Superliga: o fim sem campeão, a queda do ranking e o número inédito de estrangeiras

A Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) reuniu-se hoje (19) por vídeo-conferência com membros das 12 equipes da atual edição da Superliga e com representantes da Comissão de Atletas. Entre os assuntos discutidos estiveram o ranqueamento para 2020/2021, o aumento do número de estrangeiras para 3 e principalmente a definição da Superliga 2019/2020.

O fim da Superliga 19/20: 7 x 2 em votos

A favor: Praia, Sesc, Osasco, Barueri, Fluminense, Curitiba e Comissão
Contra: Minas e Bauru

Nesta pauta, votaram as oito equipes classificadas aos Playoffs da Superliga e a Comissão de Atletas. A proposta da CBV foi a de encerrar a temporada sem campeão e finalizá-la com a classificação atual. Algo importante que fica implícito nesta frase é que, provavelmente, a vaga do Campeonato Sul-Americano será dada ao Praia Clube, líder da fase classificatória, e a Supercopa seria disputada entre o Praia e o Sesc RJ (campeão da Copa do Brasil).

O que eu acho da decisão: Necessária. Não existe possibilidade de retomar a Superliga, tendo em vista que nos últimos dois dias os casos de Covid-19 no Brasil praticamente duplicaram. As atletas ficariam expostas a viagens e diversos profissionais, como comissões, equipe de arbitragem, gandulas, logística, limpeza e as outras atletas. Não tem condição, infelizmente.

Superliga termina sem campeão oficial, mas CBV considera classificação da fase classificatória, ou seja, Praia Clube em primeiro lugar (Foto: CBV)

A queda do ranking: 7 x 4 em votos

A favor: Praia, Minas, Bauru, Osasco, Barueri, Curitiba e Comissão. 
Contra: Sesc, Pinheiros, Fluminense e Flamengo. 

Nesta votação participam os 10 times que continuarão na Superliga (Valinhos e São Caetano serão rebaixados) e a Comissão. Lembrando que a discussão foi iniciada com a aprovação da manutenção do ranking na última semana por 5 x 4. Após manifestações de Barueri e Curitiba, que não tiveram voto computado por não estarem presentes, a votação foi refeita e Bauru alterou seu voto.

O que eu acho da decisão: Tardia. O ranqueamento de atletas é algo que não existe em nenhuma das 10 maiores ligas do mundo, o Brasil era uma exceção bizarra. Não faz o menor sentido manter um sistema que favorece a vinda de estrangeiras e prejudica a escolha dos times por atletas, podendo até forçar demissões. O ranking é arcaico e só serve para prejudicar as atletas que deveriam ter o direito de escolher o time e a liga em que atuarão, sem nenhum tipo de restrição.

Fim do ranking favorece que jogadoras como Thaísa e Macris possam jogar ao lado de outras selecionáveis específicas, como Natália e Gabi (Foto: reprodução)

O aumento de estrangeiras: 6 x 5 em votos

A favor: Praia, Minas, Bauru, Osasco, Curitiba e Pinheiros
Contra: Sesc, Barueri, Fluminense, Flamengo e Comissão

A maioria dos mesmos votantes do ranking optou por aumentar o número de estrangeiras de 2 para 3 na temporada 2020/2021. Notem que quatro dos cinco maiores times do Brasil, as equipes que têm maior investimento, votaram pelo aumento, excedendo o Sesc.

O que eu acho da decisão: Sendo bem sincero, não vejo como isso ser negativo. O aumento de estrangeira aumenta o nível da Superliga que, cá entre nós, caiu bastante nos últimos anos. Assim se formariam super times? Tomara, tomara que consigamos bater de frente com italianos e turcos como um dia conseguimos e não nos igualemos ao nível dos chineses (com todo respeito). 

Resultado de imagem para casanova bjelica
QUANTO MAIS MELHOR: aumento de estrangeiras dará mais possibilidades aos times da Superliga (Foto: Ricardo Buffolin/ECP)

Rejeito especialmente o argumento "e as jogadoras com futuro serão deixadas de lado". Se alguém realmente acha que as jovens jogadoras brasileiras têm sido valorizadas nos últimos anos, não está acompanhando o voleibol nacional. Aliás, times menores dão preferência a jogadoras experientes, que não frequentam convocações, e não jovens jogadoras. Não tem exemplo melhor do que as últimas temporadas do Fluminense. Times são negócios, empresas e quem deve apostar no futuro de suas jogadoras é a CBV e o técnico da seleção.

