O que realmente aconteceu com Gamova e Startseva?

Um assunto polêmico começou hoje na segunda partida das semifinais da Champions League: o ícone do time, Ekaterina Gamova, campeã com o Kazan em 2014 e bicampeã mundial com a Rússia e a levantadora da seleção Evgenia Startseva não foram relacionadas para jogar pelo Dínamo Kazan na partida contra o Casalmaggiore. As duas são peças imprescindíveis dos planos do time e suas ausências provocaram curiosidade.

O primeiro veículo a divulgar o motivo das ausências das jogadoras foi o site russo Sport Express, onde acusou-se que Gamova e Startseva teriam sofrido uma intoxicação alimentar um dia antes da partida de semifinal. Ninguém da comissão técnica confirmou a notícia, supostamente alguns disseram não saber onde estavam as jogadoras, mas a CEV oficializou este motivo pós-jogo em seu site.

Startseva e Gamova posam para foto na chegada à Itália
Entretanto, há rumores diferentes. Extraoficialmente acredita-se que as duas jogadoras a serem convocadas para a seleção de Yuri Marichev, temeram o exame antidoping que vem causando sérias complicações à Rússia pelo uso recorrente da substância meldonium (com nome comercial de mildronate), proibida no início do ano pela WADA (Agência Mundial Antidoping). O meldonium era usado no país para o tratamento de doenças como a isquemia, uma vez que o medicamento aumenta a capacidade de sangue no corpo e segundo a WADA, melhora a capacidade dos atletas durante uma partida.

Normal entre atletas russos, meldonium foi proibida desde o início de 2016 e já flagrou mais de 100 atletas no antidoping


Várias modalidades russas tem feito malabarismos para fugir do antidoping que já pegou nomes como a tenista Maria Sharapova, e os voleibolistas Alexander Markin (que disputou o EQT masculino, foi campeão e deu uma bela dor de cabeça à Rússia) e Alexey Obmochaev. Os rumores se intensificaram depois que o jornal La Gazzetta Dello Sport divulgou uma matéria em seu site dizendo que o exame do antidoping nas finais seria feito pela coleta de sangue e não de urina como habitualmente - meldonium só é detectado pelo sangue. O site não colocou essa como a causa direta da ausência das jogadoras, mas solidificou a dúvida. Em caso de comprovação do uso de meldonium por Startseva, a Rússia poderia ter ameaçada a participação nos Jogos Olímpicos do Rio 2016. O Kazan ainda disputa amanhã o bronze contra o Fenerbahçe.

Comentários

  1. Gamova e Startseva não estão jogando bola para serem convocadas. Malykh e Sheshenina estão jogando muito mais. Mesmo caso da Makarova que vem muito bem no Proton.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gamova vai estar pelo menos na big list. Pior que eu concordo com você, queria a Sheshenina na seleção, mas a ida da Startseva é certa, jogou todo o ciclo oscilando a titularidade com a Kosianenko. Makarova não pode ser convocada, é ucraniana naturalizada e jamais seria convocada no lugar da Goncharova.

      Excluir
    2. Ah. A Goncharova também é naturalizada. Vlw. Agora, Ah se a Ucrania tivesse a Goncharova e a Makarova pra de juntar a Rykhliuk. Rsrs

      Excluir
    3. Nem gosto de pensar.. haha.
      E você nem citou a Rahimova, ucraniana naturalizada azeri. Imagina a seleção ucraniana com Goncharova e Rahimova nas pontas e Rykhliuk na saída, tendo ainda Makarova no banco. Seria sem dúvidas uma das maiores potências europeias, as 3 foram as melhores opostas da temporada 2015. Mas infelizmente, desde a URSS, a Ucrânia nunca investiu em voleibol.

      Excluir
    4. o passe seria nota 10 com a Goncha e a Rahimova passando, agora o ataque seria matador

      Excluir
  2. Muito feliz com o titulo do Casalmaggiore na champions League. Enquanto muitos não acreditam o Pomì provou a todos que é capaz.
    Piccinini merecidamente a MVP. E ainda houve boatos que ela estava na pior.
    Lloyd numa fase sensacional. É a levantadora em melhor fase do volei mundial. Há um abismo entre Lloyd -------------------------> Thompson e/ou Kreklow.
    Kozuch muito melhor que a Sloetjes.
    Naz incrivelmente não aproveitou a Rasic (tudo bem q o passe do Vakf foi sofrível).
    Tirrozi foi bem.
    A Stevanovic jogou demais. Bola de confiança da Lloyd.
    A Gibbmeyer foi regular.
    A Sirressi hoje atuou abaixo do esperado, mas mesmo assim foi bem na defesa.
    Obs: Sloetjes hoje muito marcada. A Sheilla entrou até bem. Mas não foi suficiente.
    O Barbolini foi o Máximo (kkk). Montou um time muito bom com um orçamento inferior aos seus rivais de Final Four. O volume de jogo do Casalmaggiore é impressionante.

    E a premiação foi justa:
    Libero: Gizem
    Lev: Lloyd
    Cent: Eda Erdem e Stevanovic
    Pont: Kim e Hill
    Opost: Kozuch

    #tomaessaguidetti
    #pomicasalmaggiorerumoaomundial

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)