Uma Rússia perdida, de estrelas apagadas e um técnico questionável

Os olhos cheios d'água pré-lacrimejantes de Ekaterina Gamova hoje (02/10), indicavam que algo havia dado errado para a seleção russa. Ao perder no tie-break para a Turquia da incrível Gozde Sonsirma, a seleção bicampeã mundial caiu para a quarta colocação do grupo atrás de EUA, Brasil e Sérvia e complicou sua vida para classificar-se à próxima fase. Terá pela frente ninguém menos do que Brasil no sábado e Sérvia no domingo. Para sua sorte, ambos ainda duelam com os EUA. Mas voltemos ao foco, a atual situação da Rússia. Antes, temos de enaltecer como Sonsirma é uma jogadora incrível. Não é qualquer jogadora no mundo que é capaz de ser a maior pontuadora contra times como Brasil e Rússia. É uma pena que falte a essa seleção turca uma oposta decisiva, senão estaria na briga pela próxima fase com certeza.

Enfim, analisemos o problema da Rússia hoje. Tatiana Kosheleva, pra mim, é a melhor jogadora do mundial até aqui. E as estatísticas do campeonato concordam comigo: segunda maior pontuadora, segunda melhor atacante, na recepção está a frente de especialistas no fundamento como Jaqueline e Molnar e no bloqueio supera inclusive as duas centrais russas. Em 2010 Brasil e Rússia apresentavam duas craques de bola ao mundo numa final eletrizante. Kosheleva teve lesões e se consagra em seu retorno. É impossível não admirar as atuações dessa russa, mas... e as outras?

A imprensa russa parece não estar feliz com Yuri Marichev, atual técnico da seleção. E não é pra menos. A quem Marichev tentou convencer colocando Goncharova e Kosheleva como passadoras dessa seleção? Goncharova é completamente instável em jogos decisivos, imagine recepcionando! Em Londres 2012 foi muito diferente, a outra ponteira era Sokolova, extremamente técnica e especialista no fundamento. Kosheleva fica então responsável pelo ataque e recepção da Rússia? Não vingou.

Grande estrela, Goncharova tornou-se decepção. A atacante vinha jogando como uma oposta que recepciona e cruza com Kosheleva, mas ataca pela saída quando se encontra com Gamova na rede. Mas Goncharova não agradou a ninguém em nenhum dos fundamentos. Campeã mundial com a Rússia em 2006, Elena Godina teceu duras críticas à seleção de seu país durante a transmissão ao vivo da derrota russa para as americanas que repercutiram em todo o mundo voleibolístico. A frase direta a Goncharova chamou mais atenção: "Cara Natalyia, a bola estava flutuando no ar por tanto tempo, você definitivamente teve tempo de dar passos em direção a ela e não apenas acenar seus longos braços no ar como se fosse uma Rainha dos Cisnes". Em entrevista posterior, a atacante exigia de Marichev que ele voltasse ao uso tradicional do esquema tático com duas ponteiras e Gamova na saída. Os maus resultados e a pressão concordaram com Godina e foi necessária a substituição definitiva dela por Pasynkova. Pasynkova, jogadora mediana que nem de longe é a resolução dos problemas de passe das russas. 

Pela entrada Gamova vem sendo completamente patética. A diagonal curtíssima foi lida, relida e completamente dominada por Karadayi. E quando é defendida ou bloqueada em sequência, Gamova dá pane: dá largadinhas pra fora, toma tocos... Foi a vez de Malykh sair do banco, Gamova não estava resolvendo. A jovem oposta foi bem para a ocasião, é um bom banco para a Rússia. E durante o final do terceiro e quarto e quinto sets, as duas maiores estrelas russas ficaram lá, sentadinhas, assistindo a partida. No demais, Kryuchkova sendo bizarra na recepção não é novidade, Startseva errando a distribuição também não. O passe horripilante nem deixa as críticas a Moroz e Fetisova serem válidas. 

Em entrevista pós-jogo, Marichev jogou a culpa no erro final de Kosianenko que deu a vitória à Turquia: "Devo parabenizar a Turquia sobre o seu desempenho impressionante, mas o erro decisivo da nossa levantadora Kosianenko deixou um gosto amargo na minha boca: erros como esses não deveriam decidir jogos bonitos". Marichev só esqueceu de mencionar o passe final bisonho que levou ao erro da capitã. Com três de suas titulares no banco, Marichev resolve culpar a levantadora? Pela série de erros, acredito ser o último campeonato do técnico com a seleção.

É cedo pra dizer isso, mas não vejo a Rússia indo muito longe com essa forma de jogo. Tudo pode estar nas mãos da Sérvia de Boskovic e Mihajlovic, onde as russas ainda são favoritas. Não-classificada, a "abusada" Sonsirma não esteve nem aí. Provocou, gritou, sorriu e eliminada ou não, exalou felicidade em tombar em pleno mundial, o maior time da Europa.

Nem Gamova, nem Goncharova: as duas mais respeitadas jogadoras do vôlei russo foram pro banco contra a Turquia.
Kosheleva decidiu mais uma vez, Malykh ajudou, mas era o dia da Turquia

Comentários

  1. Ótima análise, a Gamova só joga bem com uma boa passadora junto.
    Sokolova, Del Core e Larson mandam beijos.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito tbm da matéria!! Mas ainda assim acho que Russia pdoe Surpreender... Mas Sokolova faz muita falta.... Eles podiam começar a treinar umas duas jogadoras so pra passe rsrsrs Aff viu!! Espero que elas deem a volta por cima e consigam ir pra próxima fase! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Nunca devemos desprezar a Rússia, com certeza. Shcherban aparece como última alternativa. Adoro as 4 seleções, estou só no aguardo rs.

      Excluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)