FIVB confirma novo ranking e define parte dos grupos olímpicos

Foi divulgado oficialmente nesta sexta-feira (04) o novo ranking da Federação Internacional de Voleibol (FIVB). As posições foram exatamente as mesmas que adiantamos no post do último domingo (29), com a China assumindo a liderança, os EUA ganhando a segunda posição e a Sérvia caindo para o terceiro lugar. 

Também foi confirmada nossa previsão de que a Holanda ultrapassaria o Japão. A única alteração é na pontuação: a FIVB concedeu 20, 15, 10 e 5 pontos para os quatro últimos colocados sucessivamente, diferente da edição de 2015 quando eram 5 para todos. Mas essa pontuação não alterou em nada a nossa previsão, a não ser o empate de Quênia e Bélgica na 19ª posição.

China volta ao topo do ranking, um ano após ter perdido essa classificação (Foto: FIVB)

Grupos Olímpicos

Como também já havíamos adiantado, este ranking define parte dos grupos olímpicos. Agora é oficial: o Grupo A tem: Japão (sede), Sérvia (3) e Brasil (4), enquanto o Grupo B tem: China (1), Estados Unidos (2) e Rússia (5). Daí para frente, tudo depende da classificação ou não da Holanda, em uma série de variáveis, o que complica uma previsão.

Rebaixada, Sérvia muda de grupo e terá Brasil e Japão como adversários na Olimpíada (Foto: FIVB) 

Erro da FIVB?

Uma curiosidade é que no ranking divulgado hoje pela FIVB, Cuba e Peru ganharam pontos pela Copa do Mundo 2019. Como vocês sabem, os dois países não participaram da última edição do torneio. Cuba participou em 2015 porque os EUA ganharam vaga como campeões mundiais, elegendo uma terceira seleção da Norceca. Caso semelhante viveu o Peru, já que o Brasil foi impedido pela Federação de disputar o torneio em virtude de ser sede olímpica.

Para conferir o ranking completo, clique aqui.

Ranking da FIVB de 2019 (Foto: reprodução)

Comentários

  1. Gustavo você sabe por quê Wang Yimei não é mais convocada? É por problemas de afinidade com a Ding Xia ou a Lang Ping? Diz que na liga passada ela sequer esteve presente com o elenco do liaoning, estranho.
    Uma jogadora com uma mão tão pesada não deveria ficar de fora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A única jogadora acima de 30 anos no time chinês é a Yan Ni. Wang não tem mais espaço na seleção da China desde 2013.

      Excluir
    2. Adorava a Bebezão. Era a "Zhu" de antigamente. Tinha um dos saques viagem mais difíceis de recepcionar. Tava voando em Pequim. Pena que não conseguiu se manter no auge e foi decaindo com o tempo.

      Excluir
    3. Wang perdeu espaço na seleção depois que resolveu jogar fora da China pelos clubes, antes a federação chinesa era muito rigorosa quanto a isso. A Zhu que abriu as portas nesse sentido, mas vejam a exigência de que em ano olímpico ela só pode jogar por algum clube na China. A Wang saiu da China e nunca mais voltou à seleção, e ela na época ainda tinha alto rendimento.

      Excluir
    4. Meus anônimos antecessores explicaram bem, eu só venho complementar haha.

      A Wang foi detonada fisicamente quando atuou na seleção e enfrenta vários problemas físicos hoje em dia. Ela pensa na aposentadoria há pelo menos quatro temporadas e acho que nessa vai :/

      A China não era, ainda é muito exigente com as transferências. A Zhu e a Zeng foram as únicas que receberam autorização da federação p atuar no exterior.

      A gente soma as lesões da Wang com esses maus olhos da Associação Chinesa e assim a carreira dela vai ao fim. E foi assim com Xu, Wei, Yang... E eu só acompanho a China há poucos anos hein.

      Excluir
    5. Tradução: a China é a carnificina do vôlei feminino.

