A vergonha de Bauru, a freguesia do Minas e o grande confronto final

Que os fãs de Bauru me perdoem, mas eu senti vergonha pelo time ontem. Foi constrangedor assistir os dois primeiros sets de um adversário totalmente superior que parecia enfrentar um time amador. Até mesmo as aguerridas seleções africanas, que têm jogadoras com jornadas duplas e semi-profissionalismo, fariam melhor diante daquele cenário. 

Fabíola enfrentou ex-time pela primeira vez em uma decisão e devolveu a eliminação que Bauru deu ao Rio na semifinal da Copa em 2019 (Foto: Priscila Nóbrega/Sesi Bauru) 


Não é possível que um time com duas ótimas passadoras como Sarah Wilhite e Gabi Cândido estoure tantos saques flutuantes dessa forma! Bauru não flui, não desenvolve seu jogo contra os grandes, joga freio, preso e parece ser sempre inferior. Vem sendo, tem todo o respeito por ter chegado às semifinais no ano passado, mas só a história não garante respeito. 

Tenho tentado não criticar Anderson por não achar que a culpa era dele, mas já começo a chegar à conclusão contrária. Não é possível que em um desempenho horrível como o de ontem a culpa seja de todas as jogadoras! O passe não existe e por consequência 'mata' Dani Lins, que também comete alguns erros no levantamento. Não dá para culpá-la totalmente, o ataque do time é ruim, a defesa é fraca, o bloqueio é mediano. 

Bauru tem time para brigar com os grandes e bateu Osasco, um bom rival. Mas se quer ser um time grande, não adianta só montar elenco, é preciso pensar e principalmente jogar como um.

Chegamos então ao Minas. Diferente de boa parte da torcida, eu vejo o trabalho de Nicola Negro até como bom. O elenco do atual campeão é muito inferior ao dos principais rivais e mesmo assim ele está lá em cima, atrás deles. Mas o Praia é o calcanhar de Aquilhes do Minas nessa temporada, como o Minas foi o do Praia na temporada passada. Falta ao Minas o que sobra no Praia: oposta.

Mas Sheilla deu um brilho de esperança na torcida ontem, em seu melhor jogo desde que voltou às quadras. Não sei se já é hora de pedi-la como titular, afinal ela soma mais jogos ruins do que bons e nesse quesito Bruna já mostrou mais trabalho. Mas acredito que sua titularidade passa ser a opção imediata caso a companheira de posição não funciona. Que pena e que triste para Bruna, mas que jogo horrível fez a oposta ontem. Foram 3 ou 4 pisões na linha, erros bobos. 

O Minas ainda se salvou por um ótimo desempenho de Sheilla, Acosta e Thaísa. O Praia é um time que saca muito bem e quem melhor consegue amortecer Thaísa, seja no bloqueio ou na defesa, e é aí que Macris encontra dificuldade. Acredito que com a chegada de Rabadzhieva e o crescimento de Acosta e Sheilla, o Minas torne-se extremamente perigoso. Mais no passe do que no ataque. 

Minas perdeu para o Praia pela 5ª vez em 6 jogos (Foto: Hyago de Paula/MTC)

O confronto final

Em 2019, a Copa do Brasil teve a mesma final na Superliga. Aliás, os mesmos semifinalistas e ainda repetiu a eliminação do Sesc Rio pelo Bauru. Acho que Bernardinho e a diretoria do Rio aprenderam, diferentemente de Osasco que contratou duas ótimas opostas e esqueceu das pontas. O time do Rio é eficiente, compacto e defende muito bem. Fabíola vinha em uma temporada excelente por Bauru e mantém o nível no Rio e a melhor oposta do país também joga por lá. Eu gosto muito de Peña, acho até que a dominicana é pouco valorizada, mas ela não costuma ceder em jogos importantes. E se alguma coisa sair do controle carioca, a Juciely é praticamente garantia na china.

Por outro lado, o Rio ontem deu uma sentida com Natinha no passe e deu um alerta importante para os adversários sobre onde é bom efetuar um saque eficiente contra o Rio. Mas eu acho o time mais compacto da liga até agora, embora o Minas discorde. 

E também espero que o Praia faça um jogo melhor do que o encontro com as cariocas no turno. O mérito das uberlandenses é ter jogadoras boas em todas as opções, inclusive no banco fortíssimo que tem o time. Sofre com ausência de um titular e nisso se equipara ao Rio, Fawcett aqui, Drussyla lá. Mas como eu disse, seu banco é muito bom e Pri Daroit faz bons jogos na titularidade. Mas quem está sobrando por lá é Martinez, maior pontuadora da semifinal. A facilidade que a gigante de 2 metros tem para virar uma pipe é absurda! E é com ela que as levantadoras do Praia contam em qualquer situação necessária para a definição.

