Champions: Eczacibasi não passa e passa vergonha diante de Vakifbank

Sempre que montam um "Dream Team", eu me permito desconfiar. Até hoje, eu nunca vi um funcionar completamente. Está certo que a Champions League está longe de acabar, mas a sensação que o Eczacibasi deixa hoje é de frustração. O gigante turco começou o jogo fazendo bonito, calibrado, comandando o placar até mais da metade do set. Mas na hora da decisão, sentiu na recepção e tomou a virada. O segundo set merece ser esquecido por todos nós que consideramos esse o melhor elenco do mundo, um 25x14 que chegou a ser 24x11, com uma sessão aterrorizante de erros de passe de Kosheleva. O 'passe' de Kosheleva doeu os olhos! A pobre Kuzubasioglu parecia aterrorizada por tentar cobrir a companheira e tornava-se tão inefetiva quanto. Não é difícil reconhecer a fraqueza do time que, sem dúvida alguma, tem o melhor ataque do mundo! Só ataque não ganha jogo, sozinha, Larson não faz milagres. Se me permitem a passagem, quero elogiar o trabalho de Malova e Shcherban na seleção russa para cobrir Kosheleva, afinal, como criticá-las? O passe de Tanya é realmente medonho e parece ter piorado desde que surgiu na categoria principal. Eis que Barbolinni saca Baladin do banco e a jogadora consegue ter aproveitamento ainda pior do que a companheira. Um set esquecível...

Sem passe, jogo do Vitra ficou marcado. Boskovic enfrenta paredão amarelo de Zhu, Akman e Aydemir (Foto: CEV)


No quarto set, o Eczacibasi respirou e mostrou que sabe jogar como o gigante que é, carregado, claro, pela excelente Boskovic. Mas esse lapso de bom jogo ficara por ali e o time voltou a sofrer, tomando um 25x15 no quarto set. É a segunda derrota do Vitra para o Vakif na Champions, a última por 3x2. Matematicamente, o gigante turco passa a correr risco de classificação, mas conforta-se ao saber que seu próximo rival é o fragilizado Dresdner.  

Eczacibasi se perdeu hoje jogando contra o compatriota (Foto: CEV)


Ao Vakifbank, só méritos. Nem a grandona Zhu incomodou tanto no passe hoje e sim, foi melhor coberta por Orge. E como não elogiar o incômodo que Rasic causa na rede do Vakif? Acredito que hoje sim, podemos chamá-la de melhor central da atualidade. Não o melhor teoricamente, mas aplicado taticamente, o Vakifbank mostrou mais uma vez ao Eczacibasi, que favoritismo não entra em quadra. Confiram os números do jogo:

MP: Zhu (24), Sloetjes (17), Rasic (13) | Boskovic (17), Kosheleva (13), Adams (10)

Comentários

  1. Acho que o principal problema do VitrA se chama Barbolini, é o Ruimzomar versão italiana, junta-se a isso o terrível fundo de quadra, acho que a Kosheleva, para o seu próprio bem deveria tornar-se oposta, porque como ponteira PASSADORA só irá PASSAR fome, além disso soma-se a falta de ritmo de jogo das centrais, as panes da Maja e os trambolhos turcos que de nada acrescentam, traduzindo o VitrA precisa reformular 60 a 70% de seu elenco, mas principalmente o técnico. Uma dica seria repatriar a boa ponteira Neriman Ozsoy.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O principal problema do Vitra foi esquecer que para um time ter um bom ataque tem que ter uma boa linha de passe, Kosheleva é uma ponteira de definição e não de preparação, não acho que seja o tecnico é como o elneco foi montado

      Excluir
    2. Ok, mas mesmo sendo ponteira de definição, necessita-se ter passe e fundo de quadra no mínimo bom, e disso Kosheleva passa longe e tb credito o fracasso do time ao técnico, pois creio que ele tem muito ou tudo a ver com o elenco montado. Tenho certeza que se o VitrA tivesse contratado a Garay no lugar da Kosheleva, o time não estaria tão ruim a assim.

      Excluir
    3. Justamente. Sacar na Kosheleva é fazer metade do ponto. As meios não jogam e quando jogam estão marcadas! A única atacante do VitrA que se salvou hoje foi a Tijana Boskovic. Uma outra jogadora que me irrita é a Rachel Adams. Puta que pariu! Quanta bola para fora.

      Excluir
    4. Eu não culparia o Barbolinni. No ano passado ele fez um verdadeiro milagre com Casalmaggiore, sem nenhuma jogadora de definição - apesar de ter passado um vexame no italiano. Além disso, ele é tricampeão europeu e tem mais títulos da Champions que Guidetti (2) e Abbondanza (0), esse último sim que não tem muito sucesso...

      Excluir
    5. As críticas à Maja, ao meu ver, não são justas. Estava vendo essa mulher jogar ontem e fiquei encantado, no segundo set ela levanta uma bola caindo de costas e põe na pinta pra Thaísa. O passe não a ajuda a ter uma regularidade, é Maja de patins. O problema do Vitra é o pecado do excesso, muita sede ao pote, muita definição, nenhuma preparação. Há tantas ponteiras boas que poderiam estar no lugar da russa... E cá entre nós, o que houve com a russa? Que passe medonho, ela sempre foi ponteira, no último ciclo ela foi escondida por Marichev. Tava assistindo a Robinson e De Gennaro escondendo a Ortolani no passe ontem pelo Conegliano, Eczacibasi deveria tentar fazer o mesmo.

