O Japão divulgou sua primeira convocação para 2016, visando principalmente o qualificatório olímpico mundial (WQT) em maio. O torneio será sediado em Tóquio e contará com 8 equipes. Confiram as 28 relacionadas de Masayoshi Manabe:
Levantadoras: Chizuru Koto, Miya Sato, Kanami Tashiro, Misaki Tanaka, Haruka Miyashita
Opostas: Yukiko Ebata, Miyu Nagaoka, Saori Sakoda
Ponteiras: Saori Kimura, Yuki Ishii, Mami Uchiseto, Airi Miyabe, Arisa Mizuki, Inoue Tanaka, Sarina Koga, Yurie Nabeya
Centrais: Erika Araki, Mai Yamaguchi, Aimi Kawashima, Mai Okumura, Haruyo Shimamura, Riho Otake, Nozomi Itoh
Líberos: Arisa Sato, Aki Maruyama, Sayaka Tsutsui, Torigoe Miku, Mio Sato
![]() |
Ishii, Shimamura e Kimura são 3 nomes presentes na primeira convocação do Japão |
A lista de Manabe é surpreendente, várias ausências importantes foram sentidas nessa chamada. Um trio campeão japonês não apareceu na lista do técnico. O retorno de Risa Shinnabe não aconteceu em 2016 como era previsto. A ponteira foi eleita a melhor recepção do último campeonato japonês, além de ter sido a maior pontuadora da partida final. Risa é a ponteira mais completa do Japão. Além dela, uma das melhores centrais da temporada, Nana Iwasaka também ficou de fora. Titular em 2015, a líbero Kotoki Zayasu é um dos desfalques mais surpreendentes na lista de Manabe. As três jogadoras foram campeãs com o Hisamitsu Springs no último final de semana e não foi divulgado se juntarão-se ao grupo posteriormente. Ishii e Nagaoka do mesmo time, aparecem na lista.
![]() |
Shinnabe não retornou à seleção em 2016 como era esperado |
Se existe uma seleção em que sobram boas opções de ponteiras essa é a seleção japonesa. O único ponto fraco do time é baixs estatura. Pelo que jogou a Risa Shinnabe deveria voltar. É uma ótima opção para dar volume de jogo com passes/defesas. Acredito que seja uma escolha do treinador. A Ishi e a Saori kimura são muito eficiente no passe e a Saori é uma ótima atacante, sendo a 3* maior pontuadora dos jogos olimpicos de Londres, é uma jogadora de ponta com uma boa altura 1,85. A reveleção Sarina Koga e a Saori Sakoda são de características mais ofensivas. Com essas 4 pontas a Nagaoka e a Ebata são as opções como opostas.
ResponderExcluirAgora com as centrais ele errrou. A Iwasaka é uma central de 1,87 e altissíma pros padrões japoneses. Acho que ela junto com a experiente Erika Araki (que tem 1,85) daria uma boa dupla de centrais. quanto as líberos a Sato é muito boa, principalmente na defesa.
Eu acho que pro pré-olimpico mundial o tecnico deveria convocar o grupo nipônico com:
Líb: Sato
Lev: Miashyta e Koto
Cent: Araki,Iwasaka e Shymamura
Pont:Shinabbe; Koga; S. Kimura e Ishii
Opost: Nagaoka e Sakoda (atuando na saída de rede)
Japao favorito ao podio no WQT.
O Brasil voltará a disputar o Montreux esse ano e quem irá representa será a seleção sub-23 vcs acham q há chances de levar o título? Não conheço mto atletas da seleção sub-23. O primeiro conforto já n será fácil, logo contra a China de Lang Ping.
ResponderExcluirAcho difícil levar o título com a SUB-23, o maior destaque da SUB-23 é a DRUSSYLA do REXONA, que é uma excelente jogadora, mas para enfrentar times A de outras seleções é preciso mais talentos...
ExcluirImpressionante a RISA SHINABE ficar de fora da convocação, seria por algum outro motivo que não sabemos???
No mundial do ano passado a seleção contou com:
ExcluirLevantadoras: Naiane e Juma
Opostas: Lorenne e Ana Paula Borgo
Ponteiras: Drussyla, Gabi(do Osasco), Kasiely e Rosamaria
Centrais: Saraelen, Milka e Valquíria
Líbero: Juliana Para
Obs: Ganharam o mundial encima da Turquia. Acho q elas tem chances. E Tbm pode haver algumas mudanças nessa seleção p o Montreux.
Estao dizendo que a Risa Shinabe nao jogou a temporado porque ela pediu um descanco, e o tecnico nao gostou e agora nao quer deixar ela voltar no time.
ExcluirAcho que todo atleta deveria de ter o direito proprio e decidir quando quer jogar.
