A falta de empatia com a força de Gabi Cândido

Não sei exatamente quando a humanidade chegou a este ponto, mas tudo parece mais complicado. Sinceramente, rejeitei os ataques à jogadora Gabriela Cândido mesmo antes de saber seus motivos e reitero-os agora. Gabi teria direito de pedir dispensa se simplesmente quisesse, como fizeram Adenízia e Camila Brait, por exemplo. A convocação de José Roberto Guimarães não é uma intimação, não vivemos uma ditadura, é um chamado, opcional. E quem deve decidir se aceita essa convocação ou não é o atleta, não nós fãs, jornalistas, demais atletas e nem o próprio técnico. Experiente, ele sabe disso.

Muito atacada, inclusive na televisão, Gabriela se posicionou. Antes disso, muito me admira que ex e atuais atletas questionem outros atletas sem o mínimo conhecimento sobre a situação deles. O nome disso é falta de empatia. Dizer, por exemplo, que uma jogadora "nunca fez nada pelo Brasil" é da mais extrema ignorância, falta de conhecimento mesmo. Falta de conhecer o trabalho de atletas na base, falta de conhecer a situação em que representaram a seleção B no ano passado, por exemplo. Ignorância.

E mesmo depois do texto forte, pesado e extremamente corajoso que Gabi não precisa escrever a ninguém, me admira que haja alguém com coragem de retrucá-lo. Repito, falta empatia. E falta memória também. Falta lembrarmos, por exemplo, de quando uma psicóloga foi contratada pela seleção feminina de vôlei, em 2008, para tratar o que parte do público e da mídia classificou como "amarelão" após derrotas sucessivas nas finais do Mundial 2006 e no Pan 2007. Síndrome do pânico, a doença relatada por Gabi, é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde e atinge 280 milhões de pessoas, segundo os dados da própria organização. Ainda assim, há quem critique. Às vezes, aquele silêncio pedido por Mari e Fabí, que encheu nossos corações de alegria, faz-se necessário a quem não aprendeu com a história. 

Ninguém nasce forte e estar no topo não pode te fazer esquecer do caminho que você trilhou até lá. Se realmente, depois de tudo o que passamos, vemos e ouvimos, não conseguirmos sentir, não conseguirmos ser solidários à dor de alguém, realmente: nós temos muito o que temer do futuro. 

Gabriela Cândido pediu dispensa por doença (Foto: reprodução/Instagram)


O texto postado por Gabi Cândido na íntegra:

Sirvo a seleção brasileira de base com muito orgulho desde 2012. Nunca (e quem me conhece sabe e pode afirmar) deixei de dar todos os dias o melhor de mim. Sou imensamente grata ao Zé Roberto pelo reconhecimento do meu trabalho. Sou imensamente grata ao meu técnico Anderson e ao SESI Bauru que me ajudaram a terminar a temporada da melhor maneira que eu poderia.  Não devo satisfação a nenhum de vocês, mas já que vocês gostam tanto de nos julgar, por motivos que não cabem a vocês, eu vou explicar resumidamente o porquê de eu não ter me apresentado. Tenho uma doença chamada síndrome do pânico, ou seja “crises repentinas de ansiedade aguda, marcadas por muito medo e desespero, associadas a sintomas físicos e emocionais aterrorizantes”, para que entendam melhor.

Estar na seleção e uma cobrança muito grande, pressão, viagens longas, quantidade alta de treinamentos, cortes, tudo o que deixa me ansiosa e faz atacar minha doença. Estou me tratando há dois anos, mas não existe 100% de cura para esse tipo de doença. Ela vem e volta quando quer, quando eu permito. Mas as vezes esse “permitir” foge do meu controle. Em 2017, no mundial sub-23, fui atacada por essa crise. Não consegui jogar um jogo sequer do campeonato no qual eu tanto esperei e treinei para representar meu país. Em 2018, na Copa Pan-americana, na qual eu fui chamada para seleção novamente a história se repetiu. Não conseguia ficar sozinha, não conseguia tomar banho de porta fechada sozinha, alguém sempre tinha que estar conversando comigo. Alguém chegava atrás de mim e eu me assustava. Vocês gostam de ler isso? Não? Eu não gosto de passar por isso. Imagina você viver 24h do seu dia amedrontada por sua própria sombra. Imagine só você não conseguir andar sozinha e se sentir imprestável como eu me sentia. Sentia que só dava trabalho para os outros, que deixavam de viver a vida deles pra cuidar de mim. Fui me apresentar no SESI Bauru somente dois meses depois do campeonato da seleção porque eu não tinha condições de sair da minha cama. Por medo.