      Excluir
    6. Sim. As críticas a Maja são injustas. O maior problema do VitrA é que a melhor passadora é a Jordan Larson, pois a líbero turca é ruim. Aí, Larson é sacrificada no ataque e o time perde uma atacante de composição importante. Kosheleva é uma das piores passadoras que eu já vi jogar e erra defesas muito fáceis. Até a Darnel, que jogou a vida inteira como oposta, passa melhor que a Kosheleva.

      Quanto à Ortolani, eu acho que ela sai do time titutar quando a ponteira mexicana voltar. A composição ideal na Champions League é Robinson e Bricio nas pontas. O time do Conegliano vai ganhar muito em qualidade com as duas em quadra: uma ponteira completa e exímia passadora e uma ponteira razoável no passe e boa atacante.
      Com o passe na mão, Skorupa vai poder jogar com mais velocidade e variação. E, com toda certeza, explorar a grande fase da central holandesa Robin, a melhor jogadora do time ontem contra o Modena.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gosto da Zhu. A cara dela quando marca um ponto de ataque ou bloqueio é tipo: eu sei que eu sou demais. E conversa, rir, fica rebolando antes de receber o saque. Gosto muito da Zhu. Rasumic melhor central da atualidade e Naz melhor levantadora da Europa e TOP mundial

      Excluir
  3. É sério que vocês acham o VitrA melhor que o Vakif?
    Eu sempre achei o time do Vakifbank melhor. E vou explicar:
    1*: a líbero do Vakif não é um primor, mas está anos luz na frente da do VitrA.
    2*: Naz > Ognjenovic. Goste quem gostar da servia, mas eu sou få da NAZ. Ognjenovic é boa, porém tem um arsenal de atacantes invejáveis na seleção. Naz não tem o mesmo na seleçåo, mas olhem as ultimas temporadas de ambas em clube. A Naz amadureceu muito. Força no meio quando pode, bola ruim bota pra Sloetjes se virar e na hora da decisão mais importante ela é efetiva e dá impressão de que todos os seus movimentos (levantamentos) são friamente calculados: É bola pra Zhu [obrigado Chapolin]. Tá mais que certa.
    3*: Rasic é ótima e dá uma segurança maior que Thaísa e Adams atualmente, e Akman até que tá bem, amortecendo, recebendo umas bolas e sacando bem.
    4* o Trio de pontas do Vakifbank. Que time tem 3 pontas do nível de Hill, Zhu e Kirdar? Pode usar Hill/ Zhu (mais fragil no passe, porém otima no ataque) ou Zhu/Kirdar. Ou ainda numa emergencia as 3 com a Zhu na saída.
    5* Montagem do elenco: Vakifbank usou da regra de estrangeiras e seu time está entrosado. No turco é o mesmo time da champions que pode ainda atuar a Hill (que hoje esteve ótima no ataque e no saque e regular no passe e na defesa)..
    6*: Sloetjes. Podem chamá-la de pipoqueira quem quiser, mas o que essa mulher vem jogando nos ultimos 3 anos é uma barbaridade. Até ano passado carregava a Holanda e o Vakifbank nas costas. E uma hora isso pesa. Agora no Vakif tem a Zhu como válvula de escape. E para mim Sloetjes está no mesmo nível de Boskovic.

    Torço muito pro Vakifbank. Zhu e Rasic, Sloetjes e Hill/Kirdar, Naz e Akman, Orge.
    Como não ser fã de um timaço desse.
    Pro VitrA serão o novo OSASCO. Sobreviveram desse mundial. #fato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você em relação a quase tudo. Apenas não acho que Naz seja melhor que Maja. São estilos diferentes. O estilo de Naz é mais alinhado a uma equipe sem passe na mão!

      Excluir
    2. Justamente, a Naz é uma versão Ferrari da Pankova. Empina muita bola alta, porém com maestria e claro usa o meio. Também que não usaria uma Rasic?
      A Pankova que é Anta e só ver as pontas. Poljak ainda bate um bolão e é sub-aproveitada no Moscow. Alô times brasileiros. Poljak é completa: saca bem, ataca melhor ainda e no bloque é fenomenal.

      Excluir
    3. Pankova? Pankova me dá azia de vê-la jogando. Só consegue jogar com as extremas. Poljak fez a pior besteira da vida dela indo para o Moscou. Na temporada anterior, ela e Furst não estavam bem no VitrA, mas ir para um time que tem Pankova no levantamento?

      Maja é o menor problema do VitrA. Se não fosse a fraquíssima recepção da equipe, pois nem a Larson tem passado bem, o time com certeza estaria guinando.

      Com o mesmo passe do VitrA, Naz não conseguiria jogar. Eu assisti o jogo ontem. Tanto Kosheleva quanto Baladin erraram muito mesmo no passe. Só a Kimberly Hill fez 7 pontos de saque!

