Fenerbahçe derruba invencibilidade de 18 jogos de aquirrival Vakifbank. Eczacibasi passa outro sufoco

Final de semana de pura comemoração para o Fenebahçe! As yellow angels derrotaram nesse sábado (04) as arquirrivais do Vakifbank por 3 sets a 0, na casa das rivais. O confronto marca a primeira derrota do Vakifbank na liga, quebrando 18 sucessos consecutivos do time na temporada. O Fenerbahçe sufocou o rival, quebrou o passe do Vakif e Aydemir teve suas centrais inutilizadas. Rasic, uma das maiores pontuadoras do time, saiu de quadra hoje com saldo negativo no ataque e chegou a bancar no terceiro set do confronto, mas isso principalmente para que Hill substituísse Kirdar, outra em atuação bem abaixo do esperado. Mas nesse quesito, ninguém supera Sloetjes, a holandesa foi parada e deu pane, marcando apenas 6 pontos. Quem carregou o time, claro, foi Zhu, maior pontuadora do jogo com 21 pontos. Do outro lado, Kim comandou absoluta o setor ofensivo do time, assim como Zhu no Vakif, mas nesse caso, bem auxiliada por Natália. A coreana e a brasileira são absolutas na definição do time, seguidas de Erdem, a melhor central turca na atualidade. O curioso é o crescimento do time depois que Grothues chegou ao time assumindo a titularidade na saída de rede. A holandesa é uma ponteira de preparação, mas mal ataca e mal participa da recepção, sendo bem mais baixa que a titular Uslupehlivan. Sem contar que com a titularidade da terceira estrangeira, Tomkom acabou no banco para Dilik. A vitória esmagadora do Fenerbahçe sobre Vakifbank parece deixar um recado claro aos rivais: a briga pelo título é aqui. 

Natália ataca contra triplo de Sloetjes, Rasic e Kirdar, na primeira derrota do Vakifbank no turco (Foto: Fenerbahçe SK)


E não é só a vitória do Fenerbahçe que o Vakifbank tem a comemorar, seu rival na classificação, o Eczacibasi precisou de cinco sets para vencer o Seramiksan, 9º colocado da liga, perdendo assim um ponto no confronto. E cá entre nós, uma vergonha para as tigresas estarem nessa situação. Barbolini resolveu dar folga a Boskovic e supôs que um trio de extremas com Larson (coitada da americana, não tem uma folguinha, afinal, é a única ponteira desse time que passa), Demir e Baladin seria o suficiente para bater o Seramiksan. Não foi, o braço quente da melhor ponteira de Nizetich, melhor ponteira da Argentina, provou isso ao Vitra. Kosheleva precisou sair do banco e mesmo assim o time só venceu por 21 x 19 no tie-break! Claro, méritos também ao crescimento do Seramiksan com a chegada do brasileiro Angelo Vercesi, que desde então já tirou sets dos grandes (1 do Fener, 1 do Vakif, 2 do Vitra) e derrubou adversários superiores como Canakkale e Halbank.

Eczacibasi sofreu para bater 9º colocado da liga (Foto: Eczacibasi VitrA)


Nos outros resultados, Galatasaray, Canakkale, Bursa e Besiktas venceram. Confiram os placares e a classificação do turco:

Liga Turca - 19ª Rodada

MP: Zhu (21) | Kim (19)

MP: Nizetich (25) | Kosheleva (16)

MP: Salas (19) | Jerkov (18)

MP: Joycinha (18) | C. Erdem (13)

MP: Aslanyurek (20) | Guler (22)

MP: Bytsenko (24) | Rousseaux (24)

Classificação:

1.Vakıfbank 55,08 (18-1)
2.Fenerbahçe 47,36 (16-3) 
3.Eczacıbaşı 45,87 (14-5)
4.Galatasaray 40,02 (13-6)
5.Bursa BB 35,08 (11-8) 
6.Çanakkale B. 31,87 (10-9) 
7.Halkbank 26,05 (8-11) 
8.Beşiktaş 24,72 (9-10)
9.Seramiksan 16,87 (6-13)
10.Idman Ocağı 12,45 (4-15)
11.Sarıyer B. 12,30 (4-15)
12.Nilüfer B. 9,71 (1-18)

Comentários

  1. Depois de assistir o jogo Fener x Vakif, e ver que o líder turco só sobrevive com Zhu e Rasic, sobra uma esperança para que o Volero saiba se impor e conseguindo neutralizar apenas uma das duas, a equipe "suíça" consiga a classificação para as semi nas Champions. Uma das soluções seria a líbero turca no lugar sérvia, que quina pra caramba e a outra seria uma maior utilização da Akinradewo pela Fabiola. Mas mesmo assim o Vakif é franco favorito.

