Champions: após 4ª rodada, Fenerbahçe e Moscow estão apuros!

Dois campeões dos maiores torneios nacionais da Europa estão em apuros na Champions League! O turco Fenerbahçe e o russo Dínamo Moscow estão prestes a serem eliminados da competição ainda na primeira fase. O regulamento e o sorteio foram cruéis, favorecendo que os grupos B e D tivessem uma força desproporcional aos grupos A e C. Me perguntou se os melhores colcoados dos grupos AC teriam capacidade de vencer os melhores do BD. Mas é fato: Fenerbahçe e Moscow tem grandes chances de não passarem.

Os dois times têm uma vitória em quatro jogos, mas ainda não estão eliminados. Passam de fase o líder e os dois melhores segundos colocados, além da sede, que pode ser qualquer um dos 16 times. 

Atual campeão turco, Fenerbahçe corre risco de ser eliminado na fase de grupos (Foto: CEV)

As chances do Fenerbahçe e do Moscow

O Fenerbahçe enfrentará Novara e Agel Projestov e tem que vencer os dois para ter chances! Com 1 vitória e 6 pontos, o Fener não depende apenas de si e tem que torcer para que Chemik Police (C) e Galatasaray (D) não vençam. A matemática é simples: Chemik e Galata tem 3 vitórias, número máximo ao qual o Fener pode chegar. Se eles vencem, chegam a 4 vitórias e todos os líderes tem 4 vitórias. Assim, eliminam o Fener. E para o azar do Fenerbahçe, o Chemik ainda vai enfrentar o frágil Vizura, que só venceu o Maritza  e o Galata vai enfrentar o Budownlani, time de pior desempenho na Champions. Outra ameaça é o Volero, que tem 2 vitórias e se reforçou para brigar por vaga ao final do returno.

Se a situação do Fener é ruim, a do Moscow é pior. O time tem 1 vitória e 4 pontos e precisa torcer contra o Galata, contra o Chemik, contra o Volero e contra o próprio Fenerbahçe. 

Os resultados da rodada

No Grupo A, o Volero Zurich voltou a vencer nesta quarta (7), derrotando o Rzeszow, da Polônia, na casa das adversárias, por 3 sets a 1. O jogo marcou a estreia da oposta Ana Bjelica pelo time suíço. A sérvia, quarta do país no time, deixou a quadra com 14 pontos e apenas 24% de aproveitamento de ataque. Mas ninguém brilhou como a sueca Rebecka Lazic, em grande atuação, assumindo a titularidade com 21 pontos. Do outro lado, Rousseaux foi o destaque mais uma vez, auxiliada por Blagojevic.

Reforçado, Volero Zurich venceu a segunda no campeonato (Foto: CEV)


No outro jogo do grupo, o francês Mullhouse ameaçou a invencibilidade do Alba Blaj, mas ainda não foi dessa vez. As romenas derrotaram as francesas por 3 sets a 2, com um show de Ana Cleger, 31 pontos! Pelo Mullhouse, a belga Herbots foi o destaque com 18.

"Grupo da Morte", o Grupo B teve o grande jogo da rodada: o Fenerbahçe começou vencendo o Conegliano por 2 a 0 e tomou a terceira virada consecutiva no campeonato, perdendo por 3 sets a 2. O Conegliano segue invicto. O Novara também venceu e sem problemas, batendo o Agel Projestov por 3 a 0, com destaque para Plak e Gibbemeyer.

Grupo B teve o clássico entre Turquia e Itália (Foto: CEV)


O Kazan passou com facilidade pelo frágil time do Vizura, 3 sets a 0. Destaque para Irina Zaryazhko (Koroleva), maior pontuadora do jogo com 15 pontos, 10 deles de bloqueio. Na outra partida, O Chemik Police conseguiu chegar a um tie-break, jogando mal, mas em grande partida do raçudo Maritza Plovdiv. Malwina Smarzek voltou a salvar a pela das polonesas.

Zaryazhko (Koroleva) comandou o paredão do Kazan nesta rodada (Foto: CEV)


O Grupo D teve um grande jogo entre Vakifbank e Moscow. Com bons momentos de Shcherban, o Dínamo até conseguiu bater de frente com o turco, já que Goncharova fez uma grande partida. A oposta russa marcou 22 pontos, mesma pontuação de Zhu. A diferença é que o time da chinesa tem jogadoras como Rasic e Kirdar que rodam muitas bolas e mais, Robinson nos momentos decisivos. Deu Vakifbank, 3 a 2. No outro jogo do grupo, o Galatasaray venceu o Budowlani Lodz por 3 a 1.

Vakifbank bateu o Dínamo Kazan com dificuldade (Foto: CEV)


Confiram os resultados:

Champions League - 4ª Rodada

Grupo A

MP: Rousseaux (16) | R. Lazic (21)

MP: Cleger (31) | Herbotts (18)

Classificação
  1. Alba Blaj - 4 vitórias, 11 pontos
  2. Volero Zurich - 2 vitórias, 7 pontos
  3. Mullhouse - 1 vitória, 3 pontos
  4. Rzeszow - 1 vitória, 3 pontos


Grupo B

MP: Bricio, De Kruijf (18) | Uslupehlivan (20)

MP: Weinhenmeier (10) | Plak, Gibbemeyer (14)

Classificação
  1. Conegliano - 4 vitórias, 10 pontos
  2. Novara - 3 vitórias, 8 pontos
  3. Fenerbahçe - 1 vitória, 6 pontos
  4. Agel Projestov - 0 vitórias, 0 pontos


Grupo C

MP: Dimitrova S, Dimitrova N, Nikolova D (17) | Smarzek (20)