      Excluir
    6. Acompanho o vôlei chinês há anos e posso garantir a vocês: a coisa lá com lesões só "melhorou" com a Lang Ping nesses anos, ela que trabalhou em outros países e já viu na pele,quando atleta, o estilo efêmero de fabricar atletas que a China possui é quem vai mudando aos poucos isso. Se a gente fosse listar a quantidade de chinesas com carreiras meteóricas e que encerraram-nas com problemas físicos gravíssimos era mais de um post. Um dos motivos para a primeira fase péssima na Rio foi justamente que boa parte do time jogou no sacrifício, como bem postado pelo Gustavo em outra publicação. Carnificina é uma boa definição. Só espero que a Ping continue mudando essa visão arcaica por lá, espero ver a Zhu durante muitos anos sendo a the monia que amamos. Vocês não sabem o alívio que me deu em ver a Zhang bem após problemas físicos, em outros tempos iria cozinhar até ser detonada também.

      Excluir
    7. Tem outra coisa também , Wang tinha um gênio parecido com o da nossa Mari, quem nunca viu o Zé gritando irritado com ela ao vivo nos jogos? Wang era meio indisciplinada, tinha o costume de não obedecer aos comandos técnicos. Os técnicos antes da Lang Ping eram diferentes dela, eles não eram tão autoritários e capazes como a Ping, Quando Lang Ping em 2013 lembro que em um jogo contra a Itália, Lang Ping em 2 momentos fica meio irritada com Wang e logo troca ela pela Zhu. E de fato tinha lesões. Mas acho que pra uma oposta que.nao passa iria super bem

      Excluir
    8. Anônimo 1 , tá certa a Wang de não comparecer no elenco do liaoning, ela foi muito maltrada por aquele chinês nojento da comissão técnica e aquela chata da Ding Xia eu também não voltaria. Queria que algum time italiano ou turco pegasse ela e cuidasse dela, mas como o Gustavo já disse ela deve querer aposentar por causa das lesões.

      Excluir
    9. Também tenho pavor dessa aberraçãozinha chamada Ding, vai ser feia lá na China, the Mônia. A bebezão até que era simpática.

      Excluir
    10. Zhang tbm tem cara de bebê q

      Excluir
    11. Eu achei a Ding ridícula na discussão com a Wang. Mas não foi isso que tirou a Wang do Liaoning, foram realmente as lesões. As duas jogaram juntas depois daquele episódio.

      Naquela temporada, acho que a 17/18, a Wang já estava no banco se recuperando de lesão e todo mundo achava que ela não ia jogar mais. Não é que ela não é boa tecnicamente para a seleção, é o físico que não aguenta.

      Excluir
    12. Elas brigaram por causa do técnico, né? Não lembro direito o motivo, mas foi na temporada 2017/2018 sim.

      https://www.youtube.com/watch?v=ghzOBxXcsuM

      Excluir
    13. A Bebezona.... no auge foi melhor que a Zhu... se não me engano tem 31 anos, se fosse feito um trabalho de 1 ano de preparo e recuparação física, daria pra render mais um ciclo... uma pena, mas era uma jogadora destruidora no ataque e no saque...

      Excluir
    14. Wang tem 31 anos e no auge não foi melhor que a Zhu.

      Excluir
  2. Tomara que as laranjas não deitem em janeiro, Morrison colabore! rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qualquer time pode ganhar a vaga olímpica, MENOS A TURQUIA.

      Excluir
    2. Na minha modesta opinião, dará Turquia.

      Excluir
    3. Sem condições de ver Karakurt se esgoelando feito uma esquizofrênica em plena Olimpíada. Isso tbm vale para Ozbay, Akman, Baladin e Gunes.

      Excluir
    4. Quanto exagero nesse ódio pelas turcas, certo que elas são chatinhas, mas como fubás que são, não merecem ser levadas tão a sério, para mim, muito mais irritante que as turcas são deboche e as dancinhas das chicleteiras, os berros da Yuan, a arrogância das também fubás italianas, principalmente Sylla, Egonu e De Gennaro e a petulância Sérvia, aquela Veljkovic me dá nos nervos, sem contar o destempero da Ognjenovic.

      Excluir
    5. As turcas são chatonas, isso sim. E elas ficaram mais perigosas nas mãos do Guidetti. Não as quero perturbando a paciência em Tóquio.

