Copa do Mundo: Retornos, Cortes, Lesões e Curiosidades

Retornos

As 3 principais seleções do torneio tiveram exatamente o mesmo problema no início da temporada: jogaram sem suas levantadoras titulares, lesionadas. Os Estados Unidos perderam Alisha Glass, a Rússia não teve Evgenia Startseva e a China lutou para recuperar Qiuyue Wei. Ufa, ambos conseguiram: as três levantadoras estrearão na temporada jogando a Copa. A Rússia conta também com um reforço de peso - e de braço com peso: a ponteira Tatiana Kosheleva. Ainda na Europa, a Sérvia traz a oposta Ana Bjelica recém-recuperada e a central Stefana Veljkovic, também estreando na seleção em 2015.

Coincidência? Favoritas à Copa, Rússia de Startseva, EUA de Glass e China de Wei tem levantadoras titulares recuperadas de lesão e estreando em jogos oficiais em 2015


Cortes

A ausência de alguns nomes surpreendeu. A China por exemplo só inscreveu 12 jogadoras, com as ausências de última hora da líbero Lin Li e da 3ª levantadora Xia Ding. Surpresa mesmo foram as ausências americanas, com a oposta titular do último Mundial, Kelly Murphy e a ponteira campeã Pan-Americana Krista Vansant, uma vez que a forma de Megan Easy não é das melhores. Na Sérvia, depois de muito tempo Terzic se desfez da presença passiva de Brizitka Molnar, cortando a ponteira. A boa oposta Marta Drpa também perdeu lugar com o retorno das companheiras de posição lesionadas no início da temporada. O Peru deixou de fora sua principal jogadora que recentemente disputou o mundial sub23, a ponteira Angela Leyva. A Rússia despachou Olga Byriukova, Olga Efimova e Ekaterina Efimova, respectivamente ponteira, levantadora e central.

Campeãs mundiais, Kelly Murphy e Courtney Thompson se deram mal na disputa de vagas pela Copa do Mundo

Lesões

A central Lydia Olmu, capitã e referência da Argélia está fora do torneio por dores nas costas. Os Estados Unidos também sofrem com lesões - a líbero Tamy Miyashiro se machucou há dias do embarque rumo a Tóquio. As donas da casa também foram afetadas, com a torção de Yukiko Ebata ainda em Montreux. A Dominicana fez o que pôde, mas não contará com Bethania De La Cruz, sua principal jogadora, por uma lesão no ombro cuja necessitará de cirurgia. E ainda perdeu Candida Arias tanto no sub23, quanto na Copa. A Sérvia não tem Ana Antonijevic e seu catastrófico problema no tendão de aquilhes, além de Sanja Malagurski que se machucou jogando o polonês. A Rússia tem a perda de sua dupla titular de centrais, Yulia Morozova e Anastasia Shlyakovaya e tem Natalya Malykh com problemas físicos, mesmo inscrita. Entretanto nenhuma lesão foi tão sentida quanto o desfalque de Ruoqi Hui na seleção chinesa, com direito a lágrimas e declarações públicas descontroladas da técnica Lang Ping. Hui tem problemas cardíacos e está afastada das quadras por tempo indeterminado.

China comprou o drama da ponteira e capitão Ruoqi Hui, cortada da seleção por problemas cardíacos


Mundial sub23 e a Copa

O calendário apertado obrigou algumas seleções com poucas peças de reposição a enviarem jogadoras do time principal à torneios da categoria sub23. É o caso principalmente da República Dominicana, que tem jogadoras como Brayelin Martinez e Yonkaira Peña e do Peru, com Clarivett Yllescas e Katherine Olemar. As citadas e mais alguns casos, participaram do sub23 e se encaminharam para Tóquio.

Peña foi medalhista de bronze com a R. Dominicana no Mundial sub23 e agora joga a Copa do Mundo


Previsão

2 seleções conquistam a vaga olímpica. Podemos dividir a competição em 4 cenários: 1. Favoritos (China, EUA, Rússia); 2. Sub-favoritos (Sérvia e Japão); 3. Razoáveis chances (Coréia do Sul e R. Dominicana); 4. Condições Improváveis (Cuba, Argentina, Peru, Quênia e Argélia). 

Comentários