#RoadToRio: o Classificatório Olímpico e suas incoerências

12 equipes se classificarão para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016. As vagas são distribuídas entre a sede, torneios classificatórios e continentais qualificatórios. Acontece da seguinte maneira:



País Sede: Brasil 
Como de praxe, o país que recebe os eventos da FIVB é automaticamente classificado. Essa decisão foi oficializada em 2009 quando em reunião do Comitê Olímpico, o Brasil foi eleito como sede dos Jogos.

Copa do Mundo: China e Sérvia 
Campeão e vice da Copa do Mundo classificam-se para as Olimpíadas. Essa regra foi alterada pela FIVB para esse ciclo, anteriormente eram três vagas e uma delas foi dada a um novo torneio.

Classificatório Europeu (EQT) 
Acontecerá entre os dias 4 e 9 de janeiro em Ankara, na Turquia. As 9 melhores seleções ranqueadas pela CEV, excedendo a Sérvia, participam do torneio: Turquia, Rússia, Holanda, Alemanha, Itália, Bélgica, Polônia e Croácia. Inicia-se na fase de grupos com 4 seleções em cada e os melhores jogam o Final Four. O campeão do EQT se classifica para o Rio.

Classificatório Sul-Americano (SAQ) 
Com sede em Bariloche na Argentina, o SAQ acontecerá entre 6 e 10 de janeiro e será disputado também pelas 5 seleções melhores ranqueadas da confederação: Argentina, Peru, Colômbia, Chile e Venezuela. O sistema é de todos contra todos, quem pontuar mais se classifica aos Jogos.

Classificatório da NORCECA (NQT) 
No NQT é o sistema é o mesmo do SAQ: todos contra todos, vence o melhor classificado. Quatro seleções se classificaram após chegar às semifinais do Campeonato da Norceca: Estados Unidos, República Dominicana, Porto Rico e Canadá. O vencedor do torneio, vai aos Jogos. O quali acontece de 07 a 10 de janeiro.

Classificatório da África (AQT) 
O qualificatório africano é mais complexo: serão 17 seleções disputando uma vaga no torneio, que acontecerá de 12 a 19 de fevereiro Em Yaoundé, Camarões. O campeão vai ao Rio.

Restando cinco vagas, aqui começa a polêmica:

Classificatório Mundial (WQT) e a vaga exclusiva à Ásia (AV) 
Oito seleções jogam o quali mundial: 2º e 3º colocados do EQT, 2º colocado do NQT, 2º colocado do SAQ e 4 seleções da Confederação Asiática. Por quê? Porque a AVC não tem um quali exclusivo como as outras 4 confederações e mescla seu torneio com o quali mundial. Então funciona assim: classificam-se às olimpíadas os 3 melhores colocados do WQT e o país da AVC que estiver melhor colocado abaixo do pódio.

Parece justo? Então vamos exemplificar: imaginemos que Japão, Coréia e Tailândia fiquem com as 3 vagas do WQT. O Cazaquistão seria classificado por ser o melhor time asiático fora do pódio. Seriam 4 seleções asiáticas só nesse torneio, o que seria impossível para as outras confederações já que juntas, elas são 4. Bem, mas sabemos que isso é improvável. Vamos a um segundo cenário então: já pensaram se a CEV resolvesse aderir à fórmula asiática e mesclasse seu quali ao WQT? Provavelmente os 4 times saídos de lá seriam europeus.

Classificatório Intercontinental (IQT)
A maior facada ao processo classificatório é essa novidade: uma das vagas da Copa do Mundo foi retirada e transportada para esse quali intercontinental (oi?). A novidade é da FIVB sob a presidência de Ary Graça e estreia nesse ciclo. O IQT será disputado entre o 2º e 3º do quali africano, o 3º do quali da NORCECA e o 3º do quali da América do Sul. Eu ainda não entendi essa vaga, é notório que a NORCECA é privilegiada!

