As Decisões Explosivas de Marichev

A seleção da Rússia jogou de forma curiosa nesse final de semana. Em casa, o time escalou 3 opostas, 3 levantadoras, 4 centrais, 2 líberos e apenas 2 ponteiras. E não que algumas das opostas fosse passadora, pelo contrário, a única que desempenha recepção potencialmente é a estrela do time e bola de segurança, recebendo a maioria esmagadora dos levantamentos. Essa formação concedeu críticas a Marichev, pelo esforço e desgaste a que suas ponteiras foram expostas. Afiram foram 3 dias consecutivos e 12 sets jogados contra fortes seleções da Europa. Mas é preciso entender como a Rússia chegou nesse patamar. Vamos lá:

As Ponteiras Convocadas

Foram 6: Ksenia Ilchenko, Yana Shcherban (as duas presentes no GP), Lioubov Sokolova, Daria Pisarenko, Tatiana Kosheleva e Irina Voronkova. Sokolova se aposentou, Pisarenko passou por cirurgia e está fora da seleção, Kosheleva ainda está lesionada. Na última semana Marichev decidiu cortar Voronkova - mesmo contando com apenas 2 ponteiras - alegando que a jogadora ainda não está pronta para atuar na seleção principal e comete erros bobos. Bem Marichev, parece um pouco tarde para você descobrir isso. Além do mais, você não tinha outras opções.

As Trocas Constantes

A Rússia deve ter sido a grande seleção que mais trocou jogadoras no ciclo. Vamos lembrar alguns nomes? No levantamento passaram Kosianenko, Startseva, Matienko, Vetrova, Filintskhaya, Efimova e mais recentemente o retorno de Sheshenina. Nas extremas jogaram  Goncharova, Kosheleva, Ilchenko, Shcherban, Malykh, Voronkova, Pisarenko, Gamova, Sokolova, Chaplina, Pasynkova, Khodunova, Isaeva, Bavykina, Kutiukova e estreando na seleção, Malygina. No meio então, vimos uma série de jogadoras: Zaryazhko, Shlyakovaya, Fetisova, Lyubushkina, Podskalnaya, Efimova, Orlova, Morozova e Moroz. Bem, essas que lembramos, mas Malova foi quase absoluta, ok?

As Escolhas

Não dá sempre pra concordar com Marichev. O técnico cortou Zaryazhko no GP 2015, quando Fetisova, Orlova e Lyubushkina disputavam quem pontuava menos. Irisha voltou na Copa do Mundo, muito mais efetiva que as companheiras. Daí pra frente Orlova nunca mais foi convocada, mesmo tendo feito uma boa temporada no Volero, principalmente pelo bloqueio. Já Lyubushkina, jogadora de rede de dois que praticamente não pontua nos jogos, é presença constante e briga por vaga olímpica. Inclusive, Katya Lyubushkina perdeu a titularidade para Morova - não convocada - na reta final do campeonato russo. Pasynkova, que foi muito bem contra o Brasil no GP 2015, nem apareceu na convocação. Mas tudo bem porque ela volta de lesão. Agora, Voronkova - que é nitidamente uma jogadora com futuro, mas que jogou muito mal na seleção B em 2015 - não está pronta, segundo o técnico. O que preocupante pra Rússia, porque eles não tem outra ponteira à disposição. No experimento com Malygina na ponta... a Turquia mostrou que pode não dar certo.

Entretanto, eis um bom técnico!

Não podemos negar, olhem o volume de jogo que a Rússia apresenta hoje. E a preparação de Shcherban, como o técnico apostou e acertou na menina que hoje é importantíssima na Rússia. E afinal, títulos falam por si: a Rússia é bicampeã europeia sob o comando de Marichev, mas ainda sofre contra os 3 gigantes do mundo - Brasil, EUA e China.

E vocês? Gostam de Yuri? 


