Moscou, Vakifbank e Fenerbahçe garantem vaga antecipada nos playoffs em rodada dominada por clássicos

Concluída a 5ª rodada da fase de grupos da CEV Champions League, em semana de clássicos e resultados curiosos. Três super confrontos aconteceram na Turquia, Rússia e Itália. O Vakifbank voltou a vencer o Eczacibasi (a gente já falou disso aqui), assegurando a liderança do Grupo D e a classificação aos playoffs. 

Quem também está de vaga garantida é o Dínamo Moscou, que mais uma vez derrubou o Volero Zurich por 3x2, em casa dessa vez. O curioso é que o jogo do returno foi extremamente parecido com o realizado em Zurique, em ambos o Dínamo venceu o primeiro set, perdeu os dois seguintes, venceu o quarto e o tie-break. Mas os fatores, dessa vez, diferentes: se Goncharova saiu de quadra com 32 pontos na última partida entre os dois, dessa vez a equipe suíça fez o trabalho de casa e marcou a grande pontuadora adversária. Não dá para poupar elogios a Shcherban, a jogadora mais exigida no passe que saiu ainda como uma das maiores pontuadoras do time, ao lado de De La Cruz, em uma das suas melhores partidas desde seu retorno às quadras. Quem fez 32 pontos dessa vez foi uma adversária, atuação de gala da cubana Carcases, titular nessa partida pelo Volero. Rykhliuk com 23 e Orlova com 15 (8 deles de bloqueio) também merecem destaque. O Moscou é um dos três times com vaga garantida nos playoffs da Champions. 

Dínamo Moscou venceu Volero Zurich por segunda vez consecutiva (Foto: CEV)

Clássico nacional entre Conegliano e Modena e dessa vez as panteras devolveram a derrota sofrida no turno, mas sofreram e precisaram de um tie-break para vencer as rivais. Um parêntese tático curioso nessa partida foi a tática de Mazzanti em usar apenas duas jogadoras na linha de recepção. O time ainda não conta com a ponteira Bricio, afastada por problemas de saúde há algumas semanas e a opção tática de Mazzanti foi usar de Ortolani como ponteira, escondida na recepção. É o tipo de risco que me pergunto se vale a pena correr, já que Ortolani recebeu tantos levantamentos quanto Robinson, essa caçada na recepção e teve desempenho parecido, com o mesmo número de pontos no geral. O destaque do Imoco foi a central De Kruijf, com 21 pontos, 7 deles de bloqueio. Pelo Modena, time que parece se agigantar na Champions League, deu saudades de uma antiga campeã e MVP do torneio, a talentosa Brakocevic, que saiu de quadra com 35 pontos. O resultado embaralhou ainda mais a classificação do Grupo A, deixando 3 times com possibilidade de classificação (o Conegliano já a tem como sede) e liderança. 

Bandeira da CEV entre duas bandeiras da Itália deram destaque ao confronto entre Conegliano e Modena (Foto: CEV)

Além de Vakifbank e Dínamo Moscou, o Fenerbahçe já garantiu seu passe aos Playoffs derrubando o Azerrail por 3x0. Ao contrário do Grupo A, o Grupo C ao qual pertence o Fener é bem mais fraco e a prova disso foi o passeio do clube turco em cima do Azerrail por fáceis 3x0. 

Nos demais resultados, alguns curiosos. O Chemik Police sofreu mais do que deveria para bater o Telekom, fazendo-o por 3x1. Ainda assim, é o segundo colocado do Grupo A  e tem chances de classificação. O Grupo B teve o romeno Alba Blaj derrotando o russo Dínamo Krasnodar por 3x0. Em franca decadência, o Krasnodar jogou com o time principal, mas não teve forças para superar o rival. Uma zebra nessa rodada! O Tauron voltou a vencer Saint-Raphael, francês que sem dúvidas é o time mais fraco da competição e outro russo surpreendeu: o Dresdner bateu o Uralochka por 3x1. Bem, mas nesse caso bem mais aceitável, já que Karpol utilizou de seu time reserva e juvenil. Confiram todos os resultados da rodada: (em azul: times classificados aos playoffs, vermelho: eliminados, verde: sede)

Grupo A

Imoco Conegliano 3 x 2 Liu Jo Modena (26-24, 19-25, 22-25, 25-21, 18-16)
MP: De Kruijf (21) | Brakocevic (35)

Chemik Police 3 x 1 Telekom Baku (21-25, 25-16, 25-13, 25-16)
MP: Smarzek (15) | Samadova (20)

Classificação:
1. Modena - 4v, 12 pts
2. Police - 3v, 9 pts, 1.33 sets ratio
3. Conegliano - 3v, 9 pts, 1.30 sets ratio
4. Telekom - 0v, 0 pts 

Wolosz, Blagojevic e Smarzek comemoram ponto em vitória do Police (Foto: CEV)


Grupo B

Dínamo Krasnodar 0 x 3 Alba Blaj (18-25, 18-25, 17-25)
MP: Malykh (11) | Salaoru (16)

Dínamo Moscou 3 x 2 Volero Zurich (25-19, 22-25, 20-25, 25-20, 15-12)
MP: Shcherban, De La Cruz (19) | Carcases (32)

Classificação:
1. Moscou - 5v, 12 pts
2. Volero - 3v, 11 pts
3. Krasnodar - 1v, 4 pts
4. Alba Blaj - 1v, 3 pts

ZEBRA: Alba Blaj mostrou força e derrubou o Krasnodar (Foto: CEV)


Grupo C

Tauron MKS 3 x 0 Saint-Raphael (25-19, 25-17, 25-15)
MP: Horka (13) | Michel (9)

Azerrail Baku 0 x 3 Fenerbahçe SK (19-25, 16-25, 22-25)
MP: Zhidkova (15) | Uslupehlivan (14)

