Em jogo incrível, China bate Brasil e não deixa dúvidas: Zhu é a melhor jogadora do mundo!

Um dos melhores jogos da temporada aconteceu na madrugada desta quarta-feira, 6, em Tóquio, Japão. Em um jogo de cinco sets, a China manteve o tabu e venceu o Brasil pela quarta vez consecutiva - o time brasileiro não vence as chinesas desde 2015.

A China começou o jogo melhor e venceu bem no primeiro set, com bom começo de Zeng pela saída e ótima distribuição de Ding. No segundo, o Brasil se perdeu na recepção e foi atropelado pela China. A partir do terceiro set, foi a China que se perdeu e acabou refém do paredão brasileiro, que teve Tandara chamando a responsabilidade na definição a partir dessa parcial. No  quarto set, jogo equilibrado e a China passou a ficar muito dependente de Zhu, que acabou bloqueada nos pontos finais, perdendo a parcial.

Roberta marca ataque de Zhu pela entrada de rede (Foto: FIVB)


Mas o grande jogo aconteceu mesmo no quinto e decisivo set. O Brasil chegou a abrir 10 a 5 sobre a China, que Jiajie escalou com levantadora e opostas reservas, mas logo trouxe Ding e Zeng de volta à quadra. Daí em diante, o jogo chinês melhorou, as campeãs olímpicas e Zhu chamou a responsabilidade na definição. Em um erro de passe de Natália e um toco de Yuan em Tandara, a China fechou a parcial. Final, China 3 sets a 2 (25-20, 25-12, 20-25, 23-25, 19-17).

A seleção da China, mesmo sem Hui, Xu e Wei, ainda é a melhor do mundo e a seleção a ser batida. O técnico substituto, An Jiajie, já cometeu alguns erros desde o Grand Prix, mas o time continua sendo tão poderoso quanto na olimpíada. E a chave de tudo isso, claro, é ela: Ting Zhu. Os números dessa partida podem comprovar meu argumento: 33 pontos, 58% de aproveitamento, sem contar a efetividade da jogadora em momentos decisivos.

Zhu comemora ao centro, junto à seleção da China (Foto: FIVB)


Mas chamo a atenção para um momento específico do tie-break. Match point para o Brasil, Yuan é amortecida pelo triplo e Roberta chama Natália pela entrada. A ponteira bate uma diagonal que acaba defendida por Zhang, jogadora que foi mal durante a partida. Ding tentou um levantamento na posição 6 (fundo-meio) que acabou chegando até a posição 5, um ataque de fundo atrás da ponteira. Com bloqueio triplo pela frente e se posicionando no ar para atacar, Zhu explorou as mãos de Carol.

Com a pontuação, Zhu assumiu a condição de maior pontuadora da competição com 54 pontos, seguida de perto por Tandara com 51. Com 58% de aproveitamento também no índice geral, a ponteira é a melhor atacante do campeonato. Com 22 anos, a ponteira gigante de 1m98 é sem dúvidas um fenômeno! MVP olímpica, da Copa do Mundo, da Champions League e do Mundial de Clubes, Zhu é a melhor jogadora de voleibol da atualidade.

Ting Zhu ataca contra bloqueio triplo do Brasil (Foto: FIVB)


Nos outros resultados, os Estados Unidos bateram a Coreia do Sul com facilidade, por 3 sets a 0. Já a Rússia sofreu mais, mas venceu o Japão por 3 sets a 1. Confiram as estatísticas e a classificação do segundo dia da Copa dos Campeões:

Copa dos Campeões - 2ª Rodada

China 3 x 2 Brasil (25-20, 25-12, 20-25, 23-25, 19-17)
MP: Zhu (33), Yuan (15) | Tandara (23), Gabi (14)

Estados Unidos 3 x 0 Coreia do Sul (25-22, 25-20, 25-16)
MP: Larson (13) | Lee (15)

Rússia 3 x 1 Japão (22-25, 25-18, 25-22, 28-26) 
MP: Goncharova (22) | Shinnabe (17)

