A Rússia tem o que comemorar para essa semana. A seleção encerrou a temporada com o título Europeu, o título da Yeltsin Cup, o vice do Grand Prix e um quarto lugar na Copa do Mundo - esse, último seu pior resultado. A Rússia vem com moral para 2016, onde inicia em janeiro a busca pela vaga olímpica nos Jogos do Rio 2016.
Ainda sobre o Europeu, a ponteira Tatiana Kosheleva foi eleita MVP do torneio, pela segunda vez consecutiva. Tatiana não escondeu a felicidade:
"Nos últimos Campeonatos Europeus, eu era mais jovem. E nesse eu estive com 100% de certeza que nós éramos os mais fortes do torneio, falando honestamente. Então, alguma coisa faltava em nós e aqui tivemos em todos: poder, espírito de equipe, resistência, tudo o que temos. Você viu pelo jogo desta noite, somos uma equipe de nome forte, o espírito de equipe, que complementa um ao outro, é ótimo. Estou muito feliz por ganhar o Europeu! Obrigada a todas as meninas, treinadores, assistentes, nossos massagistas. Esta é a grande obra. Foi muito difícil vencer, mas nós não poderíamos ter sido capazes de chegar a este resultado sozinhas. Agradeço a todos os nossos fãs, obrigada por acreditarem em nós!"
![]() |
Tanya foi eleita MVP do Europeu em 2013 e 2015 |
Além da russa, eleita MVP e melhor ponteira, o "dream team" do europeu contou com Sloetjes (HOL) como melhor oposta, Ognjenovic (SER) melhor levantadora, Buijs (HOL) segunda melhor ponteira, Zaryzhko (RUS) e Erdem (TUR) como melhor e segunda melhor centrais consecutivamente e Malova (RUS) como melhor líbero.
![]() |
DREAM TEAM: Erdem, Sloetjes, Ognjenovic, Buijs, Kosheleva, Malova e Zaryazhko formam seleção do campeonato |
O título do Europeu não é o único motivo para se comemorar: a classificação final dos participantes do Europeu (link) alterou consideravelmente o ranking da CEV. A Rússia (1) tomou o primeiro lugar da Itália (2), essa que caiu para segundo. Sérvia (3), Turquia (4) e Alemanha (5) mantiveram suas posições. Holanda (6) e Bélgica (7) subiram uma posição cada, isso porque a Polônia (8) caiu de 6º para 8º. Os maus resultados de Bulgária e Azerbaijão, afastaram o sonho olímpico dessas seleções e a Croácia (9) manteve a última vaga da luta pelo sonho olímpico. Essas 8 seleções (excedendo a Sérvia, já classificada) disputam o Qualificatório Europeu, que dá uma vaga aos Jogos Olímpicos.
Alguns sites afirmam que os possíveis grupos para o qualificatório europeu em Janeiro serão :
ResponderExcluirA) Turquia, Croácia, Alemanha e Holanda
B) Rússia, Itália, Bélgica e Polônia.
Pelos meus conhecimentos, acho que Turquia e Holanda são as favoritas para avançar no grupo A, ao passo que Russia e Itália devam avançar no grupo B (apesar de torcer muito pela Polônia, pois queria apreciar Katarzyna Scowronska- Dolata , no Rio 2016).
Vejo a Rússia como favorita ao título (principalmente pelos retornos de Morozova, Shylyacovaya e Sokolova), mas as outras duas vagas (2* e 3* pro classificatório mundial) estarão totalmente em aberto e ai uma grande seleção ficará fora da Rio 2016, pois acredito que os dois europeus devem classificar-se para a olímpiada via o classificatório mundial.
Do mais gostaria de presenciar alguns retornos como Alberetch e Roussesx (na Bélgica, desculpem se errei na escrita, kkk); Costagrande e Signorrille (na Itália), Demir e Toksoy - Guidetti (na Turquia) e se possível, pois esses são mais improváveis osretornos de Skorupa (na polônia) e Furst (na Alemanha).
Nessa historia toda quem ira sofrer vai ser Tailandia,Coreia e Japao mais na frente no Qual. Olímpico
ResponderExcluirSeria pior se a Russia não tivesse entregado aquele jogo pra China na Copa do Mundo.
RIP ASIA