Fenerbahçe perde clássico para Vakifbank e cai para 4º na tabela do Turco

Quarta-feira, 14, dia da 20ª rodada do Campeonato Turco, a antepenúltima da fase de classificação. E uma rodada de clássico, de encontro entre campeão turco e campeão europeu. Na partida, o Vakifbank derrotou o Fenerbahçe por 3 sets a 1.

Polina Rahimova ataca contra o duplo de Zhu e Rasic (Foto: TVF/Reprodução)


O Fenerbahçe vive um período de crise e teve sua primeira partida hoje, após a demissão do técnico belga Jan De Brandt. Quem assumiu a equipe foi o auxiliar, o turco Salih Tavaci, como era esperado. Uma boa notícia para o Fener é que Mia Jerkov está recuperada de uma doença que a afastou de quadra nas últimas semanas. Agora, o Fener tem duas ponteiras de ofício à sua disposição.

Mas isso não foi o suficiente para conter o Vakifbank. Aliás, o time de Giovanni Guidetti jogou com uma escalação atípica... Gozde Kirdar, Naz Akyol e Gizem Orge ficaram no banco, provavelmente poupando-se para os jogos do final de semana. Curioso! E o Vakif não fez uma boa partida, sem Kirdar o time sofreu muito na recepção: a turca é essencial nesse fundamento. Sem ela, Ting Zhu ficou mais exposta no passe e a equipe somou 13 erros de passe. Mas devolveu esses 13 pontos em bloqueios, com 5 de Rasic. Curiosamente, o Fener teve 6 erros de passe e devolveu em 6 bloqueios, 5 só da central Babat.

O mais curioso da partida foi a escalação de Bahar Toksoy como oposta do Fenerbahçe. Ainda no primeiro set, a esposa do técnico adversário começou jogando na saída de rede e acreditem: pontuou tanto quanto a oposta adversária, Lonneke Sloejtes, da seleção holandesa, ambas com 13 pontos. E teve aproveitamento superior: 48% contra 37% de Sloejtes. A jogadora comandou a reação do Fenerbahçe no terceiro set, com 7 pontos só nessa parcial e surpreendeu o time do marido. Curioso! Mas o Vakif reagiu, mesmo com os 24 pontos de Rahimova jogando na ponta. Uma curiosidade é que o novo técnico do Fener em momento algum usou duas ponteiras em quadra, coisa que o time não tinha há algumas semanas. Era Jerkov ou Cakiroglu, elas se substituíam. E no final, deu Vakifbank!

Bahar Toksoy atuou como oposta improvidada (Foto: TVF/Reprodução)


Comemoração para o Galatasaray! O time venceu hoje o Kameroglu por 3 sets a 0 e a duas rodadas dos playoffs do turco, ultrapassou o Fenerbahçe. Já o Eczacibasi, venceu o Seramiksan e está a 3 pontos de garantir a liderança na fase de classificação. A virada do Nilufer sobre o Halkbank, um grande jogo de Olesia Rykhliuk com 36 pontos também foram destaque, confiram todos os resultados:

Campeonato Turco - 20ª Rodada

Beşiktaş 3 x 1 Çanakkale Bld. (25-17, 25-19, 26-28, 25-18)
MP: Rykhliuk (36) | Joycinha (15)

Halkbank 2 x 3 Nilüfer Bld. (25-14, 25-21, 17-25, 19-25, 8-15)
MP: Salas, Sanchez (16) | Buijs (25)

Seramiksan 1 x 3 Eczacıbaşı VitrA (25-23, 19-25, 11-25, 21-25) 
MP: Boz (17) | Boskovic (23)

Bursa B.Şehir Bld. 3 x 0 İlbank (25-9, 25-13, 28-26)
MP: Eroglu (17) | Karagol, Iscimen (7)

Kameroğlu Beylikdüzü. 0 x 3 Galatasaray (19-25, 20-25, 18-25)
MP: Kulan (17) | Rabadzhieva (18)

Fenerbahçe 1 x 3 VakıfBank (27-29, 17-25, 25-21, 20-25)
MP: Rahimova (24) | Zhu (18)

Duplo de Kalac e Demir na vitória que garantiu o terceiro lugar ao Galatasaray (Foto: TVF/Reprodução) 