Eu não queria ter esse tipo de doença. Não queria estar passando por isso, e queria muito que as pessoas antes de cuidarem da minha vida, procurassem saber o real motivo do meu pedido de dispensa. Dói muito em mim ler comentários tão cruéis me chamando de covarde, de pessoas que nem se quer me conhecem ou sabem quem eu sou. Agradeço muito a Deus por estar melhor hoje e à minha família que me dá total apoio e conforto para que eu melhore cada dia mais. E para os cornerteiros de plantão e pra quem me pergunta de coração aberto e quer o meu bem, é por isso que em 2019 peço dispensa da seleção. Por estar com problemas de saúde e necessitar de cuidados e o bem-estar que somente a minha família me proporciona. Porque no momento, depois de uma longa temporada cansativa e com todos os objetivos do primeiro ano de SESI Bauru sendo alcançados, preciso descansar meu corpo e minha mente. As que estão ou se apresentarão, quero aplaudi-las de pé, porque só quem tá lá sabe o quanto a barra é pesada. Desejo sorte a todas as meninas que terão a oportunidade se estar ali. Torcerei com todo o meu coração por cada uma delas. Coisa que vocês também deveriam fazer. Já existem muitas doenças, brigas, armas de fogo nos matando. Vamos nos ajudar, ao invés de apontar o dedo. Seja amor. Agregue. Fiquem em paz agora e com Deus.

Gabriela Cândido no mundial sub-23 (Foto: FIVB)

Comentários

  1. É Gabi, mais ainda vai ter muito cornetões de plantão apontando dedo ainda, infelizmente.

    ResponderExcluir
  2. Entendo perfeitamente Gabi e dou meu apoio em orações a ela, recentemente fui diagnosticado com TEPT uma doença que não tem cura mais pode ser tratada, ja passei dias sem dormi e com muito medo de fica só ou no escuro de sair na rua e te medo das pessoas, muito difícil, dormi de luz liga na casa toda, de acorda a noite e viver um situação que não esta acontecendo fisicamente mais está acontecendo na sua cabeça eai você se desespera, nossa horrível. Vamos respeita Gabi.

    ResponderExcluir
  3. Melhoras Gabi Cândindo também sofro de sindrome do pânico.No mas não sabia que vc participa desde de 2012 das categorias de base do Brasil.Agora só uma pergunta ñ foi em 2012 que o PERU venceu o BRASIL no sulamericano de base?

    ResponderExcluir
  4. Que bela matéria Gustavo!!!A seleção ñ é uma senzala e as jogadoras ñ são escravas,logo nenhuma delas é obrigada a ir p/o sacrifício e satisfazer às manias de um técnico sádico como Zé Roberto,q não tem nenhuma empatia c/as jogadoras!Nenhuma jogadora é obrigada a abandonar filhos e marido em casa p/ficar concentrada e viajando c/a seleção!Nenhuma jogadora é obrigada a agravar sua contusão p/servir à seleção!Nenhuma jogadora é obrigada a passar por cortes sucessivos e ter voltar com o rabinho abanando pra seleção ao bel prazer do Zé!Nenhuma jogadora emocionalmente abalada é obrigada a agravar seu quadro psicológico longe da sua família só pra servir à seleção!Seleção não é obrigação p/nenhuma delas e as que estiverem lá,tem q estar por que querem e não contra a vontade!O quadro mais emblemático desse terror psicológico ocorreu nas Olimpíadas de Londres quando Fabíola e Juciely foram cortadas no saguão do aeroporto como se fossem um papel higiênico usado,Mari foi cortada à noite,na lavanderia e a coitada da Brait teve o sofrimento mais prolongado ainda sendo cortada já em Londres,Zé deixou bem claro q o corte estava entre Natália e Brait,mas Brait estava no auge da forma e Natália s/condições de jogo!Como fica isso na cabeça de uma jogadora?Uma jogadora em forma,sem problemas físicos,ser cortada p/q uma jogadora voltando de contusão e s/poder saltar ainda ficasse na equipe!A seleção estava p/ser desclassificada caso não fosse a interferência da Capitã Fabiana que pediu ao Zé p/não ser tão negativo e ficar só esculachando as jogadoras,p/que desse apoio a elas nos momentos difíceis,pois o grupo já estava fragilizado com a sequencia de cortes traumáticos e com o autoritarismo na seleção!Credito o Ouro de 2012 mais a interferência diplomática da Capitã Fabiana do que ao Zé! Zé assumiu a seleção em 2003 e logo em sua primeira Olimpíada já causou polêmica ao cortar a oposta canhota Leila,o destino cobrou a presença de Leila naquele 24x19,a experiência,a garra e a técnica de Leila!Leila seria a jogadora para marcar o 25 ponto!Mas em vez de culparem o Zé,culparam quem?A novata Mari em sua primeira olimpíada!Isso ela guardou até 2008,quando mandou todos calarem a boca na TV!Zé põe muita pressão nas jogadoras e depois as descarta de forma inesperada!Levantadoras ousadas e criativas como Fabíola e Macris o Zé detesta,pois ele gosta de levantadoras que se permitem ser robotizadas,Zé vampiriza as levantadoras e Dani Lins e Roberta aceitam isso c/mais facilidade,já Macris e Fabíola são mais indomáveis.Enfim,o Zé não faz bem à seleção, a falta de critérios e o excesso de esoterismo,superstição,corcundas,panelas,falta de empatia,tiram a credibilidade do trabalho dele!

