Acosta, McClendon, Negro: os rumores da mudança na ideologia do Minas

Por Gustavo Aguiar

Uma mudança de ideologia marca o início das movimentações do Minas Tênis Clube no mercado do vôlei. Segundo informações do jornalista Bruno Voloch, o grande trunfo do time até o momento é a contratação da central Thaísa, que deixará o Barueri. Thaísa também tem duas companheiras de posição confirmadas, Carol Gattaz e Mara, que renovam com o clube. Continuam também um dos destaques da atual Superliga, a ousada levantadora Macris e a líbero selecionável Leia

Entretanto, o que chama a atenção é a contratação das ponteiras. Apesar de ainda não ser oficial, quem vem para os lugares de Natália e Gabi supostamente são duas estrangeiras: a venezuelana Roslandy Acosta e a americana Deja McClendon.

Roslandy Acosta já confirmou sua presença na Superliga Brasileira (Foto: reprodução)


Apostas audaciosas, eu diria. Acosta já confirmou sua vinda, é ponta, tem 27 anos e 1m90. Jogou pelo Bergamo nas duas últimas temporadas e neste ano acabou sendo preterida principalmente por Mingardi - embora o time tenha crescido com Courtney e Loda, que são melhores passadoras. A venezuelana é boa atacante, mas pouco eficiente no passe. 

Rumor, McClendon é mais arriscada ainda. Joga pelo Trentino na A2, segunda divisão italiana, nunca teve uma experiência sólida na seleção e nem em grandes ligas. Seus maiores destaques foram pelo polonês, passou pelo extinto Atom, pelo Tauron e pelo LKS Lodz, onde conquistou o segundo lugar do nacional na temporada passada.

Atualmente no Trentino, Deja McClendon pode ser segunda estrangeira do Minas (Maciej Czarniak / Trojmiasto.pl)


O Minas ainda pode contar com nomes como Amanda, Mari Paraíba e Tainara, "livres no mercado" e ainda tem opções para a saída como a renovação de Bruna e quem sabe até um possível retorno de Sheilla. Mas, se confirmada a vinda de McClendon, cessa o número de estrangeiras e complica a compreensão de um elenco capaz, por exemplo, de ser campeão mundial.

Isso sem contar com a possível escolha do técnico, citado pelo jornalista, o compatriota de Lavarini, Nicola Negro. Negro teve como auge de sua carreira o comando do poderoso Imoco Volley Conegliano, justamente na pior temporada de sua jovem história. O time terminou em sexto lugar, mas não com Negro: o técnico foi demitido menos de quatro meses depois do início da temporada. Na ocasião, a diretoria justificou que precisou tomar a medida para que não interferisse no crescimento e nos projetos do time.

Nicola Negro teve passagem conturbada pelo Conegliano em 2015 e acabou dispensado (Foto: Maciej Czarniak / trojmiasto.pl)


O Minas ousa, passa por caminhos arriscados, jogadoras menos conhecidas do cenário internacional e preza por investir mais no meio de rede. Faz bem quando se tem uma levantadora que força com as centrais - mas seriam as pontas suficientes? Seria a melhor escolha de comando? Bom, nada é oficial ainda. Nos resta aguardar.

Comentários

  1. Preferia mil vezes fazer proposta a Mari PB e de reserva imediata Isabela Paquiardi ou Kasiely. Para outra ponta poderia tentar trazer a Bethania De lá Cruz, Maret Balkestein-Grothues Ou até a Yamila Nizetch.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De técnico, sei que a diretoria pretende um estrangeiro, mais daria uma investida no Spencer Lee, ou no Mazzanti que já tem bastante experiência.

      Excluir
    2. Pra saída de rede, traria a Ivna que é "barata financeiramente" e manteria a Bruna.

      Excluir
    3. Mazzanti não treina nem clube na Itália, pra cá que ele não viria.

      E pq o Osasco não renovou com a Mari PB? Foi ela que segurou o fundo de quadra do time junto com a Brait.

      Excluir
    4. Eu só espero que a quela pipoqueira horrenda da rosamaria fique longe do Minas! Aquilo afunda qualquer time! Não presta nem como ponta nem como oposta! Tinha que jogar em voleibol de várzea! Ohh trem ruim aquele!

      Excluir
    5. Martinez, Kingdon, Daalderop, Orthmann, Lee, Wilhite, Courtney, Amanda, Tainara, Nizetich, Mari PB, Casanova, PEÑA, Salas...

      Há dezenas de opções que considero mais rentáveis inclusive do que a Acosta. Espero, com todo respeito a ela, que McClendon não se confirme.