Eu sinto um pouco de falta de mais bolas de meio do Praia e também tenho uma percepção de que Ananda vinha acelerando mais do que Claudinha. Mas claro, a titular voltou de lesão há pouco tempo. Acho ótimo o crescimento de Laís, vem se mostrando cada vez melhor na defesa, mas não sei se segura o suficiente para o bom saque do Rio. Acho bonito o sistema defensivo que Paulo Coco monta, o posicionamento dos bloqueios é muito eficiente para amortecer e é nessa mãozinha voando que as ponteiras do Rio gostam de atacar. Uma chave para esse jogo é Fernanda Garay, que se puder atuar próximo de seu melhor, é capaz de liquidar a partida pelo Praia. 

Que vença o melhor! :)

Tandara foi o destaque do Rio na vitória contra o Praia Clube por 3 a 0 no turno da Superliga (Foto: Dentil Praia Clube)

Comentários

  1. Sheilla é a G.O.A.T., e isso incomoda a concorrência. Fez a HORRORnório voltar antes do tempo pra prejudicar o time e ter uma justificativa para ser a titular do time até o final da temporada, o que beneficia diretamente José Roberto Guimarães, que já declarou que gostaria de contar com a oposta em sua última Olimpíada como técnico da seleção feminina. Nos times do Brasil, Sheilla só não seria titular em Osasco nem no Praia Clube, por esses times terem opostas estrangeiras em seus plantéis. Quanto à Bruna, uma reavaliação médica poderia indicar de vez se ela está ou não apta a jogar, porque o que fica evidente é que ela perdeu potência de ataque após a cirurgia, em nada lembra a jogadora das duas últimas temporadas. Mas ainda acredito que o que fez a oposta do Minas chegar onde chegou foi o fato de jogar com duas especialistas em jogos grandes (Gabi e Natália), e a Bruna fez sua fama às custas das duas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Bruna Honório é uma oposta que só joga quando o passe está na mão. Com as ponteiras atuais do Minas, em especial a Lana, nem a Macris consegue salvar. Scheilla tem muito mais técnica e sabe se virar com pepinos. Tem que jogar mais vezes para ganhar mais ritmo e potência.

      Excluir
    2. Horrornório ahahhahahaahahh

      Excluir
  2. A Deja Mcclendon foi alvo de tantas polêmicas: não segurava passe, ataque ruim... Mas o que ta fazendo a Sarah Wilhite....... a temporada no Brasil ta sendo péeeesima pra ela, impressionante a mulher ta uma negação... A Deja tava jogando bem melhor que ela....

    ResponderExcluir
  3. "Eu sinto um pouco de falta de mais bolas de meio do Praia e também tenho uma percepção de que Ananda vinha acelerando mais do que Claudinha. Mas claro, a titular voltou de seleção há pouco tempo."

    Gu, acho que vc quis dizer "a titular voltou de LESÃO há pouco tempo".

    Obrigado por dar atenção aos nossos campeonatos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu Deus, de onde eu tirei seleção? ^^"

      Obrigado pela correção <3

      Excluir
  4. Praianas 5 X 1 Leiteiras kkkkkk

    ResponderExcluir
  5. Espero que Zé Panela não faça "a louca" e esnobe a rainha europeia Fabíola pela decadente Dani Lins, acho que o único jogo descente de Dani Lins após Londres 2012, foi a final do GP 2016 na nossa vitória sobre as chicleteiras.

    Macris é uma jogadora muito superestimada, ela quando se perde em uma partida, acaba com o time, mas mesmo assim a quero junto da Fabiola em Tokyo 2020.

    Como as pessoas se incomodam com a Tiffany jogando SL feminina, Tiffany é uma das piores jogadoras que vi jogar nos últimos tempos, simplesmente medonha.

    Desde já estou rezando para que Paulo Cocô não seja jamais cogitado como sucessor do Zé Panela como técnico da seleção brasileira, antes Ruimzomar. #medo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho o Paulo Coco mais ousada e mais autônomo do que o Zé. Eu gosto desta sucessão. Só não seria a preferência se tivéssemos um Março Aurélio ou um Rizolla, ou algum outro estrangeiro.

      Excluir
  6. Sobre o Bauru concordo com tudo que foi escrito e coloco uma ênfase maior ao péssimo jogo da Dani Lins, sim não há passe, mas quando havia ela também cometia uns erros bobos. Parece que há boas jogadoras no elenco mas que estão desconfortáveis...

