Dia a se esquecer para o líder do polonês... A partida entre Chemik Police e Bielsko-Biala tinha tudo para ser mais uma vitória tranquila do time de Police, já que seu rival era apenas o 8º colocado da liga. Mas o que começa errado, tende a terminar errado e o Chemik sentiu isso quando, ainda durante o aquecimento, a ponteira tcheca Helena Havelkova se lesionou e sequer participou do jogo - apesar de ter sido relacionada dentre as titulares da súmula. Sua substituta foi a dominicana Yonkaira Peña, frágil na recepção. E pronto, o Bielsko-Biala foi sagaz e achou em Penã o melhor caminho para desestabilizar o Police na partida. Sozinha, a dominicana foi alvo de 67% dos saques do Biala. E assim, o time se perdeu e parou de corresponder. O Bielsko-Biala venceu a partida por 3 sets a 0 (25-22, 25-20, 25-23).
![]() |
Ataque rifado de Montaño contra o duplo do BB. Recepção ruim dificultou muito a precisão das levantadoras do Police |
No 3º set, o técnico italiano Giuseppe Cuccarini tirou todo o time titular de quadra, inclusive a líbero - poupando para a Champions League, provavelmente. A única jogadora que Cuccarini não tirou de quadra foi exatamente a que mais prejudicou o time: Peña. Não dá para culpá-la diretamente, a ponteira é praticamente a 2ª opção no banco e tem poucas oportunidades de jogo. Mas desperdiçou essa, inclusive no ataque, seu melhor fundamento: foi a jogadora mais acionada, claro, jogou os 3 sets. Mas não correspondeu em positividade: marcou 6 pontos no fundamento, errou 4 vezes no ataque e levou 3 bloqueios.
![]() |
Fogueira para Peña: a dominicana teve que substituir Havelkova às pressas e sofreu no passe |
A postura do Biala do outro lado, também surpreendeu. O time manteve a postura e a seriedade, tendo vantagem no placar durante praticamente todo o jogo. E para piorar, do outro lado a levantadora era uma argentina boa de bola: Yael Castiglione. A ponteira eslovaca Nikola Radosová foi o destaque ofensivo da partida. Vejam os números:
Bielsko-Biala 3 x 0 Chemik Police (25-22, 25-20, 25-23)
BSK: Horka (10), Lis (5), Trojan (7), Radosova (15), Mucha (10), Castiglione (3) e Wojtowicz (L). Entraram: Pasznik, Bamber (2).
CHP: Werblisnka (7), Montaño (5), Bednarek (7), Havelkova*, Veljkovic (9), Wolosz (2) e Zenik (L). Entraram: Gajgal, Belcik (2), Peña (6), Kowalinska (8), Mroz (4), Jagielo (3) e Maj (L).
Essa é apenas a segunda derrota do Chemik que jogou todo o turno sem perder. E se o revés não for suficiente para o Chemik, podemos lembrar que o Atom Sopot, seu principal rival na temporada, venceu nessa rodada e agora está apenas a 4 pontos do líder. Confiram os jogos e a classificação:
19ª Rodada do Polonês:
(relação: casa/fora; maiores pontuadoras de cada time)
Budowlani Lodz 1 x 3 Atom T Sopot (28-26, 24-26, 23-25, 21-25)
MP: Muresan (19) e Grothues (23)
KSZO Ostrowiec 1 x 3 DSR Rzeszow (15-25, 25-23, 12-25, 25-27)
MP: Szczygiol (16) e Jagodzińska (17)
22/02 - PTPS Pila x Bydgoszcz
22/02 - Legionovia x Muszynianka
02/03 - Tauron x Impel Wroclaw
Classificação da OrlenLiga:
- Chemik Police - 51 pts
- Atom Trefl - 47 pts
- Impel Wroclaw - 40 pts *
- Tauron MKS - 37 pts *
- Budowlani Lodz - 33 pts
- PTPS Pila - 30 pts *
- Muszynianka - 30 pts *
- Bielsko-Biala - 24 pts
- Rzeszów - 11 pts
- Legionovia - 11 pts *
- Ostrowiec - 9 pts
- Bydgoszcz - 7 pts *
*Equipes com uma partida a menos.
Gosto da Yonkaira Peña. Ela é alta (1,90m), boa impulsão e bastante potência no ataque, porém, precisa ser lapidada. Falta domínio dos fundamentos. É a típica jogadora q precisava passar por Bernadinho.
ResponderExcluir