É irresponsável chamar de fracasso campanha do Brasil em Montreux

Não me parece aceitável chamar de fracassada a campanha da seleção do Brasil em 2016 no Montreux Volley Masters. A seleção - de representação com a base sub23 - ficou em 3º em um grupo onde jogavam China, Turquia e Bélgica. 

A única seleção que passou de forma considerável pelo Brasil, foi a China. China que atuou com sua seleção B, mas treina desde fevereiro. E essa China não é tão "B" assim, olhem para a ponteira Hui, titular absoluta antes de um problema cardíaco e para a levantadora Wei, mesma situação no caso antes de uma lesão. A central J.J. Yang foi titular na campanha vitoriosa da China na Copa do Mundo.

A Turquia teve trabalho, venceu por 3x2, mas vamos ao outro lado: as centrais Akman Yurtdagulen, a levantadora Akyol, a oposta Uslupehlivan, as ponteiras Baladin,  Yilmaz e Onal, a líbero Daldebeler - todas essas jogadoras representaram e jogaram pela seleção principal da Turquia em 2015. Na seleção do Brasil, foram 2. Nem é só questão de idade, mas de experiência.

Chegamos finalmente à Bélgica, essa vencida pelo Brasil por 3x0. Essa é a seleção principal da Bélgica e com as exceções de Dirickx e Rousseaux, esse é exatamente o mesmo time que foi medalhista de bronze no campeonato europeu. Van Hecke, Aelbrecht, Leys, jogadoras experientes e com bagagem internacional estavam por lá e perderam para essa escalação do Brasil.

Montreux tem seleções mistas, divididas, com ausências e até seleções de reservas. Isso, no entanto, não é motivo para demérito da seleção sub23 do Brasil que tem pouca experiência, bagagem internacional, teve pouco tempo de treino e perdeu sua capitã e jogadora mais experiente às vésperas do torneio. Poderia ser chamado de fracasso o 5º lugar em 2014, com o Brasil com a seleção B -algumas titulares, como Jaque e Dani - nesse caso, definitivamente não.

O Brasil disputa agora com Suíça, Sérvia e Bélgica o 5º lugar do torneio. China, Turquia, Holanda e Tailândia seguem vivas na competição.

Ana Paula Borgo e Gabriela Souza são duas das titulares do Brasil em Montreux

Comentários

  1. Perfeita a análise .
    As pessoas estão massacrando essa seleção sub23 que o Brasil levou para o torneio de Montreux.
    São jogadoras inexperientes internacionalmente, talvez apenas Rosamaria tenha mais experiência dentre todas, pq de resto todas não possuem experiência em nível adulto !!! Pq torneio de base é totalmente diferente e superliga entao ...
    Vi uma Mara crescendo nos jogos e bloqueando muito contra a Turquia, que mesmo com algumas jogadoras da base ja estão presente em campeonatos fortes pelos 4 grandes clubes da Turquia, Vimos uma carência sendo suprida para o futuro , uma oposta boa de bola Paula Borgo, duas talentosissimas levantadoras, ponteiras que precisam crescer mais , uma líbero estreante mas com talento. Comparações com a geração vi olímpica sempre irá existir , mas são momentos distintos , o vôlei não é o mesmo de 16 anos atrás ...substituir a melhor geração de jogadoras que o Brasil teve não vai ser fácil , mas material humano nós temos

    ResponderExcluir
  2. A principal questão da crítica a seleção B do Brasil. Foi a convocação. Brasil tem muitas jogadoras q poderiam ter ido pra seleção B (está presente no próximo ciclo olímpico) e ñ foram chamadas.

    Gabi jogou d titular. Me diga To FLy, existe um planejamento pra q Gabi atue no time principal no próximo ciclo olímpico? Se a resposta for sim. Brasil não vai ter chances d medalha. Se a resposta for não. Porque á convocou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que foi pela proposta do sub-23 e como houve pouco tempo de trinamento, se tem o “introsamento” entre elas. Das titulares em quadra, tínhamos 5 jogadoras campeãs do mundo. Creio (quase certeza) que os planos iniciais não era ter Gabi como titular e sim Michelle Pavão, que seria a ponteira de fundo de quadro e ajudaria Rosamaria (recém adaptada a ponteira à nível de seleção) e Laís. Acho que Wagao poderia ter apostado mais em Saraelen e dentre o resto, foi uma boa experiência. O que eu não entendi foi a não convocação de Ju Paes, que era a líbero titular na conquista do mundial.