      Excluir
  2. Não entendi essa cagada absurda do Minas, sinceramente. Ainda se quisesse investir mais no meio de rede, que tivesse trazido ponteiras com um bom fundo de quadra, vide Maret Grothues (que não deve ser tão cara, já que está jogando num CSM Bucaresti da vida) e contratasse a Mari Paraíba ou até a Amanda. Ou então que tentasse Nizetich, Orthmann e outras. Não é possível que o investimento tenha subido, além da rescisão da Gabi (que tinha contrato pra duas temporadas, dando mais uma grana pro Minas), e contratem um técnico e duas ponteiras fubás. Se querem um time com centrais efetivas e velocidade, ao menos o passe precisa ser bom.
    Que tiro no meio do cu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amanda pode estar indo para o Minas, provavelmente Deja vindo jogar de ponta com ela, e Acosta de oposta. Porém, um time que se reforça no meio de rede, teria que manter para as pontas este investimento. Porque trocar Bruna, Gabi e Natália por Acosta, Amanda e Deja é um baita "ladeira abaixo".

      Excluir
    2. O Minas não seria tão burro ao ponto de contratar uma fubá como a Amanda.

      Excluir
    3. Bom, são os boatos que estão sendo percorridos por aí. Inclusive outro site de notícias sobre vôlei, onde mostra a movimentação do Mercado, está colocando a possibilidade da Amanda no Minas

      Excluir
    4. Espero que seja só boato mesmo e que a Amanda fique longe da seleção principal esse ano.

      Excluir
    5. Mas será que alguma dessas estrangeiras citadas querem jogar no Brasil ? o mercado italiano é competitivo.

      Excluir
    6. Mas será que alguma dessas estrangeiras citadas querem jogar no Brasil ? o mercado italiano é competitivo.

      Excluir
    7. Mas será que alguma dessas estrangeiras citadas querem jogar no Brasil ? o mercado italiano é competitivo.

      Excluir
    8. Todo mundo quer jogar na Itália por visibilidade, prêmios por mais de uma competição e etc.

      Os investimentos são mais altos do que no Brasil, mas os salários, pelo que sei, nem tanto - principalmente das centrais.



      Excluir
  3. Investir nas meios de rede sendo que antes delas e pra elas brilharem tem que passar pelas ponteiras "passadoras" kkkkks e ambas não tem esse requesito como principal fundamento. Pra mim o Minas não precisa de mais uma central sendo que tinha: Mara,Gattaz e Mayany com potencial, Macris e Thaisa são 7 pontos e no mercado brasileiro ponteiras pra substituir Gabi e Natália não existem disponíveis. O time parece que está desesperado e contratando o que vê pela frente e sem pensar no conjunto que é exatamente o que fez o Minas ser esse time atualmente. Se não ganharem esse Superliga não ganharão nem tão cedo e nem terão outra oportunidade como essa. Estão numa decrescente com essas contratações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A contratação da Thaísa só fará sentido com uma oposta definidora (desculpa, Bruna) e ponteiras de bom passe. Não adianta trazer um duo "manchete pra cima" quando sua oposta não vira bola alta e sua levantadora não tem destaque nesse fundamento.

      Excluir
  4. E pensar que o timaço dessa temporada é composto apenas por brasileiras. O Minas merece ganhar a SL com a Macris sendo MVP.

    ResponderExcluir
  5. Gabi nunca jogou no exterior, logo é compreensível ela realizar esse sonho na próxima temporada. Mas é preocupante a Natália voltar a jogar em clube carniceiro da Turquia justamente em ano olímpico. Tandara foi esperta em ir pro Rio e ser lapidada para Tóquio pelo Bernardo.

    ResponderExcluir
  6. O Voloch disse que Rosamaria poderia voltar mas como oposta. Acho que poderia dar certo apostar nela. Agora precisa de ponteiras de peso. Uma Jaqueline poderia pintar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então... o caso da Rosa é muito delicado, pois a mesma não renovou com Praia porque ela iria pra oposta, e ela mesma já disse que quer investir como ponteira. Osasco quer ela como ponta, Minas como oposta. Creio que por conta deste detalhe, ela possa acabar pesando a ida para Osasco

      Excluir
    2. Rosamaria insistindo nessa história de ser ponta é um tiro no próprio pé gigantesco. Ela não passa bem e ponto final. Não adianta ser "versátil" ao jogar em duas posições e não ter destaque em nenhuma delas. Ela tem que entender que é oposta de origem e tá ficando pra trás na posição. Bruna Honório merece ser testada nessa VNL como reserva da Tandara. Precisamos de alguém como ela que saque viagem na seleção.

      Excluir
    3. Todos veem que a Rosa seria bem melhor como oposta, só a própria não vê isso kkkkk

      Excluir
    4. Alguém avisa a Rosa que ser a new Mari não vai rolar.

      Excluir
    5. E é o paneleiro do ZRG que incentiva isso, aff.

      Excluir
  7. se eu fosse o minas tentaria trazer a mexicana bricio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela é prioridade de renovação no Fenerbahçe

      Excluir
    2. A Bricio foi contratada pelo Scandicci. Para o lugar dela o Fenerbahce contratou a Mihajlovic

      Excluir
    3. A contratação da Bricio pelo Scandicci ainda não foi confirmada, mas a da Miha pelo Fener já.

      Excluir
    4. E dizem que a Bricio é prioridade do Fener. Como seria diferente, né?

      Excluir
  8. A verba do minas ficou toda na contratação da Thaisa,por isso contrataram essas estrangeiras medianas ..!

