Praia Clube e Minas abrem vantagem na semifinal da Superliga

O Dentil Praia Clube e o Itambé Minas saíram em vantagem na semifinal da Superliga. O time de Uberlândia venceu o Osasco São Cristóvão Saúde por 3 sets a 2, enquanto o Minas bateu o Sesi Bauru por 3 a 1. Nenhuma grande surpresa, até pelos desfalques de cada equipe.

Praia x Osasco

No primeiro confronto, o Praia teve uma atuação melhor de Martinez, ainda aquém da temporada passada, mas o suficiente para resolver a maioria dos problemas do time. A dominicana fez 22 pontos e foi seguida por Carol, com uma noite inspirada nos bloqueios: a central marcou 9 pontos só neste fundamento.

Muito disso advém da dificuldade de Roberta na distribuição e nem é por culpa dela. Com Jaqueline machucada, Osasco fica sem a escalação de ponteiras que considero ideal junto a Gabi Cândido. O grande destaque do time paulista é seu fundo de quadra e essas duas juntas podem incomodar mais defensivamente do que ofensivamente.

Fernanda Garay marca ataque de Tandara durante clássico neste sábado (Foto: CBV)


Prova disso é que Osasco conseguiu anular Fernanda Garay, principal arma ofensiva do time que saiu de quadra ontem com 11 pontos. Mas não adianta só defender, precisa virar bola! Que a melhor oposta do Brasil joga em Osasco nós sabemos, Tandara fez incríveis 34 pontos ontem, mas Tainara saiu de quadra com 8.

No quarto set Tainara não pontuou e fez apenas um ponto no tie-break. Não sei como seria a atuação de Sonaly em um set inteiro, mas se você já não tem um ataque top, que é a principal função dela, talvez valha investir em um passe mais qualificado que permita colocar as centrais no jogo. 

O Praia também viu a escalação de Michelle não funcionar bem, mas a situação é diferente de Osasco. O time não pode se dar ao luxo de ter uma atacante mais fraca, já que sua oposta não está em seu auge ofensivo. Experimentou esse drama ontem e precisou trazer Buijs para o jogo. Se quiser liquidar a série amanhã, o Praia precisa de Garay bem, Osasco provavelmente não cederá fácil.

Minas x Bauru

Meu sentimento sobre Bauru é semelhante a Osasco: a dupla ideal seria Rabadzhieva e Suelle e acho que até Rubinho entendeu isso. Mas quis o destino que ambas se lesionassem e sobrasse para Tifanny e Vanessa.

Tifanny fez um grande jogo ofensivo ontem com 22 pontos, maior pontuadora do jogo. Além de Tifanny, Rahimova fez 20, mas o jogo de Bauru não saiu daí. A distribuição de Dani Lins é previsível, não necessariamente por culpa dela.

Mara saiu do jogo com 4 pontos, Vanessa e Suelle juntas somara 4, Adenízia teve 7. Não dá para enfrentar uma defesa sensacional como a mineira com um jogo tão cantado, não é?

Eleita a melhor da partida, Priscila Daroit vibra com Léia após ponto (Foto: CBV)


E olha que o Minas ainda tentou ajudar, porque Cuttino fez uma partida péssima com 4 pontos, 5 erros e 4 ataques bloqueados. Mas acho que o grande diferencial do Minas nesta temporada é o poder de se reinventar durante um jogo. Hodge tá mal, Cuttino assume, o problema é com a americana? Tem Pri Daroit. O passe caiu? Chama Kasiely. Tudo isso é abençoado por duas das melhores do mundo: a levantadora Macris, genial na distribuição e a sempre eficiente central Thaísa, que normamente tem pontuação de oposta.

Bauru tem um grande desafio pela frente, está desfalcado e não é o favorito. Mas até me surpreendeu no jogo de ontem. Não é impossível.

Os dois confrontos da semifinal voltam a acontecer amanhã, às 19h e 21h30 respectivamente. Em caso de vitória dos mineiros, eles estarão na final da Superliga.

Superliga Brasileira - Semifinal, Jogo 1

Osasco 2 x 3 Praia Clube (21/25, 25/19, 25/18, 17/25 e 12/15)

OSA: Jaque 3, Tainara 8, Mayany 7, Roberta 3, Tandara 34, Bia 7 e Brait (L): Sub: Ana Medina, Kika, Gabi 12, Camila e Sonaly.

