O italiano Saugella Team Monza busca solidificar acordo com uma campeã na Rio 2016. Trata-se da ponteira Xiaotong Liu de 27 anos e 1m88. Liu é jogadora do Beijing mas está próxima de deixar a liga chinesa pela primeira vez na sua história. A CVA (sigla em inglês de Asssociação Chinesa de Voleibol) não vê com bons olhos transferências de suas jogadoras para ligas estrangeiras, por questões políticas e econômicas. Um conhecido nome que foi prejudicado por essa escolha é o da oposta Yimei Wang, que ficou uma temporada afastada das convocações desde que foi ao exterior. Mas parecem ser novos tempos na China! Se confirmada a transferência, Liu seria a segunda campeã olímpica a atual na Europa, uma vez que a MVP de 2016, Ting Zhu, tem contrato renovado com o Vakifbank da Turquia.
![]() |
XT Liu em partida contra o Brasil em Montreux (Foto: Volley Masters) |
O Monza já tem em seu elenco a levantadora americana Micha Hanckok (ex-Impel), a oposta Serena Ortolani (ex-Conegliano), a tcheca Helena Havelkova (ex-Shanghai) e a central americana Tetori Dixon.
Esse time está montando um bom cartel de jogadoras. A Liu é excelente jogadora. Titular absoluta da China sem Hui e Zhang.
ResponderExcluirA levantadora americana é muito habilidosa e saca demais. A Ortolani está em grande fase. A Havelkova é ótima passadora. A Dixon boa central. Se concretizarem a Liu será um dos times favoritos. Sabem dizer quem será a outra central e a líbero?
ResponderExcluir(Líbero)
Hanckok / Ortolani
Dixon / (Central 2)
Havelkova / Liu Xiaotong
É um time de muito volume de jogo e ataque rápido (o que combina demais com as levantadoras americanas). As centrais do time tendem a serem muito acionadas..já pensou se eles tem uma boa italiana como ponta ao lado da XT Liu e usam a outra vaga de estrangeira titular com a Robin De Kruif? Ia ser ainda mais timaço.