      Excluir
  3. FIVB podia rever seus métodos de pontuação no ranking para tentar torná-lo mais próximo da realidade. diagnosticando melhor e tornando chaveamentos mais justos. Algumas posições ai, sobretudo e majoritariamente na área intermediária, são bem estranhas. Morro com a Turquia atrás da Argentina kkkkkk, tudo pela cota sul-americana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Argentina participou da Olimpíada e da Copa do Mundo, Turquia não.

      Excluir
    2. É a desgraça do continentalismo, né meus amigos.

      Com todo o respeito às minhas maravilhosas seleções africanas, mas em que planeta Camarões é superior e o Quênia está no mesmo nível do que a Bélgica?

      E o caso Argentina/Turquia é explicitamente o mais bizarro hahaha.

      Excluir
    3. O problema é que na Europa há muitas seleções intermediárias boas e obviamente não há espaço para todas nas grandes competições da FIVB. O Mundial é o torneio mais democrático nesse aspecto, mas só pq oferece o dobro de vagas da Olimpíada e da Copa do Mundo.

      Excluir
  4. A única coisa que eu rezo todos os dias desde já é que a China não caia novamente na chave do Brasil a partir das quartas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu rezo é pra que o Brasil não caia numa chave mamata como foi na Rio 2016. Não encontramos nenhuma dificuldade na fase classificatória e, na hora da decisão, sentimos a pressão.

      Excluir
    2. Tenho a absoluta certeza que nossa eliminação nas quartas de final na última olimpíada se deve apenas por um único fator: a seleção feminina não sabe jogar em casa, a derrota vexatória na final do Mundial de 1994 e a prata no Pan de 2007 só corroboram essa minha afirmação, o próprio bambambam do voleibol americano Doug Beal se disse surpreso com a eliminação brasileira pela chinesas, pois para ele o Brasil era mais time, de dez jogos entre brasileiras e chinesas venceríamos, o psicológico da nossa seleção feminina é foda, nossa sorte foi que a masculina não deitou jogando em casa, Deus é mais!

      Excluir
    3. *venceríamos 8/9 jogos.

      Excluir
    4. Pelo que vem se desenhando desde já, os grupos de Tóquio 2020 serão mais equilibrados do que os da Rio 2016. A minha maior preocupação é pegar a China de novo a partir das quartas. Ninguém merece esse karma novamente.

      Quem sentiu MUITO a pressão na final masculina da Rio 2016 foi a Itália. O pipoqueiro do Lanza entregou o jogo para a gente kkkkk. Por falar nisso, o time italiano decaiu demais desde a última Olimpíada.

      Excluir
    5. Aliás, o Brasil mostrou pq é um time diferenciado naquele jogo contra a França. Ser eliminado em casa ainda na fase classificatória seria uma humilhação histórica. O próprio Bruno comenta que foi a partida mais tensa que ele já jogou na vida.

      O time deu outra prova de psicológico fortíssimo e resiliência no jogo do PO contra a Bulgária.

      Excluir
  5. Não será fácil vencer o Japão no Japão e obviamente a Sérvia, então não menosprezem o grupo A.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Japão eu menosprezo haha. A menos que elas façam algo muito diferente... Tem sido fácil vencê-las por lá, tá aí a Copa do Mundo que nau me deixa mentir.

      Mas é claro que vale atenção, o Japão é um time que está se construindo, ao contrário da China e da Sérvia, por exemplo.

      Excluir
    2. As japonesas não têm um padrão de jogo, mas não é fácil enfrentá-las pela quantidade de bolas que salvam na defesa. E elas vão jogar a vida em casa na Olimpíada pela honra do país. Eu lembro que as japas choraram depois de terminarem a Copa dos Campeões em 5º lugar kkk.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  6. Se a Holanda se classificar os grupos podem ficar como?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É difícil prever pq depende ainda da posição no ranking da FIVB dos outros futuros classificados tbm. Vamos ter que esperar até janeiro mesmo.

      Excluir
    2. Nossa, parecia eu respondendo hahaha.
      Mas especificamente sobre a Holanda é possível saber.