Classificação:
1. Fenerbahçe - 5v, 15 pts
2. Azerrail - 3v, 9 pts
3. Tauron - 2v, 6 pts
4. Saint-Raphael - 0v, 0 pts

Fenerbahçe comemorou com festa classificação no Azerbaijão (Foto: CEV)


Grupo D

Dresdner 3 x 1 Uralochka (25-22, 25-20, 20-25, 25-19)
MP: Birks (24) | Sharshakova, Bochkareva (15)

Vakifbank 3 x 1 Eczacibasi (25-21, 25-14, 21-25, 25-15)
MP: Zhu (24) | Boskovic (17)

Classificação:
1. Vakifbank - 5v, 14 pts
2. Eczacibasi - 3v, 10 pts
3. Uralochka - 1v, 3 pts, 0,46 sets ratio
4. Dresdner - 1v, 3 pts, 0,30 sets ratio

Rolfzen ataca contra time B do Uralochka. Alemãs venceram pela primeira vez na C (Foto: CEV)

Comentários

  1. Vocês adivinharam meus pensamentos ja ia pedir pra falarem da rodada completa. Ei To Fly ao fim de cada fase vcs podiam eleger uma seleção das melhores jogadoras. A fase de grupos está pra acabar e minha seleção desta fase é:
    Líbero: Gizem Orge (Vakifbank)
    Levantadora: Naz (Vakifbank)
    Central1:Rasic (Vakifbank)
    Central2:De Kruijf(conegliano)
    Ponta1: Zhu (Vakifbank)
    Ponta2: Kim (Fenerbahçe)
    Oposta: Brakocevic (Modena)

    MVP da 1* fase: Brakocevic. Ela vem carregando o Modena nas costas. Lembro que dos jogos que eu vi do Modena ela arrebentou: contra o Chemik police 23 pontos, contra o Telekom 33 e agora 35 contra o Conegliano. Tá voltando a velha forma. ah se tivesse uma Mihajlovic pra ajudar ela nesse Modena.
    E ai gostaram da seleção?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A gente não falha! Mentira haha, mas tenta. Desculpe a demora em responder e claro, sua seleção é um timaço! Vou cogitar isso na próxima temporada! ^^

      Excluir
  2. To Fly poderiam falar sobre a Copa CEV?
    Copa CEV: Quartas - Linamar Békéscsabai RSE x UYBA Stuttgart x Pomi Casalmaggiore Galatasaray x Budowlani Lodz Dinamo Kazan x Khimik Yuzhny

    Acho que temos tudo pra ter Unendo Yamamay Busto Arsízio,
    Pomì Casalmaggiore, Galatasaray Instambu e Dínamo Kazan nas semifinais. Ai terão um nível ótimo de jogos. Os 4 poderiam perfeitamente está disputando a champions e passar de fase. Tenho umas dúvidas que gostaria que me esclarecessem:

    1*: Tem alguma restrição de 2 times do mesmo país na final? Se tiver poderemos ter um Pomì x UYBA numa semi. Jogão.
    Outro jogo Kazan x Galatasaray também será interessante.

    2*: o campeão da Copa CEV desse ano garante vaga na CHAMPIONS LEAGUE da próxima temporada? Pq até ano passado nao ganhava.

    3* Pomì Casalmaggiore é o favorito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou falar sim, tá na fila! O tempo é curto e a Champions me deu um trabalhinho nessa semana, mas chegarei lá haha.

      Sobre sua primeira questão, vou ler o manual e te respondo no post sobre as semis da Cup, caso ambos passem.

      2* Não! Só campeões, vices ou terceiros colocados de campeonatos nacionais jogam a Champions. Cada federação da CEV ter por direito possuir pelo menos um representante.

      3* São bons rivais! Não ponho muita fé no Busto, com elas é 8 ou 80. O Galata também está numa temporada não tão boa, apesar de ter um time bem melhor nesse ano. Kazan tem bons recursos de ataque, se Isaeva joga bem é um timaço. Mas ainda vejo o Pomì favorito.

      Excluir
  3. Assisti os jogos da última rodada e me arrisco a dizer que o VakifBank é o time favorito para ganhar o título. A equipe tem uma boa levantadora, duas atacantes excepcionais de definição (Zhu e Sloejtes), duas ponteiras excelentes de composição (Hill e Sonsirma) e uma central excepcional (Rasic).

    Quem pode ter boas chances é o Moscou, que com De La Cruz jogando muito e Goncharova menos sobrecarregada, tem boas chances, apesar da Pankova.

    O Modena é time de uma oposta fenomenal e que me parece jogar sozinha. Incrível com a Neriman Oszoy oscila de rendimento no ataque! O Conegliano parece-me que depende muito do rendimento da central holandesa e só vai crescer se estiver com Bricio recuperada.

    O Fenerbahçe tem apenas Natália e Kim como jogadoras excepcionais na definição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faço minhas as suas palavras. Mas acho que assim como o Pomì Casalmaggiore surpreendeu ano passado sediando as finais to achando que esse ano o título permanece na Itália, e dessa vez com o Imoco Conegliano.

      Excluir
    2. Para o Conegliano surpreender, o time precisa de Bricio e Robinson nas pontas. Cobrindo Ortolani no passe, Robinson fica muito presa no ataque. Com o passe na mão, Skorupa joga com muita velocidade como jogou na temporada que levou o Casalmaggiore a ser campeão em 2015. Até mesmo Fawcett atacaria com maior facilidade!

      Excluir
    3. Por isso. Final Four é só em abril. Até lá Bricio estará 100% e o time fica excelente:
      De Gennaro
      Skorupa
      De Kruijf
      Folie
      Brício
      Robinson
      Fawcett

      Excluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)