Vamos formar mais um cenário hipotético: a Argentina sagra-se campeã do SAQ e os Estados Unidos do NQT. Vocês acham que se puderem escolher, Peru e República Dominicana ficariam em 2º ou 3º em seus qualis mundias? Bem, porquê faz toda a diferença, o 2º jogará o WQT contra 3 potências asiáticas e 2 europeias por 2 vagas e o 3º jogará o IQT contra 2 africanas e uma da NORCECA ou da América do Sul. Compreenderam?

Jaqueline Carvalho comemora ponto durante última final olímpica em 2012




Em síntese, as 12 vagas são:
(1) País Sede Olímpica: Brasil
(3) Campeão e Vice da Copa do Mundo 2015: China e Sérvia
(4) Campeão do EQT: (Rússia, Turquia, Bélgica, Polônia, Itália, Turquia, Alemanha ou Holanda)
(5) Campeão do SAQ: (Argentina, Peru, Chile, Venezuela ou Colômbia)
(6) Campeão do NQT: (Estados Unidos, República Dominicana, Porto Rico ou Canadá)
(7) Campeão do AQT: (Argélia, Tunísia, Gâmbia, Cabo Verde, Burkina Faso, Nigéria, Gana, Congo, Camarões, Gabão, Quênia, Egito, Uganda, Moçambique, Zimbabue, Botsuana ou Madagascar)
(10) Três primeiros colocados do WQT: (Coréia, Japão, Tailândia, Cazaquistão, 2º e 3º do EQT, 2º do NQT ou 2º do SAQ)
(11) Melhor time asiático abaixo do pódio: (Coréia, Japão, Tailândia ou Cazaquistão)
(12) Campeão do IQT: (2º e 3º do AQT, 3º do SAQ ou 3º do NQT)

Comentários

  1. Parabéns! Ótimo texto.
    Não nenhum sentido existir esse Classificatório Intercontinental.
    Bastava colocar o Classificatório Mundial com 12 equipes, com 5 vagas em disputa (q se classifiquem as melhores).

    Como foi citado no texto. Nesse Classificatório Intercontinental irá se classificar paras as olimpíadas ou R. Dominicana ou Porto Rico.
    Acho q R. Dominicana garante vaga o 2o lugar na Noreca e uma das 4 vagas no Classificatório Mundial.
    E Porto Rico se classifica vencendo Colômbia e os 2 países africanos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado! =D
      Acho esse IQT um lixo, perdão FIVB. Poderiam ter deixado como antes, 3 vagas à Copa do Mundo. Assim os EUA se classificariam, Dominicana deveria vencer o EQT e Porto Rico brigaria merecidamente pelo WQT. Mas não...

      Excluir
  2. Agora entendi porque o Marcos Kviek está tranquilo quanto a classificação da República Dominicana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com todo respeito às seleções africanas e sul-americanas, basta ficar em 3º no NQT!

      Excluir
  3. Agora entendi porque o Marcos Kviek está tranquilo quanto a classificação da República Dominicana.

    ResponderExcluir
  4. Eu achava que a FIVB deveria priorizar a força da Olimpíada. Dando chances aos menores sim, mas não privilegiando nem A ou B das confederações. Enriquecer a maior competição do Mundo seria uma fórmula de dar visibilidade ao esporte. A gestão do Ary está indo pelo caminho errado mais uma vez. Fazem do Mundial o maior evento do ano (Polônia-2014 e Itália-2014) e esquecem da Olimpiada. O que nos resta é esperar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Descordo completamente. Lugar de dar chances aos menores é o mundial. Evento exclusivamente do vôlei (tem q enriquecer mesmo).

      Olimpíada que tem uma importância maior, devem (pelo menos deveria) está as 12 melhores seleções do mundo.
      Uma de cada continente totalizando 6 (Américas Norte e Sul) e as outras 6 vagas em disputa aberta para os MELHORES.
      Ou seja, se o torneio classificatório os 6 primeiros colocados, fossem Europeus, que fossem 7 países europeus paras as olimpíadas. Nada mais justo.


      Excluir
    2. Vendo por esse lado sim. Mas olhando pelo lado do tamanho que é uma Olimpíada, iriam falar que tem que dar chances para todos, uma questão de igualdade. Mas ao meu ver só deixa o nível mais desigual, vemos pela Copa do Mundo, seleções medianas levando parciais de 25-2. Isso é feio para o esporte, desigual. Mas acho que qualquer decisão da FIVB precisa ser repensada para melhor o nível técnico da competicao, sabemos que qualquer time africano que entrar será saco de pancada.