      Se a Holanda vence o QE, ela vai para o Grupo B, com China, EUA e Rússia. E o grupo A fica com Japão, Sérvia, Brasil e Itália.

      Se qualquer outra seleção europeia vencer, a Itália vai para o Grupo B.
      Nesse caso o Grupo A pode chorar né, que grupaço seria o adversário. Na melhor das hipóteses vc pega a Rússia nas quartas.

      Excluir
    3. Quando eu falo "...pq depende ainda da posição no ranking da FIVB dos outros futuros classificados tbm" é sobre colocar nas previsões a 11ª colocada Argentina ou a 29ª colocada Colômbia, a 9ª colocada Coreia do Sul ou a 14ª colocada Tailândia e assim por diante. São muitas variáveis e temos que considerar tbm que podem haver surpresas nos qualis continentais. O máximo que dá para fazer até agora é projetar os cenários com ou sem Holanda como o Gustavo acabou de fazer, o resto fica para janeiro mesmo.

      Excluir
    4. Vc tem certeza que não é eu? o.O

      É exatamente isso e eu concordo com vc haha. Só sobre a Holanda ou a falta da Holanda dá pra gente prever, por enquanto.

      Excluir
    5. China, EUA, Rússia e Holanda x Japão, Sérvia, Brasil e Itália ficaria bem equilibrado.

      "Se qualquer outra seleção europeia vencer, a Itália vai para o Grupo B.
      Nesse caso o Grupo A pode chorar né, que grupaço seria o adversário. Na melhor das hipóteses vc pega a Rússia nas quartas."

      EXATO. Acaba que está nas mãos das laranjas basicamente todos os cruzamentos da próxima Olimpíada /tenso. O ideal seria elas se classificarem para um grupo não ficar tão desigual em relação ao outro como ocorreu na Rio 2016. Porém, mesmo com a sede em janeiro não dá para confiar nas comandadas do Morrison - e nem nele principalmente.

      Excluir
    6. *transmissão de pensamento* kkk /aqueles

      Excluir
  7. Não dá para menosprezar o Japão mesmo. Vencemos por 3 x0 nessa Copa do mundo. Mas um lembrete: neste ciclo problemático de 2017 - 2020 foi a primeira vez que a vencemos por este placar. Inclusive perdemos jogos e em um deles, pela nossa inconstância, perdemos a vaga no final 6 do mundial justamente para elas. Vale lembrar ainda que no mundial de 2018 deram um sufoco na Itália na final 6. Logo, é preciso jogar de forma bem organizada contra elas, senão podemos dançar. E no mal sentido!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, o Brasil venceu o Japão no Mundial por 3 a 2 e perdeu a vaga na derrota para a Alemanha. As japonesas, que são eternamente beneficiadas em grupos mais fracos, só venceram porque a Sérvia DESISTIU do confronto contra elas, jogando sem a Boskovic e colocando Maja e Rasic no banco durante o jogo.

      Claro que elas são uma boa seleção, insisto, muito beneficiada pela FIVB. Eu fico tentando pensar em um jogo decisivo em que o Japão tenha vencido o Brasil e não consigo.

      Excluir
    2. O castigo da Japão pelas falcatruas eternas com a FIVB é ser essa seleção intermediária de sempre. Agora quem merece uma lição bem dada é o Terzic e as sérvias. Algo me diz que ela virá em Tóquio, só pela soberba como o técnico vem agindo. Eu tenho certeza que ele boicotou a Copa do Mundo para mudar de grupo em Tóquio 2020. Terzic deve estar pensando que já tem a primeira posição do grupo A garantida na Olimpíada. O tombo dele e de arrogantes como Maja e Stefana vem a cavalo.

      Excluir
    3. Compartilho seu pensamento em gênero, número e grau: Terzic boicotou a Copa do Mundo pra mudar de grupo, com pensamento de ser o primeiro colocado no grupo A

      Excluir
    4. Gustavo tem o jogo pela copa do mundo de 2011 em que as japonesas ganharam por 3x0

      Excluir
    5. Tá na cara que é isso, assim a Sérvia pegaria a China - provável 1ª colocada do grupo B - apenas em uma eventual final.

