Busto abre 2x0, Novara estabiliza passe e vira com 33 de Egonu

O Novara chegou hoje à sua 10ª vitória no Campeonato Italiano, mantendo-se invicto. Na casa do rival Busto Arsizio, o time de Massimo Barbolini venceu o duelo contra as borboletas de virada por 3 sets a 2 (24-26, 28-30, 25-19, 26-24, 15-10), com 33 pontos de Paola Egonu. A oposta, como sempre, foi decisiva para a vitória do seu time em um jogo equilibrado. 

Egonu marcou 33 na partida contra o Busto (Foto: Agil Volley)


Mas o time ajudou bastante e Michelle Bartsch teve seu melhor desempenho com a camisa do Novara, jogando como não fazia desde a Liga das Nações e assinalando 23 pontos. Barbolini se equivocou ou tomou detergente quando escalou Celeste Plak para jogar ao lado da americana. Nem Plak e nem Bartsch são boas passadoras e foi assim que o Busto abriu 2 a 0 contra as rivais. A entrada da argentina Yamila Nizetich foi essencial para estabilizar a recepção e dar um novo ritmo ao jogo, garantindo a virada do Novara. 

No Busto, o destaque foi a oposta Kaja Grobelna, que não se intimidou diante do grande rival e fez 26 pontos, mas não teve tanta ajuda das ponteiras como Egonu. Aliás, o duelo entre Novara e Busto Arsizio marca o encontro de duas das levantadoras que melhor fazem o estilo "feijão com arroz" na atualidade, Lauren Carlini e Alessia Orro. No duelo acirradíssimo de quem levanta menos para as centrais, Carlini ainda venceu com apenas 11% de seus levantamentos para as meios, enquanto Orro perdeu por pouco, 12%. Em termos de comparação, Roberta (Sesc) que tem estilo parecido, teve 24% de bolas para as centrais contra Bauru (um exemplo de 3x2).

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas praticando esportes e atividades ao ar livre
Com poucas bolas de meio, Carlini e Orro (na foto) se enfrentaram em jogo acirrado (Foto: UYBA)

O resultado deixa o Novara invicto e isolado na liderança do Italiano com 28 pontos e 10 vitórias, quatro pontos a mais do que o vice-líder Conegliano, que tem 8 vitórias e ultrapassa o Busto. 

(No próximo post falamos dos outros jogos.)

Comentários