Comentários

  1. A impressão que dá é que ele é insuportável! Os títulos que a Rússia conquistou foram muito mais pelo elenco (leia-se Goncharova, Kosheleva e Malova do que pelo técnico. A presença da Lyubushkina é difícil de explicar. Apesar de fazer uma ótima temporada 2014/2015 pelo Busto nessa última pelo Moscou ela não fez nada! Fetisova é boa jogadora mas sem experiência. Zaryazhko e Shlyakovaya (Samoilenko) ano luz das demais:boas de ataque e bloqueio! Ilchenko e Shcherban sãos boas passadoras (calcanhar de Aquiles da Rússia), mas sem Kosheleva fica difícil!Três opostas parece um risco desnecessário, ainda mais com Goncha tão bem! Startseva melhor que Kosianenko. Malova absoluta! Gosto da Pasynkova, mas como ponteira só se tiver uma boa passadora junto! Voronkova parece ser uma melhor opção como quarta ponteira e se ela não está pronta foi falta de testá-la (Marco Bonitta manda abraços). Concordo com suas colocações. Na Europa a Rússia é imbatível, agora enfrentando Brasil, EUA ou China não é tão simples assim. Recordo que ano passado Goncha comemorando que tinha ganhado do Brasil, sendo que das chamadas titulares só tinha Dani Lins e o "time do Rexona" que joga bem, mas sofre com times grandes (vide todos os mundiais que participou). No GP 2014 (se não me engano) vi o Brasil surrar a Rússia no Ibirapuera, com toda a pressão da torcida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que a Sérvia em relação ao time atual, tem mais qualidade que a Rússia..

      Excluir
    2. Pode até ser, mas só ganharam um europeu!E mesmo se passarem para as finais do GP não duvido nada se polparem jogadoras!

      Excluir
    3. Marichev é péssimo!!!Foi campeão por causa do elenco , não por ele.Zaryazhko e Shlyakovaya são as melhores no meio com Fetisova,orlova e Podskalnaya em seguida.Iltchenco e Scherban e Kosheleva (obrigatórias). Acho que a Sérvia vai derrubar um grande!!!Rasic,Mihajlovic,Bracocevic, Ognienovic,Velichovic,Popovic,Mina,Boscovic, Bjelika..vai bombar!!!

      Excluir
    4. Marichev é péssimo!!!Foi campeão por causa do elenco , não por ele.Zaryazhko e Shlyakovaya são as melhores no meio com Fetisova,orlova e Podskalnaya em seguida.Iltchenco e Scherban e Kosheleva (obrigatórias). Acho que a Sérvia vai derrubar um grande!!!Rasic,Mihajlovic,Bracocevic, Ognienovic,Velichovic,Popovic,Mina,Boscovic, Bjelika..vai bombar!!!

      Excluir
  2. Tem alguns erros. A Pisarenko não passou por cirurgia, ela não estava na seleção por conta de uma concursão que antes da semis do russo, Marichev disse que ela está passando por uma avaliação com os médicos para se juntar ao grupo. Vetrova não chegou pela seleção nesse ciclo.
    E quem viu o desempenho da Pasynkova na Copa do Mundo e Europeu, fora a temporada dos clubes, com seu vôlei ia disputar vaga na seleção do Quênia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A informação que li sobre a Pisarenko foi essa, que ela não volta por cirurgia... Mas se você tiver link, me passe por favor.

      Vetrova foi convocada no final de 2015 e inscrita no EQT, cortada na relaçãp de 14: http://www.cev.lu/Competition-Area/PlayerDetails.aspx?TeamID=9735&PlayerID=7851&ID=837

      Pasynkova nunca foi uma grande jogadora, eu até prefiro a Ilchenko. Mas pela sua experiência e por seu GP 2015, eu daria uma chance. O desempenho ruim no Krasnodar vai muito pela lesão. Ainda que chamasse Bavykina ou Kutiukova, melhor do que "alguém que comete erros inaceitáveis" como disse Marichev.

      Excluir
  3. Campeonato Europeu não é parâmetro pra dizer que esse time russo é forte, uma vez que já são duas Olimpíadas seguidas e o Mundial 2014 sem nenhum europeu no pódio. E essa nova Rússia é uma deitona de carteirinha ainda mais ficando em 4º na última Copa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo não tendo chegado ao pódio, a Rússia era um dos melhores times de 2012. Faltou competência para vencer outro timaço nas quartas, o Brasil, mas até ali estiveram invictas. Afinal, é unânime que o jogo das quartas foi o melhor dos jogos. Eu não menosprezaria esse time, afinal, a única seleção que elas não venceram em 2015 foi a China.

