Melissa Vargas: a esperança cubana punida pela sua Federação

Por Gustavo Aguiar

Ela chegou à seleção principal com 13 anos e foi considerada a grande esperança da seleção tricampeã olímpica. Acabou trocando sua adolescência pelas quadras e pelo trabalho com um esporte, representando uma nação. Melissa Vargas era o fenômeno da decadente seleção de Cuba, mas desapareceu no último ano. Explicaremos o porquê.

Em 2015, Vargas e outra colega de seleção, Sulian Matienzo, foram convidadas por um clube tcheco, o Agel Projestov, para comporem seu elenco. É muito raro que a Federação Cubana libere jogadores da seleção para atuarem em outro país e para isso é necessário que exista uma política de confiança entre seus governos - outro exemplo dessa parceria foi entre Cuba e o Uralochka, da Rússia, com Yumilka Ruiz em confiança ao lendário Nikolai Karpol.

 Melissa Vargas defende a seleção cubana desde os 13 anos (Foto: FIVB)
Vargas e Matienzo foram contratadas, jogaram o campeonato nacional e a Champions League pelo Agel. Mas Vargas sofreu uma lesão no ombro que acabou agravando-se com o tempo. No final de 2016, a jogadora foi submetida a um procedimento cirúrgico no ombro, realizado com sucesso. O problema começou a partir da recuperação. 

Ainda em 2016, os pais de Melissa não aceitaram os termos da Federação Cubana e interviram em sua recuperação, tirando a jogadora da Escola Nacional de Voleibol e levando-a de volta para sua cidade, Cienfuegos. A Federação viu a atitude como indisciplinar e aplicou, a partir de janeiro de 2017, uma sanção sobre a jogadora, rebaixando-a de categoria e não permitindo que ela atuasse em campeonatos de nível internacional.

Hoje, com 18 anos e 1m91, nem os pais e nem a Federação Cubana se manifestaram sobre o destino de Vargas em 2018 - já que Cuba disputa o Mundial e sua presença é imprescindível para um campeonato minimamente decente da ilha. 

Melissa Vargas é a grande esperança do futuro de Cuba - ou era (Foto: reprodução)

Comentários

  1. Em Cuba ainda existe a Liga local? Lembro que eles tinham um campeonato interno e que Bernardinho chegou a viajar para Cuba para assistir partidas do feminino. As noticias do voleibol cubano são sempre pra baixo! Jogadoras ou jogadores punidos pela federação deles ou que fugiram ao final de algum campeonato. Várias meninas da seleção caíram fora e tão jovens ! vejo uma influencia dos pais das mesmas. Os pais querendo dinheiro a qualquer custo incentivam as garotas a iniciarem no vôlei e mau chegam a seleção já fogem! Tudo bem que a Federação Cubana não merece perdão, mas falta aos pais e familiares dessas jovens PARAR com essa obstinação de fuga. Obvio que Leon e cia influenciam e os cubanos veem o vôlei como uma saída da pobreza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem precisa os pais incentivarem, experimente você viver em uma ditadura, sem liberdade, com restrições de direitos pra ver se vc não gostaria de fugir também! Essa ditadura trata as jogadoras como escravas do regime comunista, por isso a maioria qdo tem oportunidade foge!

      Excluir
  2. Fico imaginando uma seleção cubana hj podendo contar ainda com Calderón, Giel, Sanchez, Ramirez, Herreira, Vargas, Cleger, Silva, Carrillo seria concerteza uma das 5 melhores no ranking.
    Cuba sempre foi uma boa seleção mesmo sem um passe bom e sem nenhuma Libéro que segurasse a onda pq aquela Borel é horrível e até hj atua na seleção. O que falta a essas jogadoras cubana é fugirem de seu país e se naturalizar para continuarem jogando. O Brasil sempre foi um país que acolheu bem os cubanos. Tendo em vista que temos o Leal hj naturalizado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses comunistas cubanos cretinos acabam com a vida de sua própria população, basta ver o que essa federação cubana ridícula fez com Leal que jogou a última vez por Cuba em 2010 e só está liberado para jogar pelo Brasil em 2019. A federação cubana atrasou ao máximo a estreia de Leal pelo Brasil por pura sacanagem, só pra torturar o Leal!

      Excluir
    2. O que tem a ver Leal a liberdade de Leal com se Naturalizar ??? Você é demente? Cara não tem nada a ver uma coisa com a outra.
      Todo e qualquer atleta que se naturaliza em um determinado país tem um período de carência de 2 anos para defender a seleção do mesmo.
      A questão do Leal foi demorar a se naturalizar brasileiro. Porque pra isso existe também algumas questões, como por exemplo ter moradia fixa no país à alguns anos. Tramites de documentos entre países e outros.
      Portanto, se Leal só pode jogar em 2019 nada tem a ver com a federação cubana.
      Abraço!

      Excluir
  3. Idiotas.... punindo a melhor jogadora que eles tem....

    ResponderExcluir
  4. Hoje nós sabemos que a jogadora pôde ir para o exterior jogar sem problema algum kkk

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)