O peso da camisa e o brilho da experiência: Osasco e Rio empatam séries

Acreditarmos que times como Rio de Janeiro e Osasco aceitariam perder uma série de quartas de final por 2 jogos a 0 seria precipitado, inocente. Aliás, os dois maiores campeões da Superliga entraram mordidos para vencer três sets consecutivos. Osasco, na verdade, perdeu dois antes em uma história bem particular.

Um primeiro set desanimador, 15 a 5 no placar. Somando erros, dali em diante Osasco não pontuaria mais. Thaísa, Skowronska e Tainara comandavam a definição do time de Barueri, que sonhava com a inédita semifinal. No segundo set, o jogo melhorou para Oz, mas com o passe na mão Thaísa era impiedosa e Skowronska manteve-se virando as bolas altas. Mas se teve algo que a história, com nomes como Demir e Piccinini, me ensinou foi a nunca duvidar peso da experiência e do brilho de uma campeã. Paula Pequeno saiu do banco para estabilizar a recepção - que nunca foi seu ponto forte - e virar 3 das 3 bolas que recebeu no set. Independente de clubes, PP4 é uma jogadora que sempre aprendi a admirar, desde 2007 quando suas diagonais rasgavam os bloqueios do auge do time italiano. Paula veio para o jogo e Hooker sentiu isso. 

Emocionada, Paula Pequeno abraça Hooker em jogo histórico no Liberatti (Foto: João Pires/Fotojump)


A partir do terceiro set, o time se escorou nos erros de Barueri, que parecia ansioso para fechar a série. Errou, porque no quarto set assistimos a uma atuação redentora de Destinee Hooker, com 11 pontos na parcial. A oposta de 31 anos chamou a responsabilidade e faz quase metade dos pontos que faria na partida naquele set. Osasco empatou e Barueri não conseguia mais conter Hooker, voando em quadra, a oposta fez mais 7 pontos e comandou uma virada histórica dentro do José Liberatti, depois de um 5x25 no primeiro set. O torcedor osasquense voltou a sonhar, em uma vitória muito mais do coração do que da técnica.

Hooker supera o bloqueio duplo de Thaísa e Dani Lins (Foto: João Pires/Fotojump)


Hooker fez 24 pontos (18 deles só no dois últimos sets). O Brasil assistiu também ao retorno carimbado de uma de suas melhores centrais da história, Thaísa fez 24 pontos (15 ataques, 6 blocks, 3 aces), número de oposta. Skowronska com 20 e Tainara com 17 também se destacaram. 

No Rio, como boa parte de nós esperava, Bauru sentiu. É muito difícil ganhar duas vezes consecutivas de Bernardinho. O técnico insistiu com Kosheleva e a russa foi melhor na partida. Mas a verdade é que Gabiru fez uma boa partida na recepção, assumindo a maioria absoluta dos saques e deixando todas as atacantes quase sempre livres. E foi exatamente no passe que Bauru se desestruturou no primeiro set, sem conseguir reagir daí para frente. Passe ruim é sinal de bloqueio montado e o Rio tem um dos melhores do Brasil. Foi uma aula de paredão, 20 pontos, 10 deles de outra experiente, a central Juciely. Ela gosta de decisão e tem um ótimo tempo no fundamento. Roberta, que fez uma partida regular, ainda pode usá-la bem mais no ataque.

Juciely (centro) foi o grande nome da vitória do Rio sobre Bauru (Foto: Erbs Jr.)


No Bauru foi pane total, Diouf já havia feito uma primeira partida ruim e na segunda foi pior ainda. Anderson tem que se atentar a isso, se omite muito. Oposta que não vira faz o quê em quadra? Tem Edinara e a própria Tifanny, que jogou muito marcada. É tudo o que o Rio precisava, uma oposta inefetiva e uma entrada marcada pelo seu paredão. Vitória fácil, 3 sets a 0, pressão para Bauru.

Marcação pesada impediu que Tifanny repetisse sucesso da primeira partida (Foto: Erbs Jr.)


Com Minas e Praia tudo como esperado. O Minas fez 3 a 1 fora de casa e o Praia eliminou o Fluminense por 3 a 0. Fim de série, 2 jogos a 0, fica nossa admiração pela luta dos eliminados. Os mineiros agora descansam para conhecerem seus adversários, Minas pega Barueri ou Osasco, Praia pega Rio ou Bauru.

