Mundial de Clubes: 'quem são' e como vêm os oito times do torneio

Antes de iniciarmos a cobertura dos resultados do Mundial de Clubes nesta terça-feira, decidimos conversar com vocês sobre quem são os oito times que jogam o torneio em Shaoxing. Vamos começar pelas nossas pratas da casa, Minas Tênis Clube e Dentil/Praia Clube. Os dois gigantes mineiros acabaram tornando-se arquirrivais com o tempo, inclusive. Se você ainda não conferiu os elencos dos oito times, clique aqui

O Minas vive na atual temporada o seu melhor momento dos últimos anos. Foi campeão estadual em cima do Praia na pré-temporada e na Superliga está em terceiro lugar, mas tem um jogo a menos do que os dois rivais que o antecedem. É um dos três invictos na competição, mas é o único que ainda não perdeu pontos. O investimento justifica esse sucesso: além de manter a base campeã sul-americana na temporada passada, trouxe reforços de peso (e de valor alto). O trio NatáliaGabi e Bruna vem funcionando muito bem e liberando a velocidade da ousada Macris com sua bola de segurança: Carol Gattaz. O Minas é um grande time que chega com potencial e com capacidade para surpreender no torneio.

Bruna, Gabi e Natália são novidades do time titular do Minas em 2018 (Foto: Orlando Bento/MTC)


O Praia Clube não fica para trás. Recheado de selecionáveis da atualidade e campeãs olímpicas, também está invicto e lidera a Superliga. Recentemente foi campeão da Supercopa em cima do tradicional Osasco. O time manteve a base campeã nacional na última temporada e ainda trouxe a habilidosa Carli Lloyd do Barueri. Além de um time de extrema qualidade, o Praia montou um banco de respeito que poderia jogar qualquer campeonato a alto nível. Fabiana, Fê Garay e a americana Fawcett tendem a comandar o setor ofensivo do time. Jogando o seu melhor o Praia pode enfrentar qualquer time do mundo, a dúvida é se o time já teve tempo suficiente para 'encaixar' a nova formação.

Título nacional deu fôlego ao Praia Clube e time quer conquistar o mundo (Foto: Kléber Gonçalves/Inovafoto/CBV)

Chegamos aos gigantes turcos. O favoritismo está no colo do Eczacibasi, que tem Yeonkoung Kim, Jordan Larson e Tijana Boskovic nas extremas. Com um trio desses fica fácil declarar favoritismo, não? O Eczacibasi passou por uma temporada de "humildade" no último ano, onde montou um time mais modesto para conseguir voltar às grandes competições. E conseguiu, com bom nível e, assim como o Praia, com um banco excelente. Recentemente foi campeão da Supercopa Turca em cima do gigante Vakifbank. Uma fraqueza do time é o meio de rede, que até tem Lauren Gibbemeyer, mas com bem menos ritmo de jogo do que no último ano. Atualmente é vice-líder do Turco, mas com um jogo a menos do que o Vakifbank. Uma curiosidade é que o Eczacibasi ainda não perdeu um set sequer na competição nacional.

Com reforço de Kim, tigresas vão buscar o tricampeonato mundial (Foto: Eczacibasi Vitra)


O Vakifbank todo mundo já conhece, ganhou tudo na temporada passada: Supercopa, Copa, Turco, Champions e Mundial. Em time que está ganhando não se mexe, não é verdade? Por isso a equipe tratou logo de renovar com todas as suas estrangeiras: Milena Rasic, Kelsey Robinson, Lonneke Sloetjes e a super-estrela Ting Zhu. A base turca do time é ótima, entretanto acredito que o Vakif perdeu duas coadjuvantes de extrema importância: Gozde Kirdar e Naz Aydemir. Elas chegaram a ser titulares durante algumas finais e devem fazer falta. Com um jogo a mais, recentemente o Vakifbank assumiu a liderança do Campeonato Turco.

LightBox Active Image
Sem medalhões turcos, Vakifbank vai para teste de fogo no Mundial de Clubes (Foto: CEV)

O Volero fez uma confusão e mudou de país, mas continuou confirmando suas participações. O time é basicamente o mesmo do ano passado e mais uma vez serve de vitrine para uma meninada. Uma delas é a eslovena Eva Mori, levantadora que substitui a campeã mundial Bojana Zivkovic. Também tem uma boa aposta na ponta, a ponta-oposta cubana Heidy Casanova. Casanova é a grande pontuadora do time, mas acabou cedendo seu lugar na saída para a pouco eficiente Ana Bjelica. Com isso, Avital Selinger opta por usar uma linha com duas passadoras, a búlgara Gergana Dimitrova e a líbero Amandine Giradino. Isso não funcionava com Goncharova de oposta, duvido que funcione com Bjelica, além de que Dimitrova não é exímia-passadora. O time tem Rosir Calderón inscrita, mas problemas físicos tem a mantido fora de quadra. Também com um jogo a mais, lidera o Francês.

