O baile de Macris

Nem o mais otimista torcedor do Minas esperava o que aconteceu ontem (14) em Belo Horizonte. Na sua melhor atuação em toda a temporada, o Minas bateu o Sesc por uníssonos 3 sets a 0 (25-23, 25-20 e 25-22), quebrando a invencibilidade das cariocas e mantendo a sua na Superliga. Mas este duelo serviu para evidenciar algo de que já tínhamos certeza há algum tempo: Macris Carneiro é disparada a melhor levantadora do Brasil na atualidade. 

Macris Carneito foi eleita a melhor jogadora da partida pelo público (Foto: Orlando Bento/MTC)


Que show técnico e tático da levantadora do Minas, quanta habilidade, quanta velocidade! Perdi a conta de quantas vezes suas atacantes de extrema atacaram sem bloqueio, quantas vezes as centrais ficaram perdidas com sua distribuição e quantas vezes ela ousou para pressionar o time carioca. Sou defensor da teoria de que Macris é uma das três melhores levantadoras do mundo na atualidade.

Os números no ataque me ajudam a provar isso: 10 de Bruna e Gattaz, 9 de Thaísa, 8 de Acosta e 7 de McClendon. O Minas é um dos times mais perigosos do Brasil, não porque tem um elenco favorito, mas porque tem uma levantadora fantástica e centrais extremamente velozes e eficientes. Gattaz deixou a quadra com aproveitamento de 77% e Thaísa 64%. Vocês têm noção do quanto isso faz diferença em um jogo? Ainda mais com Macris na distribuição.

Eficiência de Carol Gattaz foi essencial para a vitória do Minas (Foto: Orlando Bento/MTC)


Até as estrangeiras do Minas fizeram um jogo bom, só McClendon sofreu mais, tanto no passe quanto na definição. Kasiely poderia ter sido uma opção para facilitar ainda mais a vida do atual campeão. 

Se o banco poderia ter sido dado a Deja, deveria ter sido dado a Drussyla. As estatísticas são frias e não mostram o quanto a ponteira jogou mal na partida de ontem. No momento decisivo do primeiro set, quando o placar marcava 23x23, Drussyla cometeu dois erros consecutivos de ataque dando a vitória às rivais. E não se recuperou durante toda a partida, sendo o alvo do saque minas-tenista. 

Talvez pela carga emocional e o histórico com a torcida de Belo Horizonte, Bernardinho tenha preferido mantê-la em quadra, o que, sinceramente, me pareceu uma decisão pior ainda. Mas a verdade é que todo o time do Rio ontem foi fraco e apático, com um saque ridículo (segundo palavras do próprio técnico), recepção muito ruim e uma distribuição simplesmente comum de Fabíola. A levantadora até começou o jogo errando o tempo de bola com Juciely, mas consertou isso durante o jogo. Fato é que todo mundo esperava mais do multi-campeão brasileiro, que ainda vejo como um dos favoritos, mas que só não levou uma surra ontem porque Tandara jogou e virou algumas bolas, sendo a maior pontuadora da partida com 18 pontos.

Tandara foi a maior pontuadora do jogo com 18 pontos (Foto: Orlando Bento/MTC)


Para o Rio, fica o alerta de que favoritismo não entra em quadra e é preciso muito mais se quiser voltar a ser campeão. Já o Minas segue feliz e vê reduzida a pressão sobre diretoria, técnico e jogadoras, já que teve seus dois melhores resultados da temporada, as vitórias sobre os favoritos Praia e Rio, em sequência. 

Superliga Feminina - 8ª Rodada

Itambé Minas 3 x 0 Sesc RJ (25-23, 25-20 e 25-22)

MIN: Gattaz (11), Macris (5), Thaísa (14), Bruna (12), McClendon (8), Acosta (9) e Léia (L). Sub: Vivian, Bruninha, Sheilla.

RIO: Milka (4), Juciely (7), Amanda (7), Fabíola (2), Tandara (18), Drussyla (10) e Natinha (L). Sub: Carol, Lara, Gabiru.