    ResponderExcluir
  9. Minas retrocedendo de forma absurda com essas contratações. Por quê não investir na Mayany? Pra quê trazer duas ponteiras sem passe de qualidade sendo que o meio está reforçado? Qualquer uma das quatro (incluindo Rosa e Amanda) que vier será um enorme passo atrás em relação a essa temporada. Vou torcer demais pro Minas ganhar essa SL e nem vou ver o mundial pois já prevejo o shame gigantesco.

    ResponderExcluir
  10. O Voloch força bastante nas matérias. Olha o que ele publicou agora pouco:

    "José Roberto Guimarães quer Sheilla novamente na seleção brasileira.

    A jogadora, que se despediu das quadras após a Olimpíada do Rio, teria ainda proposta para jogar em Barueri, time que é dirigido pelo técnico.

    São praticamente 3 anos longe do vôlei.

    O blog apurou que a ideia do treinador é colocar Sheilla gradativamente em forma e se puder contar com a atleta no pré-olímpico que será jogado em agosto.

    Só que o objetivo final mesmo é ter Sheilla como oposta titular do BRASIL no Japão. Para tanto, José Roberto Guimarães pretende abrir as portas de Barueri e usar o clube, assim como fez com Dani Lins e Thaísa, para recuperá-la fisicamente e tecnicamente durante a próxima Superliga."

    COMO ASSIM OPOSTA TITULAR EM TÓQUIO? E A TANDARA? É impossível que o ZRG não tenha aprendido com os erros da Rio 2016 e do Mundial 2018.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que me irrita é que o pessoal já sai caindo se pau em cima de Sheilla e do Zé! Cara, todos sabem da credibilidade do Voloch com vários atletas, ele acerta 3 e erra 7, quem não garante que isso não seja só mais uma das especulações ridículas dele? Até hoje espero Logan Tom no Minas. Temos que ser sensato e não acreditar em tudo que ele fala.

      Excluir
    2. Por isso eu deixei claro no começo do meu comentário que o Voloch força bastante nas matérias.

      Excluir
    3. Tem um jornalista (rsrs) que transita entre uma boa apuração e um sensacionalismo. Há notícias exclusivas, boas e há aquelas inventadas que acabam por não se confirmar. Por isso a credibilidade sempre fica em xeque, eu mesmo morro de medo de citar.

      É muito fácil ter acesso, gente. Eu poderia chegar aqui com tudo o que é previsível de acontecer na temporada (Walewska no Praia ou Bauru, Mari PB no Rio, Amanda no Minas, Rosamaria em Oz ou Minas). Mas não vou fazer isso sem alguém me dizer "Gustavo, tal time tá cvs com tal jogadora", como nos casos da Claudinha e da Garay.

      Aí fica fácil.

      Excluir
  11. Acosta já está confirmada. A americana ainda não.

    ResponderExcluir
  12. A Acosta não é ruim, ela é alta, boa bloqueadora e bem esperta no ataque (inclusive costuma estender bem os braços e atacar por cima do bloqueio- só ver os jogos dela pelo Bérgamo).
    Quanto a Amanda no Minas, não gosto dela, porém em Brasília que foi sua melhor fase como atacante, ela jogava com a Macris, ou seja, pode ser que dê certo novamente. Não adianta nada ter uma Thaísa no meio se não tiver passe e nesse ponto Amanda é de mediana para boa e Mari Paraíba se encaixaria muito bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Keridinha vc assiste volei???
      Amanda é pessima no passe!
      Gabi, Garay, Mari P. e até Natalia mandam bjus.

      Excluir
    2. Discordo de vc. A Amanda é uma passadora muito boa. Algumas pessoas têm uma certa perseguição com ela, não sei porque. Não acho que ela está a nível de seleção, mas é uma ótima ponteira de composição em clubes.

      Excluir
  13. Keridinha não! Peço respeito, não quero que concorde comigo. Apenas respeite a opinião dos outros.
    Sim, assisto vôlei, joguei vôlei e trabalho com vôlei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A única ao lado da Natinha que ainda conseguiu segurar o passe foi a Amanda, ela está algumas vezes mais segura. E no maior teste da vida dela que foi na final contra o Sesc, ela segurou, então isso me faz tem uma certa confiança nela, eu claro!

      Excluir
  14. Mineirada nem ganhou a SL e já estão se achando e o povo ainda critica as torcidas de Osasco e Rio, esses sim GRANDES CAMPEÕES.

    ResponderExcluir
  15. Qualquer time do brasil q conseguir contratar Samantha bricio terá a melhor ponteira passadora do mundo.quem dera meu fluzao tivesse dinheiro para contrata la ,com taisinha é q não vai dar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bricio não é a melhor ponteira passadora do mundo.

      Excluir
  16. Quem é o pai da criança?
    Ou seja, quem indicou Acosta e Deja? Pode até ser que ambas surpreendam e arrebentem a boca do balão por aqui! Mas acho que a aspiração ao título mundial morreu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente a MCCledon é indicação do Nicola Negro. Ele era o técnico dela no Trentino Rosa.

      Excluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)