Reestruturada e pentacampeã: China vence a Copa e vai gigante para 2020

É, Lang Ping, seu monstro. No melhor sentido da palavra, monstro. Estamos a exatamente 300 dias da estreia do vôlei nos Jogos Olímpicos de Tóquio, onde a China tentará o tetracampeonato. Mas vocês se lembram como o título delas começou? Foi em 2015, quando elas surgiram avassaladoras na Copa do Mundo, com sua principal ponteira com um problema cardíaco.

China recebe o troféu de campeã da Copa do Mundo 2019 (Foto: FIVB)


A história do ouro todo mundo conhece, mas o pós-ouro chinês, talvez não. A maioria delas jogou no sacrifício e por isso Lang Ping não tinha o luxo de ter titulares absolutas, com apenas duas exceções (Zhu e Lin). A história de maior sacrifício deste ouro é a da levantadora Qiuyue Wei que sacrificou sua carreira pela olimpíada, com uma lesão grave no joelho. Casos semelhantes acompanharam Yunli Xu e Fangxu Yang, que nunca mais conseguiram disputar uma competição completa depois disso. E claro, como esquecermos de Ruoqi Hui, que passou por uma cirurgia no coração meses antes da Olimpíada e pôs sua vida em risco para ser decisiva nos Jogos.

De lá pra cá, a China precisou se reestruturar. Perdeu quatro titulares do ciclo anterior e não conseguiu apresentar o mesmo padrão de jogo depois de 2017. Seleção conhecida pelo alto número de lesões, mostrou um voleibol assustador nessa Copa, vencida de maneira invicta com apenas um ponto perdido.

Um dos leitores desse blog comentou uma chave: "a China está mais agressiva". De fato e posso nomear a principal dessas mudanças: Changning Zhang. Com todo respeito, é completamente ignorante dizer que "a China é só Ting Zhu". Sozinha, sem passe e sem uma outra boa atacante, ela não consegue carregar essa seleção. Muda o jogo com a vinda de Zhang, uma ponteira que enfrentou problemas físicos durante todo o ciclo e agora se recuperou completamente. É a única atacante de extrema que passa bem e ataca a alto nível. E a China tem outros perigos: Xia Ding está mais experiente, acelerando o jogo; notem como Xinyue Yuan melhorou, principalmente na china atrás. A troca de líbero também fez bem para a China, o momento é de Mengjie Wang. Como eu já tinha feito antes, cravo que o time da China para Tóquio está praticamente montado: Ding, Gong, Zhu, Zhang, Yuan, Yan e Wang, com duas alterações no máximo, se não houver lesões.

Foto: FIVB


Ainda não podemos dizer que a China é a melhor seleção do mundo, afinal não tivemos um confronto contra a Sérvia completa nesta Copa. Mas acredito que podemos dizer que as atuais campeãs olímpicas e mundiais estão um passo à frente do resto do mundo. Ainda há 300 dias para Tóquio e muita coisa pode acontecer até lá. Aqui, parabéns à China!

Os outros jogos

Sem problemas para os EUA! Comandadas por Drews e com Larson poupada, as americanas encerram a Copa com uma vitória de 3 a 1 (25-21, 25-16, 16-25, 25-22). O resultado, 11ª vitória de 12 jogos, deu a medalha de prata aos EUA. Com isso, a Rússia já jogou sem poder superar as americanas ou ser superada pelas brasileiras. O Brasil 'comemorou' o quarto lugar batendo as russas por 3 a 1 (28-26, 25-20, 21-25, 25-19)

Estados Unidos ficaram com a prata (Foto: FIVB)

A Holanda levou outra paulada, foi batida pelo Japão por 3 sets a 1 (25-18, 27-25, 24-26, 25-21). Considero as laranjas a maior decepção da competição, já que esperávamos mais delas. E a valente seleção camaronesa, que surpreendeu times como Argentina e RDOM, decepcionou justamente com quem não podia. O Quênia derrotou as rivais continentais também por 3 a 1 (25-15, 26-24, 14-25, 25-21).

