Surpresas e tensão ditam 1ª rodada da Champions League

Várias surpresas e zebras na estreia dos 24 times na Champions League 2015/2016.

No Grupo A, uma novidade ainda quente: o Dínamo Kazan contratou e inscreveu de última hora a oposta Daria Isaeva, até então jogadora do Omichka. Isaeva vai substituir a grande estrela do time, Ekaterina Gamova, afastada por lesão. A oposta é em tese a 4ª em importância na Rússia e mostrou seu valor em quadra contra o azeri Lokomotiv Baku, time ao qual o Kazan venceu por 3x1 (25-21, 23-25, 25-22 e 25-22) logo na estreia. O susto foi no segundo set, onde Crncevic e Havlickova dominaram a virada de bola do time azeri. Ainda no Grupo A, o Azerrail de Tomkom derrotou o alemão Stuttgart por 3x0 (25-18, 25-23 e 25-18).

Recém-contratada, Isaeva dominou a pontuação do Kazan


No Grupo B, duelo de sensações na saída de rede. O gigante turco Vakifbank Istanbul enfrentou e venceu por 3x1 (25-20, 21-25, 25-20, 25-18) um dos times de melhores peças de reposição nessa Champions, o italiano Igor Novara. Duelo particular entra as opostas, a holandesa Lonneke Sloetjes do Vakifbank e a croata Samantha Fabris do Novara, cada uma com 25 pontos. Sloetjes fez incríveis 7 pontos de bloqueio, parando as ponteiras do Novara. Juntas, Caterina Bosetti e Aurea Cruz, ponteiras titulares do Novara, marcaram 16 pontos. Sozinha, Gozde Sonsirma fez 15 pelo Vakif. No outro duelo do Grupo B, Katarzyna Zaroslinska levou o Atom Sopot à uma vitória fácil contra o Calcit por 3x0 (25-14, 25-19, 25-17). A oposta fez 19.

Em duelo de Sloetjes e Fabris, o Vakifbank da holandesa se deu melhor


O Grupo C teve o campeão abrindo a temporada da Champions e surpreendentemente derrotado pelo guerreiro Pomì Casalmaggiore em 3x2 (25-22, 25-18, 13-25, 25-27 e 15-11). O Pomì abriu 2x0 e viu Tijana Boskovic se agigantar pela saída de rede. Que fase dessa menina! Aliás, reforço que a formação do Vitra para a Champions foi exatamente como citado aqui. Dia ruim da distribuição da americana Molly Kreklow e de muitos erros do Vitra: 32 no total, 11 só no segundo set. Isso facilitou a vida do time de Cremona, liderado no ataque pela oposta Margareta Kozuch. Ainda no grupo da morte, o Chemik Police pressionou o Agel Projestov e venceu por fáceis 3x0 (25-18, 25-16 e 25-21). Bem no ataque e na recepção, a ponteira Helena Havelkova foi a maior pontuadora com 18 pontos.

Kozuch ataca contra duplo de Furst e Larson em vitória do Casalmaggiore


Chegamos ao Grupo D, que pode ser de decepção. Isso porquê o Uralochka, até então, não vem mantendo o nível da última temporada. O terceiro colocado do russo teve atuação triste, principalmente da novidade da temporada, a oposta Hanna Klimets com apenas 12% de aproveitamento em ataques. Pisarenko com 11% e Ilchenko com 25%, justificam a derrota. A vitória fácil foi do favorito do grupo, o gigante suíço Volero Zurich por 3x0 (25-11, 25-18, 25-14). E foi a estrela ucraniana Olesia Rykhliuk quem chamou a responsabilidade mais uma vez, com 17 pontos. E o Volero tem mais um motivo para ficar feliz: o Partizan Vizura, time sérvio comprado pela diretoria do suíço, venceu o RC Cannes por 3x0 (25-23, 25-23 e 25x15). Esse resultado mostra a fragilidade do "novo" Cannes, que perdeu boa parte do seu investimento nessa temporada. A grande atuação do Cannes foi da central Rachel Sanchez com 14 pontos. É curiosa a escolha do técnico Fang em deixar no banco a oposta Marika Bianchini, preterida por Alexandra Lazic. O motivo, claro, poupar Nadiia Kodola da recepção. Bom, nao funcionou. 



