Em jogo de altos e baixos, Vakifbank vence clássico contra Eczacibasi

Clássico é clássico e se fosse decidido em menos de 5 sets, particularmente eu ficaria chateado. Um dos maiores clássicos mundiais terminou melhor para o Vakifbank que hoje derrubou o Eczacibasi por 3 sets a 2 (27-25, 18-25, 10-25, 25-14, 15-10) mesmo com mando de campo das adversárias. Uma vitória muito justa diga-se de passagem, mas em um jogo tecnicamente debilitado. Justa porque o Vakifbank é mais time, mais completo e com mais recursos de ataque. Falta ao Vakif uma ponteira de composição, uma boa passadora: nenhuma das 3 tem essa característica. Mas as centrais são boas e a oposta é tipicamente de definição: Sloetjes é a grande atacante do time e foi a maior pontuadora do confronto. É titular por merecimento e mostra isso em números e poder de definição, como no jogo de hoje. Já quanto a Buijs, a dúvida pode ser criada: não seria Hill melhor opção? Partida fraca tecnicamente de Akyol, a levantadora do Vakif e muitos erros da líbero Orge na recepção, perceptível ao Vitra que sacou nela. Boa atução de Rasic com 12 pontos, 5 de bloqueio, a central é um paredão!

No Vitra as deficiências são claras: definição. Depois de um início de temporada fracassado, Caprara tentou reformular o time que hoje assemelha-se ao campeão da Champions. Mas com todo respeito, Calderón não é De La Cruz e a irregularidade da ponteira prejudica o setor ofensivo do Ecacibasi, totalmente cadenciado à ela. Demir está ali basicamente para compor o passe, mas acabou tornando-se bola de definição. Incrível a queda de rendimento de Kreklow, a titularidade de Ozdemir é grande mudança tática do Vitra. Minha grande discordância com Caprara é que Boskovic esteja no banco. É inegável a melhora do Vitra, mas também é inegável que a sérvia salvou o time de derrotas pífias no início da temporada. Quebrado e se juntando aos poucos, hoje o Vitra não resistiu ao Vakifbank.

O Vitra eliminou o Vakifabnk em 2015 e as duas equipes se reencontrarão no dia 24/02, às 16h00 de Brasília em Istambul, sob o mando de campo do Vakif. Vencendo por 3x0 ou 3x1 o Vitra elimina o Vakif e por 3x2 vai ao golden set. 

Eczacibasi de Larson não resistiu à velocidade do Vakifbank de Rasic e Akyol


Playoffs 12 - 1º Jogo
Vakifbank 3 x 2 Eczacibasi Vitra (27-25, 18-25, 10-25, 25-14, 15-10)

VAK: Kirdar (10), De Kruijf (7), Sloetjes (19), Akyol (2), Buijs (13), Rasic (12) e Orge (L). Entraram: Akman (2), Akin, Gurkaynak, Aslanyurek (1), Sheilla, Hill (3) e Cetin.

ECZ: Cansu (7), Larson (12), Ozdemir (3), Calderón (17), Demir (16), Poljak (9) e Kuzubasioglu. Entraram: Boskovic, Kreklow, Ozsoy (3) e Bagci (L).

Comentários

  1. É incontestável a titularidade da slooetjes , porém desperdiçar uma bicampeã olímpica é burrice . Sei que o que importa é se está jogando no memento, mas nem pra testar ele põe Sheilla. Nao podemos mais avaliar o jogo da brasileira . Hill e buijs sao péssimas . Hill teve sorte ao ser melhor so mundo naquele mundial , ou os outros times estavam muito abaixos . Sheilla quem sabe poderia ser testado na ponta , mas nao , o técnico insiste na buijs , holandesa claro . Enfim, slooetjes é a típica oposta mão pesada , incontestável. Mas acho hill menos pior que buijs e o giovanni insiste com ela . É claro que isso é uma estratégica visando as olimpíadas. To fly gostaria de saver sua opinião sobre a situação de sheilla no time turco .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estão esperando o fim da temporada para remover a Sheilla do elenco do time, é dado como certa a saída da Sheilla do time Turco.

      Excluir
    2. Não acho a Bujis ruim como falam, acho que o time ao todo tem um passe ruim, começando pela libero e passando pelas pontas, e ref ao banco da Sheila, mesmo sendo bi campeã, o momento que a Sloetjes está não pode ser desconsiderado, dá gosto ver essa menina jogar.