      Olhem o que o cretino do Terzic comentou depois daquele jogo entregado na cara dura para o Japão na segunda fase do Mundial a fim de eliminar o Brasil:

      "It is always very interesting playing against Japan. We didn't play well after the first set. Japan deserved to win. That's it. (Tijana) Boskovic is injured. I hope it is not serious. She warmed up tonight but told me she could not play. I don't know if she will play tomorrow. We won't risk players to finish first in the group. I took (Brankica) Mihajlovic out in the third set because she had some pain in her knee. She had a knee operation a few months ago."

      Boskovic lesionada? KKKKKKKKKKK Conta outra, zumbi cigarrento.

      Maja é outra arrogante sonsa:

      "It is always difficult to play Japan. They were more patient tonight. We were missing energy. I guess we were tired. We have already qualified. We hope to play our volleyball against the Netherlands tomorrow. We have to get ready for the final six tournament. Boskovic has some injury to her abdominal muscles. We don't think it is serious. We didn't want to risk her playing."

      "Nós esperamos jogar o nosso vôlei contra a Holanda amanhã." Realidade: entregaram mais um jogo, dessa vez por 3 a 0 com parciais absurdas para as laranjas (25-16/25-12/25-20).

      http://japan2018.fivb.com/en/news/japan-coach-nakada-says-win-over-serbia?id=79432

      Sim, o Brasil não se classificou naquela porra de jogo contra a Alemanha, mas as sérvias fizeram o jogo sujo para piorar a nossa situação. Direito delas, mas o karma sempre volta. As chinesas vêm agindo na direção oposta nos últimos tempos quando se trata de eliminar ou não adversários que dependam da vitória delas em partidas chaves.

      Excluir
    6. ...o Brasil não se classificou por causa daquela...*

      Excluir
    7. "Gustavo tem o jogo pela copa do mundo de 2011 em que as japonesas ganharam por 3x0"

      Ele falou jogo - decisivo -.

      Excluir
    8. O cretino sérvio comentando a derrota contra a Holanda antes do Final Six:

      "The Netherlands played really well. It's not a problem to lose the last two games, but it is in this manner. Practically we didn't play. I think the players will change their minds and play better in the final six."

      Hipócrita nojento.

      http://japan2018.fivb.com/en/news/netherlands-coach-morrison-proud-of-his-team?id=79455

      Excluir
    9. O jogo contra o Japão na Copa do Mundo de 2011 foi decisivo na medida em que aquela derrota tirou as chances do Brasil de conseguir a vaga para Londres via Copa do Mundo (eram 3 vagas, que foram conquistadas por Itália, EUA e China).

      Excluir
    10. Não. Na Copa do Mundo 2011 o número de pontos era o primeiro critério de classificação e não o número de vitórias. Se o Brasil tivesse vencido o Japão, ficaria em quarto com 24 pontos atrás da China em terceiro com 26. A vaga olímpica não viria de qualquer jeito naquela competição. Independente disso, conquistamos o lugar em Londres na barbada do quali continental. Logo, o jogo contra o Japão na Copa do Mundo 2011 passou longe de ser decisivo.

      Excluir
  8. E tão engraçado o pessoal falando que ele mandou o time B para mudar o ranking, vcs viajam né as atlerat cansam gente como que ele me mandsria bosko miha e maja, para jogar a copa do mundo se na mesma semana praticamente estavam jogando o europeu, tendo que ficar quase um dia viajando, e se ajustar ao fuso em dois dias?.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A seleção masculina polonesa teve ainda menos tempo entre o Europeu e a Copa do Mundo do que a equipe feminina sérvia e mesmo assim foi para o Japão. Logo, não tem desculpa. Terzic mandou o time B para a Copa do Mundo pensando na primeira colocação do grupo A da Olimpíada.

      Excluir
    2. Engraçado é a sua inocência, com todo respeito. Amigo, Térzic é um cretino, sem escrúpulos. Lógico que tudo foi milimetricamente calculado. Resta ver se isso tudo vai dar no que ele quer.