    ResponderExcluir
  5. Ninguém tinha como adivinhar que ela tem essa doença. Espero que melhore, mas continua sendo uma ponteira mediana.

    ResponderExcluir
  6. Independente da situação da Gabi Cândido, o comentário da Sheilla é verdadeiro e a verdade dói muitas vezes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A sheila calada é Cecília Meirelles

      Excluir
    2. E quem vai calá-la? Absolutamente ninguém.

      Excluir
    3. A Sheilla calada é melhor que tudo.

      Excluir
    4. Pois ela vai continuar falando muito e você não pode fazer nada contra isso, Lurian.

      Excluir
  7. Parabéns ,amigo(autor da postagem).
    Em inúmeras injustiças e falta de sensibilidade que acontecem no dia a dia, ler um texto como esse, me faz sentir esperança na nossa nação.
    #ESTAMOSCOMVOCÊGABI

    ResponderExcluir
  8. Não achei nada elegante o comentário da Sheilla, atleta de alto nível, umas das melhores que o Brasil já teve, mas preconceituosa. Falou tanto em verdade, porque não admitiu e expôs pra todos sua vida e sua relação com a Mari. Hipócrita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Preconceito é forçar as pessoas a exporem seus relacionamentos. Isso sim é hipocrisia dos que buscam igualdade, mas não respeitam as idiossincrasias das pessoas.

      Excluir
    2. A sheila e a ana paula caladas são: clarice linspector e Cecilia meirelles

      Excluir
    3. "clarice linspector"

      Você não consegue conviver com o contraditório? Cresça! Elas não vão se calar.

      Excluir
  9. Digo e repito: LIVRE ARBRITIO... só cada um pra saber o que é melhor pra si, sem mais!!!

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pelo matéria! Precisamos de mais solidariedade, diálogo e compreensão!

    ResponderExcluir
  11. Que papel feio Voloc,Sheila e Zé querendo culpar as jogadoras pelo caos da seleção feminina!Desde o inexplicável corte de Leila em 2004 até o traumático corte de Brait em 2016,o Zé não tem feito a parte dele!
    Zé não fez a parte dele ao formar panelas na seleção,nesse caso temos vários exemplos de panela!Qual a credibilidade de um técnico que usa esoterismo e superstição como critério de cortes e não a qualidade física e técnica das jogadoras?Vcs lembram quanto o Zé insistiu em convocar Ana Tiemi,mesmo ela sendo reserva da Ana Cristina?O Zé assumiu a seleção feminina em 2003 e já cortou inexplicavelmente a oposta Leila às vésperas da Olimpíada de Atenas-2004!No 24x19,Zé ficou inerte na beira da quadra,sem mexer no time,sem mudar nada e deixando a jovem novata Mari ser queimada e levar toda a culpa pela virada incrível que tomou das russas.Acontece que,nesse momento,era a hora que toda a experiência e categoria da craque Leila faria a diferença na seleção para marcar o vigésimo quinto ponto,mas o Zé havia cortado a Leila,mas mesmo assim Zé tinha opções no banco e preferiu deixar Mari ser queimada... Em 2012,o Brasil só se classificou com a ajuda dos EUA que mesmo com a primeira colocação já garantida,fez o favor de derrotar a Turquia para classificar o Brasil na última vaga para as quartas-de-final.A seleção estava psicologicamente abalada desde a fase dos cortes traumáticos onde Fabíola e Juciely foram cortadas no saguão,Mari na lavanderia e Brait foi levada até Londres p/ser cortada e ver Natália sem condições de jogo permanecer na equipe.Mas a Capitã Fabiana assumiu o papel que era do técnico e uniu o grupo em busca do ouro olímpico.Em 2016,novamente Brait cortada inexplicavelmente porque o Zé deciciu levar a quarta central Adenízia pra esquentar banco e carregar água e toalhas.Brait seria muito mais útil revezando com Léia, Brait como líbero defensora e Léia como líbero passadora.Além disso,Zé congelou vendo D.Lins sobrecarregar Natália e esta,muito marcada pela Muralha da China,levava toco atrás de toco!E Zé não fez nada!Deixou Fabíola e Jaqueline desesperadas no banco,querendo entrar para ajudar o time,mas o Zé congelou como uma estátua e se contentou em ver a China virar sobre o Brasil.Após o vexame olímpico dentro de casa,Zé entrou numa de querer desvalorizar,desprezar,humilhar as líberos brasileiras querendo improvisar Gabiru de líbero!Nada,mas nada mesmo, justificava o Zé Kgar p/as líberos brasileiras e fazer panela com Gabiru!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. /surto

