Qiuyue Wei: o drama da lesão que custou a carreira de uma campeã olímpica

Por Gustavo Aguiar

Ela saiu do banco para ser decisiva em um dos jogos mais emblemáticos da história da China: a vitória sobre o Brasil por 3 a 2 nas quartas de final da Olimpíada do Rio em 2016. Mas isso custou caro a Qiuyue Wei

Depois da aposentadoria do mito Kun Feng, MVP das olimpíadas de 2004, Wei era a mais promissora levantadora da China. Ela era a aposta e a China ganhava com isso: em 2014, Wei foi vice-campeã mundial e por pouco não levou um título que praticamente ninguém considerava a China como favorita. Mas é exatamente em 2014 que começa o drama de Wei...

Qiuyue Wei (Foto: FIVB)


Após a disputa do Mundial da Itália, foi constatada uma lesão grave no joelho da levantadora de apenas 25 anos. A lesão tirou Wei imediatamente de quadra pelo Tianjin, seu time na China. Ainda em 2014, Wei viajou para os Estados Unidos para passar por uma cirurgia no joelho. Mas a jogadora teve que fazer uma escolha cruel: uma cirurgia paliativa, que só resolveria temporariamente sua lesão ou o tratamento completo, com prazo superior a um ano de recuperação, o que a tiraria de vez dos Jogos Olímpicos. Wei optou pelo seu sonho, fez uma raspagem na lesão e lutou para ir à Rio 2016. Lang Ping segurou o quanto pôde, teve Xia Ding e Jingsi Shen até o último minuto possível entre as relacionadas. Optou por cortar Shen, Wei já entrava em quadra.

Lang Ping apostou no retorno da levantadora, mesmo depois de meses afastada  (Foto: China Daily)


Uma tecnologia especial protegia o joelho direito da levantadora, que seria praticamente incapaz de aguentar toda a maratona olímpica. A tala protegia seu joelho, mas não a assegurava do perigo de uma lesão maior. Wei também sentia o joelho esquerdo e ainda assim, arriscou. Ela esteve lá no último levantamento do jogo entre Brasil e China, onde evocou Zhu em uma pipe, a pipe final, o ponto final. A China carimbava seu passaporte às semifinais.

Wei comemora com companheira no último ponto contra o Brasil (Foto: FIVB)


Quis o destino que Wei, que acabou no banco durante a final, voltasse à quadra para o último ponto. Hui, outra guerreira do ouro chinês, cravou de xeque em um erro de Popovic. Era o final de um sonho, o sonho chinês. No centro da quadra, com a tala de proteção e fitas rosas nos dois joelhos, Wei saltava praticamente sozinha - movimento de quem nem deveria estar fazendo aquilo. Mas ela chegou lá, mesmo quando suas chances de disputar o ouro pareciam perdidas, ela esteve no ouro olímpico e foi decisiva para ele. Saltar, gritar, é tudo que ela poderia e deveria fazer. Mal sabia que aquele seria o seu último jogo pela seleção.

Os saltos de Wei ao centro após a conquista do ouro olímpico  (Foto: FIVB)


A vitória veio, mas a dor cobrou a conta. Wei tentou voltar às quadras, mas não teve condições. O joelho direito inchava constantemente e sangrava internamente. A levantadora precisou passar por várias sessões para "limpar" a lesão e finalmente fazer a cirurgia decisiva. Foram meses de sessões e procedimentos cirúrgicos, o que obrigou a levantadora a declarar oficialmente que deixava as quadras. O ouro olímpico seria seu último grande feito como atleta - mas que maneira maravilhosa de encerrar a carreira, não?

"No princípio eu ainda queria só ficar deitada o dia todo, claro, é chato. Foram muitos dias com uma variedade de táticas para reabilitação, vários instrumentos, meus dias eram agitados. Houve uma tarde em que chorei e adormeci até às nove horas da noite", conta Wei.