Particularmente me considero extremamente feliz com as alterações para a Superliga 2020/2021. É urgente que se aumente o nível dessa competição, a instabilidade dos times e a falta de renovação são provas evidentes disso. Triste pelo cancelamento da temporada atual, nunca saberemos quem será o campeão. Bem, que dias melhores venham e uma competição melhor também. 

Comentários

  1. Com certeza Gustavo realmente essas mudanças vem em boa hora pra elevar o nível da nossa liga. Só um detalhe Gustavo, no quesito ranking quem votou contra foram o Sesc Rio, Fluminense, Flamengo e Pinheiros e não Minas e Bauru. Dá uma olhada lá. Abraços

    ResponderExcluir
  2. Gustavo continua errado lá o Minas votou a favor da queda do ranking e não contra ....O Sesc sim votou a favor do ranking. Desculpa a dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sesc , Fluminense, Flamengo e Pinheiros são os clubes que votaram contra a queda do ranking. Bauru e Minas não.

      Excluir
    2. Aí meu Deus. Tem que se desculpar não, eu que sim. E obrigaaaaado ❤️

      Excluir
  3. 'aumento de estrangeiras dará mais possibilidades aos times da Superliga'... e o investimento na base, a renovação que vocês tanto pedem... as novinhas que lutem! se elas já não tinham espaço quando só era possível duas estrangeiras, agora então que serão 3...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele gosta de novinhas.... safado!!!

      Rapaz, as novinhas não tem que lutar, tem que jogar vôlei e ser phoda. Alguma novinha aí fera mesmo ou a maioria é meia boca?

      Época do Rexona Paraná foi uma baita legião: Érika, Elisangela, Raquel... Chegaram chegando... Tem novinha com essa personalidade hoje em dia? Só Gabi e Natália chegaram com fama, mas levaram tempo para se consolidar e ainda dão uma amarelada na hora H.

      Falta personalidade para essas novinhas..... Egonão brilha numa liga onde só brilha as estrangeiras..... Bosko botou Brako no banco com 18 anos. Ninguém vê uma novinha no Brasil botando a pica na mesa, digo, na quadra....

      Daqui a pouco vem gente pedir cota para novinha......

      Excluir
    2. Bem lembrado, sobre Erika, Elisângela e Raquel, até hj não vi no Brasil novinhas com essa categoria.

      Excluir
    3. Das novinhas só vejo com potencial pra crescer e muito a Kisy. Essa menina se bem trabalhada, será uma baita jogadora. Que não fique só na eterna promessa, em nome de Jesus.

      Excluir
    4. Erika, Elisângela e Raquel tinham entre 17 e 19 anos, mão pesadíssima (não essas pantufas de hoje em dia rsrsrs). Assumiram titularidade, botando várias no banco como Estefânia, a holandesa Brinkmann..... Chegava na hora H, eram protagonistas, não arregavam. A Raquel teve um momento fenomenal na seleção, depois foi caindo de produção e perdeu visibilidade.

      Excluir
    5. Rodrigo, o aumento de estrangeiras não impede que tenhamos renovação. Aliás, nos últimos anos estamos vendo uma liga enfraquecida e as novinhas no banco. ZRG só fez de Barueri um time de jovens pq perdeu o patrocínio, não foi por preocupação com o futuro do voleibol brasileiro.

      A Itália conseguiu renovar com altíssima qualidade tendo muitas estrangeiras em seu elenco. Por que? Porque a FIPAV interviu, criou o Club Italia e Marco Bonitta teve coragem de apostar nessas meninas.

      Sou muito crítico a Bonitta, mas se não fosse nomes como o dele e de Marco Aurelio Motta aqui no Brasil, não teríamos a geração bicampeã olímpica que temos hoje.

      Excluir
  4. Quero só ver essa tal instabilidade dos times...

    ResponderExcluir
  5. Que derrota constrangedora para a cúpula da cariocada formada por CBV, Bernardo e asseclas, pondo fim a ao menos um de seus conchavos estapafúrdios. Desafio deveria ser obrigatório em todo e qualquer jogo, além de se proibir primeiro e segundo árbitros e juízes de linha domésticos.