    ResponderExcluir
  2. Fener depois de uma início de temporada ruim ,se mostra cada vez mais forte , o conjunto tá muito bem encaixado. Maret fez muito bem ao grupo , com ela veio o passe e com isso o time se transformou. Se continuar nessa crescente vai levar o turco e a Champions

    ResponderExcluir
  3. A formação tática do Vakfibank está pobre. Sloetjes não rende mais o que rendeu na temporada passada. As extremas precisam de Sonsirma e Hill na preparação e Zhu como oposta. Com a turca e a norte-americana no passe, Rasic e Akman aparecerão com mais facilidade no ataque.

    Grothues, além de excelente passadora, é uma jogadora que ajuda qualquer equipe com seu espírito de liderança. Pela seleção holandesa, mesmo pouco acionada, o time jogava com muita facilidade!

    ResponderExcluir
  4. O Fenerbahçe como um todo está me surpreendendo. A levantadora Dilik é inteligente taticamente. Bolas na boa pra Kim e Natália no time certo e sem contar que nessa partida ela acionou bem a Eda Erdem. Por falar nela, mais uma vez essa excelente central turca se destacou. Para mim Eda Erdem, Milena Rasic e Robin De Kruijf são hoje as 3 melhores centrais da Europa. A Kim como sempre decisiva. Natália como 2* opção e segura no ataque. A Grothues não virou muita bola (contei 3) mas ajuda no passe. Muito boa taticamente. E outra a administração do elenco do Fenerbahçe está sendo muito bem conduzida pelo treinador. No 2* set o Fener perdia de 17 a 13 quando ele vez a inversão (que por sinal é muito boa) com a Nootsara e a Polen. A Polen entrou superbem e virou 3 de 4 bolas levantadas para ela. No outro largou e na recuperação Fener marcou o ponto. Se continuar assim o Fener entra de vez como grande rival do Vakif na champions.
    E vcs do To Fly queria que falassem dessas 3 turcas que estao me deixando impressionados no Fener:
    1* líbero Merve
    2* Levantadora Dilik
    3* Central Eda Erdem (para mim uma das melhores centrais do mundo e a melhor jogadora turca da atualidade)..
    Obs: a jovem central Dicle Nür Babat tem so 21 anos, muito boa bloqueadora. Vejo nela e na levantadora Dilik também 21 anos um bom potencial a ser explorado.
    No geral a turquia vai apresentando bons nomes nesse campeonato que tenho certeza que Guiddetti surpreenderá no final do ciclo assim como fez com a Holanda nesse.
    Liberos: Orge e Merve
    Levantadoras: Naz, Dilik e Aydinlar
    Centrais: Eda Erdem, Dicle Nür Babat e Kubra Akman
    Pontas: Balandin, Yildirim
    Opostas: Polén e Boz

    Acho que nomes como Kirdar e Toksoy ainda podem contribuir muito pro amadurecimento dessa seleção. Confesso que espero um bom papel delas ja no Mundial 2018 no Japão.

    ResponderExcluir
  5. Depois da chegada da Grothues, o Fener subiu de nível. Liberando ora a Kim, ora a Natália do passe, o time ganhou muito na estrutura geral, fora que o passe melhorou muito e a utilização das centrais está sendo possível. Acho as centrais do Fener as melhores centrais turcas da atualidade, com menção honrosa às ótimas atuações da Eda.
    Quanto as postulantes a seleção turca: Dilik tem corrido na frente das outras levantadoras, está com atuações seguras. O maior problema da seleção é a falta de ponteiras interessantes. Eu tinha uma aposta bem alta na Baladin que não concretizou, e olha que ela está tendo muitas oportunidades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente. As ponteiras são ruins. mas nas outras posições são bem interessante. As duas opostas Boz e Polén parecem bem promissoras apesar ds já terem 28 e 26 anos respectivamente. A Babat e a Dilik são muito promissoras. As líberos Merve e Orge bem seguras. Ainda tem a Karadaiy que infelizmente o Terzic deixa no banco pra Popovic.
      Eu acho que se elas forem pro mundial a Godze Kirdar volta em 2018 e ela escalará a ótima oposta Boz ou a Polén uma na entrada e outra na saída. Algo parecido como faz o Conegliano com a Fawcett e a Ortolani.
      No momento penso no time ideal p/2018 com:
      Líberos: Merve (passe) e Orge (defesa)
      Levantadora: Naz
      Central 1: Eda Erdem
      Central 2: Dicle Babat
      Ponta 1: Boz
      Ponta 2: Godze Kirdar
      Oposta: Polén

      Reservas:
      Levantadora: Dilik
      Centrais: Bahar Toksoy e Kübra Akman
      Pontas: Neriman Ozsoy e Fatma Yildirim
      Oposta: Seda

      No geral são nomes bem interessantes e que se bem trabalhados farão da Turquia desse ciclo olimpico a Holanda do ciclo passado.

      Excluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)