Minas sofre com paredão do Praia, mas reage no tie-break e se aproxima de título

O Minas se saiu melhor no jogo contra o Praia Clube e abriu 1 a 0 na série de melhor de três jogos da final da Supeliga. Em jogo disputado, as comandadas de Lavarini venceram por 3 sets a 2 (28/26, 25/22, 17/25, 17/25, 15/6).

A gente nem falou da semifinal, mas todo mundo esperava por Minas e Praia aqui. Foram superiores durante todo o campeonato e só comprovaram isso contra Osasco e Bauru respectivamente. Os times se conhecem muito bem, sabem suas fraquezas e seu potenciais - mas sempre há lugar para o inesperado.

Minas saiu na frente da final (Foto: Orlando Bento/MTC)


Para começar, acredito que a melhor jogadora da partida tenha sido Léia, mas o Viva Vôlei é justo: enquanto Gabi jogou bem, o Minas venceu. Com Bruna em um dia pouco inspirado e Natália aquém, o Praia cancelou o jogo de Macris pelo meio. Não que Macris tenha jogado mal, mas cometeu erros que normalmente não comete, estamos mal acostumados inclusive. O Praia chegou a colocar bloqueio triplo em Carol Gattaz - isso é atípico, questão de estudo. A levantadora começou mal, mas o time foi atrás.

Duro para o Praia perder Garay com uma lesão no tornozelo e talvez isso tenha pejudicado o time no primeiro set. Mas fato é que o dia era de Fawcett, que jogo incrível! Foram 30 pontos e uma fato: a oposta gosta de finais! Não acho que a americana tenha feito um campeonato ruim, mas não me lembro de outra partida tão grandiosa. Mas foi o paredão do Praia que mais incomodou o Minas: incríveis 22 pontos, comandados pelo fenômeno do fundamento, Carol, com 9. Não é coincidência que as extremas do Praia tenham marcado 10, é estudo do rival, muito bem feito inclusive.

O Minas se perdeu a partir do terceiro set, quando Carol fechou a rede para as rivais. O passe do time caiu, Gabizinha perdeu sua eficiência e o time não conseguiu rodar. Esse foi o melhor momento de Lloyd na partida, ela tem mais facilidade com Carol do que com Fabiana.

PAREDÃO: Praia fez 22 pontos de bloqueio no Minas (Foto: Orlando Bento/MTC)


Se o Praia perdeu Garay, usou 'o fator surpresa' com Ellen e Rosamaria, já que Michelle não pontuou no jogo. Essa não é a principal função dela, mas não a exime de fazê-la também; Bom para o Praia é ter banco, não existe uma só posição do time que não tenha uma grande reserva à altura. Rosamaria me impressionou mais no passe do que no ataque, cresceu muito no fundamento nesta temporada. E Ellen é boa, apesar de não ter feito lá um grande jogo, merecia mais chances.

Mas na decisão, no desempate, só deu Minas. Gabi voltou a jogar bem, Natália chamou a responsabilidade e Macris fez seu melhor set. Deu Minas, com justiça. Apesar da queda de rendimento no terceiro set e do apagão no quarto, o Minas foi superior ao rival durante toda a temporada, principalmente em finais. Perdeu uma vez quando esteve totalmente desfalcado e é favorito a levar o segundo jogo, lá em Uberlândia. Positivo para o Praia é o crescimento e a reação do time.

Uberlândia recebe a partida na próxima sexta-feira, 26, no ginásio do Sabiazinho. Se vencer, o Minas é campeão. Se der Praia, haverá o terceiro jogo no Mineirinho em Belo Horizonte.

Superliga 2018/2019 - Final (Jogo 1)

Itambé/Minas 3 x 2 Dentil/Praia Clube (28/26, 25/22, 17/25, 17/25, 15/6)

MIN: Mara (6), Gattaz (10), Macris (3), Bruna (16), Gabi (22), Natália (16), Léia (L). Lana, Malu, Geórgia, Mayany (4), Bruninha (1).

