Conegliano joga bonito, volta a bater Novara por 3x0 e fica a uma vitória do título

Mais uma vez, o Novara não conseguiu fazer frente ao atual campeão Conegliano. Em Villorba, com exatos 5.344 espectadores (lotação máxima do Pala Verde) as panteras voltaram a atropelar o Novara por 3 sets a 0 (25-16, 25-23, 25-23). Com o resultado, o time fez 2 a 0 na série e em casa de vitória no próximo jogo, o Conegliano mantém o título e sagra-se campeão italiano em 2019.

Conegliano está a uma vitória do Italiano (Foto:  Michele Gregolin)


Se está faltando emoção na série, o jogo bonito do Conegliano compensa. Podemos chamar Joanna Wolosz de qualquer coisa, menos de previsível: a polonesa é uma das melhores do mundo na atualidade. A distribuição funciona tão bem que é difícil marcar a principal atacante do Cone, que a gente normalmente nem sabe quem é. Hoje foi Sylla, dona de 13 pontos, Hill fez 12 e Fabris 11. 

Do outro lado é tudo muito óbvio: bola para Egonu. A oposta fez 19 pontos, mas sofreu com a marcação pesada do bloqueio e com a coragem de De Gennaro defendendo sua paralela. Barbolini não aprende com seus erros. Eu disse ainda na semifinal: a estratégia com Plak na ponta não ai funcionar contra o Conegliano. Não deu outra! Em três sets foram 4 pontos e 5 erros de Plak, incluindo os ataques bloqueados. Piccinini entra e não resolve: não parece óbvia a necessidade de Nizetich? Será que a reserva da absoluta Carlini não merece uma chance efetiva? Hoje Stufi entrou bem, já que Chirichella só fez 1 ponto. Mas não adianta entrar bem se a levantadora não ajudar.

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas praticando esportes
Plak não atuou bem na partida (Foto:  Michele Gregolin)

Acomodado, Barbolini corre o risco de ser eliminado sem reação. Bom para o Conegliano, que se diverte em quadra e sobra. O Cone só cometeu alguns erros de passe e não sacou tão bem quanto deveria - mas eu que não me atrevo a criticar as panteras hoje, grande exibição. 

Na próxima segunda (06) o Conegliano terá a primeira chance de levantar a taça do scudetto. O Novara precisa de três vitórias consecutivas em cima do atual campeão.

Campeonato Italiano - Final (Jogo 2)

Conegliano 3 x 0 Novara (25-16, 25-23, 25-23) 

CON: De Kruijf (6), Danesi (8), Fabris (11), Wolosz (4), Hill (12), Sylla (13) e De Gennaro (L). Fersino, Lowe (1), Tirozzi.

NOV: Carlini (2), Plak (4), Chirichella (1), Bartsch (7), Veljkovic (4), Egonu (19) e Sansonna (L). Nizetich, Piccinini (1), Zannoni.

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, praticando um esporte, quadra de basquetebol e criança
Panteras podem ser campeãs na segunda-feira (Foto: Michele Gregolin)

Comentários

  1. Esse time do Cone é lindo de se ver. Torço muito para ser campeão porque acho que o vôlei técnico deve sair vitorioso e não time de uma jogadora só.
    Wolosz é a melhor levantadora na Europa.
    Hill fazendo a temporada maravilhosa, espero que mantenha o nível na seleção.

    ResponderExcluir
  2. Carlini até tentou, mas a disparidade entre ela e Wolosz é estratosférica, mas também com aquelas ponteiras e centrais, há de se dar um desconto para a Roberta americana.
    Egonu é uma jogadora que erra muito, cada vez percebo que o que Sheilla fez no tiebreak contra as russas em Londres 2012 foi algo insuperável, derrubar 5/5 bolas com o match point adversário, sem contar o bloqueio gigantesco russo, é algo espetacular.
    De Gennaro e Wolosz estão um nível acima de suas companheiras, a nível altíssimo de qualidade do Conegliano deve-se a elas principalmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sheilla é apenas a melhor e mais habilidosa oposta da história do vôlei mundial

      Excluir
  3. Me impressiona como a Hill evoluiu, principalmente depois que saiu do Vakifbank. Está segura no passe, tem um saque flutuante difícil de passar e no ataque mantém a qualidade que já conhecemos. Pena (pra nossa sorte) que a seleção americana não consegue efetivar a posição de oposta e líbero, senão seria o time a ser batido!

    ResponderExcluir
  4. O Conegliano vai ser na próxima temporada o que o Vakifbank é considerado atualmente, o melhor time do mundo, o time a ser batido, o time que vai ganhar tudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não acho Hill lá essas coisas,ela na seleção é só flop,joga bem em times estrelados,mas desde 2015 vem revezando com Robinson na ponta,Ela é sim uma ótima jogadora mas não é isso tudo que falam!