Segunda vitória sobre o Fluminense garantiu Praia Clube nas semis (Foto: Mailson Santana/FFC)

Superliga - Quartas de Final, Jogo 2 

Itambé/Minas 3 x 0 Curitiba Vôlei (25/14, 25/20, 20/25 e 25/11)

Fluminense 0 x 3 Dentil/Praia Clube (15/25, 15/25 e 21/25)

Osasco-Audax 3 x 2 Hinode Barueri (5/25, 17/25, 25/22, 25/20 e 15/11)

Sesc RJ 3 x 0 Sesi Vôlei Bauru (25/10, 25/18 e 25/19)

Terceira rodada

26.03 (TERÇA-FEIRA) – Hinode Barueri (SP) x Osasco-Audax (SP), às 19h, no José Correa, em Barueri (SP) – SporTV 2

26.03 (TERÇA-FEIRA) – Sesc RJ x Sesi Vôlei Bauru (SP), às 21h30, no Tijuca, no Rio de Janeiro (RJ) – SporTV 2

Minas eliminou o Curitiba e terá rival definido na próxima terça-feira (Foto: Orlando Bento/MTC)

Comentários

  1. Thaisa é indispensavel na seleçao. Essa atuaçoes dela na superliga estao fenomenais.
    É um icone da historia mundial e, sem duvidas, depois da temporada de seleçoes, voltara ao lugar do qual nunca deveria ter saido: Top 5 mundial

    ResponderExcluir
  2. Queria tanto que o Bauru eliminasse as carioquentas. Basta apenas Tiffany e Diouf entenderem que elas têm potencial de parar esse time antipático. Uma pena a dificuldade no passe da Palacio, porque esse tripé Diouf-Tiffany-Palacio seria interessantíssimo de acompanhar.
    Uma dúvida (Não estou sendo preconceituoso): pela baixa estatura comparado com os demais jogadores, creio que Tiffany quando ainda jogava no masculino, era ponteiro-passador, não consigo entender a dificuldade dela na recepção, vide que no masculino o passe é muito mais complicado que o feminino.
    Sobre Osasco x Barueri, mesmo detestando Zé Panela e amando o Osasco, acho que o time do paneleiro têm mais culhões de enfrentar o Minas nas semi. Mas mesmo assim continuarei torcendo pelo meu Osasco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se o SESI Bauru quiser vencer o SESC-RJ, o time titular tem que começar com Tifany e Palácio de ponteiras e Edinara de oposta! Diouf foi mal tanto no jogo em Bauru quanto no Rio. Edinara mostrou muito mais eficiência que Diouf quando entrou em quadra! E Palácio é mais experiente que Gabi Candido pra enfrentar o SESC RJ!

      Excluir
  3. Vibrei muito com a vitória do Osasco. A torcida mostrou que ama o time, não parou um instante de cantar. Foi lindo!!!

    Torcendo muito pra Paula Pequeno, Hooker, Mari Paraíba, Claudinha, Natasha e Brait derrubarem Zé Panela. Quero ver a cara da Amanda derrotada, aquela uó.

    ResponderExcluir
  4. Quem é Rasic perto da Thaisa, a brasileira é foda! Que central do caralho, pontua como oposta, é bola de segurança, saca,bloqueia, ataca, defende e tudo( o que ela defendeu nesse jogo foi incrível). Ela em forma é a melhor central do mundo, realmente indispensável na seleção, temos outras medianas centrais, mas completa atualmente só ela.

    ResponderExcluir
  5. Querendo infinitamente que o Barueri ganhe... Falo isso pelo conjunto da obra, tudo que fizeram no campeonato mostra que o time merece ganhar. Torcendo muito p que Amanda vá bem no passe. .Que natinha suba as bolas da Hooker e que Tai Santos, Thaisa e Skowvosca dêem só de porrada !! Vamos p cima Hinode

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com Paula, Natasha e Hooker motivadas, o Hinode Barueri não tem condições de passar pelo Osasco Audax!
      Ah, e ainda tem a fantástica Camila Brait!

      Excluir
  6. Paula é e sempre foi uma líder nata, ela contagia o time e Natasha é outra raçuda que vibra muito e joga com o coração! Paula e Natasha são jogadoras perfeitas pra playoffs, elas são muito motivadoras na fase de mata-mata!
    Hooker foi contagiada pela energia que Paula e Natasha trouxeram ao time! E Hooker motivadíssima com a energia de Paula e Natasha ficou imparável! Hooker foi a melhor em quadra e Paula e Natasha foram importantíssimas para fazer o time acreditar na virada.

    ResponderExcluir
  7. Ai gente para. Falar de Natasha pantufeira. Aff kkkkkk

    ResponderExcluir
  8. Estava torcendo para o barueri, mas gente o que é a torcida do osasco,não pararam de cantar um momento, no final me peguei torcendo pro osasco só por causa da torcida. Foi de arrepiar👏👏👏👏

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)