Com 57 pontos em 2 jogos, Stysiak comanda vitória do Scandicci sobre o Monza

Hoje foi dia de confronto entre dois times do suposto G5 italiano: Scandicci e Monza, respectivamente 4º e 5º da última edição quando ela foi cancelada. A expectativa era de um jogo equilibrado e até foi, mas eu fiquei com a sensação de superioridade do Scandicci do início ao fim. E não deu outra: 3 sets a 1 (25-22, 25-21, 25-27 e 25-21) para o time da casa.

Mais uma vez em uma grande partida da polonesa Stysiak, dona de 28 pontos, média superior à partida anterior. São 57 pontos em duas partidas, um número impressionante para um início de temporada! Já é a maior pontuadora do rápido torneio e a bola de segurança de Camera, levantadora reserva que vai jogar por um tempinho ainda, Malinov passou por uma cirurgia no joelho.

Scandicci garantiu sua participação no Final Four de Vicenza ao bater o Monza (Foto: Savino Scandicci)


Courtney assume o passe, Pietrini é a ponteira de definição e as centrais são menos utilizadas mesmo. Stysiak recebeu mais que o dobro de bolas de Courtney, por exemplo, o Scandicci se estrutura confiando na definição da polonesa!

E o Monza infelizmente é o time dos quase. Quase venceu, quase passou, quase classificou, mas não foi dessa vez e nem de nenhuma outra antes também. Não tenho certeza se a escolha de Gaspari foi a melhor opção para o time da Lombardia. 

Orthmann é totalmente caçada no saque e também é a primeira e segunda opção dos levantamentos. Coitada, passa e já tem que atacar. Hoje Van Hecke ainda fez um jogo melhor, um ponto a mais que a alemã, mas não é prioridade na distribuição. Primeiro Orthmann, a que mais passa e mais recebe bolas.

Orro também não fez um bom jogo, é só início da temporada, mas já acende o alerta para a seleção. O que mudou no terceiro set foi o desempenho do Monza no saque e mais poder de fogo com Meijners, que nem foi bem hoje. Mas Begic compromete muito no ataque, não dá para ter uma exímia passadora se você não tem uma oposta de segurança. Begic passa pouco e ataca pouco.

Principal escolha das levantadoras do Monza, Orthmann é também a passadora mais caçada pelo saque adversário (Foto: Saugella Monza)


Squarcini é a sensação do time, ninguém esperava atuações tão boas dela! Quando Danesi retornar à titularidade, Heyrman que se cuide, porque jogou bem mal hoje. E nisso, deu Scandicci, que já era o favorito.

Agora sim, são os quatro favoritos ao título: Conegliano x Scandicci, Busto x Novara. As semifinais acontecem em Vicenza, no próximo sábado e a decisão será no domingo.

Supercopa Italiana - Quartas de Final

Savino Del Bene Volley 3 x 1 Saugella Monza (25-22, 25-21, 25-27, 25-21)

SCA: Stysiak 28, Popovic 9, Pietrini 13, Lubian 13, Courtney 11, Camera 1 e Merlo (L). Sub: Markovic 1, Drewniok 1, Bosetti L.

MON: Squarcini 12, Heyrman 7, Van Hecke 18, Orro 3, Begic 9, Orthmann 17 e Parrocchiale (L). Sub: Meijners 5, Obossa, Davyskiba, 

Semifinais - 05/09

13h00 - Conegliano x Scandicci
16h00 - Busto x Novara

Comentários

  1. Bônus para a seleção alemã, a evolução da Orthmann é impressionante!!! Hoje ela começou o jogo muito bem, mas depois começou a ser massacrada pelo saque adversário e bem marcada pelo bloqueio. O Monza tem um time bom, só faltaria uma exímia passadora.

    Stysiak bem destruidora (Smarzek que se cuide na seleção pra não perder a saída de rede). Courtney bem versátil hoje: bom passe, boa defesa, bom bloqueio, bons ataques em momentos importantes. Pietrini super cassada no saque, foi amortecida, mas fez um bom jogo. Lubian é uma ótima central (bônus pra seleção italiana), têm bom bloqueio, ataca pelo meio e china atrás. Popovic fez a parte dela.

    Algo que me chama a atenção até aqui é o nível altíssimo das líberos italianas, impecáveis. Jogos de excelente nível, um volume de jogo absurdo, com grandes defesas em vários momentos dos jogos.

    Outra coisa interessante: os saques são verdadeiras porradas. Todos os times tem pelo menos uma jogadora com saque viagem. A maioria delas dificilmente erra o saque. Chamo a atenção nesse fundamento para Hancock e Herbots (Novara), Guerra e Enweonwu (Firenze), Van Hecke e Orthmann (Monza), Stysiak (Scandicci), Mingardi (Busto) e Egonu (Conegliano). Verdadeiras pauladas na bola, fico impressionado.

    Esse final four promete.

    ResponderExcluir
  2. Assim como o anônimo das 22:26, também fiquei impressionado com o nível alto de saque dessas equipes. várias passagens de saque com 3 ou 4 pontos diretos de ace. Até as levantadoras têm saque viagem pesado. Especificamente nesse jogo, também amei a atuação das líberos, especialmente da Merlo que domina o fundo de quadra do Scandicci. Um pena que o time do Monza não é equilibrado. Parece que só a Orthmann e Van Hecke têm poder de fogo. E a primeira só não rende mais pq tem que passar o tempo todo. Squarcini fez um ótimo jogo mas depende muito da distribuição mais regular da Orro (particularmente não curto muito ela). Achei que a Camera tá substituindo muito bem a Malinov. Errou poucos levantamentos, defendeu bastante e distribuiu com objetividade o jogo quando precisou. Enfim, as semi prometem.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)