Guidetti chama holandesas de mimadas, critica Meijners e assume não ter convocado Ozsoy

Uma entrevista polêmica de Giovanni Guidetti está repercutindo hoje (06) em Apeldoorn, na Holanda, onde o técnico está com a seleção da Turquia para a disputa do qualificatório olímpico. Gigio deu declarações polêmicas ao jornalista WIllem Held, do neerlandês De Telegraaf. A principal delas criticando a seleção local.

Giovanni Guidetti deu entrevista criticando suas ex-comandadas (Foto: reprodução)

Mimadas!

"As jogadoras holandesas são um pouco mimados", diz Giovanni Guidetti, ex-técnico da seleção e atual concorrente com a Turquia. "Se esta equipe tem algum problema, as jogadoras dizem que a culpa é do técnico. Tive sorte porque, na minha época, tive sucesso na Holanda. Se não tivesse, as jogadoras provavelmente teriam me demitido, como fizeram com Gido Vermeulen e Jamie Morrison".

Elas são favoritas

Segundo Guidetti, há apenas um time favorito. "A Holanda, é claro, olhe para o sexto lugar no ranking mundial. Nós somos a décima segunda, isso é realmente uma grande diferença. Em 2018, a Holanda ficou em quarto lugar no Mundial com essa equipe. Sérvia, Itália e China terminaram acima da Holanda. Essas equipes não estão em Apeldoorn, certo? Então, quem é o favorito?"

Mas no ano passado, nas quartas de final do Campeonato Europeu, a Turquia venceu a Holanda por 3 a 0. Guidetti: "Você está falando de uma partida em Ancara (Turquia) quando 10 mil pessoas estavam torcendo por nós. A Holanda agora tem essa vantagem".

Falsa modéstia

Guidetti prega a Turquia como uma equipe 'oprimida'. "Se conseguirmos jogar contra a Holanda em Apeldoorn, será um jogo dos sonhos para mim. Isso significa que não precisaremos voltar para casa depois de apenas três jogos na fase de grupos. Realmente, meu time não tem ritmo, porque a maioria das jogadoras não é titular no clube. Estou muito preocupado".

O italiano comandou a Holanda em 2015 e 2016, quando classificou-a à Olimpíada. O sucesso o levou a ter seu contratado renovado com a Nevobo, mas o técnico decidiu rescindi-lo, segundo ele, para ficar mais perto de sua filha recém-nascida. O americano Jamie Morrison, assistente de Guidetti na ocasião, se tornou seu sucessor na Holanda.

Guidetti diz que Turquia não é favorita porque suas jogadoras não têm ritmo de jogo (Foto: reprodução)

Holandesas demitiriam Morrison

"Jamie foi muito bem por dois anos. Mas depois de um ano complicado, as jogadoras disseram: 'não podemos mais ganhar, substitua o técnico'. Sim, um técnico é sempre demitido pelas jogadoras. Nenhuma federação no mundo substituirá um treinador que a equipe realmente deseja. Portanto, se este grupo holandês não for bem sucedido, elas dirão que o problema é o técnico. Foi assim que aconteceu com meu antecessor, Gido Vermeulen, e foi assim com Jamie Morrison. Acho que as próprias jogadoras deveriam ter assumido um pouco mais de responsabilidade pelo ano ruim, em vez de culpar Jamie. Toda equipe tem fases ruins e vocês têm que descobrir isso juntos."

Morrison foi sucedido pelo italiano Giovanni Caprara. "Gianni é muito inteligente e tem muito preparo. Ele saberá o que fazer. Mas com uma preparação de apenas dez dias, um treinador não pode fazer muito. Tudo depende das jogadoras", diz Guidetti.

"Eu não convocaria Floortje Meijners"

A ponteira Floortje Meijners está de volta à equipe holandesa após doze anos e é um reforço importante para sua seleção. Guidetti também tentou levá-la para a Laranja em 2015. "Mas não tive chance. Se eu fosse o técnico holandês agora, não teria convocado ela de novo. É claro que ela é uma excelente jogadora, mas acredito em sacrifícios, acredito que você precisa lutar para ir às Olimpíadas".

Guidetti disse que se fosse técnico da Holanda não convocaria Floortje Meijners (Foto: reprodução)

"E não convoquei Neriman Ozsoy!"

Mas será que Guidetti também convocaria todos as jogadoras turcas que poderiam ser um reforço para a equipe nesta fase crucial? "Não, eu não. A principal atacante turca Neriman Özsoy marca quase 40 pontos em todas as partidas no Campeonato Japonês. Mas eu não convoquei ela porque ela não quis participar nos últimos dois anos. Eu recebi muitas críticas por isso, mas eu mantenho minha fé. Dou a chance a jogadores leais".

Isso põe fim à discussão do mito da convocação de Ozsoy. Apesar do nome da jogadora ter aparecido em uma lista divulgada pela TVF (Federação Turca), Neriman disse que não recebeu nenhuma ligação e nenhum contato da comissão técnica. A resposta de Guidetti prova que a turca disse a verdade.

Gigio finalmente assumiu que foi decisão sua não convocar a ponteira Neriman Ozsoy, maior pontuadora do Japonês (Foto: VBM)

Traidor

O reportér pergunta como Guidetti acha que o povo holandês o vê? Como o homem que teve grande sucesso com a Laranja por dois anos ou como uma espécie de traidor que abandonou o time, apesar de um contrato assinado. "O que eu fiz não violou a lei. Eu segui uma prioridade na minha vida. Quando você se torna pai, sua ambição é subitamente muito menos importante que sua responsabilidade. Eu entendo os sentimentos na Holanda, mas quando vejo a foto da minha filha, não me importo mais com o que as pessoas pensam".

