Ícone e capitã do Azerbaijão, levantadora Parkhomenko deixa as quadras

A levantadora azeri Oksana Parkhomenko Kurt, anunciou nessa semana sua aposentadoria das quadras, depois do fracasso do Azerbaijão no Campeonato Europeu. Oksana tem 31 anos e daqui para frente se dedicará apenas à gerência do Azerrail Baku, último time em que atuou (ainda na parceria com o Azeryol). O talento da azeri foi conhecido internacionalmente, conhecido por ser um dos pólos de alta verba do vôlei mundial, o Azerbaijão nem sempre foi casa da levantadora. Em 2000, Parkhomenko debutou no voleibol internacional, no turco Yesilurt. Voltou ao Azerbaijão por vários anos e passou pro gigantes europeus, como o suíço Volero Zurich em 2007, o poderoso Fenerbahçe da Turquia em 2008 e jogou 2 temporadas no Dínamo Moscow da Rússia. Tem 6 campeonatos nacionais e 1 título da CEV Cup. 

Parkhomenko em atuação contra a Itália

Ao site azerisports, Oksana deu entrevista sobre sua aposentadoria. Confiram:

Quando chegou pela primeira vez a ideia de se aposentar e em que ponto esta convicção finalmente tomou forma?
Bem, basicamente, não era a ideia. Na verdade, eu estive pensando sobre isso e, finalmente, depois de pesar todos os prós e contras, tomei uma decisão difícil para mim. Ainda assim, eu tenho vinte anos no voleibol. É como perder algo do que para você é muito importante. Francamente, eu ainda não compreender tudo sobre isso...

Assim, sua carreira foi concluída. Há algum sentimento ruim?
O sentimento permanece e não é muito agradável. Muito do que eles queriam fazer por um tempo, até que o jogo. Mas, infelizmente, isso não aconteceu.

Com os campeonatos europeus nos últimos anos, a equipe nacional não foi "amigável" e nos dois últimos torneios, não conseguiu se classificar no grupo. O que você pode ver como a causa principal?
O principal problema, eu acho que o fator psicológico. Isso se reflete no fato de que as jogadoras que não estão prontas para uma carga, uma grande responsabilidade, sentem. A jogadora de voleibol pode ser totalmente confiante em treinamento, mas a jogabilidade é outra completamente diferente. Eu posso dizer a mesma coisa sobre mim mesma. Todo esse tempo depois da minha lesão, eu tinha muito pouca prática jogo. A maior parte do tempo que passei nos clubes era substituída. E isso é uma grande desvantagem para a jogadora.

Europeu 2015 foi a última competição em quadra de Oksana

Qual é o momento mais memorável  em sua carreira e o que você não quer se lembrar?
Eu não quero lembrar, é claro, sobre as lesões. Meu ponto dolorido. Eu não quero lembrar as derrotas, em especial aqueles em que a equipe perdeu sem lutar. Momentos memoráveis, o nosso primeiro torneio internacional ganho, a Spring Cup. Foi há muito tempo, ainda estávamos muito "verdes" e tínhamos ido para a competição sem o "melhor". Não, nós não acreditávamos e nós ganhamos. Outro memorável foi o Top Team Cup em 2002, onde o Azerrail comemorou a vitória. 

Agora, você é a gerente do clube Azerrail. Considerando-se que este conceito é extenso, o que exatamente é a responsabilidade?
Estes são principalmente organizacionais e do trabalho fora de quadra. A organização dentro da equipe, coleta, preparação de planos de formação e todo o gênero. Eu, no entanto, estou apenas começando. E assim eu não sei muito, mas eu realmente ajudando todos os funcionários do clube. Enquanto isso, eu estou aprendendo.

Quais são as metas e objetivos do clube para a temporada. Quais as expectativas de satisfazer as oportunidades?
Os objetivos, como sempre, os mais altos. Infelizmente, a nossa equipe se reuniu tarde. Se outros clubes já começaram a treinar no final de agosto ou no início de setembro, o nosso clube começou a treinar há apenas uma semana. E tudo isso incluindo que ainda temos a nossa composição completa, duas porto-riquenhos ainda não chegaram ao clube. Elas tinham acabado de jogar na seleção e no campeonato continental. Na minha opinião, a equipe é boa. Sim, talvez tenhamos times cheios de estrelas. Mas como todos sabemos, a sua presença não garante a vitória. Vamos tentar. 

Como você gostaria de ser lembrada como uma jogadora?
Claro, eu gostaria que as pessoas se lembrem de você como um boa jogador e como pessoa. Mas, infelizmente, é impossível agradar a todos e você não pode fazer as pessoas te amarem. Haverá sempre alguém que vai contradizer seus pontos de vista sobre a vida. Eu sempre tento, em primeiro lugar, ser uma pessoa justa e honesta. Bem, eu posso lidar comigo, mas com o outro...

Comentários