Classificação


  1. China - 2 vitórias, 5 pontos
  2. Brasil - 1 vitória, 4 pontos
  3. Japão - 1 vitória, 3 pontos, 0.99 p.a.
  4. EUA - 1 vitória, 3 pontos, 0.98 p.a.
  5. Rússia - 1 vitória, 3 pontos, 0.93 p.a.
  6. Coreia - 0 vitórias, 0 pontos

Comentários

  1. A china ta completa, pois talvez só a Hui retorne, já que a Xu lesionou sério e a dupla Yan Ni e Yuan é boa. O Brasil pecou na hora da decisão, mas estou orgulhoso pelo Brasil passando por um processo de renovação e amadurecendo. Gabi voltou bem pra um periodo considerável que esteve lesionada. Tandara assumindo o protagonismo. Bia jogando o fino, tanto no bloqueio como no ataque. A Carol ajuda muito no block e no saque. A Gabiru grata surpressa como líbero, entregando muitos passes na mão e defendendo demais. Acho que os pontos mais fracos são a Roberta (que ajuda no bloqueio, defesa e saque, mas é limitada no levantamento) e a Natalia (muito inconstante e com o passe sofrível). Acho que se a Garay voltar jogando o fino, Natália banca. A Dani é ótima, sem PANI, é uma das melhores do mundo. A Thaísa deve voltar, mas se nao voltar Jucy e Ade nos ajudarao muito.
    Enfim, Brasil ta bem e parabéns pra China, pois tem tudo pra ser a melhor e campea do torneio.
    Ate aqui, nessas duas rodadas a seleção seria na minha visão:
    Líbero: Gabiru
    Levantadora: Ding Xia
    Centrais: Yuan e Bia
    Pontas: Gabi e Zhu
    Oposta: Tandara.

    ResponderExcluir
  2. Ótima análise. Mas o Brasil venceu a China no Masters de Montreux desse ano (2017), não? Tudo bem que era a seleção "B" da China, sem Zhu e as titulares, mas também podemos considerar que nossa seleção atual não é a principal, e que estaremos mais competitivos com as voltas (garantidas) de Dani Lins, Fe Garay, Adenízia, Leia (ou Brait?) e, possivelmente, Jaque e Thaísa (a conferir). Ao que tudo indica, só Tandara, Natália e talvez Gabi devem permanecer titulares.

    Ainda assim, fizemos frente às chinesas e botamos elas para jogar. Destaque especial para Tandara, que está voando e jogando em altíssimo nível; e para Gabi, que não só se adaptou muito rapidamente no retorno à seleção, como fez uma ótima partida nessa madrugada. Não ganhamos por pouco, mostrando que a China pode sim ser batida. Fiquei com a impressão de que se tivéssemos pelo menos a Adê (ou se a Bia tivesse atuado tão brilhantemente quanto no GrandPrix), o resultado poderia ter sido diferente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabia que haveria comentários como esse, distorcendo a vitória chinesa. Só uma palavra: ACEITA!!!!!
      Da mesma forma como a Holanda tomou a virada no quinto set, no Grand Prix, o Brasil tomou hoje também. Isso tudo porque a China dá o sangue em busca da vitória.

      Excluir
    2. Em que momento eu distorci ou desmereci a vitória chinesa? Pelo contrário, sei que a seleção da China só venceu o jogo porque jogou melhor que o adversário (o que tem feito na maioria das vezes). Tampouco disse que China é só a Zhu, até porque só que não quer não percebe que, apesar de ela fazer toda a diferença, a seleção chinesa tem jogadoras excelentes em todas as posições (vide a levantadora Ding, que distribui muito o jogo nos momentos de tranquilidade, mas sabe recorrer à Zhu nos de aperto; a central Yuan, que é um paredão no bloqueio mas também joga com muita agilidade no ataque; e a oposta Zeng, que voltou com tudo).

      Aliada essa variedade grande no ataque à tradicional defesa competentíssima tipicamente asiática, não deixa nenhuma dúvida que, no momento, a China é a seleção a ser batida, assim como nós já fomos durante um bom tempo.

