#RoadToRio: o Classificatório Olímpico e suas incoerências

12 equipes se classificarão para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016. As vagas são distribuídas entre a sede, torneios classificatórios e continentais qualificatórios. Acontece da seguinte maneira:



País Sede: Brasil 
Como de praxe, o país que recebe os eventos da FIVB é automaticamente classificado. Essa decisão foi oficializada em 2009 quando em reunião do Comitê Olímpico, o Brasil foi eleito como sede dos Jogos.

Copa do Mundo: China e Sérvia 
Campeão e vice da Copa do Mundo classificam-se para as Olimpíadas. Essa regra foi alterada pela FIVB para esse ciclo, anteriormente eram três vagas e uma delas foi dada a um novo torneio.

Classificatório Europeu (EQT) 
Acontecerá entre os dias 4 e 9 de janeiro em Ankara, na Turquia. As 9 melhores seleções ranqueadas pela CEV, excedendo a Sérvia, participam do torneio: Turquia, Rússia, Holanda, Alemanha, Itália, Bélgica, Polônia e Croácia. Inicia-se na fase de grupos com 4 seleções em cada e os melhores jogam o Final Four. O campeão do EQT se classifica para o Rio.

Classificatório Sul-Americano (SAQ) 
Com sede em Bariloche na Argentina, o SAQ acontecerá entre 6 e 10 de janeiro e será disputado também pelas 5 seleções melhores ranqueadas da confederação: Argentina, Peru, Colômbia, Chile e Venezuela. O sistema é de todos contra todos, quem pontuar mais se classifica aos Jogos.

Classificatório da NORCECA (NQT) 
No NQT é o sistema é o mesmo do SAQ: todos contra todos, vence o melhor classificado. Quatro seleções se classificaram após chegar às semifinais do Campeonato da Norceca: Estados Unidos, República Dominicana, Porto Rico e Canadá. O vencedor do torneio, vai aos Jogos. O quali acontece de 07 a 10 de janeiro.

Classificatório da África (AQT) 
O qualificatório africano é mais complexo: serão 17 seleções disputando uma vaga no torneio, que acontecerá de 12 a 19 de fevereiro Em Yaoundé, Camarões. O campeão vai ao Rio.

Restando cinco vagas, aqui começa a polêmica:

Classificatório Mundial (WQT) e a vaga exclusiva à Ásia (AV) 
Oito seleções jogam o quali mundial: 2º e 3º colocados do EQT, 2º colocado do NQT, 2º colocado do SAQ e 4 seleções da Confederação Asiática. Por quê? Porque a AVC não tem um quali exclusivo como as outras 4 confederações e mescla seu torneio com o quali mundial. Então funciona assim: classificam-se às olimpíadas os 3 melhores colocados do WQT e o país da AVC que estiver melhor colocado abaixo do pódio.

Parece justo? Então vamos exemplificar: imaginemos que Japão, Coréia e Tailândia fiquem com as 3 vagas do WQT. O Cazaquistão seria classificado por ser o melhor time asiático fora do pódio. Seriam 4 seleções asiáticas só nesse torneio, o que seria impossível para as outras confederações já que juntas, elas são 4. Bem, mas sabemos que isso é improvável. Vamos a um segundo cenário então: já pensaram se a CEV resolvesse aderir à fórmula asiática e mesclasse seu quali ao WQT? Provavelmente os 4 times saídos de lá seriam europeus.

Classificatório Intercontinental (IQT)
A maior facada ao processo classificatório é essa novidade: uma das vagas da Copa do Mundo foi retirada e transportada para esse quali intercontinental (oi?). A novidade é da FIVB sob a presidência de Ary Graça e estreia nesse ciclo. O IQT será disputado entre o 2º e 3º do quali africano, o 3º do quali da NORCECA e o 3º do quali da América do Sul. Eu ainda não entendi essa vaga, é notório que a NORCECA é privilegiada!