LightBox Active Image
Com time jovem, Volero joga seu primeiro mundial junto ao francês Le Cannet (Foto: CEV)

Chegamos à Àsia com o o anfitrião e eu sinceramente não espero muito do Zhejiang. Foi vice-campeão nacional em 2017, mas sua principal jogadora da ocasião, a ponteira Jing Li, está machucada. Sem contar que o time foi precocemente eliminado do Campeonato Chinês e voltará para disputar o 9º lugar depois que terminar o Mundial de Clubes. Entretanto, estamos na China (não literalmente, infelizmente, talvez um dia...), onde limites são só limites. Quatro jogadoras vêm para ajudar o Zhejiang: Hanyu Yang, Mengjie Wang Ren Kaiyi e peço atenção para a última: Yanhan Liu. A ponta-oposta Liu YH é uma 'quebra-galho' na China, costuma carregar a seleção em torneios menores como Montreux ou o Mundial Militar. Esteve em recentes convocações de Lang Ping e também foi cortada às vésperas das olimpíadas. Definição é com ela! E aí vocês podem pensar: "não haverá entrosamento". Mas a levantadora do Zhejiang, Na Wang, é a quarta da seleção chinesa e já treinou com boa parte dessas meninas.

Com reforços dos adversários, Zhejiang espera causar boa impressão como anfitrião (Foto: Sina)

Descemos para o Supreme Chonburi, dono da Ásia. Por que a Tailândia ganha campeonatos asiáticos se China e Japão tem muito mais material humano? Explico: as estrelas tailandesas estão concentradas em alguns times, como o Chonburi. A capitã da equipe é a central Pleumjit Thinkaow, também capitã da seleção tailandesa. Mas o Chonburi não vem tão forte como nos últimos anos, perdeu jogadoras importantes, principalmente sua ponteira Ajchaporn Kongyot, que foi emprestada a outro time, assim como a senegalesa Fatou Diouck. Atualmente é apenas o quarto colocado na Liga Tailandesa. 

Imagem relacionada
Mesmo enfraquecido, Supreme Chonburi encara o Mundial de Clubes (Foto: reprodução) 

Fechando a lista temos o Altay VC, primeiro time da história do Cazaquistão a disputar um Mundial de Clubes. A equipe investiu tanto na temporada que anunciou "dois times" na sua composição e no final do mês de outubro, anunciou um pacote com seis jogadoras estrangeiras, onde cinco delas estarão no Mundial. A principal e mais conhecida é a ponteira azeri Natalya Mammadova, que jogará ao lado das experientes Silvija Popovic, da Sérvia, e Matea Ikic, da Croácia. O Altay é vice-líder da Liga Cazaque.

Primeiro cazaque a jogar torneio, Altay faz história com disputa do Mundial de Clubes (Foto: Altay VC)

Comentários

  1. Sinceramente não consigo enxergar Bruna como uma grande oposta, talvez para SL, mas internacionalmente a considero fraca, sua reserva Malu é terrível, aí se reside o problema do Minas.
    Praia com Suellen e Rosamaria/Michelle/Ellen idem.
    Eczacibasi tem centrais mediana e uma Larson q a cada temporada regride mais em questão de ataque, Kim tb já não é a mesma atacante de outrora.
    Vakif sofre com a pantufeira Robinson e Zhu vai ficando cada vez mais marcável.
    Se Minas tivesse contratado uma oposta mais interessante teria boas chances de ficar com o caneco, mas infelizmente acho q as tranqueiras turcas ganham esse campeonato boring mais uma vez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Biba osasquense invejosa e recalcada detected!

      Excluir
  2. Morro com esse pessoal falando da diva KIM.

    ResponderExcluir
  3. E eu morro com esse pessoal chorando antes mesmo do campeonato começar... kkkkk... Já vou avisando: quem não gosta de ver o Vakifbank, a Zhu, as turcas e o Guidetti levantando taças, é melhor nem assistir o torneio. Rumo ao tricampeonato mundial. O choro é livre. Pena que o Rio de Janeiro Sem Mundial não está no torneio pra perder na final pro Vakif de novo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pena que o Osasco não está, porque em 2017 pagou o convite e terminou em 6° vencendo apenas 2 jogos.

      Excluir
    2. Lógico q não assistirei esse campeonato boring, de ginásios vazios e participante$ que entraram por mérito$. Só acompanharei os resultados, ô poc, sem contar que não torço por FLOPraia e nem pro FUBÁMinas.

      Excluir
    3. Vakif e Vitra são amplamente favoritos e se ficarem fora da final será uma grande zebra. Dificilmente assistirei essas turcas ganharem novamente.

      Excluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)