganharam a disputa contra o Moscou pelo bronze (Foto: CEV)


A GRANDE FINAL

Momento de decisão, a grande final da Champions! O campeão turco e o campeão italiano, sem dúvidas as maiores ligas da Europa. A promessa era de jogão, mas mais uma vez, a decepção. O grande jogo de time do Conegliano desapareceu e principalmente no primeiro set, vimos Akyol fazer as bloqueadoras do Conegliano 'dançarem', se perderem em quadra. Prova disso é que o time saiu de quadra no set sem um ponto de bloqueio sequer. No segundo, a situação foi pior ainda, o Conegliano se perdeu completamente e não conseguia definir. Fawcett desapareceu na partida, Danesi se mostrou totalmente sem ação e o Imoco levou um 13x25 doloroso para uma final. Esperávamos mais! E esse mais aconteceu no terceiro set, quando Costagrande veio para quadra. Nem de perto é aquela antiga jogadora que comandava o ataque de seus times, mas a melhor opção como passadora, já que a tática com duas passadoras na linha não estava funcionando. E deu certo, o Conegliano melhorou sue jogo e Ortolani, pela primeira vez na partida pela saída de rede, teve seu jogo muito melhor e mais fluído. Mas não foi o suficiente, Zhu estava mortal. Após um contra-ataque da chinesa, De Gennaro defendeu, Costagrande tentou levantar e acabou jogando a bola para fora, do lado adversário. Foi um erro fatal. O gigante turco chegou ao topo mais uma vez, o Vakifbank sagrou-se campeão da Champions League 2017!

MP: Zhu (22), Sloetjes (14) | Ortolani (12), Folie, Robinson (7)

É CAMPEÃO: Vakifbank comemora título em quadra! (Foto: CEV)


Dream Team (Premiações Individuais)

MVP: Ting Zhu (VKF) 
Melhor Levantadora: Naz Akyol (VKF) 
Melhor Oposta: Lonneke Sloetjes (VKF) 
Melhores Ponteiras: Kelsey Robinson (CNG) e Kim Hill (VKF) 
Melhores Centrais: Milena Rasic (VKF) e Rachel Adams (ECZ) 
Melhor Líbero: Monika De Gennaro (CNG)
(Acredito que Folie foi injustiçada nessa premiação)

Melhores Jogadoras da Champions League (Foto: CEV)



                                                                   Turkey
VAKIFBANK ISTANBUL (3º Título): 1. Orge, 2. Kirdar, 3. Ozbay, 5. Zhu, 6. Akman, 8. Gurkaynak, 9. Aykac, 10. Sloetjes, 11. Akyol, 12. Yurtdagulen, 14. Durul, 15. Hill, 16. Rasic, 17. Cetin. Técnico: Giovanni Guidetti.

Vakifbank (Foto; CEV)

Comentários

  1. O Conegliano que em tese ficaria com a vaga pro mundial, vai ter tempo para jogar? Ainda mais que as semifinais do italiano nem começaram e o Cone é favorito para avançar para a final

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A vaga é do Conegliano.

      Excluir
    2. A vaga foi dada ao Conegliano por wild card =]
      Tem que ter tempo hahaha

      Excluir
  2. Adorei Rasic e Hill na seleção do campeonato!
    Hill é mais completa e efetiva que Sonsirma. Segurou muito bem o passe nestas finais. Rasic entrou muito bem e vibrante. O time parece outro com ela em quadra. Te digo mais: o saque fez com que a equipe do VakifBank ganhasse estas partidas. Todas as jogadoras titulares sacaram muito bem. Se elas sacarem desta forma no Mundial, tem tudo para serem campeãs!

    Disse tudo! Demir não deveria estar no banco. Embora menos potente que Boskovic, Demir é muito mais habilidosa e eficiente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rasic é a melhor central do mundo. Mas nesse FF, não mereceu o título de melhor central. Folie merecia mais, até a Bursa merecia mais.

      Demir, depois daquele semi no turco, deveria ser titular absoluta dessa equipe. Passa melhor que a Kosheleva e vem sem tão boa em eficiência quanto a Boskovic.

