Brasil sucumbe à Coreia e perde a chance do bronze

Stefano Lavarini e a Coreia do Sul têm o que comemorar. A seleção, embora não figure entre as principais do torneio, sai fortalecida para o Pré-Olímpico de janeiro. E hoje teve uma de suas melhores atuações no campeonato, justamente contra o Brasil.

Stefano Lavarini abraça Yeonkoung Kim durante vitória contra o Brasil (Foto: FIVB)


Lavarini tem uma parcela de culpa no time adversário: o auge de Mara e Macris, a solidificação de Gabi e Léia como titulares. De fato ele conhece bem aquele time. Mas a Coreia, agora já com Dayeong Lee, desfalque do Pré-Olímpico Mundial, bateu de frente com o Brasil. Os números foram bem parecidos (o que não é bom para o Brasil): 65x65 em ataques, 6x5 para a Coreia em bloqueios, 15x16 para o Brasil em erros. O diferencial foi o saque: 7 aces e uma recepção brasileira fragilizada. 

Eu desdenharei, sempre, de quem diz "a Coreia é só Kim". Para começar, tem quatro "Kims" lá, e uma delas jogou muito, a líbero Haeran Kim. A chegada de Lavarini contribuiu muito neste sentido, a Coreia defendeu muito mais do que o seu normal ontem! A estrela dispensa apresentações, Yeonkoung Kim, camisa 10, capitã, maior pontuadora do jogo com 25 pontos. Mas ninguém pontuou mais no ataque do que a ponteira Jayeong Lee, dona de 20 pontos no fundamento. E vou alertá-los a um dado ainda mais curioso: duas das principais atacantes da Coreia jogaram mal no fundamento. A oposta Heejin Kim fez apenas 13 pontos, enquanto a central Hyojin Yang fez 3, substituída no terceiro set. 

E mesmo assim, o Brasil foi derrubado com muito mais facilidade do que deveria. Havia até quem esperasse um 3 a 0! Não deu. Primeiramente, a seleção brasileira deve estar, com todo o direito, cansada, exausta. Mara, Lorenne e Macris não tiveram folga. E eu fico incomodado como Zé Roberto pode não usar seu banco. Outro dado péssimo para o Brasil: o bloqueio. Como Mara e Bia podem sair zeradas no bloqueio em um confronto com um time tão mais baixo e de distribuição tão próxima do óbvio? Fabiana foi a única central que pontuou no fundamento com 1 ponto. Quatro sets, um ponto de bloqueio de centrais contra a Coreia. 

Bloqueio brasileiro não funcionou contra as atacantes coreanas (Foto: FIVB)

Agora, aceito ser apedrejado: Sheilla na seleção é a coisa mais bizarra que já vi nos últimos anos. Ela pode ser campeã da Superliga ou do Mundial na próxima temporada de clubes, mas até agora, só a vi ocupando um espaço pelo seu histórico. Percentual de aproveitamento de 10% hoje. É nisso que a conduta de Zé Roberto fica duvidosa: você quer ganhar a Copa ou dar ritmo às suas jogadoras? Porque se for a Copa, Sheilla não deveria estar aí. Se for ritmo, beleza, cadê a Gabi Cândido? Não havia outros nomes disponíveis? Tainara, Edinara, Paula? Confuso, Zé!

O melhor que o Brasil pode fazer agora é lutar pelo quarto lugar contra a medalhista de prata ou bronze, Rússia. A campeã, já é a China e falamos no próximo post. O que nós sonhamos e o que nós temos, nunca estiveram tão perto.

(Foto: FIVB)

MP: Kim YK (25), Lee JY (20) | Lorenne (24), Gabi (14)

Comentários

  1. Daria pra fazer um top 10 com as melhores quinadas da Léia nesse jogo.

    ResponderExcluir
  2. "Agora, aceito ser apedrejado: Sheilla na seleção é a coisa mais bizarra que já vi nos últimos anos. Ela pode ser campeã da Superliga ou do Mundial na próxima temporada de clubes, mas até agora, só a vi ocupando um espaço pelo seu histórico. Percentual de aproveitamento de 10% hoje. É nisso que a conduta de Zé Roberto fica duvidosa: você quer ganhar a Copa ou dar ritmo às suas jogadoras? Porque se for a Copa, Sheilla não deveria estar aí. Se for ritmo, beleza, cadê a Gabi Cândido? Não havia outros nomes disponíveis? Tainara, Edinara, Paula? Confuso, Zé!" SIM! , e creio que ninguém vai te apedrejar não porque é fato que o retorno da Sheilla foi totalmente precipitado, ela deveria ter feito a pré-temporada no Minas e voltar aos poucos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Distribuindo pantufas...

      Excluir
    2. Pessoal, me perdoem porque nunca repito comentário em postagens, mas serei obrigado:

      O ápice do jogo foi uma jogada que o comentarista disse: E vem Sheilla despejando toda sua potência, aí sai aquela pantufa kkkkkkkkk gritei do sofá de casa.


      Cansado e farto de pantufas. Haja espinafre.

      Excluir
    3. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      Excluir
  3. Sheilla está na grupo só porque é bi campeã olimpica, ela deveria ter tido humildade e ter rejeitado a convocação até porque medalhas nao ganham jogo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, faltou ela se tocar e pedir dispensa. Agora está queimando o próprio filme e afundando o time quando a intenção era ajudar com a experiência.

      Excluir
    2. O narrador: e aí vem sheilla pra soltar a pancada, e na realidade era a sheilla soltando um peidinho que as coreanas estavam pegando de toque. O auge.

