Rússia descarta renovação e Vladimir Kuzyutkin é cotado para ser técnico da seleção feminina

O Conselho de Peritos da Federação Russa de Voleibol indicou no último dia 20 o nome do substituto para Yuri Marichev, técnico totalmente reprovado do último ciclo: o escolhido foi Vladimir Ivanovich Kuzyutkin, de 69 anos, técnico da Rússia entre o período de 2009 a 2011. E foi aí que a Rússia como país independente conquistou seu maior título pela segunda vez: o Mundial de Vôlei 2010, numa final vencida por 3x2 em cima do Brasil. Kuzyutkin comandou a seleção até 2011, fracassou no campeonato europeu e saiu do comando do time em 2011, quando foi substituído pelo falecido Sergey Ovchinnikov. Em 2013, Vladimir assumiu a seleção da Bulgária, comandando-a até 2014, ano em que foi demitido.

Kuzyutkin, no momento, está afastado de qualquer atividade de comando técnico. O técnico eleva o antigo (e antiquado) padrão do voleibol russo, era de centrais pouco eficientes como Borodakova e Perepelkina. A escolha do técnico parece contraditória a ideais de técnicos como o experiente Nikolai Karpol, que vem buscando nos últimos anos um jogo mais acelerado, mais próximo dos padrões mundiais de países como EUA, Brasil e Itália. A Rússia usa-se de um jogo lento, pesado e de bolas altas.

Falando em bolas altas, no entanto, campeã mundial com o técnico em 2010, Tatiana Kosheleva comemorou a nomeação de Kuzyuktin:

"Esta é uma das melhores notícias para mim! Como jogadora, em primeiro lugar, quero ganhar e crescer. Para mim esta é uma notícia muito boa. Quero lembrar que com Vladimir Ivanovich, nós ganhamos o campeonato mundial em 2010. Quando começamos a trabalhar com Vladimir, eu tinha 20 anos e ele me fez crescer muito como jogadora. Eu sou muito grata a ele! Eu sei como ele trabalha, o que requer, o que a equipe com ele pode criar e eu acredito no nosso sucesso. Eu vou ficar feliz, se for confirmada a decisão, porque esta é uma grande vantagem para todos as jogadoras e para nossa equipe como um todo."

A confirmação do nome de Kuzyutkin como novo técnico, no entanto, ainda depende da aprovação do presidente da federação.

Kuzyutkin durante disputa do Grand Prix 2011 (Foto: FIVB)

Comentários