Isso é bem boato Fabio. Só se Manabe for louco em sacrificar sua melhor passadora.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirVcs do blog sabem se a China e a Servia vão com o time principal (quais as convocadas de cada time)? Se forem já estão garantidas na final. Duas favoritas inclusive ao pódio olímpico.
ResponderExcluirA Thailandia e a Holanda acho que não, porque vão ter acabado de disputar o pré-olimpico mundial e vão disputar o Grand Prix. Entao acho que não irão desgastar as jogadoras por um campeonato sem tanta importancia.
A Suiça não tem nenhuma expressividade.
A Turquia e a Bélgica já devem estar pensando no próximo ciclo e nomes como Dirichx, Alberechet, Van Hecke, Sonsirma, Demir, Eda Erden não devem ser convocadas
A China mesmo se for com a seleção sub-23 é muito forte. Seleção alta e a prova do sucesso das categorias de base da China é que os GRANDES DESTAQUES do time são muito jovens: Os Fenômenos Zhu Ting e Zhang Changning tem 20 anos, e a central Yuan tem 19. E olha só na estatura dessas jogadoras: Zhu tem 1,95; Zhang 1,92 e Yuan 1,99. A China é favoritíssima ao ouro olimpico inclusive.
A Servia é outra seleção de atacantes jovens, altas e sensacionais: Mihajlovic, Boskovic, Stevanovic e Rasic.
Se Servia e China forem com as titulares sem chances para o Brasil sub-23. Agora se forem com as reservas pode ser que sim.
Acho q daria sim pra o brasil sub 23 temos boas atletas, ao menos uma posição das 3 primeiras leva.
ExcluirPra mim tem q ser assim:
Levantadoras: Naiane e Giovana
Opostas: Ana Paula Borgo e Rosamaria
Ponteiras: Drusyla, Carla, as duas gabis ou só uma e a Domingas
Centrais: Saraelen, Larissa Gongra, e Valquíria
Líbero: Dani Terra ou Killara
Duvido que a CHina joge com o time principal, acho que ela vai ate boicotar o Grand Prix como fez nos 2 ultimos anos.
ExcluirÉ impressionante. Desde 2013 a China com o elenco titular (destaques para Hui e Zhu Ting) sempre faz ótimas campanhas na 1* fase do Grand Prix e vencendo as grandes seleções. Ai chega a fase final e a Lang Ping manda o time reserva. Eu acho que se deve fazer o contrario: rodar todas as jogadoras na fase classificatória e escalar o time principal na fase final.
ExcluirO kiraly fez isso no mundial 2015 e os EUA foram campeão.
Montreux me surpreendeu. Anteriormente seus organizadores haviam anunciado que o torneio não aconteceria em 2015 e de repente, vêm Brasil, China, Sérvia...
ExcluirTo fly, voces poderiam falar sobre essa rodada passada do campeonato russo. Que temporada fantástica a Fe Garay está fazendo. Essa rodada do campeonato russo o Dínamo Moscow enfrentou o Dínamo Krasnodar (seu ex-clube). Apesar de não poder contar com a Kosheleva o krasnodar tinha um ótimo time em quadra com Sokolova, Pasynkova e Malykh. O Dínamo Moscow venceu por 3 a 0, e a Fê Garay marcou 19 pontos, sendo eleita a melhor jogadora da partida. E olha que ela supera uma série de fatores adversos: 1* Fê Garay tem 1,79 e a média de altura das bloqueadoras russas é maior do que 1,90. 2*: a levantadora do time , a Kosianenko, tem um estilo mais lento e joga muito com bola alta e a Garay está acostumada na seleção com bolas mais baixas e rápidas. 3*: ela passou por problemas de atraso de salários no krasnodar e só acertou com o Dínamo Moscow com a temporada já em andamento.
ResponderExcluirE até no jogo que o Moscow perdeu pro Fenerbahçe ela marcou 14 pontos enquanto a Goncharova marcou 19 recebendo o dobro de bolas que a Garay recebeu.
Fe Garay é nossa melhor ponteira atualmente. Para confirmar estou torcendo por uma boa atuação dela contra o timaço do Fenerbahçe no jogo de volta na Rússia pela champions ligue. Tomara que Moscow vença por 3 a 0 ou 3 a 1 e leve a decisão pro Golden Set e o vença para avançar ao Final Four .
Acho que li seus pensamentos antes de ler seu comentário hahaha. Realmente Garay está em grande fase e é difícil comparar a Champions com o nacional por exemplo. O jogo contra o Fener foi um dois melhores, senão o melhor dela no Moscou. E olha que até hoje só conheci uma ponteira capaz de fazer frente às pontuações de Goncharova: Tatiana Kosheleva.
ExcluirTo Fly, poderia falar um pouco da jogadora do Ageo, Shiho Yoshimura?
ResponderExcluir