      Excluir
  4. O grande diferencial de um técnico é trocar as peças do time quando não estão bem, veja os casos do próprio Lavarine, Lang Ping, Guidetti, eles podem até perder, mas não por apatia feito o vivo morto ZRG. Começo a acreditar que ele assim como o Ary Desgraça, estão enchendo os bolsos é pra fuder o Brasil. Macris voltará exausta e em Tóquio não pisará. Tenham certeza. Aliás, Toquio, pelo o que sabemos do paneleiro, apenas Gabi terá menos de 30 anos dentre as atletas que ele levará, sonho meu que pelo menos Garay e Gattaz estão entre as premiadas. A intensão do seboso, é sim sabotar atletas como Macris, Mara e Loren, que mesmo com bom desempenho, ele as deixou exaustas para justificar sua não ida a Tóquio. Isso tbm serve pra Leia viu, não se enganem, o corcunda sabe que ele flopa em momentos difíceis, até aí, tudo bem pq sou muito mais a Brait. E ainda que hipoteticamente o Brasil consiga ouro em Tóquio, eu jamais darei mérito a esse técnico arrogante e nojento. Se isso acontecer é pq as jogadoras fizeram das tripas, coração, das lesões, massagem e do técnico burro - pq burra não são as jogadoras que ele berra - um incentivo pra mostrar que elas sozinhas são melhores que ele no comando.

    ResponderExcluir
  5. Amanhã tem que botar a Brait pra ver se muda alguma coisa na recepção.

    ResponderExcluir
  6. "Mas ninguém pontuou mais no ataque do que a ponteira Jayeong Lee, dona de 20 pontos no fundamento." Ninguém da Coreia do Sul, pq a Lorenne tbm virou 20 bolas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "ninguem pontou mais" a Lorene fez a mesma e não mais e isso que o blog disse.

      Excluir
    2. Eu me referi ao fato de "mas ninguém pontuou mais no ataque..." poder se referir APENAS a Lee, sendo que a Lorenne também fez 20 pontos no fundamento, mas enfim.

      Excluir
  7. Pode terminar do 4 até em 7 lugar depende do jogo de amanhã.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EUA ainda depende do jogo contra a Coreia do Sul para garantir a prata. Japão e Holanda sempre fazem jogos disputados, não dá pra cravar quem vai vencer.

      Excluir
  8. Sei lá o que eu tenho mais o que comentar sobre o ZRG acho que ele ta no modo dane-se os torcedores e arenovação na sua cabeça ele vai ficar até Toquio seja qual for a colocação e o próximo tecnico que se vire com esse abacaxi que está virando a seçeção.

    ResponderExcluir
  9. Nos jogos decisivos a Leia joga sempre pro time adversário, na rio 2016 jogou pra China, vnl deste ano jogou para EUA e hoje jogou pra Coreia

    ResponderExcluir
  10. Pra mim a foto da Kim com Lavarini retrata o bem que um treinador pode fazer por sua equipe. Uma jogadora do quilate da Kim reconhece o quanto o Lavarini já está fazendo diferença na equipe. Enquanto do lado de cá temos um técnico ultrapassado e agarrado às suas convicções, próprias verdades e o pior, humildade 0.

    ResponderExcluir
  11. Quando eu lembro do corcunda teimoso e ultrapassado, só me vem na cabeça a frase: " acredita q ela vem na sua mão"

    ResponderExcluir
  12. Só tenho uma coisa a dizer, suas técnicas do sofá, respeitem a a história da RAINHA Kim, vocês, desconhecidas falaram que o tempo dela já havia passado, que é ela é pantufeira e blá blá blá! Ontem torci muito por ela porque eu sou time Kim Younk e ela não me dececionou, PASSOU POR CIMA da Fada Fabiana, aceitem!!!! As melhores ponta do mundo estão na Ásia 😍😍😍😍

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não exagera criatura, só o Brasil de Zé Panela pra dá moral pra Kim Pantufa. Kim já havia sido pisada pela YY Li no chinês e pela Flopinson no turco, mas ontem ela pisou legal em Gabi e Cia, só Lorenne que não deitou pras anãs coreanas.

      Excluir
    2. O time titular da Coreia tem duas centrais de 1m90 uma ponteira de 1.92 e uma oposta de 1.87 sendo que a levantadora tem 1.80 maior que a nossa, e tem outra ponta de 1.78, tamanho da Gabi, ou seja time titular dela maior que o nosso, não!?

      Excluir
  13. Ninguém explica o boicote do Zé com a Carol? Nem o blog citou a jogadora hora alguma, que tá longe de ser a solução, mas ajudaria demais, já que é bem regular em todos fundamentos. zé ta com birra Só por que a mulher pediu uma semana a mais de férias? Com certeza teria ajudado o Brasil nessa Copa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O erro foi dela em ter esticado as férias. Outras jogadoras tbm estavam cansadas pela temporada de clubes, mas pensaram primeiro na importância de um ano PO bem feito para uma futura convocação para Tóquio. Ficou afastada da fase classificatória da VNL e voltou mal nas finais. Daí perdeu espaço merecidamente para a Mara no resto das competições.

      Excluir
    2. E só a Fabiana voltando mesmo para a Bia finalmente bancar, aff.

      Excluir
  14. Nestes tempos difíceis ninguém fez mais pelo vôlei feminino do Brasil que o Lavarini... o cidadão já vai para três anos demonstrando da forma mais enfática que os técnicos brasileiros, diferente do que eles mesmos pensam, precisam urgentemente repensar métodos, tática e estratégias, sob pena de ficarem cada vez mais ultrapassados, como o ranking da FIVB (é imperfeito, mas ainda sim é uma boa régua) vem demonstrando temporada após temporada. Essa vitória da Coréia foi mais um aviso do Lavarini e, como o JRG estava lá do lado dele, talvez ele tenha ouvido; espero que tenha entendido.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)