PRA: Martinez 22, Jineiry 5, Claudinha 5, Michelle 4, Carol 17, Garay 11 e Suelen (L). Sub: Walewska, Monique 3, Mari 2, Buijs 9 e Rosane.

Minas 3 x 1 Bauru (25/22, 24/26, 25/19 e 25/17)

MIN: Gattaz 7, Macris 2, Pri Daroit 21, Thaísa 21, Hodge 18, Cuttino 4 e Léia (L). Sub: Pri Heldes, Camila, Kasiely 2.

BAU: Mara 4, Dani 4, Adenízia 7, Tifanny 22, Vanessa 2, Rahimova 20 e Castillo (L). Sub: Carol, Pamela 1, Júlia, Suelle 2, Fê Ísis 1.

Comentários

  1. Que inferno! Será que o Ifood não tinha como bancar ao menos uma mísera ponteira razoável para o Osasco, uma americana/servia de segunda linha, sei lá, qualquer coisa que fosse mais confiável que Gabi e Tainara, nem culpo as duas mencionadas, sabia que seria difícil aguentarem a pressão de uma semifinal de SL. Plak que anunciou o seu retorno, encaixaria perfeitamente.

    Sobre a aberração chamada Sesi Bauru, melhor nem comentar... É uma coisa que não vinga de forma nenhuma, nem trazendo uma seleção Mundial.

    ResponderExcluir
  2. Sonaly também nunca foi uma exímia passadora mas costumava pontuar bem jogando pelo São Caetano. Entrou bem no saque mas, devido às restrições no elenco de Osasco, teve que sair para a volta da Gabi Cândido quando o Luizomar tirou a Tandara. Valeria a pena tentar. Tainara não tá rendendo no ataque. Curioso que as melhores atuações dela nesta temporada foram quando ela jogou de oposta, substituindo a Tandara quando esta estava afastada por covid.
    Roberta deu uma de Pane Lins em Londres-12 no quarto set, depois que a Tandara saiu: levantou seguidas bolas para a Gabi Cândido atacar do fundo.
    Osasco vacilou. Mesmo com os problemas, podia ter vencido por 3 a 1. Estava perdendo por 10 a 2 e buscou, diminuiu para 12 a 10, e aí a Mayani cometeu o mesmo erro que tem cometido em quase todos os jogos, invadindo por cima na afobação. A partir desse lance o Praia abriu de novo, nos saques da Mari Paraíba e Luizomar aloprou e desistiu do set.
    O Luizomar não testou a Ana Medina na fase de classificação, aí coloca a garota na fogueira, no lugar da Tandara, ela erra o primeiro ataque e não recebe mais bola. Sem ritmo de jogo, só entrando pra sacar durante toda a fase de classificação, como ele espera que ela entre de oposta num momento desses?
    Os melhores lances do jogo: a Paracatu e a Tainara literalmente usando a cabeça. A Paracatu, intencionalmente, cabeceando a bola contra a rede, para depois alguém recuperar a bola. A Tainara atacou uma bola, foi bloqueada e a bola voltou na cabeça dela e voltou pra quadra do Praia.
    Osasco tem chance de virar a série, mas a forma como perdeu, num jogo bastante desgastante, e com pouco tempo de recuperação para o próximo, pode abalar psicologicamente as jogadoras.

    ResponderExcluir
  3. Espero que pelo menos uma ponteira e uma central do Oz tomem vergonha na cara e ajudem a Tands no ataque. Acho que vale a pena apostar na Sonaly no lugar da Tainara por causa do passe.

    ResponderExcluir
  4. Osasco tem q começar sem a Bia, A Mayane se acha a Rego Torres,mas atacar q eh bom,nada. Tainara erra muito e a Cândido fez o q pode. Falta banco ao Osasco. No Praia eu viria c a Waleska no lugar da Jinery q mal bloqueia.

    ResponderExcluir
  5. Eu tô morrendo que tem gente pedindo Daroit em Tóquio por alguns jogos decentes na SL kkkkkkkk. Sou muito mais levar Ana Cristina então, já que a 4ª ponteira é mais para compor o grupo mesmo. Queria Jaque na verdade, mas o físico dela visivelmente não aguenta outra Olimpíada \:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antenarol é outra jogadora de SL e só.