      Tudo que disse foi que temos tudo para continuar uma seleção competitiva, em especial com o retorno das titulares mais experientes, dando trabalho para a seleção chinesa e fazendo elas suarem a camisa para nos vencer. Essa é a graça do esporte que, como disse alguém acima, nos proporciona jogos tão emocionantes como o dessa madrugada.

      Por fim, se é verdade que tomamos a virada no tie-break, também é verdade que quem quase levou a virada no jogo foi a China. Assim como elas, demos o sangue em busca da vitória. Acontece que a seleção chinesa é melhor e jogou todo o seu potencial, simples.

      Excluir
  3. Um amor por esse jogo! A quanto tempo não víamos um jogo assim?
    Ting Zhu é um fenômeno e torço muito por ela.
    Falam tanto da China, mas ela, com certeza, é a melhor seleção do mundo da atualidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá ganhando quanto bila pra babar tanto a Zhu. Tá chupando o pau dela né bicha!!! Tá bom mona para que tá feio tanta babação, nem chinesa tu és mulher!!! A gente já entendeu que és fã da pastel de flango!!! Devia ter uma lei pra expulsar essas bibas apátridas , brasileiras de araque ! China tá completa ,tem que ganhar mesmo!! Por quê não ganhou o Grand prix ? Responde mulher, trans ,travesti , gay ou sei lá o quê!! Receba kirida , Brasil vai tombar esse time que só ganha se tiver com a Zhu ( o boy da senhora).

      Excluir
  4. Agora estou esperando os patetas que dizem por aqui que o Brasil e os EUA são as seleções protagonistas e que chegariam no domingo para decidirem o título... Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk CHINA MELHOR TIME DO MUNDO!!! Domingo, teremos o grande jogo para definir prata e bronze: as sem Mundial x as sem Olimpíadas!!! Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já ia me esquecendo: eu disse que a China venceria o Brasil e que iria ganhar um dos sets por 25 a 15... Errei... O massacre foi maior: 25 a 12... Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Se ferraram, patriotas com dor de cotovelo!!!

      Excluir
    2. BRASIL e EUA são as duas principais seleções do planeta, depois vem as energumenas chinesas, monstrinhas híbridas, time de uma jogadora só (a Ivana chinesa). Melhor ser patriota com dor de cotovelo que um traveco deplorável de p pequeno. Xing Ling do Paraguai.

      Excluir
    3. Brasil e Eua as principais seleções do mundo? Da ora ver que você claramente não entende nada de vôlei. A principal seleção do mundo, Campeã Olimpica e da Copa do Mundo, é sem duvidas a China.
      Odeio quando falam que a China depende da Zhu pq isso não é verdade, todas jogam muito bem, Yuan pontua muito, Zeng tambem voltou bem, Zhang pontua as vezes mais que a propria Zhu.
      Vcs querendo ou não a China é a melhor seleção do mundo sim,e não há como negar.
      E sem duvidas deve vencer o Mundial tbm

      Excluir
    4. Veremos chineszinho se essas criaturas vencerão o Mundial, veremos. E realmente prefiro não entender nada de vôlei do que creditar um time de uma ÚNICA JOGADORA como o melhor do mundo. Se a tal Zhu tiver uma dor de barriga ou resolver defender a seleção masculina, essa China pena até com a Tailândia. Fato!

      Excluir
    5. Fala tanto da Zhu, mas se não fosse a Tandara, que está voando em quadra, o Brasil teria tomado um 3x0 fácil fácil.

      Excluir
    6. Você ta precisando de um psiquiatra. Rivotril é pouco.

      Excluir
  5. Esqueceu de dizer q qnd estava 10x5 pro Brasil, a Zhang tbm voltou pro jogo, e fez total diferença (parcial de 9x3 pra China)... A Liu é muito inconsistente, e não dá a segurança q a Zhang dá...

