Agora é pra valer: 6 seleções irão aos Estados Unidos para disputar o Final Six, 5 seleções se mantêm no grupo principal em 2016 e 1 seleção cairá para a 2ª divisão. O mais emocionante é que a ordem dessas 12 seleções será totalmente decidida no último dia dessa fase. Confiram o porquê:
China x Estados Unidos
Em Hong Kong, Lang Ping e Karch Kiraly se enfrentaram em uma competição da FIVB pela primeira vez desde a final do Mundial de 2014. Para apimentar o clássico, os dois técnicos trazem o que tem de melhor à disposição e provavelmente jogarão com suas seleções principais. O jogo é uma questão de honra e patriotismo: ambas as seleções estão invictas e com certeza a China quer se vingar em casa da última derrota por 3-1. Ting Zhu e Karsta Lowe são respectivamente as duas melhores atacantes do Grand Prix até aqui e devem comandar os marcadores desse clássico.
![]() |
Força total para o confronto entre americanas e chinesas de onde sairá apenas um invicto |
Brasil x Itália
Vale pouco na classificação, mas esse clássico envolve uma antiga disputa de moral. Reedição da disputa do bronze no Mundial 2014, onde a dona da casa também saiu derrotada. Porém, o Brasil vem com uma seleção mista para esse jogo, uma vez que suas principais estrelas estão ou no Pan ou afastadas da seleção. A Itália tem desfalques, mas jogando em casa promete usar seus principais talentos da última temporada de clubes, como a gigante e matadora Valentina Diouf.
Sérvia x Alemanha
Confronto quase que direto pela última vaga da fase final, se não fosse a possibilidade de vitória do Japão. Uma vitória por qualquer placar, leva as sérvias ao Final 6 - mas para isso terão que enfrentar a sede da Alemanha em se classificar e milhares de torcedores contra seu jogo. Já a Alemanha, tem vida mais complicada e depende de um bom resultado e um jogo pior para do Japão.
![]() |
Depois de testes equivocados de Terzic, Sérvia luta contra Alemanha por última vaga no Final Six do Grand Prix |
Japão x Tailândia
Um clássico asiático que pode eliminar ou classificar o Japão, vale tudo para elas! A seleção se Saori é favorita, mas joga na casa das arquirrivais e clássico é sempre clássico. Além disso, o Japão necessita de uma combinação de resultados dos rivais europeus em confronto direto.
República Dominicana x Turquia
Essas duas seleções tiveram as piores campanhas do torneio até aqui e disputam diretamente quem cai para a segunda divisão no próximo ano. Surpreendendo a Alemanha, a Turquia conquistou 2 pontos e um tie-break já rebaixaria a seleção dominicana. Vencendo por 3-0 ou 3-1, as dominicanas viram o jogo e rebaixam a Turquia. Com um adversário que ainda não venceu um set sequer, a Turquia é totalmente favorita.
![]() |
Para escapar de rebaixamento dominicanas precisam fazer 3 vezes em 1 jogo o que não fizeram em 8: vencer sets. |
Portanto, já estão garantidos para o Final Six em Omaha: EUA, Brasil, China, Rússia e Itália. Japão, Alemanha e Sérvia brigam pela última vaga. Quanto às outras seleções, a Tailândia ficará entre o 7º e 9º lugares, a Bélgica fica no 10º ou 11º e República Dominicana e Turquia, lutam contra a degola do rebaixamento. Último dia de confrontos empolgantes na fase classificatória do GP!
Comentários
Postar um comentário
Oi, gente!
Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)