    Obs: e a Adenizia entrando de ponteira, por mais que o Anderson tenha tido a intenção de aumentar o bloqueio, nunca vi estratégia mais furada. Uma ousadia sem técnica e sem objetivo... Estranho!

    (Se considerar está temporada Dani está fora da briga por seleção. Macris e Fabíola deveriam ir, o Zé falou que estiver melhor vai...)

    No Minas deu gosto de ver Sheilla e Thaísa jogando bem novamente. Uma pena a falta de uma ponteira pra ajudar, Lana é mediana, caberia em times menores.

    (Pra seleção levaria Sheilla como oposta reserva, a experiência pode ajudar bastante, principalmente na inversão.)

    ResponderExcluir
  7. O Sesi parece um time amaldiçoado, só pode! Não engrena de jeito nenhum. Quanto tem um bom elenco o técnico não ajuda ou vice versa. Concordo que a Wilhite no geral tá pior do que a Déjà, a mulher parece sempre apavorada em quadra. Anderson tá se achando a bala que matou Tancredo Neves, arrogância maior do que talento. Tenho certeza que não dura mais uma temporada.

    ResponderExcluir
  8. Natinha mandou um beijo pra Suellen e Laís. :)

    ResponderExcluir
  9. O grande problema está na diretoria do SESI. Desde que Jaque, qdo jogou lá, causou a demissão do então técnico naquela época ( que eu esqueci o nome ), penso que quem manda lá são as jogadoras que recebem mais.
    O último grande elenco ( mesmo antes da fusão ), foi em 2012 com Sassá, Carol Albuquerque, Fabizona, Dani Lins, Elisângela. Depois disso virou um celeiro para atletas que não querem se preocupar com resultados por uma temporada, jogar sem pressão e comando e poder descansar das cobranças um pouco.

    Esse atual time lembra muito a Seleção Russa: no papel parece ótima, mas na prática o time não tem comando e cada jogadora, tentando ou querendo fazer seu melhor, está puxando o barco na sua direção boa, porém, tá cada uma remando pra um lado, não tem ngm que una as forças e reme todas na mesma direção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembrei da final da Superliga 2013/2014, o Rio de Janeiro foi campeão e convidou o Sesi para comemorar em churrascaria. Todo o time do Sesi (vice) foi na churrascaria, duvido que se fosse o contrário o Bernardinho e as jogadoras do Rio de Janeiro iriam comemorar o título do outro time.

      Excluir
  10. Conversei bastante com o Zé ontem, principalmente sobre o excelente momento das mais experientes. Quem estiver melhor vai, e sim ele disse que sim gostou muito da Sheilla, Fabíola e Tandara nas semi final da copa do Brasil.

    ResponderExcluir
  11. Senti pena do Sesi Bauru. Anderson só funciona em time pequeno, a diretoria deveria ter trocado de técnico no início da instabilidade. Me respondam: PODE TROCAR DE TÉCNICO AINDA OU NÃO MAIS? Salve-se nessa equipe somente Polina, que já não está mais conseguindo fazer milagre sozinha. Eu esperava mais da Dani Lins, é uma jogadora experiente, podia levar ao menos um pouco mais de calmaria à equipe. Quanto a americana Sarah a acho até esforçada, mas é o primeiro campeonato por clubes que se tem exigido mais dela e vejo que a mesma sente a pressão. Gabi Cândido é muito instável, meu Deus. Nunca gostei da Tássia, está abaixo de mediana. Centrais péssimas. Tiffany, pela questão hormonal, perdeu potência e explosão física que era a ÚNICA coisa que tinha, não domina nenhum fundamento. Engraçado que agora ninguém fala mais nela né? Bando de hipócritas as jogadoras que criticavam, quando perdiam diziam que era desleal rsrs.

    ResponderExcluir
  12. Tandara fez 40 pontos na final ontem. Ela será a oposta principal da selecao com certeza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara que não sofre nenhuma lesão até lá. A tríade Gabi/Natália/Tandara é nossa esperança de medalha em Tóquio.

      Excluir
  13. Será que o problema do Praia Clube é o mesmo problema do Sesi Bauru e Osasco ?? Ou seja o técnico ??
    Como que é possível um time abrir 9x2 e levar uma virada daquelas ?? kkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ué, isso acontece. Como o Brasil perdeu em Atenas, ganhando por 24 a 19? Como o Osasco perdeu a semifinal para o praia quando vencia um set por 8 pontos de diferença? São coisas do esporte. Ainda mais num começo de set. O Rio se encontrou e pronto. O maior problema ontem foi que Tandara estava iluminada e que o praia não conseguiu para-la. Jogou bem, mas com isso não deu...