      Excluir
    3. Quando soube que a Sloetjes iria para o Vakifbank, pensei que a Sheilla sairia do time por empréstimo. É notório o desinteresse do Vakif por ela e com certeza ela não continuará por lá. Já ouvi dizerem que "é melhor para ela esse tempo, se prepara" e discordo assiduamente: o atleta de alto nível treina em quadra, jogando. Sheilla terá o Grand Prix para recuperar sua forma física, ainda é muito capaz ;)

      Excluir
    4. Concordo com TO FLY, usando o próprio time para se "preparar para as olimpíadas é muito pouco". Digamos que no quesito preparação física com certeza, pois, ela pode utilizar a estrutura do Clube, fisioterapeutas etc. Mas a parte técnica e tática a coitada foi jogada pra escanteio literalmente, até mesmo nos vídeos e fotos que são publicados na internet quase nunca vê-se a Sheilla treinando junto ao time, já é visível que ela não faz mais parte dos planos do time/diretoria.

      O jeito é esperar o contrato terminar, pois, uma rescisão/quebra de contrato forçada resultaria num desembolso financeiro ao time, coisa que eles não querem, então é melhor mante-la na "geladeira".

      Somente o Grand Prix e os amistosos pré-olimpíadas poderão dar bagagem e rodagem para a Sheilla se soltar, acertar saque, tempo das jogadas, etc, por isso "acho" essencial a volta da Fabíola que conhece muito bem o estilo de jogo da Sheilla, além de trabalhar muito bem as jogadas com a Thaísa "um dos alicerces" da seleção em termos ofensivos.

      Excluir
  2. Nao consigo enteder porque nao uma formaçao com Larson-Demir-Boskovic,no fim das contas pra que ponteiras se quem passa è a oposta

    ResponderExcluir
  3. Sheilla entrou em momento crítico e não fez nada. Pé na linha e um ataque FLOP. Temporada realmente ruim pra ela!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chega a dar dó da Sheilla, e fica rolando o papinho "que ela tá se preparando pra Olimpíada" etc. Que ela tá jogando em "alto nível" às escondidas e por aí vai. Enfim, pelo menos a moral ela tem. Boa sorte pra Sheilla.

      Excluir
    2. Temporada horrível. Uma turca me disse no início da temporada que a Sheilla mal deveria jogar e eu duvidei dela. Esperava que ela bancasse, mas não que sumisse assim...

      Excluir
    3. To Fly, enquanto isso a Joycinha como titular e fazendo mais de 20 pontos por partida no mesmo campeonato onde a Sheilla é a 3ª opção (reserva da reserva).
      O pior disso é que o "PASSE" da Sheilla vai cair astronicamente, pois, que time vai querer pagar o valor que ela cobra, sendo banco do banco?
      Retornar para o Brasil, para jogar em qual time? Acredito que se Sheilla retornar ao Brasil, deverá vir para o SESI com a saída da Jaqueline, ou ir para o Praia Clube. Osasco e Rexona estão fora da jogada caso o ranking permaneça.

      A Sheilla está na mesma "fase profissional" da PP4 e MARI. A diferença é que MARI e PP4 estão demonstrando sinais de evolução, principalmente na parte física, vamos acompanhar o restante da temporada.

      Excluir
  4. É realmente assustador ver uma guria como a Boskovic bancando, seria titular em qualquer time dos grandes, acho que ela deveria vir de titular no lugar da Calderon, que no tie comprometeu muito o time com seus erros...

    ResponderExcluir
  5. O fato é q o Eczacibasi depende d+ da Larson. Principalmente no passe, afinal é a única q realmente é ponteira passadora.

    Eu arriscaria a Larson e Calderón nas pontas e a Boskovic de oposta.

    Para o campeonato turco (q só permite 3 estrangeira em quadra): Larson e Demir ou Ozsoy na ponta e Calderón e a Boskovic reversando d opostas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só que a Calderón não passa! Eu viria com Demir na ponta, mas parece que isso já não deu certo, ela é melhor na saída. Mas essa formação atual, não me convence...

      Excluir
  6. Sheilla agiu profissionalmente e foi a pior decisão que poderia ter tomado. Tinha que ser mais malandra. Se ela não focar nela mesma, quem vai?

    Tinha que ter pedido recisão de contrato e tchau. Ela claramente não tava nos planos do Vakif. Então pq ficou? Pra ficar bem na fita com quem e pra q? Foi pra tirar férias, foi pelo dinheiro? Plmdds.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deveria ter negociado um empréstimo, para qualquer campeonato que precisasse. Com certeza não faltariam propostas, acho que faltou interesse, entretanto não sei de quem.

      Excluir
  7. A formaçao do vitra tem que ser Larson-Demir-boskovic,para que ficar usando a Demir de oposta se ela passa e as ponteiras não!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Queria ver a Demir e a Larson nas pontas de novo, com Boskovic na saída. Nunca entendi a vinda da Calderón. Pra quê 3 opostas?