      Excluir
  3. To Fly muito boa a sua análise. É muito fácil para as pessoas criticarem a seleção. A China sempre venho apontando como favorita. Wei, Hui e Yang serão titulares aqui no Rio 2016, tenho certeza. Lang Ping mandou Wei e Hui justamente para ganhar rítmo de jogo e a Yang foi uma das melhores centrais da copa do mundo 2015. Isso sem falar na Liu Xiatong que foi titular em vários jogos da Copa do Mundo. A China com essas 4 de titulares venceu Brasil e Belgica por 3 a 0. Com as reservas desse time B perderam de 3 a 1 para a Turquia.
    O que concluie é que a posição de oposta está em ótimas mãos. Ana Paula Borgo fez um torneio de altíssimo nível. No 1* jogo contra as gigantes chinesas marcou 6 pontos em 10 bolas levantadas para ela (60% de aproveitamento) e olha que ela jogou só o 1* set e um pouco do 2*. O Wagão que preferiu promover a inversão do 5-1 por completo. Contra a Turquia, outro time altíssimo, Paula fez 27 pontos. A Uslupehlivan fez 28, mas a Uslupehlivan foi titular da Turquia ano passado em Montreux e no Grand Prix e ela atua na liga turca pelo fortíssimo Fenerbahçe. Tem rodagem. A Paula se saiu bem no confronto com ela. Contra a Belgica 17 pontos de Paula. Uma jogadora que promete para o nosso voleibol. A Naiane é a habilidosa. Mas quer ser muito ousada e não posso culpa-la por que nenhuma das passadoras possibilitaram um desempenho melhor. O que eu acho é que as reservas e uma titular do Brasil, principalmente as que estão precisando de rítmo de jogo poderiam ter ido para esse torneio. Se a Lang Ping mandou Hui, Wei e Yang, porque o ZRG não mandou a Sheilla, a Carol, a Mari Paraíba e a Léia? Faria bem para ambas. Mesmo com uma levantadora diferente a Sheilla poderia ganhar mais rítmo e a Naiane acelera o jogo tal o que o ZRG quer para as opostas. Seria melhor para Sheilla tres jogos contra China, Turquia e Belgica do que meio amistoso contra a Rep. Dominicana. Outros ótimos nomes seriam as centrais Natasha e Roberta (Brasilia), as ponteiras Carla (Minas) e Ju Nogueira (Rio do Sul)

    Lib: Léia
    Lev: Naiane e Juma
    Cent: Carol,Mara,Natasha,Roberta
    Pont: Gabi, Mari PB, Drussyla, Rosamaria, Ju Nogueira
    Opost: Sheilla e Ana Paula Borgo

    ResponderExcluir
  4. E eu não entendi a não convocação da Milka

    ResponderExcluir
  5. To Fly. Poderiam nos mostrar os "rosters" das seleções para a 1* semana do Grand Prix e fazer uma análise dos grupos e das equipes. Quero saber como virão Servia e Japão ao Brasil. A Italia vi no volleyball.it que virá sem as experientes Guiggi, Centoni e Del Core e sem a levantadora titular Alessia Orro. Ainda não estou acreditando que vou ver o Japão jogando o Grand Prix fora da Ásia. E a Servia ? Estou ancioso para ver Mihajlovic, Boskovic, Stevanovic e Brakocevic por aqui.

    ResponderExcluir
  6. To Fly. Poderiam nos mostrar os "roster" das seleções para a 1* semana do Grand Prix e fazer uma análise dos grupos e das equipes. Quero saber como virão Servia e Japão ao Brasil. A Italia vi no volleyball.it que virá sem as experientes Guiggi, Centoni e Del Core e sem a levantadora titular Alessia Orro. Ainda não estou acreditando que vou ver o Japão jogando o Grand Prix fora da Ásia. E a Servia ? Estou ancioso para ver Mihajlovic, Boskovic, Stevanovic e Brakocevic por aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou fazer o possível, espero conseguir esses rosters! A Sérvia deve vir com força máxima.

