Dor e superação refletem lágrimas de CN Zhang: Jiangsu é campeão inédito do chinês!!!

Não tem como falarmos do Jiangsu Zenith Steel sem citar a campeã olímpica Chang-ning Zhang. Já que falamos dessa oportunidade, é bom lembrar que a recuperação da China no Rio 2016, passa por Zhang, que deixa a ponta e assume a saída de rede do time. Essa ponta é assumida por Ruoqi Hui, outra companheira de time e especialista em superação. Essa manobra foi instituída pela primeira vez por Bin Cai, técnico da seleção chinesa no último ciclo. Zhang, até então oposta, foi promovida à ponta no último ciclo quando Hui teve problemas de saúde. Naquela ocasião, o Jiangsu chegou à final e fez partidas duríssimas contra o Tianjin da cubana Nancy Carrillo. Mas, vivemos um novo ciclo.

ChangNing Zhang ataca contra duplo do Zhejiang (Foto: Osports)


O Tianjin foi eliminado nas semifinais pelo próprio Jiangsu, até com admirável facilidade. E o Zhejiang chegou absoluto à fase final, melhor campanha da fase classificatória, melhor campanha do Final Six, time surpreendente, sem estrelas, com uma mão na taça. Até encontrar o vice-campeão Jiangsu. O Jiangsu nunca havia vencido a competição e joga a liga desde 1996. Bateu na trave quatro vezes, 97, 98, 00 e 2016, a última edição. Zhang chegou ao time em 2014, ao lado de Hui, capitã do Jiangsu. 

A história de Qi Hui todos conhecem - passou por problemas cardíacos e uma cirurgia que quase a tiraram das quadras em 2015. Desta vez, foi Zhang quem passou por problemas. O pai da jogadora, Yousheng Zhang, precisou fazer uma cirurgia de risco às vésperas dos playoffs e a jogadora ficou desesperada. Com o pai em casa já se recuperando, Zhang mostrou mensagens de apoio da irmã enviadas antes da última partida. A mãe a assistia da plateia, a quem ela se referiu como "minha estrela da sorte". E ela deu sorte mesmo! O Jiangsu bateu o Zhejiang por 3x1 na quarta partida das finais do chinês e sagrou-se, pela primeira vez, campeão da China! Zhang deixou a quadra em lágrimas enquanto abraçava as companheiras e era focalizada pela câmera do telão do estádio. A jogadora reclama de dores no joelho, onde possivelmente sofreu uma lesão. Bem, mas dores não importavam mais. Depois de um bronze e uma prata, finalmente, CN Zhang chegou ao lugar mais alto do pódio. A ponteira, terceira maior pontuadora da competição, foi eleita a MVP do chinês.

Jiangsu comemora ponto do título contra o Zhejiang (Foto: Sina)


Confiram os resultados das quatro partidas da final do chinês:

Liga Chinesa - Finais

MP: Zhou (27) | Zhang (20)

MP: Zhang (16) | Jing (14)

MP: Gong (20) | Jing (32)

MP: Jing (28) | Zhang, Hui (20)

Seleção do Campeonato

Melhor Técnico: Bin Cai (Jiangsu)
MVP: Changning Zhang (Jiangsu).
Melhores Ponteiras: Changning Zhang (Jiangsu) e Jing Li (Zhejiang)
Melhores Centrais: Chenyue Yang (Jiangsu) e Yang Zhou (Zhejiang)
Melhor Oposta: Rachel Rourke (Sichuan)
Melhor Levantadora: Linyu Diao (Jiangsu)
Melhor Líbero: Mengjie Wang (Sichuan)

Time do Jiangsu no pódio da liga chinesa (Foto: Osports)



JIANGSU ZENITH STEEL - 1º TÍTULO
Elenco: Lin-yu Diao, Chang-ning Zhang, Xiang-yu Gong, Ruo-qi Hui, Xue-ting Wang, Jing-xue Zhao, Hui Li, Yi-xuan Chen, Qian-wen Jiang, Ting-li Zhai, Ruo-ya Xu, Wen-ting Gu,  Chen-yue Wang, Ting-ting Wang, Qian-ru Zhao, Zhan Chen, Wei Wang. Técnico: Bin Cai

Comentários

  1. Zhan Changing craque. Segundo ano consecutivo sendo a MVP. A China pode se orgulhar de dizer que tem duas das 10 melhores atacantes do mundo da atualidade: Zhu Ting e Zhang Changning.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zhang é uma jogadora espetacular! Pode não ser melhor atacante do que a Zhu, mas é completa, passa, defende, ataca com muita eficiência. Tem tudo pra se tornar uma das grandes jogadoras do mundo. Aliás, já é.

      Excluir
    2. Acho que ela cairia como uma luva no Fenerbahçe na próxima temporada. Zhang Changing passa do nível da Grothues e no ataque é muito melhor, como disse acho a Zhang uma das 10 melhores atacantes do mundo.
      Sendo Zhang C.N uma estrela em projeção ela poderia ir ganhar experiência na Europa como fez a Ting Zhu? Eu sei que das dificuldades, mas acho que seria benéfico para ela e para a seleçao chinesa.
      Já pensaram o Fenerbahçe na próxima temporada poderia ser:
      Merve
      Dilik
      Eda Erdem
      Dicle Babat
      Kim
      Zhang Changing
      Natália

      Excluir
  2. Só pra constar minha lista das 10 melhores atacantes do mundo:

    1. Kim Yeon-Koung
    2. Ting Zhu
    3. Tijana Boskovic
    4. Natalia Goncharova
    5. Brankica Mihajlovic
    6. Samanta Fabrís
    7. Katarina Barun
    8. Lonneke Sloetjes
    9. Paolla Egonu
    10. Zhang Changing

    Obs: Kosheleva,Brakocevic e De La Cruz já fizeram parte da minha lista, porém ambas decairam e surgiram novos nomes promissoras como Boskovic,Fabrís, Zhang C.N e Egonu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma ótima lista. Tenho uma consideração a fazer: viu algum jogo da Mihajlovic essa temporada? Ela não fez nada pelo Tianjin, a Carrillo carregou o time nas costas. Eu trocaria a sérvia pela cubana na lista.
      Acho até que a Malagurski fez mais nessa temporada do que a Brankica.

      Excluir
    2. To considerando a ótima temporada dela na seleção. Eu acho que a Mihajlovic não se adaptou ao jogo veloz da china. Ela ataca bolas mais altas. Voce está certo Sanja e Carrillo estão bem. Outras ótimas jogadoras como Rahimova e Rachel Rourke também merecem menções honrrosas.

      Excluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)