Faz algum tempo que no Fenerbahçe, outra pontuadora não superava a ponteira YeonKoung Kim. Aconteceu na estreia do Fenerbahçe pelo Grupo E, onde a oposta Brankica Mihajlovic marcou 22. Pontuação essa imprescindível para a vitória do Fener em cima do alemão Dresdner por 3x1 (25-17, 26-24, 19-25, 25-12). Dia muito bom das pontas turcas: Mihajlovic com 22, Kim com 19 e L. Bosetti com 15. No alemão, a oposta Michelle Bartsch foi a maior pontuadora com 14. O Impel foi o terceiro polonês a vencer por 3x0 (25-17, 25-12, 26-24) na rodada, batendo o Telekom Baku. O time polonês se impôs contra o rival e o dia foi de Kristin Hildebrand pela ponta com 16.

Mihajlovic supera duplo do time alemão


Finalizando, o Grupo F pode ser chamado de o grupo das surpresas: teve o Piacenza derrotando o Dínamo Moscow por 3x1 (25-15, 21-25, 25-20, 25-20). A grandiosidade de Maja Ognjenovic é algo realmente impressionante, a levantadora sérvia está no auge de sua carreira. Que o diga a central russa Lyubushkina, inutilizada no bloqueio, dançou ao som do baile técnico de Ognjenovic. Com ótima distribuição e excelência no passe principalmente de Marcon, as centrais entraram no jogo e Sorokaite se uniu a Meijners para definir a partida, 20 e 18 pontos respectivamente. O Moscow até pode se justificar, pois tem lesionadas 3 prováveis titulares: Morozova, Moroz e Shcherban. Goncharova errou mais do que o normal mas terminou como maior pontuadora do Dínamo, com 18. Boas partidas também de Bavykina e Markova, ambas com 14. Não pára por aí: o romeno Alba Blaj emplacou 3 x 1 (25-20, 25-20, 16-25, 25-17) sobre o Le Cannet. Que dia horrível para os franceses! Leticia Boscacci, a oposta argentina, fez 19 para o Alba e foi a maior pontuadora da partida. 

Grande atuação de Ognjenovic na vitória do Piacenza sobre o Moscow


A 2ª rodada da Champions acontece entre os dias 10 e 12 de novembro. Confiram os confrontos (relacionados como grupo e casa x visitante):

10/11
B - Atom x Vakifbank
C - Projestov x Eczacibasi
D - Cannes x Volero

11/11
A - Stuttgart x Dínamo Kazan 
A - Lokomotiv x Azerrail
B - Novara x Calcit
C - Casalmaggiore x Chemik
D - Uralochka x Vizura
E - Impel x Dresdner
E - Fenerbahçe x Telekom
F - Alba Blaj x Piacenza

12/11
F - Moscow x Le Cannet

Comentários

  1. Gosto muito da Isaeva jogando pelo DInamo Kazn, ela ainda vai evoluir muito nesse time! Pelo Vakifbank, Sheila entrou e não pontuou. Espero que ela descanse nessa temporada. A Kim Hill está lesionada, será que ser autilizada pelo tecnico?
    No Vitra, a oposta canhota Neslihan Demir vai jogar como levantadora nas inversões?
    Falando em levantadora, Fabiola foi contrato pelo gigante suiço Volero. Muita sorte para ela.

    ResponderExcluir
  2. se vcs tiverem essa informação, seria bacana postar os jogos q o BandSport vai exibir (dia e horário).

    ResponderExcluir
  3. A situação da Sheila é estranha, não tem bom rendimento porque não joga ou não joga porque não tem bom rendimento? Com a holandesa jogando o que vem apresentando desde o europeu, dificilmente ela será titular no vakif essa temporada. Chama atenção o campeonato italiano, a Mari jogando de oposta até agora é a melhor jogadora do campeonato (vide estatísticas). Será que Zé ainda pensa em um retorno da Mari?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando vi a contratação da oposta holandesa, pensei: "Sheilla vai amargar banco". Espero que não viva no banco! Não temos uma oposta consistente para substituí-la. Visualizei as estatísticas de Mari no campeonato italiano, realmente ela pode estar voltando ao rendimento que a abrilhantou.

      Excluir
    2. Duvido que a Mari volte por não ter feito parte do ciclo. Mas não é impossível, o Grand Prix 2016 vai trazer essas respostas à tona. Sheilla banca, Sloetjes está em fase extraordinária, já esperava isso desde o início.

      Excluir
  4. Esse sem dúvida é o melhor campeonato do mundo!
    Quanto ao Vitra, o atual campeão tem uma levantadora de muito potencial, mas muito inexperiente. Vi alguns jogos da Kreklow, gosto do tipo de jogo dela e, inclusive, prefiro ela do que a Alisha Glass.
    Onde estão Rosir Calderon e Kimberly Hill?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acertou na mega hein Paulo! Olha a Kreklow sofrendo no comando do Vitra...

      Excluir
  5. Hill ta no Vankifbank, porém esta em recuperação de uma contusão.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)