Eczacibasi elimina Fenerbahçe, vai à final e volta à Champions League

O Campeonato Turco de Vôlei Feminino já tem o seu primeiro finalista: o Eczacibasi Vitra! As tigresas voltaram a vencer o Fenerbahçe, hoje por 3 sets a 0 (25-23, 25-18, 30-28). A vitória garantiu também às tigresas a garantia do retorno à Champions League. O jogo teve ainda um sabor de vingança, já que foi o Fenerbahçe que eliminou o Vitra na semifinal do turco em 2017.

Eczacibasi é o primeiro finalista do Campeonato Turco (Foto: Eczacibasi Vitra)


Marco Aurelio Motta é o nome do sucesso desse time: o Vitra perdeu apenas um jogo durante todo o turco, justamente para o Fenerbahçe, no dia 18/11/17 por 3 a 2. Daí em diante, só venceu. O time aprendeu com seus erros do ano passado e investiu pesado na base turca - o Fenerbahçe fez o oposto.

Na partida, Tijana Boskovic foi a maior pontuadora e olha que a oposta sérvia nem fez uma partida tão excelente. Foram 18 pontos, seguida de Polina Rahimova com 17. Bagunça tática é uma composição de palavras interessante para o time de Salih Tavaci. O técnico trouxe Natália para o sacrifício e manteve Jerkov na outra ponta. Não demorou para Uslupehlivan entrar. O Fenerbahçe despediu-se da temporada com tudo o que fez de pior durante ela: erros de passe de Jerkov, balões de Rahimova e Uslupehlivan, uma temporada a se esquecer: o atual campeão está eliminado e sem nenhum título na temporada.

Polina Rahimova para no bloqueio triplo do Vitra (Foto: Eczacibasi Vitra)


Por outro lado, para o Eczacibasi é só festa! O time está na final da CEV Cup e na final do Turco. O Vitra é muito organizado taticamente e tem o melhor passe do campeonato. Alie isso a uma levantadora como Maja Ognjenovic, para muitos a melhor do mundo e você tem esse timaço! O Eczacibasi garantiu seu melhor resultado dos últimos cinco anos e está classificado automaticamente para a fase de grupos da Champions. O Fenerbahçe terá que vencer a disputa do bronze para sonhar com a vaga na fase classificatória da Champions.

O Eczacibasi aguarda o vencedor de Vakifbank x Galatasaray para conhecer seu adversário na final. A segunda partida da série acontecerá nesta terça-feira, às 12h30, de Brasília.

Campeonato Turco - Semifinal (2ª partida)

MP: Boskovic (18), Cansu, Larson (11) | Rahimova (17), Uslupehlivan (12)

Série: Eczacibasi 2-0, Fenerbahçe eliminado

Equipe do Eczacibasi após o jogo (Foto: Eczacibasi Vitra)

Comentários

  1. Uai, no turco as semis são de 3 jogos?

    ResponderExcluir
  2. O Vitra já estava classificado para a CL por terminar em 1º na fase de grupos, as jogadoras já tinham postado foto comemorando assim que acabou a fase regular.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tava não, as vagas do turco são pro campeão, vice e 3 lugar... Quem dá uma vaga pro 1 da fase classificatória é o italiano!

      Excluir
    2. O único campeonato que dá vaga ao primeiro colocado da fase regular é o Italiano. Turco, russo, alemão, francês, polonês, suíço e romeno seguem a regra geral com campeão + vice (e 3º se houver 3 vagas).

      Excluir
    3. Não sei se as regras mudaram, mas como disseram acima o próprio Instagram do Vitra e as jogadoras postaram sobre a classificação pra Cl depois que acabou a fase classificatória

      Excluir
    4. As regras não mudaram, sempre foram assim: campeão, vice e terceiro lugar se houver 3 vagas!
      Elas tão disputando a final da CEV CUP, o que é diferente, acho que vcs interpretaram errado.
      Mas Vitra de qualquer jeito ia pra Champions mesmo, pq ele vai ganhar a CEV CUP de qualquer jeito, o outro time nem é parâmetro comparado ao time turco...

      Excluir
    5. No post em que o Vitra comemora a liderança da fase classificatória não tem nenhuam referência à Champions. Vocês não estão confundindo com os posts sobre a CEV Cup???

      https://www.instagram.com/p/BfpzprFDjXw/?taken-by=eczacibasivitravoleybol

      E a CEV Cup não dá acesso à Champions hahaha

      Excluir
    6. No final da legenda
      "Garantindo vaga para a Cl no próximo ano"
      https://www.instagram.com/p/BfTKmllD1Ix/

      Excluir
    7. Acho que vc não se atualizou sobre as regrar, o post do colega acima tem o link do insta do Vitra comemorando a vaga.

      Excluir
  3. Ainda será disputado o 3º lugar entre Fenerbahçe e Galatasaray né?! Só assim o 3º colocado será convidado a Champions, o que está acontecendo, as Ligas estão esquecendo que MEDALHA DE BRONZE tbm é importante. Quase nenhuma, praticamente nenhuma existe mais essa opção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Neto.

      Eczacibasi e o vencedor de VAK x GAL terão vagas na fase de grupos da Champions. Esse terceiro colocado disputará a segunda fase de um classificatório.

      Excluir
  4. Natalia, machucada e quase sem pular, foi a melhor ponteira do Fener. Entregou 80% das bolas na mão da levantadora e virou bolas importantes.
    Fener terá q fazer uma boa reformulação no elenco se quiser algo na próxima temporada.

    ResponderExcluir
  5. o que preocupa é essa situação da nati, pois temos campeonatos importantes e precisamos dela e muito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é o preço por ganhar rios de dinheiro nesses clubes toscos turcos, o mesmo aconteceu com a Thaísa. Mas culpa maior é do panelão que deveria ter dado uma folga para ela ao menos no Grand Prix e a utilizasse apenas na Copa dos Campeões, por ser uma campeonato curto.

      Excluir
    2. Não acredito que a Natália estará inteira para o Mundial. A única chance de ela se recuperar talvez seja se o Zé Roberto dispensá-la do Grand Prix e do Montreux. Levando em consideração o que ele fez com ela no ano passado, duvido muito.

      Excluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)