Camarões não conseguiu resistir ao jogo do arquirrival Quênia (Foto: FIVB)

Classificação Final

  1. China
  2. Estados Unidos
  3. Rússia
  4. Brasil
  5. Japão
  6. Coreia
  7. Dominicana
  8. Holanda
  9. Sérvia
  10. Argentina
  11. Quênia
  12. Camarões

Seleção do Campeonato

MVP: Ting Zhu (China)
Oposta: Annie Drews (EUA)
Levantadora: Xia Ding (China)
Ponteiras: Ting Zhu (China) e Kelsey Robinson (EUA)
Centrais: Irina Zaryazhko (Rússia) e Ni Yan (China)
Líbero: Mengjie Wang (China)

Ting Zhu foi eleita MVP do campeonato (Foto: FIVB)

Comentários

  1. Drews no lugar da Goncharova ou Bjelica e Yan no lugar de Yuan é muita coragem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amo a Goncharova! Mas a Drews jogou muito bem na maioria dos jogos, sempre beirando os 20 pontos, e com excelente aproveitamento em ataques.
      Se a Goncharova não recebesse tantas bolas desnecessária, ela teria um maior índice de aproveitamento, e até mesmo levasse esse prêmio.
      Mas eu achei que a Drews foi melhor.

      Excluir
    2. E se a Drews não tivesse um bom banco e fosse obrigada a jogar faça chuva ou faça sol como a Goncha e especialmente a Bjelica ela não teria esse aproveitamento, longe disso aliás..... rsrsrsrs
      Ps: gosto da Drews, acho ela uma jogadora interessante, mas fatos são fatos. Enfim, só mais uma premiação injusta entre várias e várias, tradição na FIVB.

      Excluir
    3. Drews flopou em vários jogos. Mas é até bom ela receber este prêmio injusto, assim o Kiraly fica iludido para Tóquio mwhahaha.

      Excluir
  2. Realmente uma pena a Hui não ter jogado a partida inteira contra as brazucas na Rio 2016, ela realmente estava sendo bem decisiva, era a melhor jogadora brasileira. #deboche
    Mas a China contava com duas jogadoras decisivas naquela partida, Ting Zhu e Nathing Zhulio, aí não deu pras brazucas. Kkkkkk

    ResponderExcluir
  3. Quem viu a China saindo de modo humilhante em um tie-break para o seu rival regional em 2012, não imaginaria que todo o processo intenso de restauração técnica, estrutural e de jogadoras seria para hoje ser esse monstro! (Eu vi um documentário após a Rio e mostra muito como eles planejaram meticulosamente esse time, muitas jogadoras selecionadas à dedo pela Lang Ping, impressionante) 3 sets perdidos em onze jogos, avassalador!
    Hoje, hoje, creio que só a Sérvia para fazer frente mesmo, e no mano à mano (no achismo) acho a China mais time! Veremos ano que vem com alguns retornos importantes no Brasil e nos EUA e os últimos acertos das equipes para Tóquio.
    A China tem uma coisa que mesmo que você não goste deve assumir: entrega! O time é uma hidra e se você cozinhar o jogo será muito difícil vencê-las, é impressionante como elas lutam mesmo.
    Óbvio, que mesmo com tudo isso não é um time imbatível, como disse acima outras equipes com alguns ajustes podem chegar junto e derrubar o gigante chinês. Mas....Hoje a máxima vale muito: quem quiser ganhar.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O segundo maior jogo da história que já vi, atrás apenas de Brasil x Rússia. Jogo marcante esse entre CHN x JAP

      Excluir
    2. " Mas a China contava com duas jogadoras decisivas naquela partida, Ting Zhu e Nathing Zhulio, aí não deu pras brazucas. Kkkkkk"

      Kkkkkkll verdade, sempre esquecemos de contabilizar, na verdade Natália é bicampeã olímpica, em 2016 ela jogou pela China kkkkkkk.

      Excluir
  4. China sem dúvidas com o bom momento de Zhang se fortalece dms
    Fiquei triste com Camaroes que remaram tanto mas terminaram sem vencer

    ResponderExcluir
  5. Fiquei com muita pena da Kimberly Hill. Era nítida a decepção dela quando entrava pra sacar por não ter sido utilizada nessa Copa do Mundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kiraly é um cretino, tem o lado paneleiro do ZRG com o jeito escroto do Térzic em tratar atletas como coisas descartáveis.
      O nosso vai se aposentar depois da Olimpíada e eu acho que se as americanas floparem ele também vai e será ótimo.
      Hill <3

      Excluir
    2. Hill é muito fofa. Não me esqueço dela dando entrevista depois da semifinal do Mundial de 2014, elogiando o time brasileiro.