      Excluir
    2. Pessoal viaja muito. Já tavam querendo Megan Hodge em Toquio, sendo que os EUA já têm 4 ponteiras que funcionam muito bem juntas.

      Excluir
    3. A Hodge atualmente nao se encaixaria no time dos EUA, ela quebraria toda a estrutura de passe/defesa do time, e não se sobresai no ataque, vive de lampejos.

      Excluir
  6. Gustavo, acho que você foi muito bonzinho com Bauru... o que aquele time jogou nos 3o e 4o sets foi lamentável. Suelle e Vanessa terríveis, Dani Lins imprecisa e com vários dois toques, centrais nulas... enfim, acho que Bauru não tem a menor chance contra o Minas. Uma pena, porque foi um clube que investiu muito e que merecia um resultado à altura

    ResponderExcluir
  7. Deve ter sido bastante frustrante para a Tandara jogar tudo o que jogou, errar duas bolas no hora mais importante e ainda perder o jogo! Ela e brait carregaram o time nas costas literalmente. Gabi Cândido é até esforçada mas não é jogadora de decisão. Osasco querer apostar em Tainara é válido para daqui a algum tempo, porque ficou nítido que a mesma não dá no coro, pelo menos jogando na ponta. Muito instável na recepção, vide a quinada em pleno tie break no saque excepcional de Claudinha, além disso, foi completamente inútil no ataque, não conseguiu dividir a responsabilidade com Tandara, ou seja, passou praticamente em branco! O que dizer de Mayane...estatísticas nem sempre revelam a realidade completa...o vôlei que a consagrou nasceu no Minas e por lá ficou...pode ser cedo para determinar isso, mas também o que se esperava dela na hora mais importante não aconteceu...foi para Osasco e começou a fazer caras e bocas, dar uma de poderosa, mas pelo menos até agora, Thaisa e Carol saem bem na frente. Bia não engana ninguém faz tempo, sem contar o seu porte físico que não vai bem ha tempos...Pelo lado do Praia, sinceramente, ainda que tenha ganhando por seus méritos, melhorou um pouco a sua apresentação, mas vem muito irregular nas suas ações, principalmente Martinez, que segue devendo. Garay tem que conseguir sair da marcação pesada que sempre haverá contra ela, ainda mais com os constantes lapsos de Martinez...se ela quer ser titular na seleção, deve desenvolver mais recursos para driblar a marcação, se penou para pontuar contra o bloqueio e defesa de osasco, imagina contra um paredão americano, ou contra uma defesa asiática? A série completamente aberta...embora o favoritismo ainda esteja do lado do Praia...se o time mineiro for mais regular e Martinez comparecer contribuindo com Garay...leva, mas se jogar se debatendo, Tandara não vai errar duas bolas seguidas novamente, mesmo se estiver jogando sozinha como no primeiro jogo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mayany faz uma SL como um todo bem melhor do que Antenarol.

      Excluir
  8. Gente uma dúvida, alguém já assistiu algum jogo em que a Maria Quinadeira Anne Buijs jogou completo? Porque desde que me entendo por gente não tem uma mísera partida em que essa criatura não seja substituída por irregularidade. É assim em clubes e na seleção holandesa, acho que o problema tá mais pra psicológico.

    ResponderExcluir
  9. Morri!!! A Avatar azeri foi afrontar a Vitamina Uai e lógico que a Gretchen Arlequina não iria deixar barato, o Bauwho Flopado foi pra casa e ainda teve que aguentar a lacração da Cuca. Se é pra afrontar vence então o jogo CRL!!!

    Mudando de assunto: Minas é um time comum que poderia ter levado um sacode daquele Bauru horroroso, se o Fubá Clube tiver vergonha na cara passa o carro nas leiteiras Vitamina Uai.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É dose ter que torcer para o Derrotil Morreu na Praia Clube na final, aff. Espero que as cangurus saquem a vida para tirar a velocidade da Jacris com as centrais, espinha dorsal do leite B mineiro. Tem que massacrar a Hodge no saque e depois marcar bem a Cuttino. Quero muito o tombo das leiteiras e dava para o Bauwho ter apertado mais o jogo ontem no tie \:

      Elba Ramalho do vôlei é insuportável e Chinattaz jogadora de SL apenas.