PRA: Fabiana (7), Lloyd (6), Michelle, Fawcett (30), Carol (13), Garay (3), Suellen (L). Ellen (7), Paula, Rosamaria (10), Ananda, Laís.

Gabi foi eleita a melhor da partida (Foto: Orlando Bento/MTC)

Comentários

  1. Bruna merece seleção nem que seja pra sacar que nem a Amanda fazia. É lamentável que ninguém saque viagem pelo Brasil.

    Uma pena o que aconteceu com a Garay, espero que se recupere logo. Ela provavelmente não jogaria a VNL se não tivesse se lesionado, mas acho que volta para o Pré-Olímpico.

    Mayany tem que ser titular no lugar da Mara.

    Michelle é tão mediana quanto a Monique.

    Carol é uma das duas centrais titulares na seleção. Provavelmente o ZRG continue a insistir na Bia com a dispensa esse ano da Adê.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que dá pra arriscar a Carol na rede de dois, Bia não dá mais!

      O ideal seria a Natália não jogar a VNL e se poupar para o Pré-Olímpico tratando o joelho.

      Fawcett ainda renderia na seleção do US, pena que o Kiraly seja tão paneleiro como o ZRG.

      Excluir
  2. O jogo teve altos e baixos. Galera quer injustiçar Macris, mas que temporada! Melhor levantadora da atualidade, ela e Fabíola.

    Bruna tb não foi mal não, 16 pontos pra um time que distribui bem com as duas ponteiras. Achei um jogo bom, as ponteiras e a oposta acima de 15. Do outro lado apenas um jogadora, Fawcett efetiva.

    Vamos que vamos pro jogo 2 e Minas camoeao por mérito!

    ResponderExcluir
  3. Não é questão de Lloyd ter mais facilidade com Carol, é a Fabiana que tá ruim mesmo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lloyd tem caído de produção nos últimos anos, enquanto a Hancock vem fazendo o caminho inverso.

      Excluir
    2. Concordo, mas Fabiana continua péssima nessa temporada, nunca vi.
      EUA deveria vir de:
      Robinson
      Hill/Larson
      Akin/Ogbobu
      Hancock/Fawcett
      iria ser um time foda

      Excluir
    3. Você montou um bom time!

      Mas o Kiraly deve vir com o de sempre (o que é bom pra nós):

      Lloyd/Murphy
      Hill/Larson
      Akin/Adams
      Robinson

      E a Fabiana tá perto de se aposentar, né? Acho que ela vai até ano que vem, assim como a Wal.

      Excluir
    4. Ou Bartsch como fora do passe jogando na ponta mesmo (onde se sente mais a vontade) na rede de 3... Jogaria Larson como oposta passadora pra jogar na saída além de botar Hill e Akin na rede de 2!

      Excluir
    5. Seleção norte-americana somente com Larson e Hill nas pontas não dá nem pro gasto! O time americano precisa de uma ponteira ou oposta de mais força. Se conseguirem alguém que alie velocidade à força, perfeito! Bartsch não pode faltar na seleção, pois é a atacante de mais potência hoje. Deveria ser ela e Larson na ponta revezando com a Hill. Robinson de líbero é uma boa aposta. Aprovou na VNL do ano passado e no Mundial também. Lowe é a melhor oposta canhota dos EUA hoje. Drews deve ser mais testada e merece mais espaço. Centrais eficientes são o que os americanos tem de melhor. Akin, Adams, Ogbobu, Gibbemeyer, Dixon...Lloyd e Hankok são muito boas e disciplinadas, sendo a Hankok mais ousada e com um excelente saque. É uma seleção que pode faturar os títulos desse ano, mas vai ter que corrigir o que faltou no ano passado urgentemente se quiser bater de frente com Sérvia, Itália e China!