      Excluir
    2. Ela pode não ter o ataque mais potente, mas é a melhor passadora com mais de 1,90 no cenário internacional. Além de não comprometer no ataque.

      Excluir
    3. Hill vem flopando na seleção desde o Mundial 2014. Na Rio 2016 bancou várias vezes para a Robinson, inclusive naquela semi épica contra a Sérvia. Ano passado foi ofuscada pela Bartsch. Ela é boa, mas realmente não é isso tudo que falam. A melhor coisa que a Kimberly fez na carreira foi sair do Vakif e ir pro Cone.

      Excluir
  5. Quem se deu mal com a volta da Robinson pra ponta na seleção foi a Wilhite, já que o quarteto de ponteiras deve ser Larson/Hill/Robinson/Bartsch.

    Quem se deu bem foi a Courtney que nunca foi uma grande ponteira, mas pode se destacar como líbero.

    ResponderExcluir
  6. Em 2020 eu ia de

    Hancock/Lloyd
    Drews/Rivers
    Akirandewo/Gibbmeyer/Adams
    Larson/Hill/Robinson/Bartsch
    Courtney

    Se a Courtney der pane tem a Robinson

    Se a Hancock n segurar a onda na primeira olimpiada, tem a Lloyd que é mais experiente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que Cuttino tem mais chances do que Rivers, mas o Kiraly deve ser previsível como sempre insistindo novamente em duas opostas canhotas de jogo parecido como Lowe e Drews.

      Será que Gibbemeyer barra Dixon? A Tori não foi pra Rio 2016 por causa de lesão.

      Excluir
    2. Acho que ele vai botar a Bartsch para rodar e levar 4 centrais. É a cara dele fazer isso...

      Hancock/Lloyd
      Lowe/Drews
      Akin/Adams/Dixon/Gibb
      Larson/Hill/Robinson
      Courtney

      Excluir
    3. O jogo de uma ponteira é muito mais instável do que o de uma central. Tirar ponteira para levar mais uma central para Olimpíada é um erro absurdo. Mas tbm não duvido que o Kiraly possa fazer isso, já que na Rio 2016 ele teve a façanha de convocar TRÊS levantadoras KKKKKK. Levar a Thompson só pra sacar foi o fim - e o saque era bem qualquer coisa, aff.

      ZRG cometeu uma falha gravíssima parecida na mesma Olimpíada levando a Adenízia sendo que já tinha as torres gêmeas e a Juciely. Três centrais em um grupo de 12 atletas é o ideal.

      Excluir
    4. Supondo que Fabíola n aceite voltar, iria pra 2020:

      Macris/Dani Lins
      Gattaz/Carol/Thaisa
      Tandara/Bruna Honório
      Gabi/Natália/Drussyla
      Brait

      Excluir
    5. Anônimo anterior, faltou uma atleta na sua seleção.

      Prevejo que a Fabíola fará uma grande temporada no Rio comandada pelo Bernardo. Logo, seria o ideal ela jogar Tóquio com a Macris. É a dupla perfeita de experiência e ousadia que o Brasil precisa. O ZRG precisa encarar a realidade de uma vez por todas ao perceber que o vôlei da Dani Lins ficou em Londres 2012 e não voltou mais.

      Se o joelho da Gattaz colaborar, ela será a nossa central na rede de dois no Japão. Precisamos mais do que nunca de uma jogadora que saiba bater bem uma china velocíssima. Acredito que a Thaísa não vai resistir e pode retornar à seleção ano que vem por causa da Olimpíada.

      Bruna Honório precisa provar muita coisa na seleção ainda para pensar em Tóquio. Espero que ela aproveite bem a convocação que saiu recentemente.

      A atleta que faltou foi a Garay que é de longe a ponteira mais completa do Brasil. Mas ela precisa estar em ritmo de jogo se quiser jogar a Olimpíada ano que vem. No Mundial o tempo que ficou parada fez muita diferença no seu desempenho.

      Excluir
  7. Eu acho a Hill uma das melhores ponteiras atualmente no mundo! Vamos ver como Kirally vai testar o time na VNL . Acho que Rivers vai detonar e Cuttino também, Drews está jogando bem também. Quanto às meios eu iria com a Ogboku, Akin e Dixon.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Akin não foi inscrita na VNL.

      Excluir
    2. Não nessa semana né? Mas deve voltar ao longo da competição e com certeza estará presente em Tóquio!

      Excluir
    3. O Kiraly só pode usar jogadoras ao longo da VNL que estejam naquele grupo de 30 divulgado dias atrás. Aliás, esse conjunto tem ser reduzido para 25 atletas até dia 11. Logo, a Akin não joga essa competição. Ela deve voltar para o Pré-Olímpico e a Copa do Mundo. Obviamente estará em Tóquio. Ela deve ter pedido dispensa da VNL para aproveitar a vida com o marido, já que faz pouco tempo que se casou. Fora o cansaço maior que vem com o advento da idade.

      Excluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)