      Berronízia ainda está viva na luta por Tóquio. Go, Aline Barros!

      Excluir
    2. Pior que eu detesto os dois, tanto o Fubá Clube quanto o Leite Ninho de Taubaté Tênis Clube, engraçado que sempre detestei as Suvaquentas Carioquentas, naquele jogo em que o Vakif passou o carro nas cariocas no Mundial de 2017 ou 2018 fiquei com a alma lavada e ainda foi meu presente de aniversário. kkkkk

      Sobre o Praia e o Minas, não tinha nada contra esses times, mas os torcedores de ambos os times não generalizando, mas grande parte são extremamente insuportáveis, o Minas pelo menos é um time tradicional e de grandes títulos, já o Chacota Clube só vive de vices, se eu fosse torcedor do Vice Clube não contava para ninguém. BRR!!!

      Mas acho que sou 51% Sem Títulos Clube, a Boca de Crocodilo se acha demais e agora vive lacrando no insta falando de BBB, e o pior sou muito fã dela, mas ela precisa baixar um pouco a bola. Nem vou sofrer assistindo essa final, pra mim que perca os dois.

      Excluir
    3. Talvez não tenha ficado tão claro que eu tbm odeio esses dois times mineiros no meu comentário anterior kkk. Reformulando: é dose ter que torcer para o Derrotil Morreu na Praia Clube na final por odiar ainda mais a equipe das leiteiras azedas. Agora ficou melhor :)

      Zhu passou o trator no Sesquinto no Mundial 2017.

      Concordo muito sobre essas torcidas insuportáveis, especialmente a do leite B nessa temporada. Um exemplo: tem um idiota chamado Marcelo Menezes que rebate TODOS os comentários criticando as leiteiras em TODOS os sites possíveis de vôlei. O imbecil dá mais expediente no Melhor do Vôlei defendendo Jacris e Elba Ramalho com unhas e dentes kkk.

      Elba Ramalho está intragável, mas alguém tem que abaixar um pouco a bola dela. Quero vê-la chamando as adversárias de filhas da puta depois de um vice da SL bem no meio da cara deformada. Cangurus de Uberlândia, façam o que for preciso kkk.

      Eu quero é a temporada de seleções; estamos desde 2019 sem :O Esta semana já começa a convocação e que o ZRG não me venha mais com Pingabia, Whomanda etc, pelo amor de Deus.

      Excluir
    4. Gente... Que criatividade de vocês. Kkkkk...
      Quem é Elba Ramalho? ��

      Excluir
    5. Kkkkk Thaísa depois das cirurgias plásticas no rosto.

      Excluir
  10. Minas e Praia merecem estar na final!!!
    Querendo ou não, jogaram o necessário para vencer o Bauru da afrontosa Polina e o Osasco dá já marcada Tandara!!!
    Vou torcer pra ter muitos afrontes e encaradas....
    Por isso que eu gosto da Poli, afronta mesmo e não deita, se provocar ela sai até na porrada kkkkkkkkk
    Mas o melhor é não ter as Imbatíveis Amanda e Juciely e seu Imbatível técnico nas Semis!!!
    Que delícia......kkkkkkk As Imbatíveis do Rio ficaram com um glorioso 5 lugar kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi engraçado quando a Polina afrontou a Daroit depois da leiteira tentar recuperar a bola no campo do Bauwho kkk.

      E eu fico de cara em como a torcida do Sesquinto é medíocre apontando as falhas nos adversários antes de olhar primeiro para o próprio time falido kkkkk. Que essa gentalha nunca mais dispute nem uma semi de SL na vida!

      Excluir
  11. Se eu contar que a duas temporadas meu ranço pelas carioquentas passou, o que posso fazer? sou muito putinh@ da Fabiola, nem sei explicar, mas gosto tanto dela, e pensar que a "bichinha" nem a chance de disputar vaga pra Tokyo terá. Porque é óbvio que o paneleiro levará para VNL, a lagartixa albina da Macris (merecido), a senadora Pani Lins e Roberta, nada contra Macris, mas como me dá raiva esse endeusamento exagerado em cima dela, já teve surtado que a colocou no mesmo nível e até acima da Fofão, Pani Lins tá no automático há séculos e Roberta é fraca, mas é extremamente humilde e simpática, não gostava dela, mas fiquei encantado com sua leveza de espírito em uma entrevista no canal do Saque Viagem, que nem assisto mais, pois aquela japa que apresenta é bem chatinha e mimizenta.