Vamos formar mais um cenário hipotético: a Argentina sagra-se campeã do SAQ e os Estados Unidos do NQT. Vocês acham que se puderem escolher, Peru e República Dominicana ficariam em 2º ou 3º em seus qualis mundias? Bem, porquê faz toda a diferença, o 2º jogará o WQT contra 3 potências asiáticas e 2 europeias por 2 vagas e o 3º jogará o IQT contra 2 africanas e uma da NORCECA ou da América do Sul. Compreenderam?

Jaqueline Carvalho comemora ponto durante última final olímpica em 2012




Em síntese, as 12 vagas são:
(1) País Sede Olímpica: Brasil
(3) Campeão e Vice da Copa do Mundo 2015: China e Sérvia
(4) Campeão do EQT: (Rússia, Turquia, Bélgica, Polônia, Itália, Turquia, Alemanha ou Holanda)
(5) Campeão do SAQ: (Argentina, Peru, Chile, Venezuela ou Colômbia)
(6) Campeão do NQT: (Estados Unidos, República Dominicana, Porto Rico ou Canadá)
(7) Campeão do AQT: (Argélia, Tunísia, Gâmbia, Cabo Verde, Burkina Faso, Nigéria, Gana, Congo, Camarões, Gabão, Quênia, Egito, Uganda, Moçambique, Zimbabue, Botsuana ou Madagascar)
(10) Três primeiros colocados do WQT: (Coréia, Japão, Tailândia, Cazaquistão, 2º e 3º do EQT, 2º do NQT ou 2º do SAQ)
(11) Melhor time asiático abaixo do pódio: (Coréia, Japão, Tailândia ou Cazaquistão)
(12) Campeão do IQT: (2º e 3º do AQT, 3º do SAQ ou 3º do NQT)

Comentários

  1. Parabéns! Ótimo texto.
    Não nenhum sentido existir esse Classificatório Intercontinental.
    Bastava colocar o Classificatório Mundial com 12 equipes, com 5 vagas em disputa (q se classifiquem as melhores).

    Como foi citado no texto. Nesse Classificatório Intercontinental irá se classificar paras as olimpíadas ou R. Dominicana ou Porto Rico.
    Acho q R. Dominicana garante vaga o 2o lugar na Noreca e uma das 4 vagas no Classificatório Mundial.
    E Porto Rico se classifica vencendo Colômbia e os 2 países africanos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado! =D
      Acho esse IQT um lixo, perdão FIVB. Poderiam ter deixado como antes, 3 vagas à Copa do Mundo. Assim os EUA se classificariam, Dominicana deveria vencer o EQT e Porto Rico brigaria merecidamente pelo WQT. Mas não...

      Excluir
  2. Agora entendi porque o Marcos Kviek está tranquilo quanto a classificação da República Dominicana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com todo respeito às seleções africanas e sul-americanas, basta ficar em 3º no NQT!

      Excluir
  3. Agora entendi porque o Marcos Kviek está tranquilo quanto a classificação da República Dominicana.

    ResponderExcluir
  4. Eu achava que a FIVB deveria priorizar a força da Olimpíada. Dando chances aos menores sim, mas não privilegiando nem A ou B das confederações. Enriquecer a maior competição do Mundo seria uma fórmula de dar visibilidade ao esporte. A gestão do Ary está indo pelo caminho errado mais uma vez. Fazem do Mundial o maior evento do ano (Polônia-2014 e Itália-2014) e esquecem da Olimpiada. O que nos resta é esperar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Descordo completamente. Lugar de dar chances aos menores é o mundial. Evento exclusivamente do vôlei (tem q enriquecer mesmo).

      Olimpíada que tem uma importância maior, devem (pelo menos deveria) está as 12 melhores seleções do mundo.
      Uma de cada continente totalizando 6 (Américas Norte e Sul) e as outras 6 vagas em disputa aberta para os MELHORES.
      Ou seja, se o torneio classificatório os 6 primeiros colocados, fossem Europeus, que fossem 7 países europeus paras as olimpíadas. Nada mais justo.