      Excluir
  4. Jogo de baixo nível técnico, só se salvaram Leia e Fawcett, Lloyd e superestimada Macris tiveram uma atuação de sangrar os olhos, Rosamaria não PASSA confiança e Fabiana mais desmotivada que a Lorenne.
    Uma coisa é certa: os embates entre Osasco vs Rio eram infinitamente mais emocionantes e de melhor nível técnico. Mas é bom que haja essa variação de finalistas, afinal ninguém aguentava mais ver sempre os mesmos finalistas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando que os embates entre os falidos Osasco e Rio eram infinitamente mais emocionantes??? Um Minas estar ganhando por 2 x 0 com autoridade e depois ver um Praia desfalcado da principal jogadora empatar o confronto não é emocionante? Não vem querer tirar a tônica da primeira de muitas finais mineiras da história, não! Contente-se com a realidade. Para os ultrapassados Rio e Osasco fazerem finais novamente somente se os mineiros deixarem!!

      Excluir
    2. Ah sim, os mineiros são donos do mundo! kkkkkk..... A megalomania desse povo é risível.

      Excluir
    3. No momento sim!!!

      Excluir
    4. Exato, próxima temporada o Minas volta a ser o mesmo time fubá de sempre e o FloPraia sempre foi tapete mesmo.

      Excluir
    5. Não, na realidade, o novo time fubá da SL brasileira se chama Osasco. Nem paulista ganha mais. O time do Sesc Tiroteio talvez evolua na próxima temporada, chegando nas semis, mas sem líbero e ponteiras que prestem não haverá muito o que fazer. Sesi Bauru será a mais nova sensação e se for bem dirigido vai brigar com Minas e Praia pra entrar na final. Praia volta a ser o favorito, pois deve manter a sua base: Garay, Fawcett, Suellen e o retorno de Claudinha, campeã pelo Praia em 2018. Como não vai renovar com a incompetente da Pipoca Maria, pois a mesma deve baixar em Osasco, novo lixão do campeonato, o time praiano sobe de nível e deve contratar um boa ponteira para atuar junto com Garay.

      Excluir
  5. Vamos Leia, seleção te aguarda, meu desejo, claro.

    ResponderExcluir
  6. Vcs repararam como o Minas bombardeou a Suelen no passe? É um absurdo uma líbero ser gorda, lenta na defesa e não saber recepcionar os saques direito. Será muito triste vê-la de novo na seleção. Espero que uma luz ilumine o ZRG e ele teste a Natinha na VNL.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O barro da Natinha tem que acontecer, pq ng aguenta mais a Suellen e Brait e Leia nao devem voltar

      Excluir
    2. Sim. O problema vai ser o ZRG dar uma oportunidade de verdade para a Natinha. Ela só vai crescer se jogar e for desafiada. Ano passado a Jaque mudou de posição pra nada. Acho que esse foi um dos motivos para ela se aposentar da seleção.

      Excluir
  7. Pra mim a melhor do jogo foi a Leia. Estável praticamente o tempo todo no passe, segurou a pressão, defendeu horrores e ainda levantou bolas mais precisas que a Macris. Uma pena ter que aguentar a Suellen na seleção.

    ResponderExcluir
  8. A melhor decisão da Leia foi ter pedido dispensa da seleção. As pessoas são muito cruéis, vejo muitos comentários dizendo que ela foi a culpada pela derrota na Olimpíadas do Rio, o que é inadmissível se creditar o fracasso de um esporte coletivo em uma jogadora. É muito fácil culpar alguém e ainda dizer que ela não mereceu, ela ganhou a vaga dela no Rio na bola.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo contigo cara. Pelo que as pessoas falam, parece que a Léia obrigou o ZÉ convoca-la. Ela em momento algum deveria ser penalizada pela a escolha do técnico. Acredito que após a Rio 2016 Léia deve ter ficado totalmente desmotivada pelos comentários negativos ao seu respeito.

      Excluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)