      Excluir
    3. Sim!! Sem falar na cena fofa(e engraçada) dela dividindo pizza com Sheilla após a final do Grand Prix 2016... Junto com a Akin, Larson e a Adams são as minhas chicleteiras preferidas, <3

      Excluir
    4. Cara mais a Robinson e Larson são mais completa que ela, nessa eu acho que Kirally está pensando do time e não em atleta.

      Excluir
    5. OS EUA são escravos do passe A, por isso o Kiraly está apostando em Larson e Robinson. Mas, quando o passe não sai perfeito a equipe flopa lindamente como no jogo contra a China.

      Excluir
  6. Brasil esse ano, sem Natália, Tandara, Thaísa, Garay... Levou a China COMPLETA para o Tie-Break, digo uma coisa, quando o Brasil joga com o passe na mão, cabeça no lugar/concentração 100%, e com sorriso no rosto e sacar bem, pode sim bater de frente com qualquer seleção do mundo! Acho que a torcida brasileira, (como sempre, (parte dela)) desdenha muito do time brasileiro! Achando que tudo está acabado!
    O resto do mundo pensa ao contrário, pois todas as seleções jogam a vida contra o Brasil!
    Por isso não devemos subestimar nossa seleção! Pq ela pode surpreender!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a única seleção que ainda deu algum trabalho ao rolo compressor de Lang Ping foi, surpreendentemente, um Brasil desfalcado. Torcedor brasileiro é fogo mesmo e sobre jogar de igual para igual temos material para isso, só o Zé colaborar com algumas escolhas.

      Excluir
    2. Concordo muito com os dois anônimos.

      Excluir
  7. Essa olimpíada de Tóquio será a mais difícil pro vôlei feminino, acredito que muitas seleções podem levar o ouro: China, Sérvia,USA, Itália, Brasil e ainda por fora Turquia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Turquia tem que se classificar primeiro, né? O Quali Europeu está completamente aberto e até uma Alemanha da vida pode ficar com a vaga.

      Excluir
  8. Se a turquia jogar o tanto que jogou na final contra a Sérvia no campeonato europeu, sem dúvidas ficará com a vaga para Tóquio...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As turcas se transformam quando jogam em casa. O Quali Europeu será em terreno hostil. Vamos ver como elas irão se comportar em Apeldoorn.

      Excluir
  9. Não arrisco um palpite na disputa China e Sérvia, antes do crescimento da Busa no passe e defesa China tinha muita vantagem. Agora tudo pode acontecer.

    Com relação à copa do Mundo, me apedregem, mas não existe e nem existiu uma jogaroda tão majestosa como Goncharova, um casamento perfeito de técnica, beleza e afrontes kkkk. Ela impõe respeito, maravilhosa. E olha que não sou viúva russa kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkk

      Ela sempre se olha no telão pra ver se o rabo de cavalo está no lugar kkk.

      Excluir
    2. Goncharova é absurda! Também morro com os closes de beleza dela e os ataques? Como joga fácil! Também não sou viúva russa, mas não deixa de ser admirável vê-lá em ação, ela realmente enche os olhos e faz valer a postura afrontosa(você quer? @Voronkova) .Uma lástima ela ter nascido em meio à pior fase da história do vôlei russo, imaginem essa mulher com um elenco no nível dela? Ela e Kosheleva(quando esteve no auge e também era assustadora no ataque, compensando o passe, ou a falta de passe) tiveram muito azar.

      Excluir
    3. Nós tiramos a única chance da Goncharova de ser campeã olímpica e foi em 2012.

      Excluir
    4. Goncharova péssima, só.se destaca na liga Rússa, em torneio internacional é um Flop total

      Excluir
    5. kkkkkkk, a Rússia pode até ser um flop, Goncharova está beeeem longe, muito longe disso. Se destaca em toda competição que participa. Melhor rever o conceito de péssimo e de flop.

      Excluir
  10. O Zé teve 4 anos para definir um time titular e não conseguiu, até hoje não dá pra cravar quais são as titulares da selecção, na minha opinião o time titular de toquio vai ser o mesmo do rio 2016 com exceção da brait.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sheilla não vai ser titular e não dá nem pra cravar se ela vai mesmo para Tóquio.

      Excluir
    2. Sheilla titular? O voleibol atual, ou o novo voleibol como diz o Tande kkkkkkkkk, não aceita mais pantufas kkkk.

      Excluir
  11. Tem mais ainda gente, Lang Ping vai ajustar Li YY e Liu Yanhan , ano que vem ninguém vai poder com a China

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso se a Yanhan for convocada no lugar da Zeng.

      Excluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)