      Excluir
    3. Leandro, sou totalmente a favor da inclusão dos 5 continentes (o que não acontece, note a ausência constante da Oceania), mas somente nos quali continentais. Criar esse IQT é um golpe de favorecimento à Norceca, dificilmente um sul-americano se classificaria e africano então, nem em sonho.

      Excluir
    4. Não tinha lido o comentário anônimo acima, mas é perfeito! Haveria de se considerar a vaga da Oceania: é a festa de todos os continentes! A Ásia a engole. Pfvr FIVB...

      Excluir
    5. Sim. Se a FIVB pensasse, a Copa do Mundo deveria ser entre as 12 seleções do Ranking, dando 3 vagas para a Olimpiada, pq até hoje não entendo pra que esse ranking serve, pq não ajuda e nem atrapalha ninguem. Manteria os Quali continentais com TODOS os continentes participando e o mundial para o restante das vagas.

      Excluir
    6. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  5. Eu achava que a FIVB deveria priorizar a força da Olimpíada. Dando chances aos menores sim, mas não privilegiando nem A ou B das confederações. Enriquecer a maior competição do Mundo seria uma fórmula de dar visibilidade ao esporte. A gestão do Ary está indo pelo caminho errado mais uma vez. Fazem do Mundial o maior evento do ano (Polônia-2014 e Itália-2014) e esquecem da Olimpiada. O que nos resta é esperar.

    ResponderExcluir
  6. (1) País Sede Olímpica: Brasil
    (2) Campeão e Vice da Copa do Mundo 2015: China e Sérvia
    (3) Campeão do EQT: Rússia
    (4) Campeão do SAQ: Argentina,
    (5) Campeão do NQT: Estados Unidos,
    (6) Campeão do AQT: Quênia,
    (7) Três primeiros colocados do WQT: Holanda, Turquia, Coréia,
    (8) Melhor time asiático abaixo do pódio: Japão
    (9) Campeão do IQT: Porto Rico

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se a Dominicana pensar como você, ela fica em 3º no NQT e é campeã do IQT. Assim, Holanda, Turquia, Coréia e Japão não seriam dores dela.

      Excluir
    2. Também tem a possibilidade do Peru pensar assim, ficar em 3º no SQT, ir ao IQT e empurrar a Colômbia para o WQT.

      Excluir
    3. Mas Porto Rico ja esta pensando nisso tb e estao mordidos depois da falsa derrota da Rep. Dominicana que tirou Porto rico de um campeonato recente na na America Central. Vai ser graça se nesse embati o Canadá terminar ficando em 3º. Eu vou rir.

      Excluir
    4. Gente que embaraço é esse
      é tanto torneio e especulações...
      enfim vai ter marmelada

      Excluir
    5. Canadá vai ser vice-campeão hein hahahaha. Um lixo esse IQT!

      Excluir
    6. Resultado final do IQT:
      1º USA
      2º Canadá
      3º Porto Rico (Por um ponto)
      4º Rep. Dominicana (aos prantos)

      Excluir
  7. Já estou rindo da situação de Port Rico e República Dominicana kkk
    pior é a certeza que o Canadá será vice da Norcega...
    Pensa no nível da Norcega e os Estados Unidos sem time pra enfrentar, todo mundo querendo perder o jogo para ficar em 3º kkkkk

    ResponderExcluir
  8. Porto Rico e Republica Dominicana já devem estar fazendo as continhas para tentar o 3º lugar.

    Só falta o Canadá ficar em 3º e as duas se ferrarem rsss...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Nós agradecemos muito por vocês comentarem aqui. Mas precisamos pedir que vocês façam isso com respeito. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. Torçam à vontade, a favor e contra seleções, times e jogadoras. Mas vamos manter essa ferramenta como uma caixa apropriada e divertida para conversarmos, ok? ;)

Obrigado pela colaboração de todos, é um prazer voar com vocês! <3