    ResponderExcluir
  6. Acho que poderiam aumentar a quantidade de clubes na superliga, 13 ou até 14 como foram nos anos de 2013 a 2015, ainda que nem todos os times tenham condições financeiras de arcar com um time competitivo. Que seja um "Valinhos", "São Caetano" ou até os primeiros colocados da Superliga B que possuem um time com condições minimas de disputar um campeonato desse porte. Temos muitas jogadoras boas por aqui e temo que elas percam espaço com essa mudança do regulamento. No mais acho que a gente tem que respeitar opiniões contrárias a nossa, vou citar dois nomes que vem sendo muito criticados: Bernardinho e Drussyla. Eles de fato acreditam que o ranking é justo e necessário, o primeiro já fez e faz muito pelo nosso voleibol e por mais que não ache legal algumas atitudes dele, também não acho justo o título de vilão que lhe foi dado. Quanto a Drussyla, ela expôs, de uma forma meio grosseira ok ok, a opinião dela e de algumas atletas como deu pra perceber no post do Tabach. Honestamente não a julgo, porque o que eu li de comentários ridículos sobre ela foi pra fazer passar raiva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vi o vídeo da moça, mas acertei! Se vc está dizendo que foi meio grosseiro, eu tenho certeza que foi grosseiro e meio. Esse politicamente correto já deu o que tinha que dar..... Ngm tem que passar a mão na cabeça de quem defende algo que prejudica maciçamente a geral. Ngm tem também que passar a mão na cabeça de grosseira. Ser grossa e barraqueira definitivamente não tem que ser aplaudido. Vir de favela não é justificativa. Se fazem comentários "ridículos" sobre a Drussyla, ela é 100% auto-responsável por isso.

      Excluir
    2. O que ela utilizou de argumento foi que "pensando nela, nas futuras gerações e nas atletas não ranqueadas" o ranking ajuda a manter o equilíbrio e que com isso elas podem jogar em clubes que pagam um salário compatível ao que elas merecem, argumentou também que são 10 atletas ranqueadas para 5 clubes com orçamento que permitem a contratação das mesmas e que elas saem do país por opção própria e não falta de mercado. Depois debochou das pessoas que estão criticando ela. Acha que isso é justificativa para comentários maldosos?

      Excluir
    3. Bom, quem fala o que quer, ouve o que não quer.... Se ela debochou de quem critica ou pensa diferente dela, que esteja sujeita aos comentários...
      Atleta tem que ser exemplo, não barraco!!
      Ademais, há um coro há anos pelo fim deste ranking que é unanimidade como sendo não benéfico. Ela vai lá e defende o que é melhor pra ela e o "baixo clero", quer nivelar para baixo. Superliga é Superliga. Elevar o nível faz com que as medianas busquem seu espaço dentro de quadra.

      Excluir
  7. Afinal, Bauru votou contra ou a favor do Ranking? Ele está nas duas opções

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na primeira votação foram a favor mas já na segunda foram contra

      Excluir
    2. Bauru na primeira votação que gerou polêmica votou a favor do ranking porém nessa segunda reunião o Bauru mudou de ideia e votou pela queda do ranking dando 7 a 4 no placar. Sesc , Fluminense, Flamengo e Pinheiros são os clubes que votaram contra a queda do ranking. Pra esses 4 clubes o ranking continuaria.

      Excluir
  8. Sério que estão querendo tirar ou já tiram o titulo do sul-americano do minas pra dar ao praia ? se for vdd nada haver ....

    ResponderExcluir
  9. No insta tão comentando que o Praia quer a Amanda de volta, eu no lugar dela não iria pq ele tão fazendo com ela o mesmo que fizeram com a Claudinha na primeira oportunidade que tiverem chutaram ela é agora querem de volta ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amanda não foi chutada. Nenhum clube é obrigado a renovar o contrato com atleta. Amanda foi dispensada por ter feito uma fase final de Superliga muito fraca. Logo ela, a ponteira de composição do time, tinha que jogar escondida na recepção. Garay e Suellen que lutassem. Aliás, temporada passada ela também estava péssima em Barueri e também foi dispensada.

      Excluir
    2. Amanda não foi dispensada no Barueri se informem, ela saiu pq eles diminuíram o investimento, assim como a Dani, Thaisa e Natinha.