      Excluir
    2. Vendo por esse lado sim. Mas olhando pelo lado do tamanho que é uma Olimpíada, iriam falar que tem que dar chances para todos, uma questão de igualdade. Mas ao meu ver só deixa o nível mais desigual, vemos pela Copa do Mundo, seleções medianas levando parciais de 25-2. Isso é feio para o esporte, desigual. Mas acho que qualquer decisão da FIVB precisa ser repensada para melhor o nível técnico da competicao, sabemos que qualquer time africano que entrar será saco de pancada.

      Excluir
    3. Leandro, sou totalmente a favor da inclusão dos 5 continentes (o que não acontece, note a ausência constante da Oceania), mas somente nos quali continentais. Criar esse IQT é um golpe de favorecimento à Norceca, dificilmente um sul-americano se classificaria e africano então, nem em sonho.

      Excluir
    4. Não tinha lido o comentário anônimo acima, mas é perfeito! Haveria de se considerar a vaga da Oceania: é a festa de todos os continentes! A Ásia a engole. Pfvr FIVB...

      Excluir
    5. Sim. Se a FIVB pensasse, a Copa do Mundo deveria ser entre as 12 seleções do Ranking, dando 3 vagas para a Olimpiada, pq até hoje não entendo pra que esse ranking serve, pq não ajuda e nem atrapalha ninguem. Manteria os Quali continentais com TODOS os continentes participando e o mundial para o restante das vagas.

      Excluir
    6. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  5. Eu achava que a FIVB deveria priorizar a força da Olimpíada. Dando chances aos menores sim, mas não privilegiando nem A ou B das confederações. Enriquecer a maior competição do Mundo seria uma fórmula de dar visibilidade ao esporte. A gestão do Ary está indo pelo caminho errado mais uma vez. Fazem do Mundial o maior evento do ano (Polônia-2014 e Itália-2014) e esquecem da Olimpiada. O que nos resta é esperar.

    ResponderExcluir
  6. (1) País Sede Olímpica: Brasil
    (2) Campeão e Vice da Copa do Mundo 2015: China e Sérvia
    (3) Campeão do EQT: Rússia
    (4) Campeão do SAQ: Argentina,
    (5) Campeão do NQT: Estados Unidos,
    (6) Campeão do AQT: Quênia,
    (7) Três primeiros colocados do WQT: Holanda, Turquia, Coréia,
    (8) Melhor time asiático abaixo do pódio: Japão
    (9) Campeão do IQT: Porto Rico

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se a Dominicana pensar como você, ela fica em 3º no NQT e é campeã do IQT. Assim, Holanda, Turquia, Coréia e Japão não seriam dores dela.

      Excluir
    2. Também tem a possibilidade do Peru pensar assim, ficar em 3º no SQT, ir ao IQT e empurrar a Colômbia para o WQT.

      Excluir
    3. Mas Porto Rico ja esta pensando nisso tb e estao mordidos depois da falsa derrota da Rep. Dominicana que tirou Porto rico de um campeonato recente na na America Central. Vai ser graça se nesse embati o Canadá terminar ficando em 3º. Eu vou rir.

      Excluir
    4. Gente que embaraço é esse
      é tanto torneio e especulações...
      enfim vai ter marmelada

      Excluir
    5. Canadá vai ser vice-campeão hein hahahaha. Um lixo esse IQT!

      Excluir
    6. Resultado final do IQT:
      1º USA
      2º Canadá
      3º Porto Rico (Por um ponto)
      4º Rep. Dominicana (aos prantos)

      Excluir
  7. Já estou rindo da situação de Port Rico e República Dominicana kkk
    pior é a certeza que o Canadá será vice da Norcega...
    Pensa no nível da Norcega e os Estados Unidos sem time pra enfrentar, todo mundo querendo perder o jogo para ficar em 3º kkkkk

    ResponderExcluir
  8. Porto Rico e Republica Dominicana já devem estar fazendo as continhas para tentar o 3º lugar.

    Só falta o Canadá ficar em 3º e as duas se ferrarem rsss...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)