    Ao meu ver, o Brasil perdeu pelas escolhas do Zé Roberto na convocação... O time titular está bom (não como gostaríamos, mas está), mas cadê o banco de reservas? Brasil não tem levantadora, oposta ou central reserva dignas da seleção, tanto q o Zé só faz substituições para o saque, e qnd o trem estava desastroso no segundo set, as reservas entraram pra piorar mais ainda a situação... Por exemplo, no GP, qnd a rede empacou vários sets, a Macris entrou pra ajudar a fechar o set, e dps a Roberta poder continuar o jogo... Foi tão elogiado isso no GP, e ele agr cagou na Copa dos Campeões...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo em relação à Zhang. Me deu um desespero ver a China se perdendo no tie break, e ela e a Ding no banco. Quando as duas voltaram fiquei aliviado, elas passam confiança tanto na recepção quanto no levantamento, respectivamente. Inclusive, quando ficou match point para o Brasil, Zhang salvou o jogo naquela defesa.

      Excluir
  6. A China tem muitas peças de Reposição boas, jogadoras altas.. Por ex a Ponta Liu sempre que entra, ajuda e muito o Time, tenho gostado muito da Central Yuan, raçuda d+.. No Brasil Tandara tem me surpreendido positivamente, pelo que vimos dela em Superligas, parece outra jogadora, errando pouco. Acho que ela deveria daqui pra frente, assinar contrato em clubes para jogar como Oposta, a Bia acho ainda pesadona e lenta pra atacar a china, e passa muitas redes sem receber bola... Acho que pro Mundial teremos um bom time,

    ResponderExcluir
  7. Vencemos a China esse ano sim no montreux

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só uma pergunta, com time principal? Aceitaaaaaa

      Excluir
    2. E por acaso o Brasil estava com o time titular, fã fracassado da China?

      Excluir
    3. É melhor aceitar!

      Excluir
  8. Senti falta da MACRIS nesse jogo, principalmente no TIE BREAK... No GRAND PRIX e no SUL-AMERICANO sempre que a MACRIS revezava com a ROBERTA no levantamento ela conseguia mudar o ritmo e o estilo de jogo.
    É importante ter levantadoras de estlios diferentes como ROBERTA e MACRIS no elenco, creio que nesse TIE BREAK, com uma vantagem aberta de 10 x 5, se a MACRIS revezasse com a ROBERTA, o Brasil poderia ter o diferencial que levasse à vitória...
    Mas o Zé preferiu cortar a MACRIS e levar a NAIANE de turista só pra ficar assistindo mais uma derrota brasileira para as chinesas...
    Temos levantadoras melhores que NAIANE para a seleção, e para essa COPA DOS CAMPEÕES a melhor escolha para dupla de levantadoras seria ROBERTA e MACRIS, porém, infelizmente o Zé Roberto não quis assim e novamente perdemos para a CHINA, com NAIANE apenas assisitndo passivamente do banco , não podendo colaborar em NADA!!!

    ResponderExcluir
  9. Gosto muito da Ting Zhu, ela é fantástica. Quando comecei a acompanhar volei (como mais atenção lá em 2010, embora tenha visto Pequim 2008) as pessoas de mais idade que acompanhavam desde a década de 90 diziam que aquela foi uma geração fantastica com Artomonova na Russia, as cubanas Torres, Regla Bell e Mireia, a brasileira Ana Mozer, enfim. Mas eu posso dizer que ví grandes jogos com jogadoras espetaculares como a Gamova, a Sokolova, a Sheilla, a Fofão, a Takeshyta, a Lo Bianco, a Saori. Hoje essas estrelas já se aposentaram (exceto Lo Bianco e Sheilla), mas jogadoras como Zhu Ting, Boskovic, Garay sao jogadoras que eu admiro demais. Zhu melhor do mundo

    ResponderExcluir
  10. Eu tenho grande simpatia pela Natália. Gosto de ver as pancadas dela no ataque! Mas, como pode entregar tantos pontos com a recepção errada seguidamente! Eu disse seguidamente e não uma vez ou outra. Com 10 a 5 no tie-break e a sensação de que iríamos ganhar o jogo, Natália parou de recepcionar. Daí para frente, a virada de bola do Brasil se tornou previsível e a China passou a defender e bloquear.

