A atuação magistral de Egonu junto à seleção do Conegliano

Há alguns dias atrás um comentário de um de vocês me chamou muito a atenção: "o Conegliano é melhor do que a Itália". E não é que é mesmo? As panteras não só têm algumas das melhores peças da azurra, Egonu, Sylla, De Gennaro e Folie, como estrangeiras que são mais eficientes do que as titulares italianas. Isso, claro, encabeçado por uma das melhores levantadoras do mundo, Wolosz, eleita a melhor jogadora dessa partida. Mas o mais esperado desse confronto mesmo era o encontro das duas melhores opostas do mundo, Egonu e Boskovic. Mas como vimos, só uma delas jogou.

Paola Egonu fez 29 pontos, com 64% de aproveitamento em ataques (Foto: FIVB)


Eu sempre defendi a tese de que Paola Egonu é a melhor oposta do mundo e ela só está trabalhando para reforçá-la. Nem mesmo o grande elenco que o Conegliano tem tira o foco da atacante que hoje fez 29 pontos e isso é até pouco para ela. Mas Egonu fazer grandes pontuações não assusta, não é anormal, Wolosz até reduziu suas bolas com o meio de rede justamente porque flutua tranquila pela saída com sua principal definidora. Mas o número mais impressionante de Egonu é o sucesso dos ataques. Ela sempre foi conhecida por errar absurdamente muito. Desde que chegou no Conegliano, não só conteve seus erros, como aumentou seu poder de fogo.

Egonu teve incríveis 64% de sucesso em ataques no jogo contra o Eczacibasi! Essa porcentagem é comum para centrais, mas nenhuma delas conseguiu repetir isso, as centrais foram bem abaixo nesse jogo. Talvez vocês citem Guveli, do Eczacibasi, que teve 80% de aproveitamento - mas tem muita diferença entre receber 10 bolas e 42 bolas. 

Egonu passa pelo bloqueio de Gibbemeyer (Foto: FIVB)


E o Conegliano tocou como uma melodia, com muitos erros e um meio ineficiente. Mas o Eczacibasi foi pior ainda, teve um bloqueio esdrúxulo, fruto de 3 ou 4 anos de não saberem como montar um sistema tático com centrais eficientes. E Boskovic jogou muito mal, é anormal que ela saia de um jogo com 14 pontos, 34% de aproveitamento, menos do que a metade do que Egonu pontuou. Natália foi a atacante mais decisiva do time com 15 pontos, mas Kim foi a maior pontuadora com 17. Boskovic inclusive foi substituída no quarto set, o que não adiantou de nada.

Eu não gosto de "prever o futuro", mas fico procurando algum time que possa tirar um título do Conegliano na temporada e só encontro ele mesmo.

Mundial de Clubes - Grupo A

Imoco Conegliano 3 x 1 Eczacibasi Vitra (25-20, 25-22, 22-25, 25-21) 

CON: De Kruijf (7), Folie (8), Wolosz (1), Hill (13), Sylla (14), Egonu (29) e De Gennaro (L). Sub: Geerties (1), Botezat (1).

ECZ: Boskovic (14), Gibbemeyer (4), Guveli (11), Kim (17), Natália (15), Lloyd (1) e Akoz (L). Sub: Baladin, Alikaya.

Conegliano sai na frente em grande jogo contra o Eczacibasi (Foto: FIVB)

Comentários

  1. Nao concordo. Pra mim a melhor é a Boskovic. Um jogo nao apaga seu posto de melhor oposta, podemos provar que a Boskovic é melhor por inúmeras partidas: Final do Mundial 2018 e semifinal do Europeu desse ano.

    Egonu é uma atacante incrivel, mas suas atuaçoes surpreendentes com o Conegliano é muito mérito da Wolosz, tanto que a Egonu atacava quase sempre no simples. Prova disso é o pessimo aproveitamento que ela tem na seleçao, junto com a péssima Malinov

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato, a própria Egonu já teve dias ruins, Boskovic ainda é a melhor oposta do mundo.
      Mas nesse site é uma babacao de ovo nessas italianas, que não ganharam nada até agora e se acham as donas do mundo, nao entendo o odio de alguns por servias e chinesas, Zhu e Boskovic são mais humildes e melhores que a Egonu, que afronta todo mundo, mesmo assim o povo ama ela. Quero ver em Tóquio quando ela gritar na cara das brasileiras, como vcs vão ficar.

      Excluir
    2. Concordo perfeitamente! A nível mundial, Bosko é superior pela seleção e nos clubes, seja jogando com Maja, Lloyd, Alikaya, ela é decisiva.

      Excluir
    3. Egonu tem comer muita buchada de bode pra querer ser boskovic. Ridícula, prepotente e mal educada. Só joga afrontando. Boskovic e Zhu maiores e melhores e com MVP

      Excluir
  2. Tijana Boskovic, melhor oposta do mundo, sem dúvidas, e ainda é canhota, o que dificulta ainda mais a marcação adversária! Jovana Brakocevic arrebentando pelo Novara! Ana Bjelica, maior pontuadora da Copa do Mundo! Brankica Mihajlovic, versátil, joga de oposta e ponteira!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maja faz mágica com suas mãos ao levantar, é lindo de se ver! Rasic e Velykovic afundam a quadra! E a líbero Popovic defende demais. Não é a toa que Sérvia tem dominado o cenário mundial

      Excluir
    2. Sérvia e China contem comigo para tudo. Prevejo a final olimpica mais uma vez.

      Italianas e Americanas que lutem.

      Brasileiras e Holandesas o que tenho haver?

      Excluir
  3. É simples explicar as diferenças de pontuação e aproveitamento entre Boskovic e Egonu nesse jogo. Enquanto uma só recebia jacas de Lloyd, outra recebia ótimos levantamentos da Wolosz. E também ficou óbvia a superioridade da linha de passe do Cone sobre o Vitra, pois além da presença de De Gennaro, Sylla conseguiu segurar muito bem o passe. E nem é preciso comentar sobre as centrais do Vitra, posição que parece ser negligenciada nesse time.

    Boskovic segue sendo a melhor oposta do mundo, além de ser muito mais humilde do que Egonu. Fico imaginando o dia em que a Bosko tiver uma levantadora que a mereça novamente. Talvez até vá pro Vakif, ao lado de Maja. As duas juntas são imparáveis, fato que já sabemos pela seleção da Sérvia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)