MP: Lazovic (10) | Zaryazhko (15)

Classificação
  1. Dínamo Kazan - 4 vitórias, 12 pontos
  2. Chemik Police - 3 vitórias, 8 pontos
  3. Vizura Ruma - 1 vitória, 3 pontos
  4. Maritza Plovdiv - 0 vitórias, 1 ponto

Grupo D

MP: Zhu (22) | Goncharova (22)

MP: Cutura (14) | Rabadzhieva, Jack (14)

Classificação
  1. Vakifbank - 4 vitórias, 11 pontos
  2. Galatasaray - 3 vitórias, 9 pontos
  3. Dínamo Moscow - 1 vitória, 4 pontos
  4. Budowlani Lodz - 0 vitórias, 0 pontos

ZONA DE CLASSIFICAÇÃO (excedendo a sede do F4): Alba Blaj, Conegliano, Dínamo Kazan, Chemik Police, Vakifbank e Galatasaray. Se um desses for a sede, considerem o Novara.

Aquele amor de quem segue na zona de classificação: o carinho entre Neslihan e Seda, do Galatasaray (Foto: CEV)

Comentários

  1. Espero que a CEV ñ comece com a patifaria de indicar o Volero ou Gala como sede do Final Four antes de terminar a fase classificatória, vai acabar com as chancas do Fener e do Moscow. Mas pelo q parece o dinheiro fala MAI$$$ alto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se indicar qual o problema?! Nem Moscow e nem Fenerbahce merecem passar dessa fase!

      Excluir
    2. Mas essa escolha até ajudaria o Fener, Diego! Aliás, o Fener precisa bate o Novara primeiro para depois considerar Galata e Chemik como rivais. O Volero vem depois desses dois.

      Excluir
    3. Diego, acorda! O Fenerbac infelizmente já está eliminado. É impossível o Chemik Police e o Galatasaray não vencerem mais nenhum jogo daqui pra frente!
      Sou fã do FENER, por 3 vezes o Fener me enganou nessa Champions, nesses 3 jogos achei que o FENER venceria eacabou tomando a virada e perdendo no tie break!
      O FENER lutou bravamente nesse último jogo contra o CONEGLIANO, mas com tantas ponteiras passadoras fora de combate, foi o que deu pra fazer!
      Ao final do jogo, as jogadoras já sabiam que estavam desclassificadas!
      Se eu estou feliz com isso? Claro que não! Gostaria de ver o FENER nas finais, mas é muito azar o Fener ter suas ponteiras sem condições de jogo! É a vida!
      Sou realista, o Fener está fora, infelizmente!
      Quanto ao Dinamo Moscow, não merece mesmo se classificar, pois Vakifbank e Galatasaray são mais time!

      Excluir
    4. Ñ torço pro Fener, só estou dizendo que não é impossível o Fenerbahçe passar, além disso o Gala vai enfrentar o Moscow e o Vakif ou seja PODE PERDER OS 2 jogos.

      Excluir
  2. Sim, mas ñ é justo dar uma vaga direta pra um time q tá brigando pela segunda colocação, acaba de vez com as chances dos outros...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leva quem aceita custear o Final Four! A vaga é bônus disso. Ano passado, tentaram levar o F4 pra Moscou, mas o Dínamo negou. Salvaram o Conegliano, que se classificaria se sete times fossem qualificados, mas se salvou. Normalmente escolhem um time entre os 7 - nunca escolheram um de fora, mesmo porque antes era regra haha.

      Os rumores apontam Istambul (Vakif, Fener, Galata) e Bucareste (Alba Blaj) como possíveis sedes. Eu ainda não descartaria Kazan.

      Excluir
  3. To Fly, com as pessimas atuações da Sloetjes vcs acreditam que a Tandara possa ser sondada por eles na proxima temporada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Sloetjes jogou muito na sua primeira temporada, jogou bem na segunda, mas não está bem. Deve sair com certeza do Vakif, a não ser que "salve" o time. Sim, Tandara com toda a certeza vai receber convites de Turquia e Itália, dependerá só dela deixar o país.

      Excluir
    2. E o pior é que eu acho que ela nn sai.
      Faria tão bem a ela. Mas vcs acham que ela receberá propostas de times Grandes ? Como Faner, Vakif, Galata, etc....

      Excluir
    3. Tudo dependerá desse Mundial, se Tandara arrebentar como esperamos, dificilmente ficará no país na próxima temporada. Meu amigo chineszinho.

      Excluir
    4. Mas quando o Munfial começar, as jogadoras já estarão confirmadas. Negociações acontecem em Setembro, e o Mundial só acaba em outubro. Acredito que essa temporada na seleção e na SL ja deu pra ver que ela é uma das melhores do mundo

      Excluir
  4. Tandara e Boskovic são as melhores opostas do mundo da atualidade, na minha opinião. Um pouco atrás vem Natalya Goncharova e Polina Rahimova. A Sloetjes vive péssima fase, pra quem comentou acima, também acho que ela deve sair do Vakifbank essa temporada. Eu também gosto muito da oposta australiana Rachel Rourke. É uma pena que ela se lesionou, temporada passada ela arrebentou na Liga Chinesa. Carregou o time que foi vice-campeão (acho que o Zheijang) nas costa. Quase sempre passava dos 30 pontos. Das opostas novas eu gosto muito da Isabella Haak. A Egonu é mais destaque do que ela apesar de ser nova também. É muito boa, mas ainda erra muito.
    Eu imaginei que talvez Tandara vá pra Itália (Conegliano) e o Vakif vá atrás da Haak e deixando já a partir da próxima temporada a promessa turca Ebrar Karakurt como opção do elenco principal.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)