A crônica de Mulhouse: favorito ao Francês é eliminado por time recém-chegado da 2ª divisão

Por essa nem o mais otimista torcedor marcquois poderia esperar... Primeiro, apresentemos os times:  VC Marcq-en-Baroeul, fundado em 1962, campeão francês em 2000 e ASPTT Mulhouse, fundado em 1074, campeão francês em 2017. Apesar das semelhanças como clubes com mais de 40 anos de fundação e um título de campeonato nacional, a atualidade manteve os dois times em lugares bem distintos. Bem, até esta semana.

Léa Soldner, líbero do Mulhouse, chora descontroladamente após último ponto do tie-break (Foto: L'Alsace/Vincent Voegtlin)


O Mulhouse foi disparado o melhor time da fase regular do Campeonato Francês, foram 24 vitórias em 26 jogos, 74 pontos contra 67 do segundo colocado, superando o lendário RC Cannes e a sensação Volero Le Cannet. Jogou a fase classificatória da Champions League e a CEV Cup. Nas quartas, o adversário do favorito Mulhouse foi o Marcq-en-Baroeul, recém-chegado da segunda divisão e típico oitavo colocado: perdeu mais do que venceu (placar de 10-16), só se classificou para os playoffs na última rodada do Francês (a diferença foi de dois pontos) e tomou um duplo 3 a 0 do Mulhouse durante a liga. Mas o voleibol é um esporte incrível e quis o destino que isso se aplicasse mais uma vez.

No primeiro jogo, o Mulhouse foi completamente surpreendido. Em casa, com pouco menos de 500 presentes, o Baroeul fez um uníssono 3 a 0 (25/17, 25/20, 25/23) para cima do rival, algo totalmente inesperado! A protagonista da vitória foi a brasileira Alessandra Franco, com 18 pontos. Neste jogo, a técnica do Mulhouse, Magali Magail, já deveria ter acendido o sinal amarelo: vocês se lembram do trio de americanas que elogiamos no início de abril? Ele não funcionou no primeiro jogo: Hayley Spelman fez 7 pontos, Alex Frantti fez 9 e Carli Snyder saiu do jogo com 2. Anastasia Guerra chegou na equipe no meio da temporada e acabou no banco pelo bom desempenho das estadunidenses, mas foi a maior pontuadora do time com 10.

Normal, tudo bem perder o primeiro jogo fora de casa. Mais de 2500 pessoas estiveram em Mulhouse para empurrar o time para a vitória, forçando a terceira partida. Tudo parecia pronto, mas esqueceram de avisar a uma jogadora: a oposta camaronesa Laetitia Bassoko. Sinceramente, eu não me lembro de uma jogadora africana sendo tão decisiva em um campeonato europeu: a oposta marcou 31 pontos, maior pontuadora disparada na partida. Inteligente, a peruana Zoila La Rosa sentiu o momento da camaronesa e forçou o jogo com ela. 

Laetitia Bassoko ataca contra bloqueio da britânica Michel e de Franti (Foto: L'Alsace/Vincent Voegtlin)


Do outro lado, Spelman deu outro pane e foi justamente substituída, agora por Guerra atuando na saída. As ponteiras americanas viravam, coube à italiana assumir a definição como oposta e ela fez sua parte. O Mulhouse fez um grande jogo, mas viu o Baroeul abrir 2 a 0. Um time experiente, com uma levantadora como Athina Papafotiou (grega, ex-Conegliano), consagrada pelo título em 2017, precisava reagir. O fez, empatou a partida, 2 a 2, mas no tie-break deixou escapar o "impossível": o oitavo colocado e azarão eliminou o favorito absoluto ao francês, 2 a 3 (23/25, 23/25, 25/20, 25/20, 9/15).

A decepção foi geral, o choro foi descontrolado: o Mulhouse era favorito e pela primeira vez em quatro anos estava fora da semifinal do Francês. Baroeul, por outro lado, era só festa: o time com certeza nunca havia imaginado chegar tão longe. O voleibol tem dessas magias e dessas decepções também...

Torcida aplaude Mulhouse após a eliminação (Foto: L'Alsace/Vincent Voegtlin)

Os outros resultados

Quem agradece o resultado são seus principais rivais, RC Cannes e Volero Le Cannet. Afinal, o Mulhouse só perdeu para o Cannes na fase regular e por 3 a 2. Contra o Volero foram dois encontros vencidos por 3 a 0. 

E essa é uma das semifinais, Cannes x Volero: o Cannes sofreu, perdeu a primeira em casa por 3 a 0, mas se recuperou e venceu o Saint-Raphael por 2 jogos a 1 (3x0 e 3x1 em casa). O Volero teve mais facilidade, despachou o Venelles por um duplo 3 a 1, sem precisar jogar a terceira parcial. Quem enfrenta o azarão Baroeul é o Nantes, que eliminou o atual campeão Beziers por 2 jogos a 1 (1x3 fora de casa e duplo 3 a 0 no seu ginásio). 

Beziers Angeles (de preto) não seguraram a vantagem e foram eliminadas do campeonato (Foto: reprodução/Midi Libre)

Comentários

  1. Respostas
    1. Do Mulhouse:

      Papafothiou / Spelman
      Franti / Snyder
      Michel/Trach
      Soldner

      Não conheço muito bem o Baroeul, mas tem como mais conhecidas as peruanas La Rosa, Yllescas e Palacios, além de Bassoko (Camarões) e Alessandra Guerra Franco (Brasil).

      Desses que vc perguntou ou dos demais?

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  2. Alessandra Guerra Franco. Parabéns minha amiga, feliz demais pela Vitória. Brasuca.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)