Classificação

  1. Sesc RJ - 23 pts
  2. Osasco Audax - 18 pts *
  3. Dentil Praia Clube - 18 pts ***
  4. Itambé Minas - 17 pts ***
  5. Sesi Bauru - 17 pts
  6. EC Pinheiros - 11 pts
  7. São Paulo Barueri - 10 pts ***
  8. Curitiba - 8 pts *
  9. Flamengo - 7 pts *
  10. Fluminense - 6 pts ***
  11. São Caetano - 3 pts
  12. Valinhos - 0 pts *
* Um jogo a menos
*** Três jogos a menos

Minas teve a melhor atuação da temporada contra o Rio (Foto: Orlando Bento/MTC)

Comentários

  1. Realmente, Macris parece um maestro em quadro, fazendo sua banda tocar com muita harmonia. No entanto, é visível a evolução do time como um todo. O minas cresceu muito no mundial; por mais que não tenha estado no topo da classificação, o time soube crescer na hora certa, vencendo até mesmo o Praia. Acosta salta muito e quando ataca com sabedoria, não tem para ninguém. Deja, por mais que limitada, já demonstrou clara evolução; ela sofre no passe, fato, mas se observamos, ela sofreu por tentar cobrir a venezuelana: Havia momentos que ela de deslocava da ponta e passava no meio da quadra, sacrificando totalmente seu ataque na entrada de rede. Gosto dela, gosto do carinho dela na bola. Muitos dos ataques da Deja eram facilmente pegos pela cobertura do Minas, dando a chance da Macris acelerar na saída ou no meio. Para mim esta ótimo! Não precisa definir tanto, apenas ajudar seu time. Quanto as centrais, outro show a parte; para mim, esta é a rede perfeita para as olimpíadas de 2020, com Gataz e Thaísa, caso uma falhe, tem Fabiana para segurar! Enfim, parabéns ao Minas!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não exagera, Gattaz a nível internacional não faz porra nenhuma, os dois últimos mundiais de clubes não me deixam mentir. Ela tem um bloqueio nulo, não bloqueia nem atacante tailandesa. Thaisa e Fabiana em Tokyo, e em último caso Conettaz.

      Excluir
    2. As centrais devem ser Thaisa, Fabiana e Bia (opção para rede de dois e melhor bloqueadora das três).

      Excluir
    3. Meu Deus. Como alguém pode considerar Bia como opção? Pingadeira que não consegue sequer atacar uma china.

      Excluir
    4. Concordo com o último anônimo.

      Excluir
    5. Acredito que serão 3 centrais da velha geração em Tóquio. Bia, Carol e Mara vão ficar para o próximo ciclo olímpico.

      Excluir
  2. Gustavo cara vc foi simplesmente cirúrgico nas suas colocações....hoje não há técnicos, jogadores, jornalistas e especialistas que NÃO se rendam ao TALENTO dessa jogadora fantástica chamada MACRIS CARNEIRO. Como é bonito e gostoso vê-la jogar. Ela imprimi um ritmo de tirar o fôlego e concordo plenamente em dizer que ao lado da polonesa Voloz e da Sérvia Ognjenovic nossa MACRIS está SIM entre as 3 melhores levantadoras do mundo. Quem ganha com isso é o Minas e o BRASIL. Parabéns pelo belo jogo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só um adendo....quando jogava com MACRIS a Mara era uma boa atacante literalmente cravava a bola em quadra ....hj jogando com Roberta em Osasco fica só nas pingadinhas não é aquela atacante quando jogava com MACRIS....um grande levantador faz diferença e muito.....

      Excluir
    2. Macris com a linha de recepção com Gabi e Natália fica imparável na seleção. Se Tandara voltar ao seu auge, temos chances de brigar por medalha sim na Olimpíada.

      Excluir
    3. Concordo, Bruninha.

      Excluir
  3. Quanto exagero, Macris é uma ótima levantadora, mas passa longe do top 3 mundial, sem contar as panes que dá vez ou outra. A meu ver uma sequência de amistosos com a Alemanha definiria a levantadora de Tokyo: Roberta duas derrotas e uma vitória, Macris uma derrota, faltando apenas Fabíola e Dani passar pela prova de fogo alemã. #deboche

    ResponderExcluir
  4. Macris é a melhor levantadora brasileira na atualidade, que grande fase vive a levantadora minastenista! Deu um baile nas centrais do Rio de Janeiro, acionou com frieza suas centrais e deu um ânimo maior pro jogo das ponteiras!

    O time como um todo vem evoluindo desde o Mundial de Clubes, a começar pela vitória contra o Praia Clube e agora contra o Rio de Janeiro.

    Deja ainda sofre no passe, deu um gás pro ataque e passou a ter mais consciência dos seus golpes! Acosta vem confirmando sua boa fase, mesmo que não muito acionada, vira suas bolinhas e não compromete.

    Gattaz e Thaísa estão voando, chamando o jogo pra elas e dando uma segurança maior pro jogo da Macris. Ambas merecem estar em Tóquio!

    Essa vitória sobre o Sesc veio em boa hora e dá uma nova perspectiva pro Minas no restante da temporada!

    ResponderExcluir
  5. Eu disse que o SESC não era essa coca-cola toda.