    Pelos NÃOS (merecidos) dados ao Paneleiro esse ciclo inteiro, é óbvio que ele vingativo como é, nem cogita levar minha Fabíola para VNL. Mas ela como uma mulher vivida, sem mágoas e vitimismo não fará nenhum textão e muito menos drama por isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O adiamento olímpico foi terrível para Fabíola \: O ano dela era 2020.

      Eu vejo perfeitamente Roberta entrando bem nas inversões e não Pani Lins.

      Tenho um pé atrás com Macris pela pane que deu no fim do jogo mais importante de 2019 para o Brasil - contra RDOM no PO. Qualidade técnica ela tem, falta agora fortalecer o psicológico pq assumir as mãos da seleção na Olimpíada traz uma pressão violenta.

      Vanessa Kiyan do Saque Viagem é chata mesmo; Rafael Zito é mais de boa. Agora eles têm um programa chamado 'Golden Set' que traz rodadas de anônimos amantes do vôlei resenhar os jogos. É legal de assistir.

      Excluir
    2. ...para* resenhar...

      Excluir
    3. O povo do Rio não consegue engolir que seu time ficou em quinto lugar e Fabíola para choca está fora de Tóquio kkkkkkk
      Vão começar pedir as Basculhos Amanda e Juciely na seleção... é muito despeito com as finalistas Minas e Praia....

      Excluir
    4. Eu não torço pras suvaqueiras, ô ornitorrinco! Minha simpatia se resumia apenas a Josefa Fabíola.

      E sobre a Songamanda e Jucycreide, a primeira não tem nível nem pra seleção de Pan e a segunda desperdiçou a chance da vida dela naquele erro de saque no tie break contra as chinesas em 2016.

      Excluir
    5. Que o ZRG não me leve Whomanda pra Tóquio só pra sacar como ele fez no ciclo todo.

      Excluir
    6. Se bem que foi muito admirável a postura dela no Mundial ao ficar no Japão com a seleção para ajudar nos treinamentos mesmo depois de cortada pela Natália mais uma vez manca. Eu teria voltado para o Brasil sem pensar duas vezes.

      Excluir
    7. Tá @putinh... Mona...
      Pq seu timeco não chegou nas Semis...e essa Pata Choca da Fabíola que fique longe da seleção!!

      Excluir
  12. Assisti uma parte do jogo, em algum momento a Tandara jogou de ponteira?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela jogou o 3º set como ponteira.

      Excluir
    2. E foi melhor no passe do que as ponteiras de ofício do time /sofro.

      É um exemplo como Tandara e Brait sempre se entregam 100% para o Oz. A líbero nunca sairá do time, mas acho que tá na hora da oposta fazer carreira no exterior. Tandara já está com 32 anos e a explosão que tem no ataque não irá durar muito tempo. Se eu fosse ela, iria pra China novamente caso venha oferta para terminar o campeonato local já que não conseguiu em 2018/2019 pela lesão no tornozelo. Depois de finalizado o Chinês, sempre tem algum clube europeu interessante precisando de uma boa oposta para os playoffs. É o que a Lippmann está fazendo. Tandara cairia muito bem no Novara no lugar da Smarzek. A brasileira seria uma opção mais segura do que a instável Karakurt.

      Excluir
    3. Fora que a Tandara já conquistou tudo aqui no Brasil. É agora ou nunca hora de alçar voos maiores lá fora. Acho que dá para conciliar a filha pequena com a carreira no exterior. E ela que não me vá para o Bauwho como estão falando kkk.

      Excluir
  13. Luizomar, por favor! Vamos montar um time bom e sem estrangeiras caras que não vão render!

    Opostas: Tandara e Tainara
    Ponteiras: Garay, Jaqueline, Michele Pavão, Drussila e Sonaly
    Centrais: Mayany, Valquíria e Lorena ou Lays
    Levantadoras: Roberta e Bruninha
    Líberos: Brait e Kika

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roberta confirmada no Radom da Polônia.

      Excluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)