      Excluir
    3. A Polônia mandou 24 jogadores para o campeonato

      Excluir
    4. Incluindo os que participaram do Europeu.

      Excluir
    5. Diferente da Sérvia no feminino.

      Excluir
  9. Gente no insta ta dizendo que o Morrison foi dispensado como tecnico das Orange

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://www.ad.nl/andere-sporten/jamie-morrison-ontslagen-als-bondscoach-volleybalsters~a6404577/?referrer=https://www.google.com.br/
      Vdd, taí a reportagem. A confederação holandesa acordou, que a brasileira tome por exemplo.

      Excluir
    2. Antes tarde do que nunca! rs Agora sim vou torcer muito pelas laranjas no PO, seria lindo vê-las barrando o Guidetti da olimpíada <3

      Excluir
    3. Esse novo tecnico vai ter que entender que Daalderop não pode bancar para Buijis

      Excluir
    4. E que Stoltenborg fora da seleção é um afronte ao bom senso.

      Excluir
    5. No tudo ou nada, eu colocaria Daalderop junto com Buijs, até porque a Daalderop tem um passe razoável.

      Excluir
    6. Vcs acham mesmo que a CBV vai demitir o ZRG a essa altura do campeonato? KKKKKKKKK Vamos ter que aturá-lo até Tóquio e seja o que Deus quiser.

      A melhor e mais alta levantadora holandesa, Stoltenborg, vai poder voltar para a equipe nacional. Espero que a sonsa da Bongaerts fique de fora novamente.

      Excluir
  10. Adorei ver o Gustavo expondo a sacanagem sérvia e japonesa no último Mundial, deve ser extremamente revoltante para qualquer atleta saber que sua seleção foi eliminada (em parte) por causa de esquemas extra quadra, não me refiro apenas ao Brasil, pois o mesmo aconteceu com a França que foi prejudicada pela Sérvia no Mundial do mesmo ano e com a mesma França na Rio 2016, sacanagem feita pela Itália que perdeu para o Canadá propositalmente para eliminar ou Brasil ou França, o bom é que Sérvia e Itália tiveram o karma nesses mesmo campeonatos. Kkkkk

    Ok que o Brasil foi extremamente incompetente naquela derrota pra Alemanha, mas dias ruins podem acontecer para qualquer seleção, principalmente com uma seleção completamente fragilizada física e tecnicamente como a nossa naquele campeonato, chegamos ao cúmulo de jogarmos o Mundial inteiro sem líbero. Era explícito a ira da Thaísa naquele jogo contras as japonesas e o pilhado do Sérgio Maurício surtando com os palavrões dessa rainha. kkkkk Só Zé Panela foi quem mereceu essa eliminação tão precoce e traumática no último Mundial.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Endosso todo o comentário. Estávamos no fundo do poço ano passado tendo que aturar a imensa da Suelen, uma líbero, ser escondida do passe no Mundial. Se o joelho da Thaísa estiver mais firme ano que vem, ela pode fazer estragos em Tóquio. A força interna que essa mulher tem é descomunal. Ela foi esperta em pular a temporada de 2019 na seleção pensando no joelho para Tóquio. A vaga na Olimpíada só depende da temporada dela no Minas, pq a Thaísa já conta com o apoio do ZRG.

      Excluir
    2. Thaísa é uma jogadora incrível. Ela e a Garay não deitam pra ninguém, amava quando a seleção não jogava bem e elas vinham bufando.. jkkkk Sem falar que a Thaisa é profissional em tombar jogadora abusada e é na bola, amo. Corta o coração saber que uma carreira brilhante foi totalmente prejudicada pelo descaso de um clube tão famoso. </3 Das veteranas, ela, Brait, Fabiola e Garay, se fizessem o ciclo certinho, evitariam muitos micos que pagamos por aí.

      Excluir
    3. FATOS! Espero que Thaísa, Garay, Fabíola e Brait brilhem ano que vem em Tóquio <3

      Excluir
  11. Muito bacana os comentários aqui de quem de fato entende de voleibol! Li todos, e o que mais me chamou atenção foram as manobras do técnico sérvio pra fazer o Brasip ser eliminado do Mundial de 2018, revoltante.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)