Champions League - As Regras dos Playoffs 6 e a mudança do Final 4

Acontecerá no próximo dia 03 o sorteio entre os seis clubes classificados para os Playoffs 6. São eles: Modena, Dínamo Moscou, Vakifbank, Eczacibasi, Fenerbahçe e Volero Zurich. Para 2017, a CEV tem novas regras para essa fase da competição, são elas:

Regra 163.3.1.3, item a - Clubes do mesmo grupo na 4ª fase (fase de grupos) não podem jogar uns contra os outros.

Sendo assim, os turcos Vakifbank e Eczacibasi não podem se enfrentar, assim como Dínamo Moscou e Volero Zurich.

Regra 163.3.1.3, item b - 3 clubes da mesma federação nacional não podem se qualificar para a fase final (Final 4).

Essa regra é mantida da última temporada e impede que Vakifbank, Fenerbahçe e Eczacibasi, três times turcos, se enfrentem nas semifinais - um desses times obrigatoriamente cairá nessa fase. Vale lembrar que já de acordo com a regra anterior, Vakifbank e Eczacibasi não podem se enfrentar nos Playoffs 6. Portanto, é certo que o Fenerbahçe terá como adversário Vakifbank ou Eczacibasi.

Acabou a vida fácil do Fenerbahçe: próximo adversário das yellow angels será obrigatoriamente um time turco. (Foto: Fenerbahçe SK)


O QUE MUDOU

Isso para o Final Four: até a edição anterior da Champions, dois clubes da mesma federação não poderiam jogar a final da competição. Isso levou a uma série contínua de semifinais entre clubes turcos nos últimos anos. Sendo assim, dois turcos ou dois italianos podem jogar pela primeira vez desde 2005, uma final entre times do mesmo país. 

Os playoffs da Champions acontecem a partir de 21 de março em jogos de ida e volta entre os seis times. O Conegliano sediará o Final Four em Treviso em 22 e 23 abril. Todas as regras citadas nesse post são enumeradas do manual de competições da CEV de 2017.

Vakifbank e Eczacibasi só poderão se encontrar no Final Four e dessa vez, é possível que em uma final. (Foto: CEV)

Comentários

  1. Então acho que será Fenerbahçe x Eczacibasi. Seria injustiça por Fener e Vakif que fizeram as melhores campanhas pra um cair obrigatoriamente no Playoff de 6.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pensei nisso. Mas aí também seria injusto um Moscou x Vakifbank, já que os três estão invictos no torneio.

      Excluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)