      Excluir
  7. Tem um erro ai, a central Yang não jogou a Copa do Mundo, também estava machucada, as centrais eram Yuan e Yan.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, não tem. Olha ela aqui comemorando a vitória contra a Rússia:
      http://www.fivb.org/Vis2009/Images/GetImage.asmx?No=201514452&maxSize=960

      Excluir
    2. Não, não tem. Olha ela aqui comemorando a vitória contra a Rússia:
      http://www.fivb.org/Vis2009/Images/GetImage.asmx?No=201514452&maxSize=960

      Excluir
  8. Como nem Paula Borgo e nem Helo estao inscritas no GPRIX,espero que Rosamaria se apresente bem nesse GP,pois Tandara nao esta a altura p/ser reserva da Sheilla.Tandara esta fora de forma e muito pesada.Jaqueline vem de uma temporada ruim e ainda esta c/problemas de saude,Mari-PB fez uma tremporada muito melhor q Jaqueline e merece estar no grupo.Quando eu ja estava pensando que o Praia Club seria o favorito da Superliga,aparece o Rexona reforcado por Anne Buijs.Em Montreux,sem Sloetjs,Anne Buijs virou a "Dona do time da Holanda",assumiu a responsabilidade e virou a lider do time em quadra.Com 1,91m e muita personalidade,Anne Buijs ataca muito bem tanto na entrada qto na saida de rede e tem uma bola muito rapida do meio-fundo.Anne bloqueia melhor q Natalia,o Rexona ganhou em altura e bloqueio.Fico imaginando o que essa menina crescera nas maos de Bernardinho.Mihajlovic se transformou numa das melhores atacantes do Mundo,Sara Pavan foi incentivada a migrar p/a praia e ja esta classificada p/a Olimpiada.Anne Buijs ja vem trabalhada por um grande tecnico,Giovanni Guidetti,so tem a evoluir mais ainda c/Bernardinho.

    ResponderExcluir
  9. Como nem Paula Borgo e nem Helo estao inscritas no GPRIX,espero que Rosamaria se apresente bem nesse GP,pois Tandara nao esta a altura p/ser reserva da Sheilla.Tandara esta fora de forma e muito pesada.Jaqueline vem de uma temporada ruim e ainda esta c/problemas de saude,Mari-PB fez uma tremporada muito melhor q Jaqueline e merece estar no grupo.Quando eu ja estava pensando que o Praia Club seria o favorito da Superliga,aparece o Rexona reforcado por Anne Buijs.Em Montreux,sem Sloetjs,Anne Buijs virou a "Dona do time da Holanda",assumiu a responsabilidade e virou a lider do time em quadra.Com 1,91m e muita personalidade,Anne Buijs ataca muito bem tanto na entrada qto na saida de rede e tem uma bola muito rapida do meio-fundo.Anne bloqueia melhor q Natalia,o Rexona ganhou em altura e bloqueio.Fico imaginando o que essa menina crescera nas maos de Bernardinho.Mihajlovic se transformou numa das melhores atacantes do Mundo,Sara Pavan foi incentivada a migrar p/a praia e ja esta classificada p/a Olimpiada.Anne Buijs ja vem trabalhada por um grande tecnico,Giovanni Guidetti,so tem a evoluir mais ainda c/Bernardinho.

    ResponderExcluir
  10. Também achei bem válido esse torneio para esse time brasileiro. Ainda acho que deveriam ter uma ponteira de preparação diferente, ter escalado a Mari Paraiba pra esse torneio, por exemplo, para suprir a falta da Michelle.
    O Brasil tem ótimas opostas para os 2 próximos ciclos: Paula, Helo, Lorenne (fora as que irão surgir). Acho que o futuro será a Rosa melhorar o passe e virar ponteira pq ela não é uma definidora no ataque e pra ser uma Sheilla precisa comer muito arroz com feijão.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)