      Excluir
    2. Pq o Paulo Coco não tentou jogar com a Ananda?? Ela ta lesionada ??
      A Claudinha nos momentos cruciais só erra, no mundial no tie break contra o Tianjin foi a mesma coisa

      Excluir
    3. Ele não tinha a Fawcett para fazer as inversões, pois estava machucada. Tentou até num momento com a Monique, mas perdia muito no ataque sem a Martinez

      Excluir
  14. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. Fico agradecido por vcs comentarem aqui e vocês são livres para criticar quem quiserem. Mas, por favor, façam isso com respeito às jogadoras.

      Excluir
    3. Não acho que a Claudinha jogou mal. Ela errou sim aquela última bola. A bola estava em condições de fazer o levantamento e ela tentou arriscar uma bola de segunda, que naquele momento não era a escolha mais adequada. Acho que o time cresceu bastante depois que ela foi efetivada como titular.
      Fabíola também não fez uma partida brilhante. Sua sorte é que o jogo foi simplesmente empinar bola pra Tandara e comemorar. Mas, ainda assim, foi superior a Claudinha.
      Tenho pena de quem se ilude com a Juma. Totalmente previsível e, por vezes, imprecisa nos levantamentos.

      Excluir
    4. Mas o Zé teve razão em chamar ela de burra sim, aquela temporada em que o Praia foi campeão não foi por méritos da Claudinha mas sim pq a Gabi já tava com a cabeça no Minas e não quis jogar, tanto que depois dessa temporada a Claudinha só tem piorado.
      Zé um técnico tri olímpico chama uma jogadora de burra quem somos nós pra contrariar kkkkkk

      Excluir
  15. Fabíola praticamente garantindo a vaga para Tokyo, pois vejo Tandara extremamente desconfortável com as bolas de Macris, Tandara em suas melhores pontuações sempre foram nas mãos ungidas da pastora. Mas calma fanfic chata da Macris, tem vagas para as duas em terras nipônicas. Dani Lins e Roberta bem atrás, não deveriam nem ser cogitadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que o Zé vai levar as duplas Tandara/Fabíola e Scheila/Macris nas Olimpíadas. Aproveitar o entrosamento dos times. Se a Scheila não crescer, tem que ser Rosamaria (que vem crescendo na Itália) ou Lorenne (que está sentindo a pressão atualmente e caindo de rendimento).

      Excluir
    2. Também acho que Fabíola e Macris se complementam. A primeira sabe usar muito bem as bolas altas para pontas e bem empinadas para oposta, mas é mais lenta e tem dificuldade com centrais. Já Macris usa e abusa das centrais e das bolas rápidas, mas levanta bolas mais baixas para as extremas. Cada uma pode ser importante num determinado momento do jogo.

      Excluir
    3. Então a Fabíola será mais útil. Jogo complicado é bolão para as extremas.

      Excluir
  16. O maior erro desse ciclo olímpico foi o Zé ter deslocado Rosamaria pra ponta, ele matou a jogadora, fico puto até hoje com isso. Rosamaria poderia estar o ciclo todo jogando como oposta, mesmo em clubes e evoluindo e aí teríamos uma oposta de segurança na reserva. Independente da escolha do Zé hoje só serão apostas, nenhuma estará segura. Lorene não tem bola pra olimpíada e se não buscar melhora deixa a vaga em aberto para o próximo ciclo. Scheila fez somente 1 bom jogo na temporada, sabemos agora que ela só ficará no truque, que nem sempre resolve, já que a mão é de pantufa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bebê, Sheilla mesmo se estivesse grávida de outras gêmeas seria melhor jogadora que Popcornmary, essa sim jogadora de lua, até Lorenne passa mais confiança que Rosa.

      Excluir
    2. Meu Deus, Zé leva culpa até onde não tem, quem deslocou a rosa pra saída foi o Paulo Coco quando a Hooker foi contratada na temporada 2016/2017 aí sim o Zé usou ela em 2017 no Grand Prix como ponta, mais quando a rosa jogava em Campinas, ela era oposta!

      Excluir
    3. O Zé afirmou em entrevista que foi a pedido dela que a Rosa virou ponta, pq ela não era tão alta pra oposto. Eu vi ele dizer isso. O Paulo só continuou o que ele propôs.

      Excluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)