      Excluir
    3. Mas seria dispensada mesmo que mantivessem o investimento. Ou vc acha que depois da temporada pífia que ela fez iriam renovar com ela.

      Excluir
    4. Sim acho que renovariam sim, até pq Amanda é muito melhor que a Maira.

      Excluir
    5. A Amanda foi a melhor ponteira dessa temporada!

      Excluir
    6. Ela, assim como muitas jogadoras, rendem bem mais no Sesc Rio, vdd seja dita.

      Excluir
    7. A Amanda evoluiu muito, foi lindo ver o rápido entrosamento dela com a Fabiola, pra mim do time titular do Rio só não renovaria à Milka e a Drussyla, efetivava a Larinha de titular e aí atrás de uma ponteira de definição estrangeira.

      Excluir
    8. Praia é burro de querer Amanda de volta, sendo que agora poderão ter 3 estrangeiras e o clube é o mais rico do país do lado feminino. Deveriam renovar com Martinez, Garay e Carol também, investindo em uma outra ponteira e central estrangeiras, dispensando Wal ou Fran, por exemplo. Como a retardada da Brait não abre mão do time falido de Osasco, Praia podia tentar uma outra líbero e uma levantadora aqui mesmo no Brasil...sei lá...tira a Natinha e Fabíola do Rio...

      Excluir
    9. Sim, concordo com o último anônimo. Praia continuando a pensar grande e fazendo escolhas acertadas nas contratações conseguirá bater de frente com o Minas que certamente investirá mais para a próxima temporada devido à participação no Mundial, sendo que já está com Thaísa, Macris e Leia, melhor central, levantadora e líbero do pais, respectivamente, praticamente renovadas.

      Excluir
    10. Eu acho que não vai sair do Rio ela deu uma entrevista praticamente que só saía do Rio se o Bernardinho a dispensasse ou assim, mas enfim o Praia tem mais dinheiro né por isso nunca de sabe e a Natinha vai renovar

      Excluir
    11. ^ * Eu acho que a Fabiola

      Excluir
    12. Respeita a jogadora, seu mané. Se o Osasco é um time falido, imagine o Chacota Clube que ano após ano gasta rios de dinheiro (vendendo anti-chulé) e só passa vergonha, a sorte dos praieiros é que com o cancelamento da SL, esse timeco ridículo foi poupado de outro fracasso. Título de SL até o São Caetano tem e agora mesmo falido ainda é muito mais relevante que o Morre na Praia.

      Excluir
    13. Quem vem passando vergonha é o osasquinho que não ganha nada há quase uma década e vem errando feio na contratação das estrangeiras. Tá um mico só! kkkkk

      Excluir
  10. Não vai mudar em nada essa história do ranking. Acho que é muito mais choradeira de algumas atletas. Não acho errado terem travado essa luta, mas é certo que estão pensando apenas nelas mesmas. É só ver que não pensam no volei brasileiro quando pedem dispensa da seleção.

    ResponderExcluir
  11. Penso que nossa Superliga subirá o nível! É que agora, em campeonatos mundiais, poderão competir, de igual p igual, com equipes turcas e italianas! Só tenho uma dica p CBV que crie um equipe de juvenis p disputar a Superliga, como fez a Itália, que revelou muitas atletas p o mundo, exemplo Egonu, Pietrine e outras...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simm! Por que não criam logo esse clube de meninas da base para disputar sempre a superliga, só de ter a oportunidade de disputar a superliga já seria incrível, só previsava de um patrocinador ou a própria CBV poderia bancar via Banco do Brasil.

      Excluir
  12. Pessoal, verdade que a Fawcet vai se aposentar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voloch publicou há pouco que após liberada, ela decidiu sim encerrar a carreira

      Excluir
  13. A decisão das estrangeiras foi muito acertada, só assim para ter chance de ganhar um Mundial novamente. Quanto ao ranking, não fazia sentido nenhum existir, o equilíbrio só irá existir a partir do momento que aparecerem mais times com maior investimento, ou os times que já existem conseguirem maiores investimentos e parceiros: é uma coisa tão óbvia isso, nenhum time com baixo investimento consegue ganhar título.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minas está negociando a Drews! Quem será que vai ser mantido e liberado? Acosta e a Raba devem permanecer? Libera Sheilla ou Bruna?

      Excluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)