Classificação

  1. Eczacibasi - 57,7 pts
  2. Vakifbank - 54,4 pts
  3. Galatasaray - 44,0 pts ↗
  4. Fenerbahçe - 43,8 pts ↘
  5. Bursa - 39,2 pts
  6. Halkbank - 27,6 pts
  7. Besiktas - 25,1 pts
  8. Nilufer - 24,4 pts
  9. Seramiksan - 22,3 pts
  10. Kameroglu - 21 pts
  11. Canakkale - 14,6 pts
  12. Ilbank - 3,3 pts
O Eczacibasi de Boskovic sofreu, mas conquistou a vitória e está a 3 pontos de garantir-se na liderança (Foto: TVF/Reprodução)

Comentários

  1. Tomkon estava um pouco insegura pra jogar com Toksoy, a partir do terceiro set, quando foi substituída, a levantadora reserva colocou Toksoy pra jogar e deu muito jogo, uma boa pra seleção Turca. O pessoal sempre comenta da Erdem, mas Babat bloqueia muito além de sacar e defender bem, falta ter mais regularidade no ataque.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No geral as turcas do Fener são boas. O trio de centrais (Eda, Babat e Toksoy) são ótimas, Polen é uma opção boa pra compor o elenco. Agora não entendo como o time se desfez da Ótima Egzi Dilik. Ela é uma levantadora excelente, sempre que entra no Eczacibasi dá conta do recado. De ponto fraco a líbero turca e as ponteiras turcas do time. Uma infelicidade a Natália ter se lesionado, ela carregava o time no ataque junto com a Eda e a Rahimova. Eu acho que pra próxima temporada o time precisa urgentemente de uma boa ponteira estrangeira ou turca e uma líbero de alto nível. O Fener poderia ir atrás da Zhang Changning. Sei que é difícil tirá-la da China, mas ela já tá ficando "grande demais" pra Liga Chinesa, precisa sair, evoluir mais, tipo a Zhu. Acho que uma boa grana + uma conversa com Lang Ping e federação chinesa poderia surtir efeito.

      Pensando na próxima temporada, o time poderia ser forte com
      Brenda Castillo
      Egzi Dilik
      Eda Erdem
      Dicle Babat
      Neriman Oszoy
      Zhang Changning
      Natália.

      Manteria Polina pra entrar nas inversões no lugar da Zhang ou da Natália e na Champions, poderia ser um trio fenomenal Zhang, Natália e Polina. Castillo e Zhang passam muito e a Natalia cobrindo uma parte menor da quadra voa no ataque (vide a liga turca passada com Grothues, Kim e a Líbero passando a maior parte da quadra e a Natália pegando a menor parte pra passar).

      Essa temporada ainda nem acabou, mas tá difícil pro Fener. To pensando na próxima já.

      Excluir
    2. *as três centrais (Eda,Babat e Toksoy) são ótimas.

      Excluir
    3. Desde quando Zhang é otima passadora? Kkkkk

      Excluir
    4. Desde quando ela entra na seleção chinesa para além do ataque, estabilizar o passe chinês. Foi assim que ela entrou na Rio 2016 para assumir o passe com a Hui e deixar a Zhu livre para atacar. Basta ver como é o passe da seleção chinesa com a Zhang Changning e sem ela. No GP o time chinês mostrou-se muito fraco no passe e a Zhang fez muita falta nesse sentido. Mesmo porque ela voltava de uma lesão e se apresentou de última hora para disputar apenas o Final Six. Já na Copa dos Campeões, com a Zhang mais efetiva (e com Zeng Chunlei na saída também ajudando) o time chinês mostrou-se bem mais seguro e a Zhu ficou praticamente livre do passe. Portanto, no meu entendimento Zhang Changning é ótima passadora e até a mestre Lang Ping sabe disso ou então não confiaria a ela uma missão tão importante e logo em uma Olimpiada (onde a China, inclusive, foi campeã).
      Até a Fabí, na transmissão de China x Brasil, pela fase final do GP 2017, citou a entrada da Zhang como fundamental para a vitória contra o Brasil na Olimpiada, onde a mesma entrou na saída de rede para passar e estabilizar esse fundamental, além de contribuir com 15 pontos, sendo a segunda maior pontuadora chinesa naquela partida.
      Portanto, estou baseando minha opinião em fatos e na visão de profissionais que entendem do assunto.

      Excluir
  2. 1-Um time que tem Rahimova de oposta e usa Bahar na saída é no mínimo...(Meme da Nazaré)
    2- Qual o real estado da Natália ?. Ela tá sendo relacionada em todas as partidas. Se ela tem condição de jogo porque não usar . Acho que sem ela vai ser difícil pro fener na Champions.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Toksoy de oposta foi falta de opção. Pois Polen (oposta reserva imediata) tava com algo que a impediu de jogar, durante a transmissão estava com algo que parecia bolsa de gelo. E o Fener está sem ponteiras. Possui 4 no elenco, duas turcas e duas estrangeiras. Uma turca está lesionada, Natália com problemas crônicos no joelho, porém relacionada, dentro de quadra, mas não está jogando. Acho até que ela vai está fora do mundial. Jerkov e Damla são as únicas a disposição, a primeira passou três rodadas com problema de saúde e Damla é limitadissima no seu melhor fundamento que é o passe. Por isso a opção de colocar Polina na entrada, sem passar, e uma das duas pra cobrir a quadra com a líbero. Como ficou sem opção de oposta Bahar assumiu e se saiu muito bem até.