      Excluir
    2. Eu concordo. Achei que a Folie deveria ganhar o título de melhor central. Mas, eu reparei que até o amortecimento no bloqueio e, consequentemente, o jogo de defesas e contra-ataques do VakifBank melhorou com ela em quadra. Sem contar, que a Rasic tem muito potencial de ataque e joga com uma levantadora limitada. Naz ainda é muito nova apesar de experiente.

      Demir é rainha, tem um estrela, sempre brilha!

      Excluir
  3. Zhu MVP nenhuma surpresa . As estrangeiras do vakif fizeram o que delas se espera.

    ResponderExcluir
  4. Jogos terríveis e de baixa competitividade, até o jogo entre Osasco e Rio foi mt mais empolgante e de nível melhor (com exceção do terrível tie-break). No papel Conegliano era o favorito por ter um bom fundo de quadra e não depender de apenas uma jogadora, mas com aquelas terríveis centrais, já que a De Kruijf continua lesionada, os erros dos dois primeiros sets, De Gennaro esteve péssima, Fawcett mostrou pq cortada pelo Kiraly e com Zhu sendo Zhu e Sloetjes sem finalmente pipocar, ficou impossível qq reação italiana que só foi melhorar quando entrou a Costagrande que por ironia do destino errou a segunda bola de contra ataque que empataria em 24 o terceiro set. Fim de semana chato para mim, primeiro o Rextoco campeão pela 200ª vez e depois o insuportável Vakif, que como mais engraçado foi ver várias jogadoras com a bandeira turca nas mãos, sendo que nem o treinador é turco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais o Vakif tem 4 estrangeiras apenas. Ele e Fener montaram bem seus elencos com 3 titulares estrangeiras e 1 potencial titular. No vakif Zhu,Rasic e Sloetjes titulares e Hill reserva na liga turca e titular na champions. No Fener Natalia, Kim titulares e Grothues e Tomkom alternando como 3* estrangeira. Eu acho que jogadoras como Orge, Akman e a Naz (no Vakif) e Merve, Dilik, Babat e até a Polén tao tento a chance delas de aparecerem e irem bem apoiadas por estrangeiras de alto escalão. Com exceção da Naz, as outras tao tendo destaque como titulares agora. Essa mescla é interessante. Adoro o Vakifbank. Eu gosto quando times como Fener, VitrA e Vakif conquistam títulos. Sao investimentos pesadíssimos e um título sempre é importante pro patrocinador. O banco Vakifbank assumiu em 2012 integralmente o projeto quando o outro patrocinador deixou o time. Eu adimiro muito isso. O Vakifbank patrocina inclusive a Liga Turca em geral basta ver os anúncios nas pausas nos sets na NTV SPOR. Quem dera Banco Bradesco, Itaú ou times de futebol grandes como o Flamengo fizessem o que Vakifbank, VitrA e Fenerbahçe fazem pelo voleibol. Seria um prazer ter supertimes por aqui. Ja imaginou que legal seria todas as nossas 7 pontos aqui e estrangeiras como Zhu, Eda Erdem, Kim, Larson, Kosheleva? Seria um barato. Pena que aqui por questoes financeiras e outras nao temos esse poder. Mas seria muito bom. Quem sabe um dia né?

      Excluir
    2. Olá To Fly. O melhor do volei postou que o SESC Rio de Janeiro fez proposta pra Rahimova. Será? Olha se ela vier num preciss nem disputar a próxima superliga. Podem dá logo o título pro Rio. Ela é pra mim top 5 de melhores opostas do mundo ao lado da Boskovic, Goncharova, Sloetjes e Rachel Rourke.
      Olha se for isso tomara que ela já venha pro mundial. Se com a Monique e Anne quase vencemos VitrA e Pomì com uma Rahimova e Drussyla em ótima fase pode-se ser que enfim voltemos ao menos a final.torcendo muito pra ver essa OPOSTAÇA no Brasil. Que venha.

      Excluir
    3. Pra mim, são boatos. Pode ter feito proposta, mas esse namoro pela Rahimova é antigo. Tem que saber se tem condições de bancá-la, ela é uma das preferidas do voleibol mundial porque joga MUITA bola.

      Excluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)