Não é difícil jogar um torneio crucial em solo holandês agora? "Não, só tenho boas lembranças de Apeldoorn, da Holanda e da seleção holandesa. E não acho que o público holandês vá me tratar mal. Eles não vão jogar maçãs podres ou cuspir em mim, vão? "

Com informações de De Telegraaf, original disponível neste link

Comentários

  1. kkkkkkk, que mico essa entrevista, colocar a Holanda como favorita é muito fácil, dizer também que suas jogadoras não atuam como titulares dos respectivos times que jogam, Aiai guidetti....

    ResponderExcluir
  2. Tomara que a turquia se foda! Esse cara e um nojo!

    ResponderExcluir
  3. Acho o Guidetti um nojo, mas acho que as respostas tem um pouco de verdade.

    ResponderExcluir
  4. Que cara escroto, mds.
    Quero que as laranjas massacrem esse timinho, com direito à Sloetjes dando uma bolada na cara da Karakurt.
    Quero Meijners pisando

    ResponderExcluir
  5. Gente, não gosto desse cara, desde que ele deixou a Sheilla no banco no Vakif às vésperas das olimpíadas, fazendo ela chegar fria na Rio 2016, mas concordo com ele quando ele diz que não convoca as jogadoras que jogam quando querem. Muito coerente da parte dele, se fosse assim com o Zé, teríamos a tão cobrada renovação há algum tempo já, com essas atletas estrelas do Brasil que só aceitam convocação com as olimpíadas na porta. Certíssimo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Sheilla chegou sem ritmo na seleção, mas não por culpa dele, vendo que Sloetjes estava voando ele fez a melhor escolha técnica para o time dele. Sheilla foi com status pra Turquia após ser campeã olímpica, mas infelizmente caiu de rendimento e foi substituída por uma jogadora que estava com um dos melhores voleibol do mundo.

      Excluir
  6. Inteligente o cachorro.... Sabe que as holandesas sentem a pressão e jogou toda responsabilidade nas costas delas. Ainda chamou de mimadas para desestabilizar. Os dois times são bons como franco atiradores. Na hora do vamuvê amarelam sob a alcunha de favorito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Alguém aqui entendeu que ele realmente está construindo uma narrativa para tirar a responsabilidade da sua equipe, ao mesmo tempo em que tenta acender uma "chama no rabo" das turcas para jogarem o qualificatório com sangue nos olhos. Guidetti não nasceu ontem...

      Excluir
    2. Deixando claro que a narrativa foi construída com FATOS e independente de achar ele um canastrão, FACTS.ARE.FACTS.

      Excluir
    3. Exatamente aforest, ele está tirando a própria responsabilidade e se conseguir a vaga sai como herói. Não dá ponto sem nó. Fora que caiu no grupo mais fácil e só precisa jogar a vida na semi e na final.

      Excluir
  7. Sheila estava horrorosa na Turquia, mereceu ser reserva sim, pena que Zé Roberto não tem esse senso crítico.

    ResponderExcluir
  8. Smarzek vai acabar com essa discussão.

    ResponderExcluir
  9. A Poli vai virar 1000 bolas por jogo e vai calar a boca de turcas, holandesas, polonesas e desse arrogante do Gidetti.
    Força Azerbaijão!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai virar 1000 bolas e gritar na cara do adversário, mas, como sempre, perderá. Isso já tá no histórico dela.

      Excluir
    2. Concordo com o anônimo (o 2º, rs). Ela muitas vezes fica mais preocupada em provocar do que se concentrar na vitória e muitas vezes acaba perdendo ataques importantes por isso. Chega até a ser meio ridículo, porque isso é muito coisa de jogadora de base kkkkkk Tipo, quer provocar e "fazer as cubanas"? Legal, todo muito gosta de afronte num esporte sem contato físico, mas tem que bancar né meu amor?

      Excluir
  10. Não vi nenhuma mentira.
    Sheilla estava péssima.
    Depois do mundial de 2014 ela tem uma queda vertiginosa. Não era mais decisiva. Guidetti fez o certo, Slojetes estava melhor. E quem foi melhor na olimpiada, Brasil ou Holanda? Zhu pode contar essa historia kkkk

    ResponderExcluir
  11. ALEMANHA ESMURROU A TURQUIA E ACABA DE VENCER POR 3 SETS A 1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu deus!! alemanha ganhou da Turquia!! Esse pre-olímpico vai pegar fogo!!

      Excluir
  12. Adoro ver as Turcas perderem,,, se acham muito,,, e esse Guidetti é intragável!!! Chora Sapa Karakurt!!! Kkkkkk

    ResponderExcluir
  13. Realmente o Guidetti sabe bem construir um ambiente de responsabilidade pro adversário. Claramente tirou a responsabilidade das costas da Turquia e colocou na Holanda. Pode até não ter adiantado mas é uma estratégia pra aliviar a pressão. E não vi nenhuma mentira no que ele disse.

    ResponderExcluir
  14. Guidetti é ligeiro p'ra caramba! Tá vendo que o barco vai desandar nesse pré-olímpico e está tirando a responsabilidade de cima dele!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)