    ResponderExcluir
  6. Milka deixou muito a desejar ate agora na Superliga, embora tambm não seja muito acionada pela Fabiola, passa a maior parte do jogo em branco..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabíola é conhecida por isso. Ela tá fazendo com a Milka o mesmo que ela fez com a Ninkovic em Osasco.

      Excluir
    2. Até pq Milka e Ninkovic são centrais medianas. Lara merece uma chance no Sesc, fez um bom Pan.

      Excluir
    3. Eu prefiro mil vezes a Lara do que a Milka. Mas, infelizmente a comissão técnica não pensa igual.

      Excluir
  7. Como é desagradável o comportamento do Sesc Rio quando quer impor o que o juiz tem que decidir. Ainda bem que tem o recurso do desafio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bernardo e Amanda tentando controlar a arbitragem na base do grito! Se tinha tanta convicção pq não pediu o desafio?!

      Excluir
    2. Tenho uma preguiça mortal quando o chiliquento começa a querer apitar a partida. Quer ganhar o jogo no grito.

      Excluir
    3. Sesc já ganhou muitos jogos assim.

      Excluir
  8. O fim da monopólio na superliga era meu sonho há uns 4 anos atrás, hoje me sinto realizado! 😂😂

    ResponderExcluir
  9. Muita babaçao em cima da Macris, uma levantador que é boa mas não tanto como dizem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato, até parece que foram um triplo 25x10. Não assisti o jogo, mas parece que mesmo o SESC jogando com apenas uma atacante os três sets foram bem parelhos.
      Macris é uma boa levantadora, mas passa longe do TOP 3, com ela como titular conseguimos perder para Alemanha, Coréia, Dominicana, Polônia e até pras nossas estagiárias holandesas, e penar com o poderosíssimo Azerbaijão. Kkkkk

      Excluir
    2. Macris e sim top três das melhores levantadoras,eu acho que vc esqueceu o ano de 2018 como foi o Brasil no mundial 7 lugar com Dani Lins e Roberta,e sem esquecer 4 lugar na copa pan americano perdendo pra Canadá,República Dominica e ate para Argentina e Montreux que tamb ficou em quarto e quem era as levantadoras Dani Lins e Roberta kkkk

      Excluir
    3. Macris no top 3 das melhores levantadora do mundo ??? Kkkk não sei quem é mais iludido você ou Gustavo kkkkk

      Excluir
    4. "Não assisti o jogo". Você por si só responde bem a questão (risos)

      Excluir
    5. Macris é sim uma das grandes levantadores, mas nessas derrotas jogava com centrais horrorosas, Amanda que não vira nada no ataque, Paula Borgo (!!!) de titular e só Gabi salvando de vez em quando. Dai não tem levantadora que dê jeito

      Excluir
    6. Concordo, Bruninha. Macris foi dispensada da Copa dos Campeões por causa do Barueri card da Naiane e do Mundial pela Dani Lins recém parida. Daí fez uma temporada 2018/2019 praticamente perfeita e, na primeira competição da FIVB como titular na seleção, já ganhou o prêmio de melhor levantadora. Vocês lembram o CAOS que foi o time do Brasil nessa VNL, né? Macris é diferenciada, aceitem.

      Excluir
  10. O problema de muitos com a Macris é o fato dela ser brasileira. Se fosse uma gringa qualquer estariam aí endeusando como fazem com outras. A velha história da grama do vizinho.... (preguiça)
    E usar a temporada irregular na seleção sem considerar os milhões de fatores e problemas que até tornam o saldo positivo chega até ser leviano. Tal qual a famigerada lenda urbana de que ela só joga com passe, rsrsrs.
    Enfim, escolhas!
    Não sei se ela está hoje entre as três melhores, mas está bem próxima sim. Chorem haters!!!!

    ResponderExcluir
  11. Ognjenovic, Wolosz, Hancock, Xia Ding (vulgo Tamagotchi), Naz Akyol, Malinov (até o Mundial passado), Kasianenko (brincadeira!!!) São melhores levantadoras que a Majacris. Kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hancock melhor que Macris? Kkkk, a única levantadora americana melhor que ela já se aposentou

      Excluir
    2. Forçou toda em 90% aí, amada.

      Excluir
  12. Thompson no Monza até ao resto da temporada ??? http://dal15al25.gazzetta.it/2019/12/14/thompson-verso-monza/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria interessante. A americana está jogando pela universidade de ponteira e na seleção foi oposta.

      Excluir
  13. Eu fico bobo que passa temporada, entra temporada e ninguém faz nada com essa mania ridícula do Sesquinto de tentar ganhar jogo pressionando arbitragem e no grito, é bizarro e já perdi a conta de quantas vezes esse jogo baixo deu certo nesses anos. Um prazer ver o Minas sovando as choronas, não espero menos do Praia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O pior é o pessoal do SporTV que fica reverenciando essas atitudes do Bernardinho, ele é um excelente técnico (isso ninguém discute), mas passar pano para esse tipo de comportamento já demais.

