Temporada 2017/2018: conheça todos os campeões!

Terminou no início deste mês a temporada de clubes 2017/2018, com muitos resultados surpreendentes, viradas e campeões inéditos. Começamos dando destaque a duas ligas das quais não falamos sobre a final e que seguem crescendo no cenário do voleibol mundial.

O campeão inédito e a revelação do francês

A primeira parada é a França, aonde nos acostumamos a ver o RC Cannes como campeão absoluto. Também pudera: foram 20 títulos, em 21 temporadas, 18 consecutivos! Mas não desta vez. O Cannes até chegou na final, derrotando o campeão de 2016, o Mullhouse da talentosa Britt Herbots. Mas enfrentou o líder da temporada, o Beziers Volley. Beziers e Cannes terminaram a fase classificatória com campanhas parecidas, 54 pontos, mas o Beziers com uma vitória a mais. Sem surpresas, deixaram Mullhouse e Saint-Raphael no caminho e chegaram à final.

E pela primeira vez na história, o Beziers subiu ao lugar mais alto do pódio, sagrando-se campeão francês. Essa foi só a segunda final do Beziers na história, perdendo em 2013 justamente para o RC Cannes. Do título do time, dois destaques: a talentosa levantadora eslovena Eva Mori, vice-campeã do mundial juvenil em 2017, e a revelação da temporada: a oposta americana Krystal Rivers, maior pontuadora do francês com 419 pontos (Goliat fez 374 na sequência). O Beziers levou o título após bater o Cannes na final por 3 a 2 em jogo único.

Beziers Volley comemorou título inédito na França (Foto: reprodução)

O (surpreendente) campeão alemão

Poucos esperavam a reedição do título do Schweriner, mas ela aconteceu. Em tese, o campeão de 2017 até se enfraqueceu, perdendo Brinker para o Canakkale. O Schweriner ficou toda a temporada atrás de Stuttgart e Dresdner, mas já havia vencido o Dresdner na fase de classificação. Voltou a fazer isso na semifinal, eliminado o Dresdner por 2 jogos a 0. Na final encontrou o favorito: Allianz MTV Stuttgart. Mas quis o destino que o Stuttgart estive desfalcado de sua líbero titular e de sua principal atacante: sem a sérvia Teodora Pusic e sem a ponteira holandesa Nika Daalderop. Aí o Stuttgart resistiu como pode, mas Louisa Lippmann foi cruel e o Schweriner emplacou seu segundo título consecutivo.

Schweriner repetiu título do alemão (Foto: DVB)


Todos os campeões de 2017/2018:

 Turquia: Vakifbank SK Istanbul (10º título)
 Itália: Imoco Volley Conegliano (2º título)
 Brasil: Dentil Praia Clube (1º título)
 China: Tianjin Bohai Bank (11º título)
 Rússia: Dínamo Moscow (5º título)
 França: Beziers Volley (1º título)
 Alemanha: SSC Palmberg Schweriner (11º título)
 Polônia: Chemik Police (5º título)
 Japão: Hisamitsu Springs (6º título)
 Suíça: Volero Zurich (13º título)
 Azerbaijão: Azerrail (3º título)
 Bélgica: Asterix Kieldrecht (12º título)
 Coreia do Sul: Gimcheon Hi-pass (1º título)
 Grécia: Olympiacos Piraeus (7º título)
 República Tcheca: VK Projestov (10º título)
 Espanha: VB Logroño (5º título)
 Romênia: CSM Bucuresti (1º título)
 Sérvia: Vizura Beograd (5º título)
 Bulgária: Maritza Plovdiv (4º título)
 Croácia: HAOK Mladost (12º título)
 Bielorrússia: Michanska Minsk (5º título)
 Holanda: Sliedrecht Sport (4º título)
 Peru: Universidad San Martin (4º título)
 Portugal: Leixões (17º título)
 Áustria: UVC Holding Graz (1º título)
 Estados Unidos: Nebraska Cornhuskers (5º título)
 Eslovênia: Branik Maribor
 Ucrânia: Peduniversitet-SHVSM
 Finlândia: HPK Hämeenlinna
 Hungria: Bekescsabai
 República Dominicana: Caribeñas 
 Inglaterra: Durham
 Eslováquia: BVK Bratislava
 Suécia: Engelholm
 Noruega: Forde
 Austrália: Uni Blues

Faltou alguém? Conta pra gente! ;)

Comentários

  1. Que post interessante! Não sabia que a Áustria, Finlândia, Inglaterra, Hungria, Eslováquia e Suécia tinham campeonatos nacionais. Sequer sabia que esses países pudessem ter seleção de vôlei. Muito informativo, gostei!

    ResponderExcluir
  2. Adoro quando times que nunca venceram levam o título!! Achei o post muito interessante, existem milhares de ligas dentre elas a Liga Israelense que o time da Logan Tom venceu!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)