      Excluir
    4. E o pior: a Hill passou bem e cobriu a Zhu algumas vezes. A Hill cobrindo alguém no passe é pra glorificar de pé. Mas vamos combinar a Hill é muito boa atacante, sacadora e defensora. Se melhorar o passe é titular no Vakifbank. Eu gosto Dela. Foi a melhor ponta americana do ciclo passado e nesse ciclo será importantísima.

      Excluir
    5. O problema do Vakifbank é o passe. Na minha concepção, Aydemir é uma das melhores da Europa, mas nem de perto melhor que Ognjenovic. Troquem Zhu por Kosheleva, aí sim poderemos comparar. Não dá pra criticar Maja, Thaísa e até a Adams (apesar dessa trabalhar mais com a china). Ontem a Thaísa atacou várias vezes por duplos, triplos. Como criticar a definição sem a preparação? Sobre o quinto argumento que vc usou, é exatamente o que venho citando há alguns jogos aqui sobre o Vakif. Sem contar que Naz, Rasic e Akman jogam juntas o tempo todo, Maja e Thaísa são praticamente anuláveis no turco. Se eu fosse o Vitra, traria uma passadora com urgência - se é que ainda há verba haha.

      Excluir
    6. Naz versão Ferrari da Pankova hahahahahahahaha

      Excluir
    7. Eu gosto muito da Naz e irei defende-la. Coitada já aturou cada passadora: Costagrande,Vasileva,Hill, Buijs e agora Zhu (essa vale a pena afinal é fenomenal no ataque). E sempre Naz esteve entre as melhores sem contar aquelas ponteiras flop da Turquia (exceção da Kirdar). E tao falando da Rasic, mas a Eda Erden tá me surpreendendo. Ótima temporada dela. Tomkom tá bem no entrosamento com ela. Vcs do To Fly acham que a Eda será bola de segurança da Naz na seleção turca do Guidetti?

      Excluir
  4. Desde a temporada passada que a formação ideal do vitra é com Larson , Demir e boskovic .Qualquer formação que fuja disso hoje é mortal . A contratação da kosheleva foi um erro . É muito boa na definição mais peca muito no fundo de quadra . Até a Gaby do Rexona seria mais útil ao vitra do que kosheleva .Acho que o time não tem mais o que evoluir ,quando pega um adversário mais estável e com um bom poderio de ataque irá perder

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tanto dinheiro e não monta um elenco direito. Karadaiy ótima líbero bancando pra horrenda Popovic no Volero. Deveriam NÃO renovar com a maioria desse time atual. Renovaria apenas com Larson e Boskovic. Traria Lloyd, Akinradewo, a Karadaiy e uma boa central turca. Vc falou da Gabi e acho que ela no VitrA seria muito util. Gabi defende e passa bem e mostrou no mundial contra o Pomì e o Proprio VitrA que está evoluindo quando enfrenta times com bloqueios mais altos.
      Se eu fosse montar um Eczacibasi equilibrado para 2017/2018 seria assim:
      Libero: Gizem Karadaiy
      Lev: Carli Lloyd
      Cent 1: Bahar Toksoy
      Cent 2: Akinradewo
      Pont 1: Larson
      Pont 2: Gabriela Guimarães
      Oposta: Boskovic

      Um time com 4 estrangeiras tal como Fener e Vakif. Daria entrosamento. Na Liga Turca usava a Demir na ponta (vaga da Gabi) ou saída (vaga da Boskovic).

      Excluir
    2. * na liga turca pra ficar as 4 turcas podia ser:
      Karaday
      Ozdemir
      Toksoy
      Akinradewo
      Larson
      Gabi
      Demir

      Excluir
  5. Como funcionará a próxima fase da CL? Fiquei perdido com tantas regras. Pela efetividade, quem deverá se enfrentar nos playoffs?

    ResponderExcluir
  6. Pois é... Já faz algum tempo que coloco por aqui essa questão, a meu ver, FUNDAMENTAL quanto ao Ezcasibase... E N T R O S A M E N T O ... são jogadoras "espetaculares", porém, que não treinam nem jogam juntas... tendo tal oportunidade apenas na CEV ... aí fica difícil...
    O VAKIF tem hoje, para mim, também já disse isto, o melhor time atuando junto na atualidade...com entrosamento, pois joga tanto o "Turco" quanto à CEV com a mesma formação...

    Penso que, atualmente, montar um time fenomenal para a CEV seria, caso um time também tivesse dinheiro para investir...Rsrsrs, contudo, dificilmente capaz de jogar em ligas nacionais, por conta das "cláusulas de barreira", com:
    * Levantadora: NAZ
    * Central: RASIC
    * Central: THAÍSA
    * Ponteira: KIM
    * Ponteira: ZHU
    * Oposta: BOSKOVIC

    Quem sabe?!

    Rsrsrs...

    PS.: mas, é sempre necessário avaliar a montagem de uma equipe com a possibilidade de jogar desde as ligas nacionais ao mundial. Provavelmente, refletindo sobre isto, o EZCASIBASE pecou sim!!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)