Wei em preparação a um procedimento cirúrgico (Foto: Angelika/Sina Sports)


Finalmente, em julho de 2018, Wei recebeu a notícia que sempre esperou: a última cirurgia foi feita e a lesão estava curada. Restavam agora os hematomas e algumas semanas de fisioterapia para que a ex-jogadora estivesse finalmente curada, depois de quatro anos.

Agora, a levantadora de 29 anos está em fase final de recuperação e comenta que nunca imaginou que estaria de fora da seleção. Bem Wei, como diria a célebre "crônica da prata": lágrimas, afinal, não duram uma vida inteira.


Comentários

  1. Lindo documentário Gustavo! Quase chorei lendo esse texto kkkkkk


    To Fly é o melhor blog de volei disparado, amooooooooo

    Wei é muito habilidosa. Wei >>> abismo >>> Ding

    ResponderExcluir
  2. "Depois da aposentadoria do mito Kun Geng" Kun Feng.

    "A China carimbava seu passaporte às quartas de final." à semifinal.

    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. To Fly
      Gostaria de saber, aliás é uma dúvida que sempre me questionei, porque vocês não publicam sobre volei de praia (masculino e feminino) e volei masculino? Acharia interessante, não só como leitor mas seria algo enriquecedor para o blog tratar do volei não só feminino de quadras, mas como o masculino e da praia. Temos grandes conquistas em ambos e retratar e acompanhar sobre essas categorias com maestria que vocês retratam ao feminino SL e CBV Feminina seria maravilhoso! Pensem bem se possível!

      Excluir
    2. Acho que o Gustavo mal tem tempo suficiente para cobrir tudo o que acontece no vôlei feminino mundial. Deve ser por isso que ele não posta também sobre vôlei de praia e masculino de quadra.

      Excluir
  3. Lindo texto, lembro que gostava muito do estilo de jogo dessa jogadora, principalmente as jogadas por trás que ela fazia com as centrais.
    Mas uma pergunta? Ela está apta a voltar às quadras??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela se aposentou do esporte ano passado.

      Excluir
    2. Agora que ela está recuperada, vocês acham que a Lang Ping vai deixar ela de fora? Creio que não!

      Excluir
    3. A vida de um atleta profissional de alto nível é super desgastante, logo acho que ela não volta a jogar vôlei.

      Excluir
  4. Não duvido que ela volte à tempo para Toquio 2020 kkk

    ResponderExcluir
  5. Que história! Quanto amor ao esporte! Quanto talento! E quanta valorização (da Lang Ping por ela nas olimpíadas)! Magnífico!

    ResponderExcluir
  6. Eu não conhecia esse drama da levantadora. Uma guerreira! Toda sorte para ela, que volte e jogue muito mais do já jogou. A China tem um histórico de jogadoras que lutam para se recuperar. A federação poderia usar a tecnologia com aliada e ter mais precauções com lesões. usar protetores para joelhos e tornozeleiras ( se for permitido). O jogo foi dramático mesmo. Mas o que me chamou mais a atenção foi a técnica e a Zhu. Minha nossa! quanta concentração. Quanto confiança a Lang passava para a Zhu. Acredito que a Lang também ajudou muito a Wei. Eu lembro mais da outra levantadora. Wei é uma heroína diante do que passou.

    ResponderExcluir
  7. Ana Moser estava com os 2 joelhos Podres e jogou uma olimpíada inteira Saltando sem poder

    ResponderExcluir
  8. Além da Hui e da Wei, dentre as campeãs olímpicas a central Xu também se aposentou definitivamente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A última notícia que eu vi dela foi há quase um ano quando sofreu uma grave lesão no joelho.

      Excluir
    2. Sim, ela também jogou as Olimpíadas com lesão no ombro. Ela estava na VNL junto com a Hui na arquibancada assistindo os jogos.

      Excluir
  9. Que linda história de superação. Mesmo com suas limitações, ela é muito superior a Ding. Melhoras a Wei.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)