      Excluir
  3. Bahar de oposta? Se bem q qq jogadora como oposta é melhor q a FloPolen. kkkkkkk
    Gosto muito da Toksoy, pois ela e a Natalia foram as únicas q apoiaram a ubermodel Thaísa no dia de sua desesperadora contusão, o único defeito da Toksoy é não saber escolher marido. #deboche

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Toksoy de oposta foi falta de opção. Pois Polen (oposta reserva imediata) tava com algo que a impediu de jogar, durante a transmissão estava com algo que parecia bolsa de gelo. E o Fener está sem ponteiras. Possui 4 no elenco, duas turcas e duas estrangeiras. Uma turca está lesionada, Natália com problemas crônicos no joelho. Jerkov e Damla são as únicas a disposição, a primeira passou três rodadas com problema de saúde e Damla é limitadissima no seu melhor fundamento que é o passe. Por isso a opção de colocar Polina na entrada, sem passar, e uma das duas pra cobrir a quadra com a líbero. Como ficou sem opção de oposta Bahar assumiu e se saiu muito bem até.

      Excluir
  4. Fener é o time turco que dá mais pra torcer de Boa, junto com o galata, mas não tá dando.. time ta flop demais
    #Triste

    ResponderExcluir
  5. Não vejo nada demais na Ponteira Chinesa Zhang. Ela no Campeonato Chines Destroi. Mas na Seleção no ataque é bem mediana e marcavel.

    ResponderExcluir
  6. Eu particularmente achei ótima a atuação da Toksoy como falsa oposta, muito melhor e eficiente que qualquer uma das outras opções no banco do Fener. Por outro lado, fraca atuação da Tomkom.

    ResponderExcluir
  7. Tomkom péssima... Atualmente Skorupa e Wolozs são as melhores!

    ResponderExcluir
  8. O Fener deveria tentar tirar a Robinson do Vakf, ela está lá comendo banco para a Sonsirma mesmo....Robin é anos luz melhor que a Flop Jerkov.
    Ou eles imploram com joelhos de ouro para a Rainha Kim voltar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente com você. Temporada passada o Fener estava sofrendo e só foi engrenar quando trouxe a Maret Grothues e estabilizou o passe. A Robinson tem esse perfil de boa passadora e ainda é mais regular que a Grothues no ataque.
      Quanto a Kim, ela e a Lei Zhang carregam o Shangai nas costas. Se o time for campeão(ou até se não for) o time chinês deve colocar outro caminho de dinheiro pra ela ficar lá. Segundo Voloch, a Kim ganha 1.2 mi de euros por 6 meses de contrato na China. Acho que o Fener teria que ter muita bala pra poder trazer ela de volta pra uma temporada mais longa ( 8 a 9 meses).
      Alem da Robinson, poderia apostar em outra levantadora, quem sabe o retorno da Egzi Dilik.

      Excluir
  9. O Fener deveria tentar tirar a Robinson do Vakf, ela está lá comendo banco para a Sonsirma mesmo....Robin é anos luz melhor que a Flop Jerkov.
    Ou eles imploram com joelhos de ouro para a Rainha Kim voltar.

    ResponderExcluir
  10. Quem diria um clube que já a MVP OLIMPICA KIM YEON KOUNG como ponteira estar passando por uma situação deprimente dessas! Volta KIM!!!

    ResponderExcluir
  11. Credo! Deu até medo de ver nessa foto o alcance da Zhu nesse bloqueio sobre a Rahimova. Ela passa quase o peito da rede.

    ResponderExcluir
  12. Pelo o que assisti do jogo, a Toksoy entrou pra posição de oposto após a Uslupelivan ter levado uma bolada no rosto, parece ter atingido o olho. Vi ela chorando inclusive no banco.

    ResponderExcluir
  13. Gosto muito da Toksoy,jogadora inteligente e raçuda. Lembrei da Bárbara quando foi usada como oposta e vingou. Agora vamos combinar que qualquer jogadora é melhor que a Polen, chamar ela de péssima é elogiar. Desperdício de altura.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)