    Eu achei que a Tandara começou o jogo muito mal e muito marcada. Nos dois primeiros sets estava muito sobrecarregada e com apenas 6 pontos. Torço bastante pela Roberta, mas a distribuição dela é muito ruim, provavelmente pela linha de passe ridícula do Brasil.

    A China não é um time imbatível, é apenas um time muito forte. Para ganhar delas é preciso ajustar detalhes.

    Gostei muito da postura das jogadoras de meio do Brasil, limitadas no ataque, mas bloquearam muito bem, inclusive pegando Zhu e Zhang várias vezes no bloqueio.

    Gostei de ver a China com a Zheng na saída de rede. Ela dá mais volume de jogo a equipe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A China tem um time muito forte, mas a Zhu faz toda a diferença e não adianta muitos dizerem que a China não é só a Zhu. Não é só ela, mas 80% das vitórias chinesas passam por ela. A Zhu é fantástica,marcou 11 de 19 num tie break. E sorte da China que tem ela. Fora ela eu gosto muito da levantadora Ding Xia.

      Quanto as centrais brasileiras, a Bia até rende bem no ataque,a Roberta é que a utiliza pouco. Inclusive a Roberta e a Natália estao sendo as piores do Brasil no torneio. Gabiru surpreende de líbero, a Gabizinha jogou bem nesses jogos pelo grande periodo que ficou tratando de lesão. A Bia tá bem no block e no ataque (quando solicitada). A Carol ajuda muito no block.
      O Brasil tá desfacaldo de algumas jogadoras importantes como a Adenízia, a Jucy, a Fernanda Garay e Dani Lins. Não sei se Jaque e Thaísa voltam, mas o Brasil é um dos grandes times do mundo. Considerando os elencos completos (China com Hui e Xu de volta; Brasil com Jucy, Adenizia, Dani Lins, Garay; EUA com Robinson/
      Murplhy e possivelmente com a volta da Glass)
      Os favoritos ao mundial sao:
      China (1*)
      Brasil,EUA e Servia (2*)
      Russia, Holanda e Itália correndo por fora

      Excluir
  11. Zhu é um "ET"..

    Que agonia daqueles gritos das chinesas...

    Se o Brasil tivesse um pouco de calma, ganharia o jogo..

    Brasil vai forte pro mundial.. ainda faltam peças importantes..

    ResponderExcluir
  12. A Copa do Mundo é um excelente campeonato realizado no competente Japão. A seleção cubana e a chinesa são os maiores campeões e o Brasil nunca venceu ! De fato a ZHU é a MVP da última edição. Brasil também nunca venceu o Mundial. 2018 é ano do MUNDIAL. Haverá grande disputa. USA;CHI;RUS;BRA e SER irão se cruzar em jogaços. Se Karch convocar a Hooker; Brasil com todas as titulares ( na verdade a mesma seleção da Rio 2016); RUS com a volta da Malova e Starteseva e corrigindo a recepção e a China com a volta de algumas lesionadas; iremos ter jogos sensacionais. A China ainda tem muito para evoluir. SE vencerem o MUNDIAL elas conseguiram um feito inédito: Campeãs dos 4 principais campeonatos quadrienais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que o problema do Kiraly com a Hooker é pessoal.. só pode, pq ela é mil vezes melhor do que as outras opostas americanas

      Excluir
  13. Na média geral do conjunto, o Brasil é o melhor time do mundo já há bastante tempo. Mas a Zhu desequilibra, assim como a Hooker desequilibrou por um tempo e também a Gamova. A Sheilla foi a jogadora mais completa que nós tivemos e talvez no auge tenha sido mais habilidosa do que essas. Mas a falta de altura das nossas jogadoras acaba tirando um pouco do potencial destrutivo e destruidor que elas possuem. Isso que mais fascina no Brasil, a força do conjunto. Mas seria bom ter uma boa ponteira/oposta acima de 1,95 para os momentos de aperto.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)