Vakifbank: o algoz que sempre está disposto a provar a incompetência do Eczacibasi

Vai temporada, vem temporada e os investimentos milionários do Eczacibasi não chegam a lugar nenhum. O último título de relevância das tigresas foi o bicampeonato mundial alcançado logo no início da temporada 16/17 (a pior do time nos últimos anos). E para piorar, o Eczacibasi tem um algoz: o Vakifbank.

Se tem um time que sabe estragar a festa das comandadas de Motta é o Vakifbank. Não só porque em confrontos decisivos do Campeonato Turco a equipe de Giovanni Guidetti vem levando a melhor sobre as rivais, mas porque a equipe amarela conquistou tudo nos dois últimos anos: Supercopa, Copa, Turco, Champions e Mundial.

Mesmo reformulado, Vakifbank de Haak passou facilidade pelo Eczacibasi de Boskovic (Foto: TVF)


O Vitra parece caminhar para mais um capítulo de sua história de freguesia e deu mais um passo hoje. Existem elencos que, em sua montagem, já conseguimos perceber que há coisas erradas e eles não tendem a decepcionar. Lá na Turquia o melhor exemplo é o time laranja.

Hoje, pela primeira vez na temporada e na última partida do turno, o Vakifbank derrubou o Eczacibasi por 3 sets a 0 (25-20, 25-23 e 25-17). O resultado jogou as comandadas de Guidetti pela primeira vez para a liderança, derrubando as tigresas de Marco Aurelio Motta.

Estamos em menos da metade da temporada e já vemos o Vakifbank superior ao Eczacibasi. Não só nesse resultado, mas no poder de fazer frente ao Conegliano no Mundial, por exemplo - e olha que o Eczacibasi teve duas chances. 

Não tem nada de surpreendente no Vakifbank e é um time muito mais fraco do que no ano passado. Mas fraqueza maior ainda é do Eczacibasi. Esse time acredita que tudo o que precisa ter para ser campeão é um trio de extremas sensacional, hoje com Natália, Kim e Boskovic. Uma das melhores opostas do mundo, duas das melhores ponteiras do mundo e ficamos por aqui, bom sábado. Daí em diante vem uma série de erros.

Eczacibasi aposta quase todas as suas fichas em extremas estrangeiras (Foto: divulgação)


O pior deles: o levantamento. O que explica a renovação de contrato de Alikaya? Ela mal se sustentou como titular na temporada com Dilik, imagina agora! Com Cansu e Naz no mercado, Alikaya não deveria ser a primeira opção. Os dirigentes não assistiram ao desempenho dela nos momentos decisivos do ano passado? A solução é Lloyd, se é que eu posso chamar isso de solução (com todo respeito). Critico porque ela já havia feito uma temporada ruim no Praia e veio para mais uma até aqui. Ela não foi para ser titular simplesmente porque o trio de extremas têm essa função hierárquica. Alikaya e Lloyd disputam quem levanta menos para as meios e dolorosamente tenho que admitir que venho achando a turca uma opção melhor do que a americana.

Mas vocês já observaram as centrais do Eczacibasi? A renovação com Gibbemeyer foi ridícula, ela está em nível inferior a algumas centrais turcas. Guveli e Eroglu sofrem lampejos de boas atuações e Arici é a melhor delas, ao meu ver. Mas não adianta ter Arici voltando a sua melhor forma e recebendo 7 bolas por jogo como foi hoje... A verdade é que o Vakifbank tem Guhnes, o Fenerbahçe tem Erdem e o Eczacibasi não consegue fazer suas centrais renderem. Arici é minha maior esperança - mas foi a quarta a receber uma chance de ser titular.

Melhor central do Eczacibasi, Beyza Arici ganhou a titularidade durante o Mundial (Foto: TVF)


E nem tudo nas extremas são flores. A própria renovação de Kim já é controversa, afinal ela não vive mais o seu auge físico e técnico. Não conseguiu sequer bater de frente com a menina Li lá no Chinês (e olha que no auge de sua carreira era faria isso passando e bem). Natália hoje fez 3 pontos, mas só recebeu 4 bolas. Como é possível que a brasileira tenha recebido menos de 4 levantamentos em mais de um set (ela saiu no 8º ponto do Vakif no segundo)? A menos que algum problema físico justifique.

E até mesmo Boskovic, no duelo hoje contra Haak, perdeu. As duas fizeram 18 pontos, mas a sérvia teve 57% de aproveitamento no ataque, enquanto a sueca teve um número excelente de 65%. E olha que essa equipe ainda se deu ao luxo de jogar com Karakurt no passe, Rasic em uma partida péssima e Ognjenovic no banco. 

O plano de Guidetti é peralta e ainda assim mais sólido do que o de Motta. Preparação é essencial para correr atrás de seus objetivos. Principalmente quando, já algum tempo, sempre tem alguém à frente de você nessa corrida.

Campeonato Turco - Classificação, 11ª Rodada (Fim do Turno)

  1. Vakifbank - 10v, 30 pts
  2. Eczacibasi - 10v, 29 pts
  3. Fenerbahçe - 9v, 26 pts, 3.0 set av.
  4. Galatasaray - 9v, 26 pts, 2.5 set av.
  5. Yesilyurt - 6v, 15 pts
  6. THY - 5v, 18 pts
  7. Aydin - 5v, 14 pts
  8. Nilufer - 4v, 11 pts
  9. PTT - 3 v, 11 pts
  10. Besiktas - 3v, 8 pts
  11. Karayollari - 2v, 10 pts
  12. Beylikduzu - 0v, 0 pts
Vakifbank termina turno do Turco na liderança da competição (Foto: TVF)

Comentários

  1. Excelente post! Eu amo esse blog!

    ResponderExcluir
  2. Enquanto o Eczacibasi não contratar levantadoras novas e centrais vão ficar sempre no quase.
    As melhor centrais turcas são Gunes, Erdem e a Akman, mas duvido elas saírem do seu clube pra ir pro Eczacibasi

    ResponderExcluir
  3. Eczacibasi, no Brasil temos outro um técnico muito bom, reconhecido por "tirar pedra de leite". Seu nome é Luizomar de Moura e seu sonho é ir pra Turquia. De brinde vcs podem levar Mãe Adenizia, benzedeira especialista na arte do "Ressuscita". Estamos abertos a negociações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luizomar ressuscitou a Paula Pequeno, fez a Claudinha jogar em alto nível após uma lesão, entrosou um time que ninguém dava nada, e ainda ficou em terceiro lugar na Superliga, superando o Barueri das poderosas Thaísa e Skowronska o SESC do Bernardinho e o próprio Bauru que havia derrotado o Osasco na Copa São Paulo.
      Então, sim, ele tira "leite de pedra" mesmo.

      Excluir
    2. Paula ressuscitou onde? Ela era reserva e quando entrou apenas deu estabilidade no fundo de quadra, sem se destacar no ataque, como antes.
      Claudinha, na verdade, jogou pouco devido à lesão crônica no pé. No mais, ela já vinha de uma boa temporada pelo Praia.
      Osasco ficou em terceiro por ajuda do próprio Bauru, que derrotou o Rio nas quartas. Só pra lembrar, Osasco ficou em 5 na fase classificatória.

      Excluir
    3. Então.... Luizomar é bem melhor que o técnico do Eczacibasi. Quem tem memória sabe a tragédia que foi a passagem de MAM pela seleção.

      Excluir
  4. Kkkkkkkk eita todo mundo achava que com a saída da Chinesa do vakif ia ser fácil se enganaram ! Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk que vexame Kim medianíssima, nathing zhulio e bosko

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)