      Excluir
  14. Penso que devemos avaliar a Macris com sobriedade. Nem tanto nem tão pouco. O seu estilo de jogo é digno de reverência. Veloz, imprevisível, com imensa capacidade em colocar as centrais para jogar. No geral, ela faz a diferença sim, não é fácil para o bloqueio adversário. Lembra o Ricardinho, que colocou as levantadas perfeitas do Maurício no banco. Entretanto, Ricardinho era bem mais preciso que Macris. A precisão de seus levantamentos oscila entre o muito bom e o ruim. Por isso o dilema que os torcedores vivem. Macris é craque ou não? Melhor a regularidade da Fabíola ou esse talento irregular da Macris? Difícil escolher. Eu ousaria com a Macris de titular em Tokyo e levaria Fabíola de banco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas como venho pontuado há algum tempo: essa essa questão da precisão e de jogar com as pontas sem passe é ou era uma de suas deficiências. Mas o que não dá para negar é que, ao contrário do Ricardinho, ela demorou para ter chances na seleção e ter, portanto, mais experiência internacional ou com time de grande nível ( algo que só ocorreu no ano passado). Inegavelmente, ela melhorou nos quesitos deficitários dela na última temporada. Acredito que ela está no caminho para conquistar regularidade. E regularidade se consegue com experiência ( algo que as levantadoras nacionais dos últimos 10 anos tiveram de sobra. Foram muitas as oportunidades). Já ousadia não. Lins e em menor grau Fabíola não são tão ousadas, prova que imprevisibilidade é algo mais difícil de conseguir que ser regular.

      Excluir
  15. Dru que até um tempo atrás era favorita para ser a "4° ponta" da seleção hoje vê Tóquio cada vez mais distante. Um nível de jogo que a deixaria no banco em qualquer time menor. A única explicação plausível dessa fase podre da Dru é ela estar no sacrifício, o que não é novidade vindo do Rio. A parte física claramente está assustadoramente aquém.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Momento da comissão técnica ter sobriedade e colocar outra jogadora pra jogar. Ela tá dando prejuízo em todos os fundamentos. Pena já deveria ter sido testada.

      Excluir
    2. "o que não é novidade vindo do Rio" você só pode estar de brincadeira, né... logo o Rio que recupera as atletas que vem lesionadas e com sobrecarga das seleção e dos últimos clubes por onde passaram. #melhore

      Excluir
  16. Macris fez um jogo maravilhoso no sábado. A velocidade de raciocinio e a imprevisibilidade são marcas registradas. Deu um show no bloqueio do Rio que ficou perdidaço e por várias vezes deixou as atacantes sozinhas na rede. Vive uma grande fase e certamente, hoje, é a melhor do país.

    ResponderExcluir
  17. Boatos que Pantufanini voltou a treinar e quer voltar a vestir a camisa da azzura em Tokyo ano que vem. Mais uma pra se escorar no furacão Egonu. Kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que tem haver fazer comentários de piccinini e egonu sendo que é a matéria e da Macris será o que o povo não lê o conteúdo da notícia

      Excluir
    2. Nada a ver, energúmeno. Quis apenas dar uma notícia em primeira mão. Quanto retardo!

      Excluir
  18. O Voleibol cada dia cativa mais os Brasileiros, porem a forma com que alguns fazem os comentários ainda traz conteúdo do Futebol que é querer impor sua verdade sobre um fato ou pessoa, não foi o caso do pessoal quem deram suas opiniões nesta página, todos expuseram suas idéias bem democraticamente como deveria ser em todos os meios de comunicação, parabens a todos. Há tambem quero dar o meu pitaco sobre a Macris, para mim sem dúvida nenhuma é disparada a melhor levantadora do Brasil, é maravilhoso vela jogar.

    ResponderExcluir
  19. A Akman ta lesionada ?? Ela não ta jogando nem sendo relacionada para os jogos tem uns 2 meses já

    ResponderExcluir
  20. Minaaaaaas!!! mais um coco: 3x0 Próximo....

    ResponderExcluir
  21. Fico muito feliz por nossa Gabi,ela é líder nas estatisticas de recepção no campeonato turco e também na Champion league da Europa e sem contar que recentemente ficou em primeiro no passe no mundial de clubes,além de ser Boa no ataques,bloqueio e saque e uma ponteira completa o que raridade hoje em dia

    ResponderExcluir
  22. O favorito nesse jogo era o Minas, por ser o atual campeão.
    Mas a vingança do Sesc Rio virá na Copa Brasil, aguardem e verão.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)