      Excluir
  4. Acho ele péssimo. Mediano talvez. Kosheleva e Goncharova até que tinham um passe, mas ambas se tornaram um cone no fundamento porque ele insistia em jogar com uma ponteira e a líbero no passe, não acreditou que a Tatiana pudesse fazer a parte dela na recepção.
    Com a Pankova na mão não vão ganhar nada, no máximo uns vices. É um excesso de bolas desnecessárias pra Goncharova, que ela marca 30 pontos contra a Quênia. Startseva é a melhor opção entre todas e Pankova não deveria nem estar na seleção, vários jogos irregulares, bancando pra Vetrova (que é mais ousada que ela).
    Voltando ao técnico, não entendo a insistência com a Lyubushkina. Toda vez que ela está em quadra, parece que a Rússia joga com uma a menos.

    ResponderExcluir
  5. Não tô nem aí pra essa Rússia e muito menos para o Dick Vigarista (Marichev). Rússia joga um voleibol horrível, tipo arroz com feijão. Mas gosto muito da Scherban e da Malova por serem ótimas no fundo de quadra. Já Koshe e Goncha com aquela altura e força têm a obrigação de pontuar mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Altura e força não são parâmetros de técnica. Olha a Merkulova rs.

      Excluir
  6. Mesma coisa acontece na Rússia no Masculino, se vemos a seleção de 2013 para cá já passaram vários atletas e pouquissimos tem seu papel de titular definido. Os únicos que vejo como titular são o Mikailov, Musersky e o Libero. O segundo central já se passaram vários nomes e os Ponteiros mesma coisa, gostaria de ver o Biriukov de volta para Seleção assim como o Pavlov.. A diferença entre o masculino e o feminino, eh que no primeiro se tem mais opções de bom nivel.

    ResponderExcluir
  7. Marichev devia pensar seriamente em escalar Goncharova de ponteira e a Malykh de oposta. Goncharova ja atuou de ponteira em Londres 2012 e no mundial 2014. A Goncharova de ponta e a Malykh manteria o padrão com duas definidoras e a Shcherban e a Malova podem cuidar bem do passe. Porque Goncharova de oposta com Shcherban e Ilchenko está muito sobrecarregada. E outra tentaria Sheshenina de levantadora com Zaryazhko e Shlyacovaya de centrais.

    ResponderExcluir
  8. Marichev está pra técnico assim como Lyubushkina está para central, ou seja, ambos não servem pra nada em suas posições. Tudo q a Rússia conquistou de fato foi pelo elenco. Até hj busco uma resposta pra essa Lyubushkina merecer uma convocação. Ela é péssima, a pior central já convocada para a seleção.

    ResponderExcluir
  9. Entro no coro e digo que Goncha devia voltar a ponteira, sendo escondida no passe e colocar Malykh. Pra mim, a Ilchenko e a Scherban estão se equivalendo, sobrando tudo para Goncha definir.
    a Lyubushkina é a incógnita dessa seleção. O que faz lá, nunca saberemos. Fazendo uma comparação com o Brasil, ela é praticamente uma Andressa ou Dani Suco, as vezes pontua, mas nunca dá pra contar.

    ResponderExcluir
  10. A questão é, em jogos de alto nivel como Olimpiadas, a Scherban embora tenha melhorado no passe, não em qualidade ainda a ponto de jogar escondendo outra passadora, a Goncharova jogou em Londres passando pq ao seu lado tinha a Sokolova, a Kosheleva vai estar 100% para Olimpiadas, e mesmo assim será caçada e apedrajada no saque, mesmo sendo eficientes em ataque, as bolas são previsiveis, e contra blocks bons, como o do Brasil, Servia, EUA e China elas terão dificuldades.. Assistam o jogo da Copa do mundo Russia x China que verão o que digo, China quebrava o passe Russo e já corria para bloquear as extremidades,

    ResponderExcluir
  11. Zary foi cortada da Copa do Mundo. e logo apos convocada e eleita melhor central do Campeonato Europeu.

    ResponderExcluir
  12. Marichev me parece um mal necessário para Russia, tem temperamento difícil mas deu um rumo para essa seleção que parecia estagnada e lenta. Pasynkova pasmem, se nao me engano ele foi pra olimpiadas em 2008, naquela bagunça que o caprara chamou de seleção, ou seja, tem bagagem, embora não vejo tanto potencial para estar numa seleção grandiosa como essa e com todo esse prestígio que sempre teve.
    Kutiukova: injustiçada, merecia mais atenção, embora tenho a impressão que sua estatura para a Russia faz dela sempre preterida.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)