      Excluir
  8. Esse jogo foi muito aquém do esperado. Um clássico desse nivel, com tantas estrelas em quadra, não pode ter sets de 25/10 e 25/14. O Giovanni Guidetti foi muito burro. Substituiu todo o time titular e deixou a líbero, que era a jogadora que estava comprometendo o passe. Tomaram uma lavada desnecessária. A sorte do Vakif foi o VitrA ter errado quando não podia, porque se não tivesse pecado no ataque, teria levado o tie break. Em relação a Sheilla: ela não teve muitas oportunidades na temporada. Jogou apenas contra os times fracos, e nesses jogos foi bem. Ontem ela entrou no pior momento do jogo, e recebeu poucas bolas da levantadora Akin. Das 2 que recebeu, foram só jacas. Também teve o erro de pisar na fita. Ok, tudo bem, isso não podia acontecer naquele momento mas aconteceu. Acho que só mostra o quanto ta fora de ritmo. Assim como a Hill, que errou passes absurdos por falta de ritmo. Entrar na situação que elas entraram é difícil, o momento era de bastante pressão, e mais, era de vergonha. Essa levantadora Akin foi muito burra na distribuição. Mandou três bolas seguidas pra Akman na saída de rede. A central virou uma, as outras duas foram bloqueadas pela Poljak e Larson. Realmente, como disseram aí nos comentários de cima, não tem como avaliar a situação da Sheilla, sendo que ela atuou tão pouco na temporada.

    ResponderExcluir
  9. Vi o jogo a partir do 4* set e quando soube que o Eczacibasi havia ganho o 3* de 25 a 10, pensei : o vakfbank deve estar abalado e o Vitra deve fechar em 3 a 1. Porém o Eczacibasi teve uma instabilidade enorme na recepção. Eu particularmente não gosto de algumas opções do Giovanne Caprara. 1* : a Demir jogando ajudando no passe compromete o time. A Hill entrou e fez dois aces em cima dela e sempre quando o saque vinha nela raramente saía passe A.
    2*: Furst no banco para a Büsra. A Furst entrou na fogueira quando o time perdia de 0x2 na fase de grupos no último jogo contra o Casalmaggiore e colaborou muito no bloqueio e no ataque.
    3*: Boskovic joga muita bola. Ao meu ver a linha de passe feita por Calderon, , Larson e a líbero fica muito comprometida. Aliás, essas líberos do voleibol turco são péssimas no passe. A do Vakfbank é horrível. Eu acho que a Boskovic é fundamental por ser definidora e virar bolas altas. No ínicio da fase de grupos ela era titular e se não me engano no jogo de estreia marcou 28 pontos contra o Casalmaggiore na turquia. Por que ela saiu?
    E por fim o jogo, ao menos os sets que acompanhei (4* e 5*) tiveram nível técnico baixo, muitos erros de passe e instabilidade. E olhando as escalações titulares dos dois times: no Vitra apenas 3 jogadoras turcas, no vakfbank também. É por isso que se torna difícil competir com esses times turcos, que desde 2011 só não venceram uma champions (a de 2014 vencida pelo kazan). No mundial apenas o Fenerbahçe perdeu em 2012, caindo para o Rabita Baku na semifinal que futuramente perderia a final para o Sollys Nestlé base da seleção campeã olímpica em 2012. Em 2014 não participaram. Mas fica a dica para os possíveis adversários dos times turcos : explorem a recepção. A começar pelas líberos que são fracas nesse fundamento.
    O resultado mais surpreendente foi lokomotiv Baku 3 a 2 no grande time do volero. Além de Crnecevic a Havlikova também jogou muito com 20 pontos. O volero em casa deve se recuparar e vencer e avançar.
    Em outro bom confronto eu esperava mais do chemik police, apenas a Werblinska foi eficiente no ataque. A Montaño esteve muito abaixo e Havelkova "não entrou" no jogo. Até as boas centrais Bednarek e Veljkovic tiveram atuações apagadas mediante tantos erros de passe. Até a líbero Zenit foi ruim nesse fundamento. Pelo Fenerbahçe aconteceu o que se espera: grandes atuações de Mihajlovic e Kim Yeon-koung. Quando as duas jogam bem é difícil o Fenerbahçe perder um jogo.
    A atacante servia mostrou muita eficiência na virada de bola e atuando de oposta foi muito bem, já que na seleção, atuando de ponteira Mihajlovic sofre com seu pior fundamento: a recepção. Kim é uma das melhores pontas do mundo.
    E no jogo Dresnder x Dínamo Moscow, o time alemão mostrou resistência um set e perdendo o 1* apenas por 31x33. No Moscow destaque para os 32 pontos de Goncharova e 18 pontos de Fernanda Garay que vem se consolidando como a 2* melhor jogador do time e sendo mais uma bola de segurança da Kosianenko.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)