O diferencial, a liderança e a invencibilidade do Vakifbank no turco

O Vakifbank tem motivos de sobra para comemorar o final de 2016: o atual campeão do turco, venceu todas as partidas que disputou na competição até agora. Além disso, o clube perdeu apenas um ponto na temporada, indo ao tie-break contra o poderoso Eczacibasi Vitra. Já o Vitra, segundo colocado, não manteve o mesmo padrão de regularidade e o Fenerbahçe, terceiro, só se recuperou nas rodadas finais. 

A verdade é que a preparação de Guidetti é bem diferente dos compatriotas Barbolini e Abondanza. Para entendermos isso, vale lembrar a regra " 3 + 1 " da liga turca: só quatro estrangeiras podem ser inscritas na partida, no máximo três em quadra e uma no banco e daí vem o diferencial do time. Dentre os três gigantes, o Vakif é o único time que tem uma ponteira turca a nível mundial: Kirdar (Sonsirma). Titular da seleção turca, Gozde é ainda a melhor passadora da equipe. Sendo assim, o Vakifbank pode ter duas estrangeiras na mesma função: a definição, eis a titularidade da chinesa Zhu, variando com a americana Hill. No meio tem outra aposta da seleção turca, a jovem Akman. Mas o grande trunfo do time está na distribuição: Naz Akyol é a titular da equipe. Para jogar o seu melhor, tanto Vitra como Fener teriam de usar suas excelentes levantadoras estrangeiras, usando-se então de uma "vaga de estrangeira". Com isso, as quatro estrangeiras do Vakif estão sempre na súmula e só são substituídas por aproveitamento. Rasic, Sloetjes e Zhu ou Hill, estarão em todas!

Naz Akyol e Gozde Kirdar são peças imprescindíveis no sistema tático de Guidetti


O Fenerbahçe, na verdade, precisa de duas ponteiras estrangeiras. Consciente disso, o time contratou apenas quatro estrangeiras até agora, três delas na posição de ponteira. Com a tailandesa Tomkom e as pontas garantidas, as meios e a saída tem de ser compostos por jogadoras turcas. A esperança do Fener é na promissora Uslupehlivan, muito boa jogadora, mas sofre por sua irregularidade. No meio, apesar de ter a excelente Erdem, precisa de passe: eis a necessidade da recente contratação da holandesa Grothues.

Mas ninguém sofre mais de "estrangeiro-dependência" do que o Eczacibasi. O planejamento do gigante parece priorizar a Champions League, por isso vemos tantas estrelas no clube. O time titular do Vitra, só tem a líbero Kuzubasioglu de turca - e é aí que Barbolini sofre. Pelo menos duas estrangeiras têm de ser sacrificadas a cada partida. Barbolini vem priorizando as três atacantes de extrema: a sérvia Boskovic, a russa Kosheleva e a americana Larson. Não dá para culpá-lo! Afinal, nenhuma de suas ponteiras reservas, Baladin e Yilmaz, têm boas apresentações no passe. Daí Larson é imprescindível. Passe ruim por passe ruim, fiquemos com Kosheleva que ataca muito mais do que as colegas de time. A intenção então era que Demir assumisse a outra saída, inclusive como passadora, mas como? Boskovic é uma das duas válvulas de escape do time. Isso acaba levando ao jogo centrais limitadas da Turquia e no banco, inacreditavelmente, a brasileira Thaísa. Mais inacreditável ainda é que a outra sérvia do time, Ognejovic, que considero a melhor levantadora do mundo, nem relacionada seja. Dramas do turco!

Confiram os resultados da 11ª rodada do campeonato, a última do turmo:

11ª Rodada (20 e 21/12)

Beşiktaş 0 x 3 Eczacıbaşı (17/25, 13/25, 21/25)
MP: Tatiana Kosheleva - 16 pts

Bursa BB 0 x 3 Vakıfbank (21/25, 20/25, 14/25)
MP: Ting Zhu - 18 pts

Galatasaray 3 x 0 Halbank (25/18, 25/15, 18/25, 25/15)
MP: Seda Aslanyurek - 21 pts

Seramiksan 3 x 2 Çanakkale B. (25/18, 23/25, 24/26, 25/21, 15/10)
MP: Meryem Boz - 29 pts

Sarıyer B. 3 x 1 Idman Ocağı (25/20, 21/25, 27/25, 25/21)
MP: Kristina Kicka - 26 pts

Nilüfer B. 0 x 3 Fenerbahçe (13/25, 18/25, 19/25)
MP: Eda Erdem - 16 pts

Classificação

1.Vakıfbank 34,08 points (11-0)
2.Eczacıbaşı 27,87 (8-3)
3.Fenerbahçe 26,36 (8-3)
4.Galatasaray 23,02 (7-4)
5.Bursa BB 22,08 (7-4)
6.Çanakkale B. 18,87 (6-5)
7.Beşiktaş 17,72 (6-5)
8.Halkbank 12,05 (4-7)
9.Sarıyer B. 9,30 (3-8 )
10.Seramiksan 8,87 (3-8 )
11.Nilüfer B. 7,71 (1-10)
12.Idman Ocağı 5,45 (2-9)

Joycinha marcada pelo duplo de Rasic e Zhu. Na vitória contra o Bursa, Vakifbank terminou o turno invicto na liderança

Comentários

  1. Será que só eu não vejo nada demais na Maja? Rsrsrs ela é competente mais sei lá, pra mim ninguém tira Nootsara do topo rsrsrs só que as atacantes tailandesas que são pouco eficiente ao cotrario das sérvias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não vejo nada de mais. Minha levantadora favorita é a Carlly Lloyd do Pomì Casalmaggiore e da Seleção americana.

      Excluir
    2. impressionante o poder de definição dos turcos. impressionante tanto quanto o curto que eles têm no meio do jogo. É até feio pra times tão fortes se perderem tão fácil. Não vejo o vakif tão melhor que os outros é apenas o que ta errando menos.

      Excluir
    3. Gosto do trabalho tático da Maja, tanto na seleção quanto em clubes. Uma seleção de atacantes fortes e levantadora ruim é como um corpo musculoso sem cérebro, certo Kosianenko? (Desculpem haha)

      Excluir
    4. Noss..As levantadoras russas me dão vontade de chorar.Pior que acho que vai ser assim pra sempre.Triste .

      Excluir
  2. Pois é...Para mim, o VAKIF acaba levando vantagem disparado...as turcas do time têm melhor qualidade que as dos adversários e parecem tá muito bem entrosada...
    Já o Ezcasibase, a meu ver, teve algum "erro" de cálculo...Mesmo "priorizando" talvez a Champions League seria razoável tentar buscar internamente melhores jogadoras turcas...As meios-de-rede, por exemplo, são insignificantes para jogar em alto nível.. Respeitando sinceramente as profissionais, mas, fica difícil encarar a Rasic e, a própria, Akman.
    Já o Fenerbahçe, ainda depende excessivamente da excepcionalidade dá Kim.
    Contudo, vamos ver o que acontecerá com o decorrer do campeonato.
    Até o momento, aposto VAKIF.
    MAS, PARA A CEV vejo Ezcasibase com todo o potencial para levar o caneco.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)