      Voloch? Acho que vc errou o blog rssssssssssssss

      Excluir
    2. Pelo menos Gabiru não foi chamada esse ano como líbero.

      Excluir
  12. Atitude ridícula de Sheila querer culpar as jogadoras e puxar o saco do Zé!O que Sheila quer c/isso?Uma vaga na panela de Tokyo-2020?Só pode ser!Muito feio essa atitude de Sheila em querer queimar as jogadoras para puxar saco do Zé!Será que Sheila esqueceu q sua ex-companheira Mari Steinbrecher foi queimadíssima pelo Zé q deixou ela assumir a culpa pelo 24x19 de Atenas-2004 p/depois cortá-la asqueirosamente na lavanderia em 2012?Perguntem p/Mari o que ela acha do Zé,que a sugou o quanto pode e depois de ser tão sobrecarregada e acumular contusões defendendo a seleção,a descartou como uma papel higiênico usado e fedido!
    O Zé disse que convocou as melhores,mas eu discordo!Regiane acabou de ser a maior pontuadora de uma das partidas da final da Liga Polonesa com 20 pontos,além de ser a melhor passadora do time e não foi lembrada na lista do Zé!Mari-PB e Claudinha foram grandes responsáveis pela eliminação do time do Zé,Barueri,da Superliga e também não foram convocadas pelo Zé?Priscila Daroit não foi convocada porquê?Será q é porque o Zé é rancoroso com elas?
    Essas baboseiras que a Sheila disse p/queimar as jogadoras é ridículo!Está mais q na cara que o caos na seleção feminina é devido ao técnico e não às jogadoras!Se Sheila estivesse certa,porque na seleção masculina não acontece isso?Na seleção masculina o líbero Serginho também não é eterno,e Renan resolveu o problema revezando Tales como líbero passador e Maique como líbero defensor.Renan não pode contar com os ponteiros Lucarelli,Maurício Borges e Leal e ainda tinha Lipe com o cotovelo contundido!Renan cheio de desfalques conseguiu ser PRATA num Mundial deixando os donos da casa Itália e Bulgária para trás além de outras seleções fortes como EUA,França,Rússia,Canadá,Irã e Argentina.Todos sabem que o nível técnico do Mundial masculino é mais forte que o do feminino e Renan teve que passar por seleções mais fortes que o Zé.Mesmo assim Renan se virou com jogadores mais novos como Maique,Douglas e Kadu !Como os jogadores novos mostraram resultado no masculino com Renan,mas com o Zé não?O problema é das jogadoras ou do Zé?O Zé não consegue lapidar uma jogadora nova?Ou Zé depende de técnicos como Bernardinho,Luizomar ou até Lavarini para lapidar as jogadoras pra ele nos clubes?Por que o Zé foi um fiasco no Amil e no Barueri?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficar bravo com a Sheilla não vai fazer com o que ela disse deixe de refletir a realidade.

      Excluir
  13. A vida de cada um e suas decisões particulares, como o nome já diz, são exclusivamente particulares. Ninguém tem o direito de cobrar nada da Gabi sobre o seu pedido de dispensa da seleção. Só ela sabe a quem deve ouvir e receber conselhos e agradecer.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)